Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2013 - UDESC

Questão 46 - UDESC - 2013.1 - O conceito de fertilidade do solo refere-se à sua importância econômica, isto é, à sua capacidade de permitir um eficaz desenvolvimento da agricultura. Para ser fértil, um solo deve possuir, naturalmente, uma série de condições: boa quantidade de húmus, um pH neutro, boa quantidade de elementos nutrientes, fácil penetração do ar e da água em seu interior, entre outras. Sobre os solos férteis do Brasil pode-se afirmar.
 I. Os solos de maior fertilidade natural do Brasil se localizam nas áreas dos planaltos sedimentares basálticos, principalmente, nos estados de São Paulo e do Paraná. Destaca-se aí a “terra roxa”, como é regionalmente conhecida. 
II. O “massapé” é outro solo fértil, encontrado na faixa litorânea do Nordeste, na chamada Zona da Mata. O massapê se origina da decomposição do granito, do gnaisse e, às vezes, do calcário. 
III. Embora existam alguns solos de alta fertilidade natural no Brasil, normalmente, eles, como todos os solos tropicais em geral, são frágeis e requerem cuidados especiais, para não se empobrecerem de forma intensa. 
IV. Nos solos férteis encontram-se grandes quantidades de minerais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, zinco, boro, cobre e outros. 
V. Os solos férteis naturais são aqueles que nunca perdem suas propriedades, mesmo com intensa atividade da agricultura e o uso de técnicas de manejo atrasadas como a queimada, também conhecida como coivara. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 47 - UDESC - 2013.1 - As regiões metropolitanas das cidades têm forte integração econômica e estão integradas por migrações pendulares, que é o movimento: 
A. ( ) diário de trabalhadores entre o local de moradia e o local de trabalho. 
B. ( ) de migrantes entre diferentes cidades. 
C. ( ) de migrantes de cidades menores para cidades maiores. 
D. ( ) da população rural em direção aos grandes centros urbanos. 
E. ( ) de trabalhadores rurais em busca de trabalhos em áreas urbanas.

Questão 48 - UDESC - 2013.1 - Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica.
(1) Floresta de Coníferas
(2) Vegetação Mediterrânea
(3) Tundra
(4) Pradaria
(5) Savana
(6) Estepe
( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e líquens.
( ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos.
( ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.
( ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.
( ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.
( ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 
A. ( ) 2 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3 
B. ( ) 1 – 2 – 3 – 6 – 5 – 4 
C. ( ) 3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5 
D. ( ) 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 
E. ( ) 4 – 3 – 2 – 5 – 1 – 6

Questão 49 - UDESC - 2013.1 - Com relação à população brasileira, assinale a alternativa correta. A. ( ) O êxodo rural é uma modalidade de migração que vem ocorrendo em nosso país com pequena intensidade, o que tem preocupado muito pouco as autoridades brasileiras. 
B. ( ) A população brasileira economicamente ativa revela marcante equilíbrio entre a participação dos sexos masculino e feminino, embora as mulheres venham diminuindo sua proporção no total dessa população. 
C. ( ) A distribuição de renda, no Brasil, é bastante equitativa, embora a pobreza e a riqueza sejam fenômenos comuns em todo o mundo. 
D. ( ) A população brasileira distribui-se de forma irregular pelo espaço, alternando áreas de elevadas densidades demográficas, como o litoral, com outras praticamente vazias, a exemplo da Amazônia. 
E. ( ) O contínuo aumento nas taxas de crescimento vegetativo, verificado em nosso país, é um fenômeno comprovado pelos últimos censos.

Questão 50 - UDESC - 2013.1 - O termo poluição deriva do latim poluere, que significa sujar. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Sobre a poluição do ar é correto afirmar, exceto: 
A. ( ) A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera, seja de gases que já a compõem, causando um desequilíbrio nas proporções; ou de gases estranhos a ela, como é o caso do dióxido de enxofre, dos óxidos de azoto e do monóxido de carbono. 
B. ( ) Os principais responsáveis pela poluição do ar, nas cidades, são os transportes, as instalações industriais, as centrais termelétricas, as instalações de aquecimentos, entre outros. 
C. ( ) O monóxido de carbono é um gás que em altas doses pode levar à morte por asfixia. O monóxido de carbono reduz a oxigenação do cérebro, provocando, também, dores de cabeça, vertigens e perturbações sensoriais. 
D. ( ) A poluição do ar causa problemas respiratórios, alergias e doenças crônicas como asma e bronquite. 
E. ( ) A poluição do ar atinge somente as cidades industrializadas, mesmo assim, hoje em dia, já não é mais um problema tão grave, se comparado às chuvas ácidas.

Questão 51 - UDESC - 2013.1 - Com relação aos aspectos físicos de Santa Catarina, é correto afirmar. 
A. ( ) As bacias hidrográficas de Tubarão, Urussanga e Araranguá, localizadas no Sul de Santa Catarina, encontram-se entre as de melhores condições para o abastecimento urbano. 
B. ( ) A hidrografia de Santa Catarina é representada por dois sistemas independentes de drenagem: o sistema integrado da vertente do interior e o sistema da vertente do Atlântico, formado por um conjunto de bacias isoladas. 
C. ( ) O clima catarinense é mesotérmico úmido, em virtude da atuação da massa equatorial atlântica, que atua o ano todo sobre o território catarinense, sendo popularmente chamada de frente fria. 
D. ( ) A vegetação litorânea apresenta-se bem distribuída por todo o território catarinense, é constituída por vegetação arbustiva de mangues, imbuia e araucária angustifólia. 
E. ( ) O relevo é bem acidentado, com planalto, planícies e serras, como a Serra Geral, do Mar e a do Morro do Antão.

Questão 52 - UDESC - 2013.1 - Nenhum país, estado ou município passará por um processo de desenvolvimento econômico, sem contar com alguns fatores, como uma boa oferta de energia. Em relação à energia elétrica, em Santa Catarina, é correto afirmar. 
A. ( ) O Gasoduto Brasil-Bolívia é uma conquista para a indústria catarinense, que agora poderá contar com uma fonte de energia totalmente limpa, só que muito mais cara que a energia produzida a carvão. 
B. ( ) A Celesc, para atender à crescente demanda de energia, foi privatizada, quando a Tractebel Sul S.A. adquiriu o controle acionário e iniciou a ampliação da rede de distribuição de energia. 
C. ( ) A usina termoelétrica responsável por produzir energia elétrica no Estado é a Jorge Lacerda, e está localizada em Capivari de Baixo. 
D. ( ) O Complexo Termelétrico Angra III, em Tubarão, iniciou a produção de energia elétrica, à base da fusão do átomo. 
E. ( ) O carvão é uma fonte de energia que deverá crescer, e muito, na década que se inicia, pois algumas indústrias carboníferas já assinaram convênio para comprar carvão americano e queimá-lo nas termoelétricas de Criciúma e Urussanga.

Questão 53 - UDESC - 2013.1 - O nosso planeta vem sofrendo mudanças climáticas há muito tempo. Entre as mudanças, pode-se destacar a ocorrência do EL Niño, um fenômeno climático que se manifesta como um aquecimento das águas do Oceano Pacífico nas proximidades do Equador. Uma das consequências para o Brasil da ocorrência deste fenômeno são: 
A. ( ) seca no Brasil meridional e seca intensa no nordeste do Brasil. 
B. ( ) enchentes no Brasil meridional e seca na região do clima semiárido nordestino e extremo norte do país. 
C. ( ) seca no Brasil meridional e ocorrência de chuvas acima da média no norte do Brasil. 
D. ( ) enchentes no sudeste do Brasil e chuvas acima da média no nordeste do Brasil. 
E. ( ) enchentes no Brasil meridional e enchentes na região sudeste do Brasil.

Questão 54 - UDESC - 2013.1 - A Mata Atlântica é uma cobertura vegetal que se estende ao longo do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e possui uma diversidade biológica, que se justifica por estar localizada em áreas: 
A. ( ) com muitas unidades de conservação. 
B. ( ) litorâneas com bastante umidade. 
C. ( ) de diferentes altitudes. 
D. ( ) de clima tropical e subtropical úmido e diferentes altitudes. 
E. ( ) de diferentes altitudes com ocorrência de chuvas regulares.

Questão 55 - UDESC - 2013.1 - Observe o quadro abaixo:


Analise as proposições que expressam análises possíveis para os dados apresentados no quadro. 
I. O crescimento vegetativo no Brasil diminuiu por causa da redução da taxa de natalidade. 
II. A redução da taxa de crescimento vegetativo está relacionada à legalização do aborto. 
III. A melhoria nas condições sanitárias, a criação de redes de esgoto e o fornecimento de água potável promoveram a queda da taxa de mortalidade. 
IV. A redução das doenças infecciosas, parasitárias, do sistema respiratório e digestivo promoveu a queda da taxa de mortalidade. V. A aceleração do processo de urbanização ocorrido no país a partir da década de 70 contribuiu para redução das taxas de natalidade. Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 56 - UDESC - 2013.1 - Nos últimos anos, alguns países conhecidos como “Tigres Asiáticos” superaram o subdesenvolvimento e têm demonstrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da sua produção destinada ao mercado exterior. 
Esses países são: 
A. ( ) Tailândia, Coréia, Cingapura e China 
B. ( ) Coréia do Sul, Hong Kong, Formosa e Cingapura 
C. ( ) Coréia do sul, Coréia do Norte, Formosa e China 
D. ( ) Jacarta, Hong Kong, Formosa e Cingapura 
E. ( ) Formosa, Cambodja, Coréia e China

Questão 57 - UDESC - 2013.1 - Analise as proposições acerca da produção mundial de petróleo. 
I. A sua utilização como fonte de energia iniciou em 1859, na Pensilvânia – EUA, quando Edwin Drake encontrou petróleo e passou a comercializá-lo com as cidades para ser utilizado na iluminação pública. 
II. A bacia de Campos no Rio de Janeiro possui as maiores reservas de petróleo do Brasil. 
III. A Arábia Saudita é o país que mais exporta petróleo, e os EUA o país que mais importa petróleo. 
IV. A Venezuela tem uma produção maior de petróleo que o seu consumo. 
V. A partir da década de 80, houve um aumento da produção de petróleo no Brasil e uma consequente diminuição da dependência externa. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 58 - UDESC - 2013.1 - Em texto publicado no jornal "O Estado de São Paulo", no dia 8 de junho de 2012, Aldo Rebelo explica que “o objetivo central do novo Código Florestal é deixar o agricultor trabalhar em paz e em harmonia com o meio ambiente”, de forma que se possa conciliar preservação e crescimento econômico. O deputado assegura que, com base na nova legislação, é “possível enfrentar a ilegalidade de boa parte da atividade agrícola e da pecuária em razão das restrições impostas, com um mínimo de criatividade, que permita aos estados, dentro das exigências atuais, preservar os porcentuais mínimos de cada bioma, adaptando-se às condições locais, ao modelo de ocupação do território e à estrutura da propriedade da terra”.
 O projeto do novo Código Florestal é muito polêmico em razão de: 
A. ( ) opor interesses da bancada ruralista aos da bancada ligada à área ambiental. 
B. ( ) propor o uso de áreas de preservação para projetos turísticos. 
C. ( ) propor a diminuição de áreas de reflorestamento com a ampliação de áreas para cultivo e criação. 
D. ( ) defender o uso de espaços de floresta para construção de usinas hidrelétricas. 
E. ( ) não ser tão rígido com o desmatamento florestal.

Questão 59 - UDESC - 2013.1 - A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existente no planeta; grande extensão de terras cultiváveis. De acordo com esta definição, o desenvolvimento sustentável pressupõe: 
A. ( ) traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para nossa sociedade com o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis. 
B. ( ) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico; 
C. ( ) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade; 
D. ( ) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional. 
E. ( ) definir os critérios e instrumentos de avaliação do custo-benefício e os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

Questão  - UDESC - 2013.1 - O território brasileiro apresenta diferentes tipos de clima que são influenciados por fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Com relação às características climáticas do Brasil, analise as proposições. 
I. A influência tropical no clima brasileiro está associada ao fato da maior parte do país estar localizada em uma área entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. 
II. Os Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul têm clima subtropical por estarem localizados abaixo do Trópico de Capricórnio. 
III. No Brasil predominam climas quentes e úmidos. 
IV. No interior da região Nordeste o clima predominante é o clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar. 
V. No interior da região Nordeste o clima predominante é o clima árido por causa da falta de umidade. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

GABARITO
46. A 
47. A 
48. C 
49. D 
50. E 
51. B 
52. C 
53. B 
54. D 
55. D 
56. Anulada 
57. E 
58. A 
59. E 
60. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário