Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2018

10 Questões de Concursos sobre Gilberto Freyre - com gabarito

Questão 01 - IFB 2017 - A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima. 
a) A teoria desenvolvida por Gilberto Freyre contribui para explicar a diferença entre os níveis de violência racial ocorridos nos EUA e no Brasil, bem como sustenta teoricamente a política de cotas raciais adotada em nosso país. 
b) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, sustenta uma suposta convivência pacífica e democrática entre os negros, indígenas e brancos europeus, de modo a sustentar a política de cotas raciais. 
c) A teoria desenvolvida por Freyre atribui uma visão romantizada da realidade, tornando invisíveis várias formas de violência praticadas por brancos europeus em relação aos negros. A política de cotas raciais, nesse sentido, visa validar a teoria de Freyre. 
d) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, mascara em grande medida a violência praticada por brancos contra negros no Brasil, sustentando de certo modo parte das críticas atribuídas à adoção de cotas raciais no país. 
e) A teoria da democracia racial de Freyre tem por princípio desvelar todas as formas de violência de brancos contra negros no Brasil, amparando teoricamente a adoção de cotas raciais como forma de compensação histórica.

Questão 02 - CCV-UFC - 2012 - SEDUC-CE - A sociologia no Brasil, criada e desenvolvida a partir de núcleos institucionais e autorais diversos, se voltou desde o princípio a um exame de nossa formação histórica. Entre as mais respeitadas (e ao mesmo tempo controversas) interpretações desse processo, está a contribuição de Gilberto Freyre e seu entendimento de nossa realidade social de fundo colonial. Para esse autor, era fundamental redimensionar a leitura de nossa construção política inicial: 
A) alternando as pesquisas entre exercícios de exame cultural e estudos de antropologia física. 
B) negligenciando o papel da política portuguesa para criar um foco de pesquisa adequado ao Brasil. 
C) criticando a diferença dos grupos humanos brasileiros no que toca nosso desenvolvimento econômico. 
D) buscando reforçar a validade dos estudos promovidos por Euclydes da Cunha e Nina Rodrigues sobre a ideia de cultura. 
E) valorizando o aspecto cultural e histórico do brasileiro em detrimento de análises raciais simplistas e biologizantes.

Questão 03 - IDECAN - 2016 - SEARH - RN -“A Casa‐grande completada pela senzala representa todo um sistema econômico, social e político: de produção, de trabalho, de transporte, de família, de vida sexual, de higiene do corpo e da casa; de política.” (Dimenstein, 2008‐Excerto do prefácio de Casa Grande e Senzala‐1933.)
A referida obra, “Casa‐grande e Senzala”, tanto quanto seu autor são ícones da sociologia do Brasil. Dentre as grandes contribuições dessa obra de Gilberto Freyre, aponta‐se a disseminação da ideia de:
A) “Homem Cordial.”
C) “Mito da democracia racial.”
B) “Jeitinho brasileiro.”
D) “Indolência indígena e africana.”

Questão 04 - CESPE - 2005 - SEAD-PA -Gilberto Freyre é um autor estimulante para a análise da sociedade brasileira. Com referência às teses desenvolvidas por esse pensador, assinale a opção correta.
A) A preocupação com a miscigenação levou Freyre a elaborar a teoria do tropicalismo, na qual ele procura discutir a essência do ser brasileiro, independentemente de suas origens africanas, portuguesas ou indígenas.
B) A problemática da alimentação encontra-se difusa em vários capítulos de Casa Grande & Senzala e Sobrados e Mocambos. O interesse de Gilberto Freyre pela alimentação está articulado à sua concepção de cultura como formada por uma totalidade que é capaz de explicar as particularidades.
C) Entre os estudiosos da sociedade brasileira, há divergência sobre o papel da família patriarcal presente na obra de Gilberto Freyre na medida em que é impossível conceber uma imagem única de família aplicável ao longo do tempo aos vários segmentos sociais.
D) Na obra de Gilberto Freyre, há divergências estruturais entre as raças que compõem a sociedade brasileira, e estariam aí as bases intelectuais do futuro movimento negro nos fins do século XX.
E) Ao analisar a ação lusitana nos trópicos, Gilberto Freyre salienta as dificuldades enfrentadas pelos portugueses em razão de eles não estarem habituados ao clima e de terem tido dificuldades de se relacionar com os árabes e mouros durante a ocupação da Península Ibérica.

Questão 05 - CESPE - 2009 - SEDUC-CE - No Brasil, a estrutura social marcada pelo paternalismo, ainda que tenha evoluído para certo aristocracismo político, permitiu a democratização das relações raciais. A esse respeito e considerando o pensamento de Gilberto Freyre, assinale a opção correta.
A) No Brasil, o ideal de mestiçagem foi representado, de modo exemplar, por Gilberto Freyre, em sua obra clássica — Os Sertões.
B) Para Freyre, o conceito de apartheid permite entender as relações raciais no Brasil.
C) A ideia de Freyre é que no Brasil a discriminação e o preconceito raciais existentes são de caráter coletivo.
D) Para Freyre, as relações entre brancos e negros sempre foram íntimas, carregadas de afeições, ainda que às vezes violentas e brutais.

Questão 06 - 2012 - SEE-MG - A importância da obra de Gilberto Freyre, Casa Grande & Senzala, para a análise do comportamento dos diferentes grupos raciais na sociedade brasileira, consiste na
(A) afirmação da existência de uma democracia racial na sociedade brasileira.
(B) substituição de uma explicação biológica das diferenças raciais por uma interpretação cultural. (C) elaboração de uma interpretação biológica das diferenças raciais por oposição a uma ênfase nos elementos culturais.
(D) ênfase nas diferenças socioestruturais por oposição às diferenças culturais.

Questão 07 - 2012 - SEE-MG - O processo que superaria a divisão da nação em raças e promoveria alguma democracia social é chamado por Gilberto Freyre de
(A) democracia racial.
(B) resgate da cidadania.
(C) mestiçagem.
(D) antirracismo.

Questão 08 - NUCEPE - 2009 - SEDUC-PI - “A autonomia da Sociologia – insistamos nesse ponto – baseia-se cada vez mais no fato de que a estrutura social não é puro efeito de condições econômicas; nem das predominantemente políticas ou religiosas; nem de determinações geográficas. Resulta de interações : interação entre o grupo social e o meio físico; entre os fatores políticos e os religiosos; ou entre os econômicos e os psíquicos. Às vezes de tal modo se intercondicionam que é difícil dizer qual a condição predominante”. O fragmento anterior foi extraído do livro Sociologia: introdução ao estudo dos seus princípios, de Gilberto Freyre. Na sua programação, um curso introdutório da referida disciplina DEVE conter:
I. Referência aos limites da sociologia, relacionando o natural, o social e o cultural.
II. A posição da sociologia entre os estudos do homem considerado unidade biossocial.
III. A ausência das sociologias especiais, como a sociologia histórica. IV. O consenso de teoria dentro da sociologia geral V. A valorização da diversidade e complexidade da realidade social.
A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA.
a) Apenas as afirmações constantes dos itens III e V estão corretas.
b) Apenas as afirmações constantes dos itens I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e V estão corretas.
d) Apenas as afirmações constantes dos itens IV e V estão corretas.
e) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.

Questão 09 - UPENET-2008-SEDUC-PE  - A obra de Gilberto Freyre foi pioneira na abordagem cultural no estudo da formação da sociedade brasileira. Nesta perspectiva, é CORRETO citar como exemplo desta contribuição a(o)
A) utilização do materialismo histórico como base teórica para a compreensão da sociedade brasileira.
B) estudo sobre a família patriarcal no Brasil em sua obra Casa-Grande & Senzala.
C) negação da Antropologia, em especial, a norte-americana como influência na sua obra.
D) pioneirismo nos estudos sobre o operariado e sua contribuição na formação da sociedade urbana brasileira.
E) diálogo constante com a obra e as contribuições teóricas de Florestan Fernandes.

Questão 10 - FUNCAB - 2010 - No pensamento sociológico dos anos 1930 despontam os nomes de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, autores dos clássicos Casa Grande & Senzala e Raízes do Brasil, respectivamente. Essas obras têm como foco temático comum:
A) a luta de classes na sociedade rural.
B) a formação do Estado nacional.
C) a democratização do ensino.
D) a escravidão do negro.
E) a estrutura patriarcal brasileira.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - C
04 - C
05 - D
06 - B
07 - C
08 - C
09 - B
10 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário