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domingo, 15 de abril de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2004 - Fuvest - 1ª Fase

Questão 01 - Fuvest-2004 - O aumento do número de mortes de soldados das forças de ocupação do Iraque, mesmo após o anúncio do final da guerra pelo governo dos Estados Unidos, deve-se à 
a) participação tardia da Rússia, que procurou salvaguardar seus interesses geopolíticos na região. 
b) reação da população iraquiana, que não aceita a presença de estrangeiros no país. 
c) redução do efetivo militar norte-americano para cortar as despesas com a ocupação. 
d) ação da inteligência norte-americana, que conseguiu isolar os dirigentes procurados, sem destruir as cidades. 
e) maior vulnerabilidade da população em função da ausência de governo local.

Questão 02 - Fuvest-2004 - O país assinalado no mapa foi colônia espanhola, passou por uma revolução socialista no século passado, possui reservas de zinco e ouro e, em 2000, ocupava a 116ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano.

Trata-se 
a) do Haiti. 
b) da Jamaica. 
c) de Cuba. 
d) da Nicarágua. 
e) do Panamá.

Questão 03 - Fuvest-2004 - O gráfico representa taxas crescentes ou decrescentes da população e da produção agrícola de três países. A partir dos dados, identifique os países I, II e III.
Questão 04 - Fuvest-2004 - O cartograma apresenta a localização de alguns dos maiores deltas mundiais. Estudos recentes consideram os deltas como áreas de interesse global para monitoramento. Tal interesse relaciona-se à sua
I. característica deposicional que permite o estudo de modificações das respectivas bacias hidrográficas.
II. fragilidade natural, devido à localização em zonas com pluviosidade insuficiente para a fixação de vegetação.
III. degradação, promovida pelo seu uso agrícola e por represamentos à montante. Está correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e III apenas.
e) I, II e III.

Questão 05 - Fuvest-2004 - O ingresso de investimento direto estrangeiro no Brasil, na década de 1990,
a) desenvolveu tecnologias de ponta e aprimorou a rede de transporte no país.
b) melhorou a distribuição da renda e determinou a reforma do sistema previdenciário.
c) levou os produtos tecnológicos à liderança na pauta de exportação do país, diminuindo a desigualdade regional.
d) remunerou o capital internacional e diminuiu postos de trabalho no país.
e) dificultou parcerias com a União Européia e as aumentou com os Estados Unidos.

Questão 06 - Fuvest-2004 - Nas últimas décadas, têm aumentado os estudos relativos à função das florestas tropicais nos balanços físicos e químicos, em diversas escalas. Focalizando especialmente o papel da Floresta Amazônica, examine as associações abaixo.
Está correto o que se associa em 
a) I apenas.
b) II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.

Questão 07 - Fuvest-2004 - Com base no gráfico e em informações sócio-econômicas da população brasileira, é possível afirmar que as taxas de participação feminina na população economicamente ativa (PEA) são

a) negativas, desde 1940, em virtude do incremento da atividade industrial brasileira.
b) positivas, desde 1950, demonstrando provável equilíbrio futuro de participação entre os sexos.
c) negativas, desde 1990, indicando a permanência do preconceito de gênero.
d) positivas, desde 1950, evidenciando uma política governamental com opção pelo trabalho feminino.
e) positivas, desde 1970, apontando a futura equiparação salarial entre os sexos.

Questão 08 - Fuvest-2004 - Com auxílio da figura, identifique a associação correta a respeito das principais jazidas petrolíferas brasileiras localizadas na Bacia de Campos, RJ.

Questão 09 - Fuvest-2004 - O conhecimento tradicional próprio de comunidades locais desperta a atenção de empresas transnacionais no Brasil, devido
a) ao reconhecimento do papel dessas comunidades na conservação de recursos naturais pelos organismos internacionais que pagam quantias elevadas por isso.
b) ao relacionamento dessas comunidades com grupos paramilitares de Estados vizinhos, facilitando assim a expansão dos investimentos.
c) à possibilidade de essas comunidades serem inseridas no mercado de consumo, a partir da descrição do seu gênero de vida.
d) à posição estratégica das comunidades, junto aos grandes corpos d’água e ao litoral, contribuindo para o combate ao contrabando.
e) à aceleração da pesquisa que tal conhecimento propicia, facilitando a bioprospecção de espécies que ocorrem em território brasileiro.

Questão 10 - Fuvest-2004 - O cartograma representa a hidrovia Paraná-Paraguai, parcialmente implementada. Para o Brasil, a conclusão da obra
a) inviabilizará outras modalidades de transporte, afetando a indústria e o mercado automobilístico.
b) aumentará as distâncias percorridas e os custos de produtos de exportação, por tratar-se dos mais caros meios de transporte.
c) poderá afetar o equilíbrio de áreas inundáveis do Pantanal, por necessitar do aprofundamento e alargamento de canais.
d) inviabilizará financeiramente os terminais portuários do sul do país, pois Paraguai e Bolívia ganharão autonomia marítima.
e) inviabilizará o aproveitamento do recurso hídrico para outros fins, como a geração de eletricidade.

Questão 11 - Fuvest-2004 - A partir da década de oitenta do século XX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,
a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.
b) aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.
c) desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia.
d) gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.
e) eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

Questão 12 - Fuvest-2004 - O Campus da USP – Butantã dista, aproximadamente, 23 km do Campus da USP – Zona Leste e 290 km do Campus da USP – Ribeirão Preto, em linha reta. Para representar essas distâncias em mapas, com dimensões das páginas desta prova, as escalas que mostrarão mais detalhes serão, respectivamente,


GABARITO
01 - B
02 - D
03 - A
04 - D
05 - D
06 - E
07 - B
08 - C
09 - E
10 - C
11 - B
12 - A. Resolução: Para que as distâncias dos campi Butantã – Zona Leste – Ribeirão Preto sejam desenhadas detalhadamente e, também, em razão do espaço proposto, ou seja, no tamanho da página da prova, a melhor opção é, respectivamente, 1:200.000 e 1: 2.000.000. Se dividirmos os 23km por 2km (produto da redução da escala 1:200.000 para quilômetros), obteremos 11,5cm; se dividirmos os 290km por 20km (redução da escala 1: 2.000.000), obteremos 14,5cm. São medidas perfeitamente cabíveis na página da prova, que possui aproximadamente 25,0cm x 18,0cm. Nas escalas 1:500.000 e 1:5.000.000, as distâncias cabem, mas apresentam menos detalhes, pois as medidas resultariam, respectivamente, 4,6cm e 5,8cm. Nas escalas 1:10.000 e 1:200.000, as distâncias ficam desproporcionais em relação à página (respectivamente, 230cm e 145cm)

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