Páginas

domingo, 2 de setembro de 2018

15 Questões de Concursos sobre a Declaração de Salamanca - com gabarito

Questão 01 - IBADE - 2017 - Prefeitura de Rio Branco - AC - A Declaração de Salamanca, quanto ao que se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, acredita e proclama que: 
1. toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem. 
2. toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas. 
3. escolas regulares que possuem orientação inclusiva constituem os meios mais ineficazes para o combate de atitudes discriminatórias. 
4. sistemas educacionais e programas educacionais deverão ser designados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade das crianças. 
Estão corretos apenas os itens: 
A) 1, 2 e 4. 
B) 1 e 2. 
C) 2, 3 e 4. 
D) 3 e 4. 
E) 1, 3 e 4.

Questão 02 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - A Declaração de Salamanca faz algumas proclamações relativas às pessoas com necessidades educativas especiais. Dentre essas proclamações, NÃO se inclui o fato de que 
A) cada criança tem o direito fundamental à educação e deve ter a oportunidade de conseguir e manter um nível aceitável de aprendizagem. 
B) os sistemas de educação devem ser planejados e os programas educativos implementados, tendo em vista a vasta diversidade destas características e necessidades. 
C) as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares. 
D) os sistemas de educação inclusiva devem ser implementados preferencialmente no âmbito da educação básica.

Questão 03 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - Com relação às obrigações dos Estados que assinaram a Declaração de Salamanca, analise as afirmativas. 
I. Conceder a maior prioridade, por meio das medidas de política e das medidas orçamentais, ao desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, de modo a que possam incluir todas as crianças, independentemente das diferenças ou dificuldades individuais. 
II. Adotar como matéria de lei ou como política o princípio da educação inclusiva, admitindo todas as crianças nas escolas regulares, a não ser que haja razões que obriguem a proceder de outro modo. 
III. Regulamentar as relações intraescolares e adaptar as práticas educacionais nos cursos de educação profissional e outras modalidades de ensino que tenham como objeto atividades práticas. 
IV. Estabelecer mecanismos de planejamento, supervisão e avaliação educacional para crianças e adultos com necessidades educativas especiais, de modo descentralizado e participativo. 
V. Integrar a família e a sociedade no processo educativo inclusivo que se inicia no ambiente escolar, tendo por base métodos e técnicas compatíveis e identificados com os objetivos a serem alcançados. 
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS. 
A) I, II e III apenas. 
B) III, IV e V apenas. 
C) I, II e IV apenas. 
D) II, IV e V apenas.

Questão 04 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, em sua introdução (preâmbulo): 
I. Constata: o envolvimento crescente dos governos, dos grupos comunitários e de pais, e, em particular, das organizações de pessoas com deficiência, na procura da promoção do acesso à educação para a maioria dos que apresentam necessidades especiais e que ainda não foram por ela abrangidos. 
II. Reconhece, como prova desde envolvimento: a participação ativa dos representantes de alto nível de numerosos governos, de agências especializadas e de organizações intergovernamentais nesta Conferência Mundial. 
Sobre as afirmativas acima, considerando-se o texto da Declaração mencionada, é CORRETO afirmar que 
A) I e II são verdadeiras. 
B) I e II são falsas. 
C) a I é verdadeira e a II é falsa. 
D) a I é falsa e a II é verdadeira.

Questão 05 - Big Advice - 2017 - Prefeitura de Martinópolis - SP - A noção de necessidades educacionais especiais entrou em evidência a partir das discussões do chamado “movimento pela inclusão” e dos reflexos provocados pela Conferência Mundial sobre Educação Especial, realizada em Salamanca, na Espanha, em 1994. Nesse evento, foi elaborado um documento mundialmente significativo denominado “Declaração de Salamanca” e na qual foram levantados aspectos inovadores para a reforma de políticas e sistemas educacionais. De acordo com a declaração: 
I. O conceito de “necessidades educacionais especiais” passará a incluir, além das crianças portadoras de deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.” 
II. A Declaração de Salamanca estabeleceu uma nova concepção, extremamente abrangente, de “necessidades educacionais especiais” que provoca a secessão dos dois tipos de ensino, o regular e o especial, na medida em que esta nova definição implica que todos possuem ou podem possuir, temporária ou permanentemente, “necessidades educacionais especiais”. 
III. Dessa forma, orienta para a existência de um sistema único, que seja capaz de prover educação para todos os alunos, por mais especial que este possa ser ou estar. IV. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orientam a respeito de estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais. Para isso, estabeleceu um material didático-pedagógico intitulado “Adaptações Curriculares” que insere-se na concepção da escola inclusiva defendida na Declaração de Salamanca. 
Assinale a alternativa correta: 
a) Apenas a I. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) Todas estão corretas. 
e) N.D.A.

Questão 06 - Big Advice - 2017 - Prefeitura de Martinópolis - SP - A década de 80 manteve a mesma tendência dos anos anteriores em relação a Educação Especial, que começou novamente a se modificar nos anos 90, especialmente após a Conferência Mundial de Educação para Todos, ocorrida em Jomtien (Tailândia, 1990), secundada e fortalecida no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, pela: 
a) LDB. 
b) ECA. 
c) PCN. 
d) Declaração de Salamanca, 1994. 
e) N.D.A.

Questão 07 - FGV - 2015 - SEDUC-PE - Com relação às recomendações presentes na Declaração de Salamanca, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A integração de alunos com necessidades educacionais especiais seria mais efetiva se fosse dada maior ênfase à educação infantil, à educação de meninas e à educação para o trabalho. 
( ) As escolas deveriam prover oportunidades curriculares apropriadas para a criança com habilidades e interesses diferentes. 
( ) A avaliação formativa deveria ser incorporada ao processo educacional. 
As afirmativas são, respectivamente, 
(A) F, V e F. 
(B) F, V e V. 
(C) F, F e F. 
(D) V, V e V. 
(E) F, F e V.

Questão 08 - UFMA - 2016 - UFMA - A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, organizada pelo governo espanhol, em colaboração com a UNESCO e realizada em junho de 1994, na cidade de Salamanca, ficou conhecida como DECLARAÇÃO DE SALAMANCA e trata Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Assinale a alternativa que corresponde ao Item 29 da Declaração e que se refere aos FATORES RELATIVOS À ESCOLA no que tange à avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais. 
a) Para que o progresso da criança seja acompanhado, formas de avaliação deveriam ser revistas. Avaliação formativa deveria ser incorporada no processo educacional regular no sentido de manter alunos e professores informados do controle da aprendizagem adquirida, bem como no sentido de identificar dificuldades e auxiliar os alunos a superá-las. 
b) Para que o progresso da criança seja acompanhado, a avaliação deveria ser desenvolvida na perspectiva de disseminação de exemplos de boas práticas e modelos de avaliação ajudando no aprimoramento do ensino e aprendizagem. 
c) Para que o progresso da criança seja acompanhado, os diretores de escola têm a responsabilidade especial de promover atitudes positivas através da comunidade escolar e viabilizando uma cooperação efetiva entre professores no processo de avaliação de alunos de classe pelo pessoal de apoio. 
d) Para que o progresso da criança seja acompanhado, os professores possuem um papel fundamental enquanto avaliadores do processo educacional, apoiando as crianças através do uso de recursos disponíveis, tanto dentro como fora da sala de aula. 
e) Para que o progresso da criança seja acompanhado, cada escola deveria ser uma comunidade coletivamente responsável pelo sucesso ou fracasso de cada estudante. O grupo de educadores, ao invés de professores individualmente, deveria dividir a responsabilidade pela avaliação formativa de crianças com necessidades especiais.

Questão 09 - FCC - 2012 - SEE-MG - A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela 
(A) aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais. 
(B) na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais. 
(C) que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características. 
(D) que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.

Questão 10 - CESPE - 2011 - SAEB-BA - A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opção correta. 
a) O acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formação de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princípio da educação para todos. 
b) Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critérios para a sua inclusão nas turmas o desempenho escolar e características de conduta moral. 
c) Uma vez que todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de permanência na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer características, interesses ou habilidades peculiares a essas crianças. 
d) O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanças entre os alunos com necessidades educacionais especiais.

Questão 11 - FGV - 2014 - Prefeitura de Osasco - SP - A Declaração de Salamanca/1994 representa um marco no reconhecimento dos direitos à educação para pessoas com necessidades especiais. Em conformidade com a Declaração de Salamanca, com relação ao atendimento da criança com necessidades especiais nos primeiros anos de vida, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) Destaca a importância de combinar, para crianças na faixa de 0 a 6 anos de idade, atividades que focalizem a saúde infantil com as atividades pré-escolares. 
( ) Destaca a importância de identificação precoce, avaliação e estimulação de crianças com necessidades educacionais especiais em áreas pré-escolares. (
 ) Destaca que os programas para o desenvolvimento da educação inclusiva para crianças de 0 a 6 anos possuem valor econômico na prevenção do agravamento das condições que inabilitam a criança. 
As afirmativas são, respectivamente, 
(A) V, V e F. 
(B) V, V e V. 
(C) V, F e F. 
(D) F, V e V. 
(E) F, V e F.

Questão 12 - UTFPR - 2017 - A Declaração de Salamanca apresentou princípios, políticas e práticas, que são explicitados nas legislações atualmente vigentes e nos documentos oficiais. Sobre tais princípios, é correto afirmar que: 
A) a Declaração de Salamanca refere-se à necessidade de todas as crianças se adaptarem à educação regular, a partir dos esforços da família e da comunidade. 
B) a Declaração de Salamanca acentuou as desigualdades historicamente construídas em nossa sociedade, reforçando a segregação e a exclusão. 
C) a Declaração de Salamanca refere-se à educação nos países em desenvolvimento, fruto das desigualdades promovidas pelo sistema capitalista. 
D) a Declaração de Salamanca ressalta que os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama das diferentes características e necessidades. 
E) a Declaração de Salamanca afirma que todas as crianças têm direito fundamental à educação, mesmo que não consiga se desenvolver e manter um nível aceitável de conhecimentos.

Questão 13 - ACAFE - 2011 - FCEE-SC - Na Declaração de Salamanca, os delegados afirmam que as escolas que possuem os meios mais eficazes para combater atitudes discriminatórias e construir comunidades acolhedoras que alcance a educação para todos são as:
A) Escolas especiais quando a especificidade for alunos cegos. 
B) Escolas especiais com uma pedagogia centrada na inclusão. 
C) Escolas regulares com espaços específicos para a Ed. Especial. 
D) Escolas regulares que possuem orientação inclusiva. 
E) Escolas especiais quando a especificidade for altas-habilidades.

Questão 14 - FUNRIO - 2015 - UFRB - O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em 
A) quaisquer escolas de ensino regular. 
B) apenas institutos de atendimentos especiais. 
C) somente escolas específicas para crianças com deficiências. 
D) quaisquer unidades de atendimento para educação especial. 
E) quaisquer escolas de educação especial.

Questão 15 - IBFC - 2013 - HEMOMINAS - A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre: 
a) Propostas de educação em Direitos Humanos. 
b) Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável. 
c) Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI. 
d) Perspectivas para uma educação inclusiva.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - D
04 - A
05 - C
06 - D
07 - D
08 - E
09 - A
10 - A
11 - B
12 - D
13 - D
14 - A
15 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário