Páginas

domingo, 22 de abril de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2007 - UFC - 1ª Fase

Questão 01 - UFC-2007 - Analise os textos a seguir, sobre o Brasil Colonial. 
Texto 1 
Essa região representou o primeiro centro de colonização e urbanização do Brasil e concentrou, até meados do século XVIII, as atividades econômicas e a vida social mais significativas da colônia. 

Texto 2 
Até o século XVIII, ela foi uma área periférica, menos urbanizada e quase sem vinculação direta com a economia exportadora da colônia. As regiões referidas nos textos 1 e 2, respectivamente, hoje são conhecidas como: 
A) Sul e Norte. 
B) Centro-Oeste e Sul. 
C) Nordeste e Sudeste. 
D) Sudeste e Nordeste. 
E) Norte e Centro-Oeste.

Questão 02 - UFC-2007 - Leia o texto a seguir. Tanto o liberalismo quanto a revolução social, tanto a burguesia quanto, potencialmente, o proletariado, tanto a democracia (em qualquer de suas versões) quanto a ditadura encontram seus ancestrais na extraordinária década que começou com a convocação dos Estados-Gerais, a Tomada da Bastilha e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. Dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 81. 
A partir do texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 
A) A Revolução Francesa teve como conseqüência a derrota da classe burguesa e de seus valores liberais. 
B) Os princípios democráticos inspiraram os países que invadiram a França logo após a revolução de 1789. 
C) A Tomada da Bastilha representou, simbolicamente, a revanche da nobreza frente ao avanço da revolução popular. 
D) Os sans-culottes, que formavam o grupo mais radical da Revolução Francesa, podem ser considerados os ancestrais do proletariado. 
E) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada na França em 1789, apesar de formalmente democrática, defendia a legitimidade das ditaduras.

Questão 03 - UFC-2007 - Além do legado linguístico, principal herança da difusão dos latinos, os romanos influenciaram as culturas da Europa em várias áreas, como o Direito, a Arquitetura, a Urbanização e a Agricultura. A respeito da expansão do Império Romano na Europa, é correto afirmar que os romanos: 
A) dominaram partes da Europa Oriental, como a atual Romênia, com o objetivo de distribuir terras também para soldados pobres. 
B) limitaram o seu domínio à Península Ibérica, pois na Europa Ocidental foram derrotados pela oposição gaulesa na atual França. 
C) limitaram sua dominação aos países mediterrâneos da Europa, atuais Grécia, França e Espanha, porque queriam controlar a África do Norte. 
D) dominaram também o norte da atual Alemanha, a Dinamarca e os outros países escandinavos, pois precisavam dos latifúndios dos germânicos. 
E) chegaram a dominar grande parte da Europa Ocidental, mas também toda a parte européia da Rússia, porque queriam comercializar com a China.

Questão 04 - UFC-2007 - Leia o texto a seguir. Os anos que marcaram o início do Império não serviram para atenuar o domínio regional de cargos administrativos, militares e policiais por parte de algumas famílias cearenses, principalmente após a criação da Guarda Nacional. Mas trouxe uma nova roupagem, onde os grupos familiares se transvertiam sob os panos dos partidos políticos. 
VIEIRA JR., Antônio Otaviano. Entre paredes e bacamartes: história da família no sertão (1780-1850). 
Fortaleza: D. Rocha, Hucitec, 2004, p. 220.
Os liberais ou chimangos, sob o domínio inicial dos Alencares, e os conservadores ou caranguejos, chefiados originalmente pela facção Boticário-Carcará, alternaram-se na direção da província do Ceará, durante parte da Regência e do Segundo Reinado. Quanto à ação desses grupos no poder, pode-se dizer corretamente que: 
A) diferentemente do adversário, o Partido Liberal não poupava os correligionários, no intento da centralização política. 
B) os chimangos combatiam firmemente as famílias poderosas do sertão, reunidas, em sua totalidade, no Partido Conservador. 
C) os dois partidos agiam no interesse exclusivo da política imperial, não a confundindo com os objetivos familiares ou grupais. 
D) os caranguejos, defensores irresolutos do fortalecimento do poder central, embatiam-se indiscriminadamente com os potentados locais. 
E) os dois partidos se assemelhavam, entre outras coisas, pela aplicação seletiva das leis, ambos se utilizando do poder auferido para perseguir o adversário.

Questão 05 - UFC-2007 - Leia a frase a seguir. 
Contra todos os importadores de consciência enlatada. 
ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago. Revista de Antropofagia, São Paulo, ano I, n. 1, mai. 1928. 
O Movimento Antropofágico, lançado em 1928, celebrizou-se pela radicalização de alguns princípios apregoados durante a Semana de Arte Moderna (1922). Sobre ele, é correto dizer que: 
A) defendia a apropriação crítica das idéias estrangeiras, em prol da constituição de uma cultura brasileira. 
B) simpatizava, politicamente, com o nazismo e o fascismo, ascendentes na Europa, e desaprovava o comunismo. 
C) aliou-se ao Movimento Verde-Amarelo, de Plínio Salgado e Menotti del Picchia, na defesa de uma cultura xenófoba. 
D) propunha a necessidade do isolamento cultural do país, para proteger-se da influência externa, que poderia transformar nossos valores. 
E) propugnava uma cultura assentada nos valores do homem do campo, verdadeiro ícone da brasilidade, recusando os valores do mundo urbano.

Questão 06 - UFC-2007 - A partir das últimas décadas do século XIX, uma nova onda colonialista levou à partilha quase total da África e da Ásia entre países industrializados. Sobre esta fase imperialista, é correto afirmar que foi motivada fundamentalmente: 
A) pelo interesse de importar bens manufaturados da Índia, China e África islâmica e foi estimulada pelos países industriais emergentes: Bélgica, Alemanha e Japão. 
B) pela política religiosa e missionária de difundir o cristianismo no mundo e foi liderada pelos países católicos europeus, como a França e a Bélgica. 
C) pela exigência do conhecimento científico positivista de ocupar os territórios a serem estudados e foi impulsionada pela Grã-Bretanha. 
D) pela necessidade de adquirir facilmente matéria-prima a baixo custo e foi facilitada pela política imperialista dos Estados Unidos. 
E) pelo interesse de continuar a expandir o capitalismo num período de crise e teve à sua frente a França e a Grã-Bretanha.

Questão 07 - UFC-2007 - Leia o texto a seguir. 
O que fazer com a revolução? Havia basicamente três respostas: negar (os absolutistas ou ultramonarquistas), completar e encerrar (vertente conservadora do liberalismo) e continuar (vertente revolucionária do liberalismo). Impossível era ignorá-la. 
MOREL, Marcos. O período das Regências (1831-1840). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 21. 
O texto faz referência ao contexto posterior à abdicação de D. Pedro I, detendo-se nas concepções sobre a revolução dos três grupos políticos que se embateram durante a Regência Trina (1831-1834). Assinale a alternativa que contempla esses três grupos. 
A) Saquaremas, luzias e caramurus. 
B) Restauradores, moderados e exaltados. 
C) Partido Brasileiro, Partido Português, Partido Inglês. 
D) Partido Conservador, Partido Liberal e Partido Republicano. 
E) Partido Conservador, Partido Liberal e Partido Progressista.

Questão 07 - UFC-2007 - Acerca dos aspectos socioeconômicos do sistema feudal, é correto afirmar que: 
A) era um sistema que tinha como base a existência da pequena propriedade fundiária, com produção de subsistência. 
B) foi uma forma de organização do Estado e da sociedade cuja essência residia nos vínculos de subordinação pessoal. 
C) impediu o desenvolvimento das cidades e do comércio nos vários séculos em que caracterizou o conjunto do mundo europeu. 
D) significou a completa substituição da cultura e das instituições romanas pelas organizações germânicas, difundidas pelos invasores bárbaros. 
E) caracterizou-se pelo trabalho escravo e pelo desenvolvimento acelerado das técnicas agrícolas, que garantiu incremento demográfico durante toda a Idade Média.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - A
04 - E
05 - A
06 - E
07 - B
08 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário