Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2010.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2010.2 - As recentes catástrofes naturais registradas no Rio de Janeiro, implicando dezenas de mortes, derivaram
A) apenas de chuvas excessivas concentradas num curto período de tempo.
B) da ocupação desordenada dos topos de morros e de vertentes íngremes que, em função das chuvas excessivas, provocaram os deslizamentos de terras e de blocos de rochas.
C) apenas de chuvas excessivas concentradas nos fundos de vales e na planície litorânea.
D) da saturação dos solos florestados da mata atlântica preservada.

Questão 02 - Uece - 2010.2 - Em se tratando do bioma caatinga, analise as seguintes afirmações.
I - A caatinga é um dos biomas brasileiros mais alterados pelas atividades humanas.
II - É nessa área que estão localizados grandes espaços submetidos à desertificação.
III - A caatinga tem características fisionômicas e florísticas muito homogêneas e com muito pouca diversidade de espécies. É correto o que se afirma
A) em I, II e III.
B) em I e II, apenas.
C) em II, apenas.
D) em I, apenas.

Questão 03 - Uece - 2010.2 - No que tange à dinâmica interna do globo terrestre e quanto à ocorrência de desastres naturais, assinale a afirmação INCORRETA.
A) A crosta terrestre é dividida em doze grandes placas tectônicas que se movem sobre o magma.
B) Os terremotos ocorrem em função do contato entre duas placas tectônicas, provocando atrito entre as mesmas e liberando em forma de ondas sísmicas.
C) Catástrofes naturais como as que ocorreram recentemente no Chile e no Haiti decorrem de atividades vulcânicas intensas seguidas de deslizamento de terra motivadas por erosão acelerada.
D) A principal área de risco para a ocorrência de abalos sísmicos e vulcânicos é o chamado anel ou cinturão do fogo do Oceano Pacífico.

Questão 04 - Uece - 2010.2 - Calcários e granitos são, respectivamente, rochas
A) sedimentares e plutônicas.
B) metamórficas e sedimentares.
C) vulcânicas e plutônicas.
D) cristalinas e sedimentares.

Questão 05 - Uece - 2010.2 - As áreas de acumulação de sedimentos aluviais no Nordeste do Brasil que concentram melhores condições de solo e de recursos hídricos superficiais e subterrâneos correspondem a
A) superfícies pediplanadas do sertão.
B) serras úmidas cristalinas.
C) planaltos sedimentares e chapadões.
D) planícies fluviais.

Questão 06 - Uece - 2010.2 - Em relação aos problemas ambientais e de conservação da natureza na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pode-se afirmar corretamente que
A) os ambientes flúvio-marinhos e as áreas estuarinas dos rios Cocó e Ceará são ecologicamente estáveis e não têm restrições naturais à ocupação humana.
B) os sistemas ambientais naturais mais vulneráveis à ocupação e expansão urbana, correspondem aos tabuleiros que são topograficamente planos e têm solos espessos.
C) as principais áreas de risco à ocupação urbana são aquelas contempladas pela Legislação Ambiental e que correspondem aos fundos de vales ribeirinhos, dunas, manguezais e faixas de praia.
D) os ecossistemas da planície litorânea são ecologicamente estáveis e pouco vulneráveis à ocupação.

Questão 07 - Uece - 2010.2 - Sobre os recursos hídricos do planeta, assinale o INCORRETO.
A) As águas subterrâneas são mais abundantes em áreas do embasamento cristalino e são escassas nas bacias sedimentares.
B) A maior parte da água é indisponível, ocorrendo nas geleiras, neves eternas e subsolos congelados.
C) Da água doce disponível para utilização pelo homem, apenas uma porção muito pequena é encontrada nos rios, lagos, zonas úmidas e na umidade do solo.
D) Grande parte da água que evapora dos oceanos precipita-se na terra, alimenta os rios, umidifica os vales e recarrega os aquíferos.

Questão 08 - Uece - 2010.2 - Os grandes conjuntos geológico-estruturais que se movem lentamente sobre o magma são denominados de
A) zonas sísmicas.
B) bacias sedimentares.
C) grandes cadeias de montanhas (cordilheiras).
D) placas tectônicas.

Questão 09 - Uece - 2010.2 - A cartografia é instrumento fundamental para representar o espaço geográfico. Sobre o tema, assinale o correto.
A) As cartas geomorfológicas, as pedológicas e as fitogeográficas representam, respectivamente, as rochas, o relevo e a vegetação.
B) O mapeamento temático moderno é feito através de imagens de sensoriamento remoto e das técnicas de geoprocessamento.
C) As isoietas representam nos mapas plani-altimétricos as áreas que têm níveis hipsométricos similares.
D) Mapas batimétricos representam as terras emersas através das curvas de nível.

Questão 10 - Uece - 2010.2 - Considere a escala gráfica a seguir representada.
Nela, a distância de 1 para 0 é de 1cm, de 1 para 2 é de 1cm, de 2 para 3 é de 1cm, e assim por diante. Essa escala é representada, numericamente, por
A) 1 : 10 000.
B) 1 : 100 000.
C) 1 : 1 000.
D) 1 : 1 000 000.

Questão 11 - Uece - 2010.2 - As possíveis formas de aproveitamento  (...) dos recursos que podem ser adotadas no momento atual estão, sem dúvida, determinadas pelas condições de expansão da economia de mercado. Mas estas dependem, por sua vez, do grau de rigidez apresentado pelas estruturas tecnológicas e institucionais, bem como os princípios e os avanços científicos nos quais se apoia esta racionalidade econômica (...).‖

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. p. 61. 4 a ed. São Paulo: Cortez, 2006. Podemos afirmar corretamente que o excerto versa especificamente sobre o(a)
A) aquecimento global.
B) conservação dos recursos minerais.
C) desenvolvimento sustentável.
D) espaço urbano.

Questão 12 - Uece - 2010.2 - Sobre a análise e a constituição do espaço urbano, são feitas as seguintes afirmações.
I - O espaço urbano capitalista é fragmentado, articulado e campo das lutas sociais.
II - O espaço urbano é um produto social, resultado das ações de acumulação de capital ao longo do tempo.
III - Os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, o Estado e os grupos sociais são alguns dos agentes que constituem o espaço urbano.
IV - O espaço urbano é o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, formam (...) um conjunto indissociável, em perpétua evolução. Está correto o que se afirma
A) apenas em II e III.
B) apenas em I, II e III.
C) apenas em I, II e IV.
D) apenas em III e IV.

Questão 13 - Uece - 2010.2 - Esta assume inteiramente um conteúdo político explícito, (...) a geografia é uma prática social em relação à superfície terrestre. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia pequena história crítica. p. 116. São Paulo: Hucitec, 1995.
O autor refere-se neste trecho à visão da geografia embasada na
A) Geografia Tradicional.
B) Geografia Quantitativa.
C) Geografia Regional.
D) Geografia Crítica.

Questão 14 - Uece - 2010.2 - Um estudo histórico comparativo do processo de destruição ambiental ao longo dos séculos, (...) talvez revelasse pressupostos, percepções e motivações subjetivas que ainda persistem nas sociedades contemporâneas, a brasileira incluída. Uma delas seria a postura antropocêntrica, na qual o homem acredita que o resto da criação, (...), exista somente para servi-lo. Uma outra talvez fosse a percepção da inesgotabilidade dos recursos naturais, visão deformada constituída a partir da constatação de uma grande abundância dos mesmos.

CONFALONIERI, Ulisses. A crise ambiental e suas repercussões na saúde humana p. 51-52. apud. Saúde Ambiental Sustentável: estreitando nós. Minayo, Maria Cecília de. (org.). Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2002.

Analisando o excerto anterior e refletindo sobre a degradação ambiental, assinale (V), para verdadeiro, e (F), para falso.
( ) As várias formas de degradação do meio ambiente podem comprometer a saúde humana, aumentar a pobreza e dificultar o acesso a água potável.
( ) A principal contribuição do estudo Nosso Futuro Comum, ―relatório Brundtland‖ realizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, foi a ideia de associar desenvolvimento à preservação do meio ambiente.
( ) Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), para se evitar o aumento da temperatura superior a 2 ºC neste século, é necessário que os países industrializados diminuam progressivamente suas emissões de gases-estufa.
( ) Os efeitos da degradação ambiental podem atingir de forma severa a parcela mais pobre da população mundial que é a mais vulnerável aos problemas decorrentes da produção de alimentos. A sequência correta de cima para baixo é
A) V, F, V, F.
B) V, V, V, V.
C) V, V, F, V.
D) F, F, V, F.

Questão 15 - Uece - 2010.2 - Analise as afirmações a seguir sobre as características da população brasileira. I - As pirâmides etárias no Brasil têm demonstrado, mais recentemente, uma base mais estreita e o ápice — onde está concentrada a maior parcela da população jovem — mais largo. II - As regiões brasileiras apresentam diferenças na distribuição da população em relação à cor da pele. Este fato pode ser explicado pelos diferentes processos de ocupação e povoamento. III - O aumento do percentual da população idosa no Brasil é consequência da melhoria da qualidade de vida e da redução, em média, da taxa de fecundidade. Está correto o que se afirma
A) apenas em I e II.
B) apenas em I e III.
C) apenas em II e III.
D) em I, II e III.

Questão 16 - Uece - 2010.2 - O turismo é uma das atividades econômicas que mais tem crescido no mundo todo. No Ceará constitui uma das cadeias produtivas que reorganiza os espaços e se consolida fortemente, interagindo com as mais diversas atividades econômicas. Desta forma, esta atividade possui também um efeito multiplicador. Considerando estas informações sobre a atividade do turismo no Ceará, é correto afirmar que
A) a maior parte da atividade do turismo no Ceará concentra-se quase que exclusivamente na região do Cariri em função da religiosidade e da cultura popular.
B) o clima atua como um elemento desfavorável ao desenvolvimento desta atividade, em virtude da constância pluviométrica durante todo ano.
C) o Estado não priorizou, formulou ou fomentou políticas com ações e investimentos para o desenvolvimento do turismo, deixando este setor a cargo, exclusivamente, da iniciativa privada.
D) o Ceará possui uma série de atrativos naturais, em grande parte no seu litoral, uma boa malha viária que permite acesso ao litoral e um setor de serviços bem desenvolvido, principalmente em Fortaleza.

Questão 17 - Uece - 2010.2 - A ocupação do território brasileiro com o desenvolvimento de atividades econômicas ligadas ao uso da terra e à exploração dos recursos naturais historicamente tem provocado impactos adversos, com duração e intensidade diferentes. Analisando as afirmações a seguir que se relacionam com a problemática da exploração dos recursos naturais e o uso da terra nos biomas brasileiros, identifique o bioma que está sendo caracterizado.
I - A ocupação inicial deste bioma teve como principais atividades econômicas a pecuária e a cana-de-açúcar. Porém, mesmo sendo uma das atividades responsáveis pelo povoamento, a pecuária extensiva, desenvolvida no mesmo, pode ser apontada como uma das causas da degradação do solo e da vegetação.
II - O crescimento demográfico e a construção de usinas hidrelétricas são atividades responsáveis por alguns dos impactos presentes neste bioma. O aumento da população em virtude das migrações internas tem gerado uma demanda cada vez maior por alimentos, acarretando aumento da área agrícola, desmatamento e desequilíbrio ambiental.
III - A degradação deste bioma está associada inicialmente com o cultivo da cana-de-açúcar e do café. Atualmente, grandes extensões deste bioma são ocupadas pelas cidades, suas regiões metropolitanas e grandes áreas de complexos industriais. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as afirmações anteriores e os biomas aos quais elas correspondem.
A) I-Caatinga; II-Mata Atlântica; III-Cerrado
B) I-Cerrado; II-Mata Atlântica; III-Campos Sulinos
C) I-Cerrado; II-Pantanal; III-Caatinga
D) I-Caatinga; II-Amazônia; III-Mata Atlântica

Questão 18 - Uece - 2010.2 - O capitalismo tem sua origem em meados dos séculos XV e XVI. Desde então, suas formas e mecanismos têm se adaptado às condições políticas, históricas e sociais. Nas opções a seguir, marque a que contém informações FALSAS sobre o capitalismo e seus arranjos.
A) No momento histórico atual predomina o capitalismo comercial solidário, modelo que gera riqueza e estimula o comércio entre os países pobres industrializados.
B) O capitalismo industrial foi marcado pela primeira e segunda revoluções industriais, tornando a produção industrial uma das maiores fontes de lucro.
C) O monopólio capitalista pode ser entendido como a concentração do capital por poucos grupos ou empresas.
D) Entre os fundamentos do neoliberalismo econômico está a não-intervenção do Estado na economia, exceto em momentos de crise.

Questão 19 - Uece - 2010.2 - Analise as afirmações a seguir sobre os espaços agrários.
I - A atividade agroindustrial é uma das principais características da agricultura moderna, que compreende desde a produção até o processamento e a distribuição.
II - Os produtos originados do agronegócio também são conhecidos no mercado mundial pela dominação de commodity.
III - As geotecnologias e a biotecnologia geram mecanismos que permitem, entre outras atividades, mapear as áreas plantadas, determinar a melhor época do ano para se plantar um tipo de cultura, selecionar sementes e corrigir solos.
É correto o que se afirma
A) somente em I e II.
B) somente em I e III.
C) somente em II e III.
D) em I, II e III.

Questão 20 - Uece - 2010.2 - Este processo também se caracteriza pelo grau de interligação e por vezes interdependência entre as economias dos países, onde o mercado internacional se torna cada vez mais importante, superando em alguns momentos os próprios mercados nacionais. Como um dos reflexos deste processo, tem-se observado a multiplicação de empresas multinacionais que possuem unidades em outros países. Estas são algumas características da(s)
A) áreas periféricas.
B) globalização da economia.
C) organização política mundial.
D) balança comercial brasileira.

Questão 21 - Uece - 2010.2 - Tratando-se do processo de desertificação, as afirmações abaixo são verdadeiras, EXCETO.
A) Segundo a Convenção das Nações Unidas, a desertificação é a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e subúmidas secas, resultante de fatores diversos tais como a variação climática e as atividades humanas.
B) Para o Brasil, as áreas enquadradas no conceito de desertificação, consensualmente aceito, são aquelas abrangidas pelo semi-árido do bioma das caatingas.
C) A degradação das terras supõe, essencialmente, a degradação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade e não implica em perda de qualidade de vida da população afetada.
D) O semi-árido brasileiro apresenta diversidades geoambientais e as deficiências hídricas afetam diretamente as atividades ligadas ao setor primário da economia.

Questão 22 - Uece - 2010.2 - Considerando o contexto ambiental de climas úmidos, as condições físico-geográficas ou ecológicas tenderão a apresentar as seguintes características naturais:
A) solos espessos, rios perenes, relevos ondulados e florestas pluviais.
B) solos rasos, rios esporádicos, relevos pediplanados e estepes.
C) solos medianamente profundos, rios intermitentes, relevos ondulados e cerrados.
D) solos rasos, rios perenes, relevos aplainados e matas ciliares.

Questão 23 - Uece - 2010.2 - Cabe ressaltar que a compreensão das relações sociedade/natureza e da questão ambiental passa também pelo conhecimento do processo de produção do espaço, já que a devastação do planeta pela técnica leva o homem a pensar na produção do espaço pela técnica.

BERNARDES, Júlia Adão e FERREIRA, Francisco Pontes de Miranda. – Sociedade Natureza. pp. 17-42. apud. A Questão Ambiental. Cunha, Sandra Baptista da e Guerra, Antonio José Teixeira. (org.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2005.

A partir da análise do excerto é correto afirmar que
A) os desdobramentos da discussão da questão ambiental geraram profundas modificações na estrutura da atual sociedade global com a garantia da sustentabilidade das bases ecológicas.
B) ainda é necessário o amadurecimento do discurso ambiental global, principalmente para que as ações democráticas globais e internas, dos países, possam realmente promover a correta gestão dos recursos naturais e o equilíbrio na convivência do homem com a natureza.
C) a industrialização promoveu o desenvolvimento e a independência social e econômica dos países desenvolvidos e em desenvolvimento no século XX.
D) nos dias atuais, o uso racional dos recursos naturais, o preço e o valor de troca dos serviços, bens e mercadorias não constituem nenhuma forma de antagonismo na análise da produção espacial.

Questão 24 - Uece - 2010.2 - No que se refere à cidade, ela é analisada também em sua dimensão histórica, produto da divisão do trabalho. Isso significa que a cada momento a cidade vai assumir dimensões e conteúdos diferentes.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Repensando a Geografia Urbana: Uma nova perspectiva se abre. pp. 157-198. apud. Os Caminhos da Reflexão sobre a Cidade e o Urbano. Ana Fani Alessandri Carlos. (org.). São Paulo: EDUSP. 1994.

A análise do urbano no Brasil é desafiadora e envolve também a (re)organização espacial pelo capital na dimensão escalar do tempo. A partir do excerto anterior e considerando a questão urbana no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I - Há uma sutil relação entre o capital e o processo de urbanização de tal forma que a cidade pode ser entendida como um dos principais ambientes para a reprodução do capital.
II - A hierarquia urbana brasileira é comandada por 12 metrópoles que estabelecem redes urbanas e estas são diferentes no tamanho, na complexidade e na organização.
III - A morfologia do tecido urbano no Brasil não é homogênea, ao contrário, é desigual. Os impactos ambientais ao longo do tempo sobre as formas de uso e ocupação do solo, a violência e o trabalho, são alguns dos temas mais comuns à Cidade no Brasil.
É verdadeiro o que se afirma
A) somente em I e II.
B) somente em I e III.
C) somente em II e III.
D) em I, II e III.

Questão 25 - Uece - 2010.2 - Dentre as escalas a seguir, a mais adequada para a representação de plantas urbanas é
A) 1 : 100 000.
B) 1 : 1 000 000.
C) 1 : 1 000.
D) 1 : 500 000.

Questão 26 - Uece - 2010.2 - Este recurso energético também é fundamental para a geração de energia. As reservas brasileiras asseguram a geração aproximada de 25MV/ano para fins elétricos, durante 30 anos. Enquanto recurso, é o mais abundante entre os não renováveis e na matriz energética global fica abaixo apenas do petróleo. Sua utilização vem sendo cada vez mais questionada pelos movimentos ambientalista em todo o mundo. Este recurso energético é o (a)
A) carvão mineral.
B) água.
C) gás natural.
D) urânio.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - C
04 - A
05 - D
06 - C
07 - A
08 - D
09 - B
10 - B
11 - C
12 - B
13 - D
14 - B
15 - C
16 - D
17 - D
18 - A
19 - D
20 - B
21 - C
22 - A
23 - B
24 - D
25 - C
26 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário