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quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Exercícios sobre os Astecas - com gabarito

Questão 01 - UFAM 2014/1 - Dentre as muitas sociedades do continente americano que chegaram ao estágio de civilização – com organização política estatal, expansão territorial imperialista, divisão social hierarquizada, agricultura intensiva –, encontrava-se a sociedade Asteca, cuja existência como entidade cultural autônoma durou de 1350 a 1521 da Era Cristã. 
Assinale a alternativa correta quanto à localização geográfica desta sociedade na região americana conhecida como: 
a) Andes Centrais 
b) Amazônia Central 
c) Bacia do rio Paraguai 
d) Meio-oeste americano 
e) Vale do México

Questão 02 - UFRJ - A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde: 
a) ao México; 
b) ao Caribe; 
c) ao litoral pacífico dos EUA; 
d) ao Peru; 
d) à Venezuela.

Questão 03 - UNESP - 2004/2 - 1° dia - A chamada “Civilização” ou “Império Asteca” floresceu na região do atual planalto mexicano, até ser vitimada pelo processo de colonização espanhol. Sobre os astecas, é correto afirmar que
a) comercializavam mercadorias nas cidades, mas desconheciam o uso generalizado do dinheiro. 
b) praticavam a ciência astronômica, mas desconheciam a escrita hieroglífica.
c) conheciam a agricultura produtiva, mas desconheciam a tecelagem e a ourivesaria.
d) conheciam a escrita, mas desconheciam a arquitetura de forma piramidal.
e) Cuzco foi a capital de seu Império.


Questão 04 - FUMARC - 2013 - CBM-MG - Observe as imagens e o texto.

"E quando nós vimos todas as cidades e vilas construídas na água e outras grandes cidades em terra seca, e que solo edificado era reto e nivelado, levando a Tenochtitlan, ficamos espantados. Na verdade, alguns de nossos soldados se perguntavam: se não era tudo um sonho." [Tradução livre (cronista espanhol, Bernal Díaz del Castillo)]
Com base no que se conhece sobre cultura Asteca e nas imagens, pode-se deduzir que representam
(A) Calpulli.
(B) Tlatoani.
(C) Terraças.
(D) Chinampas.

Questão 05 - INEP - 2014 - ENADE - História Licenciatura - A produção de escritos que combinavam glifos fonéticos, logográficos e ideográficos com pinturas foi realizada por mais de dois mil anos da Mesoamérica e é considerada uma das características definidoras dessa macro-região.
SANTOS, E. N. Usos Historiográficos dos códices mixteco-nahuas. Revista de História. USP. São Paulo, n. 153, 2005, p, 70.
Disponível em: . Acesso em 15 jul. 2014. 

A Tira de la Paregrinación, ou Códice Boturini, foi produzida em algum momento do século XVI com base em modelos pré-hispânicos de registro. A Tira registra um período da história asteca (ou mexica) que é anterior ao estabelecimento da sua capital, Tenochtitlán, no Vale do México. O documenta representa um processo de migração que durou em torno de um século e meio. Sobre esse registro, avalie as afirmações a seguir. 
I. Os mexicas ou astecas deixaram vários registros sobre seu passado, dentre eles a escrita de tipo pictográfico, cujas imagens tratavam, de forma geral, das suas práticas e ações cotidianas.
II. Os povos pré-colombianos, embora tenham realizado migrações extensas, conheceram um processo padronizado de sedentarização, que implicou no abandono das aldeias agrícolas e na criação de modelos urbanos de assentamento. 
III. Os mexicas ou astecas se valeram de formas pictográficas de escrita para narrar seu passado como dirigentes de um poderoso império, mas relegaram ao esquecimento a migração que os conduziu ao planalto mexicano. 
IV. Os códices indígenas são documentos de grande relevância para o trabalho dos historiadores. Alguns deles, como a Tira de la Peregrinación, apresentam informações sobre épocas anteriores à conquista europeia, sobre a formação e estruturas dessas sociedades. 
É correto apenas o que se afirma em 

A) I e II.
B) I e IV. 
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

Questão 06 - UniCesumar Medicina 2018 - A arquitetura militar ocupava, naturalmente, um extenso domínio da arte monumental asteca. Fortalezas e redutos fortificados, guarnecidos de torres, defendiam pontos de passagem, como, por exemplo, os acessos que permitiam atravessar o lago.
(In: SOUSTELLE, Jacques. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Zahar, 1987) 

A partir do texto e do conhecimento histórico, pode-se afirmar que, para a civilização asteca,
a) o poder da oligarquia militar do governo asteca conferia ao exército um grande prestígio.
b) a riqueza acumulada pelo exército nas guerras incentivou o desenvolvimento das artes.
c) a participação do exército era muito importante para conquista e defesa do Império. 
d) o exército era o principal responsável pelo desenvolvimento da força militar no Império.
e) a principal atividade econômica do Império asteca era a guerra de conquistas e dominação.

Questão 07  -UEL 1° FASE 2009 -  Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que: 
a) os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses. 
b) os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos. 
c) um grande número de sacrifícios representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia. 
d) o captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele. 
e) os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.

Questão 08 - UNESP 2017/2 - 1ª fase - Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: “O que os homens comerão, oh deuses? Vamos já todos buscar o alimento.” Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os grãos de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: “Digam-me, onde vocês colheram os grãos de milho?”. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas não quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: “Lá.” E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas até o depósito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastigaram e o puseram na nossa boca para nos robustecer.
(Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.) 

O texto asteca
a) promove a divulgação das qualidades nutricionais do milho para o fortalecimento dos guerreiros mesoamericanos.
b) oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos. 
c) demonstra sustentação histórica e claro desenvolvimento de pensamento lógico e racional.
d) procura justificar o fato de apenas os governantes dos povos mesoamericanos poderem exercer atividades agrícolas.
e) revela a influência das fábulas europeias na construção do imaginário dos povos mesoamericanos.

Questão 09 - FATEC 2003/2 - Os astecas davam o nome de Chinampas
a) às habitações feitas de adobe, construídas com vários andares.
b) aos canis de água utilizados para irrigar a terra nas regiões desérticas do litoral.
c) aos terraços sustentados por paredes de pedra que visavam a evitar a erosão.
d) às ilhas artificiais formadas com lama amontoada e forrada com relvas e arbustos. 
e) à terra possuída coletivamente pela tribo e dividida pelos clãs.

Questão 10 - FUVEST 2012 - Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”.
Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15-16. Adaptado. 

O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,
a) a superioridade cultural dos nativos americanos em relação aos europeus.
b) o caráter amistoso do primeiro encontro e da posterior convivência entre conquistadores e conquistados.
c) a surpresa dos conquistadores diante de manifestações culturais dos nativos americanos. 
d) o reconhecimento, pelos nativos, da importância dos contatos culturais e comerciais com os europeus.
e) a rápida desaparição das culturas nativas da América Espanhola.

Questão 11 - ENEM 2016 - Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo, Montezuma e seus conselheiros ficaram pensando: de um lado, talvez Quetzalcóatl houvesse regressado, mas, de outro, não tinham essa confirmação.
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado). 

A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada ao
a) domínio da religião e do mito. 
b) exercício do poder e da política.
c) controle da guerra e da conquista.
d) nascimento da filosofia e da razão.
e) desenvolvimento da ciência e da técnica.

Questão 12 - FATEC 2009/2 - No processo de conquista, os espanhóis dominaram e exploraram os povos do Império asteca que formavam uma civilização que 
a) desenvolveu engenhosos sistemas de irrigação para a agricultura, o que possibilitou uma grande concentração humana e uma grande hierarquização social. 
b) praticava o ritual antropofágico cotidianamente funda - mentados na crença de que a carne do inimigo despertaria o espírito guerreiro dos artesãos e dos camponeses. 
c) talhou pequenas construções de pedra de forma irregular, pois desconheciam técnicas de lapidação e tinham poucas noções de matemática e de geometria. 
d) possuía uma estrutura social igualitária, já que cada indivíduo tinha um papel importante na sociedade, não existindo privilégios de qualquer natureza. 
e) adotou uma espécie de república constitucional como forma de governo, que garantia o equilíbrio e a harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

Questão 13 -UECE 2011/2 - Estima-se que quando os espanhóis chegaram ao continente americano, a capital Asteca, Tenochtitlán, contava com uma população com cerca de 200 mil habitantes. Rica e bela, possuía vários canais, por onde navegavam barcos carregados de mercadorias, e aquedutos apropriados para conduzirem as águas das montanhas até a cidade. Sobre essa cidade é correto afirmar-se que
A) era considerada a morada sagrada dos deuses e tornou-se rica graças às doações recebidas de todos os povos.
B) cresceu e manteve-se economicamente afluente graças aos pesados impostos que eram pagos em mercadorias pelos povos vencidos. 
C) teve uma arquitetura exuberante graças à contribuição do povo maia então submetido.
D) cresceu significativamente a partir da chegada dos espanhóis.

Questão 14 - FMP 2015

O que os conquistadores a serviço da Coroa espanhola fizeram com os astecas que, de acordo com a interpretação da charge, constituem “coisas que só Deus deveria fazer”?
(A) Antes de atacar a capital Tenochtitlán, dizimaram os povos não astecas que pagavam impostos ao Império.
(B) Assassinaram o governante nativo que os recebeu amigavelmente por acreditar que não seriam hostis. 
(C) Evitaram o uso de armas de aço e ferro de modo a prolongar o sofrimento dos nativos que eram torturados até a morte.
(D) Estupraram mulheres astecas para propagar doenças contagiosas que sabiam ser originárias da Europa e mortais para os nativos.
(E) Evitaram grandes combates em terra, por meio do recurso a canhões de guerra, disparados a partir de navios atracados nos portos do litoral.

Questão 15 - ENEM 2013 - O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detêm a desolação... 
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento). 

O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à) 
a) tragédia causada pela destruição da cultura desse povo. 
b) tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior. 
c) extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol. 
d) dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados. 
e) profetização das consequências da colonização da América.

Questão 16 - ADVISE 2022 - A conquista espanhola sobre o Império Asteca ocorreu entre os anos 1519, com a chegada de Hernán Cortez, até 1521 com a conquista da capital Tenochtitlán. Sobre este processo é CORRETO afirmar: 
A) Os espanhóis se aproveitaram da rivalidade que os outros povos tinham com os astecas para criar alianças e destruí-los, sem devolver-lhes nada em troca. 
B) Os espanhóis contrataram outros povos indígenas como mercenários que se tornaram “cabildos” após a conquista, e deram origem aos atuais criollos.
C) Foi formada uma aliança entre Portugal, Espanha e França para conquistar os territórios astecas, apoiados pela Igreja Católica que tinha interesse em aumentar sua influência. 
D) Cortéz se aproveitou do desconhecimento que os povos astecas tinham sobre doenças comuns na Europa e desencadeou uma epidemia em suas cidades. 
E) Os espanhóis se aproveitaram do fim das Cruzadas e mobilizaram os soldados que retornaram para as campanhas na América, transferindo um enorme contingente de soldados e armas para lutar.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - D
05 - B
06 - C
07 - E
08 - B
09 - D
10 - C
11 - A
12 - A
13 - B
14  - B
15 - B
16 - A

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