Páginas

domingo, 3 de janeiro de 2016

O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia - Claudivan Sanches Lopes, Nídia Nacib Pontuschka

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 076 - 092, 2015

Baixar o artigo completo em PDF

Resumo: Neste artigo, descrevemos e analisamos a produção e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC), categoria de conhecimento docente criada por Lee S. Shulman para a prática profissional de professores de geografia. No contexto das pesquisas que estudam os saberes docentes, discutimos a importância desse tipo de conhecimento para o desenvolvimento da profissionalidade docente e fortalecimento de sua identidade profissional. Além de pesquisa bibliográfica, obtivemos dados e informações por meio de observação de aulas e entrevista com cinco professores de geografia experientes e especialistas que lecionam em Maringá-PR. Procuramos mostrar que o desenvolvimento do CPC pelo professor é um dos signos da compreensão especial dos conteúdos geográ- ficos que exige uma docência de qualidade nessa área e que também revela o domínio da profissão. Assim, esperamos contribuir com o processo de formação desses professores e com o fortalecimento de sua identidade profissional. 
Palavras-chave: Geografia. Formação do professor de geografia. Profissionalidade. Saberes docentes. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário