Páginas

domingo, 29 de março de 2015

Enem - Baixar provas resolvidas e comentadas desde 1998

Resolução comentada. Enem 1998. Enem 1999. Enem 2000. Enem 2002. Enem 2003. Enem 2004. Enem 2005. Enem 2006. Enem 2007. Enem 2008. Enem 2009. Enem 2010. Enem 2011. Enem 2012.Enem 2013. Enem 2014.
Se você está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 não perca tempo. Tenha em mãos todas as edições do Enem desde 1998 até 2014 com as resoluções comentadas pelo pessoal do Centro Educacional Objetivo. O download é legal e gratuito. Bons estudos. Acesse as provas aqui http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem.asp
No site você pode baixar a prova, a resolução e o gabarito do Enem de todas as suas edições.

Enem - Baixar provas resolvidas e comentadas desde 1998
Se preferir pode baixar a resolução comentada em versão .pdf aqui mesmo.
Enem 2014 - 2º dia
Enem 2014 - 1º dia
Enem 2013 - 2º dia
Enem 2013 - 1º dia
Enem 2012 - 2º dia
Enem 2012 - 1º dia
Enem 1998

*Oficina do Estudante.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Viagem do Conhecimento - Edição 2015 - A maior Olimpíada de Geografia do Brasil

Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2015
Viagem do Conhecimento, competição estudantil, desafio, olimpíada, geografia, história

Vai começar a maior olimpíada de geografia do país.  A olimpíada é dedicada para os alunos de 8 º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. 

Para participar, os alunos passam por uma bateria de três provas preparadas por grandes geógrafos e professores de geografia de grandes instituições educacionais. A primeira prova é nacional, a segunda regional e a terceira e final é em São Paulo/Rio de Janeiro.

Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2015

As inscrições terão início no dia 30 de março de 2015* pelo site oficial do projeto.
http://www.viagemdoconhecimento.com.br/

*A data está sujeita à alteração.

sábado, 21 de março de 2015

Telecurso Ensino Médio: 40 vídeos para você estudar Geografia no Youtube

Assuntos: Telecurso 2000 Geografia; Novo Telecurso Ensino Médio Geografia, Videos Telecurso 2000 Geografia Youtube; Telecurso 2000 Geografia Ensino Médio; Videos Telecurso Geografia, Novo Telecurso Ensino Médio Geografia Youtube.

Uma ótima dica para quem quer estudar sem sair de casa: confira dezenas de videoaulas do Telecurso. O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo MEC, que oferece escolaridade básica a quem precisa.

As aulas do Telecurso são veiculadas pela TV Globo, Canal Futura, TV Cultura, TV Brasil, Rede Vida, TV Aparecida, Rede Minas, Rede Gênesis, Globo Internacional e em circuito fechado de redes setoriais.
Leia também: 
Os vídeos do telecurso estão disponíveis no Youtube. As videoaulas podem ser acessadas gratuitamente por estudantes de todo o Brasil. Neste post foi selecionado do Youtube as 40 videoaulas de Geografia do Ensino Médio. Conteúdos de outras disciplinas também fazem parte do Telecurso. É só pesquisar lá no Youtube.

Assista as videoaulas de Geografia do "Novo Telecurso Ensino Médio" no Youtube. Segue os links abaixo (Aulas 1 à 40) Assuntos: .

No Youtube: Novo Telecurso Ensino Médio Geografia
40 vídeos para você estudar Geografia no YouTube

1) O espaço da Geografia - Aula 01 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
2) Observar a paisagem - Aula 02 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
3) Pensar em escalas - Aula 03 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
4) Modificar o meio ambiente - Aula 04 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
5) Delimitar o território - Aula 05 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
6) Viver em um mundo de nações - Aula 06 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
7) Habitar em campos e cidades - Aula 07 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
8) Trabalhar as regiões - Aula 08 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
9) Ligar-se às redes - Aula 09 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
10) Navegar por informações - Aula 10 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
11) Descrever o lugar - Aula 11 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
12) Decifrar as formas - Aula 12 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
13) Identificar os processos - Aula 13 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
14) Combinar as forças - Aula 14 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
15) Reconhecer as diferenças - Aula 15 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
16) Distinguir os conjuntos - Aula 16 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
17) Descobrir as ligações - Aula 17 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
18) Acompanhar as mudanças - Aula 18 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
19) Perceber os riscos - Aula 19 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
20) Propor alternativas - Aula 20 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
21) Quantos Brasis existem? - Aula 21 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
22) Cultura ibérica e natureza tropical - Aula 22 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
23) Uma fronteira em movimento - Aula 23 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
24) Condomínios e favelas: a urbanização desigual - Aula 24 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
25) Cidade mundial, domínios e fronteiras - Aula 25 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
26) Centro-Sul: o cinturão urbano-industrial - Aula 26 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
27) Nordeste: o domínio agrário-mercantil - Aula 27 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
28) Amazônia: a grande fronteira - Aula 28 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
29) A sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro - Aula 29 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
30) O Brasil e a integração latino-americana - Aula 30 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
31) O meio técnico-científico e o papel da informação - Aula 31 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
32) Robôs e engenheiros: para onde vão os operários? - Aula 32 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
33) O sistema financeiro global e os limites do Estado-nação - Aula 33 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
34) Ritmos e movimentos da população mundial - Aula 34 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
35) A energia vital: os recursos naturais são inesgotáveis? - Aula 35 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
36) Alimentos, matérias-primas e biotecnologia: o papel do campo - Aula 36 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
37) Para além da polarização: os novos blocos políticos - Aula 37 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
38) A pobreza das nações: onde ficou o desenvolvimento? - Aula 38 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
39) A trama global: redes, territórios e poder - Aula 39 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso
40) Objetivos do Milênio - Aula 40 - Geografia - Ensino Médio - Telecurso

3 Créditos
Teleaulas Ensino Médio Geografia - Telecurso
Novo Telecurso Ensino MédioGeografia - Livraria da Folha

I Seminário de Educação Geográfica da UFPB

Práticas Curriculares e Educação Geográfica

De 10 a 12 de Junho de 2015 em João Pessoa - PB (na Universidade Federal da Paraíba - UFPB), acontecerá o I Seminário de Educação Geográfica da UFPB. O principal objetivo é debater a organização e as práticas curriculares em Geografia articulando com os programas institucionais da atualidade.
I Seminário de Educação Geográfica da UFPB
Para mais informações acesse a página oficial do vento: http://www.geociencias.ufpb.br/seminarioedugeo/inicio.html

terça-feira, 3 de março de 2015

Questões de Concursos Públicos sobre Funções da linguagem - com gabarito

Questões de concursos públicos anteriores sobre Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética

Questão 01 - Prova: Quadrix - 2014 - COBRA Tecnologia S-A (BB) - Técnico Administrativo
Rua na Aclimação amanhece coberta por gelo 

A intensa chuva de granizo que caiu sobre a cidade na tarde de domingo (18) deixou a cidade em estado de atenção, que durou até as 17h35. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas foram mais intensas nas zonas Sul e Oeste, mas moradores da zona Leste também registraram o fenômeno climático. Placas de gelo formadas . no chão chamaram a atenção dos paulistanos, que postaram fotos da neve cobrindo as ruas nas redes sociais. No bairro da Aclimação, no centro, a Rua Pedra Azul amanheceu coberta por gelo nesta segunda-feira (19). 
(Fonte: http:/ /vejasp.abril.com.br) 
Releia o texto em questão. Qual é a função da linguagem que prevalece? 
a) Função metalinguística. 
b) Função emotiva. 
c) Função fática. 
d) Função conativa. 
e) Função referencial.

Questão 02 - Prova: IBFC - 2008 - ABDI - Assistente Jurídico
Assinale a alternativa que indica corretamente a função de linguagem predominante no texto abaixo: A estação Júlio Prestes, marco histórico e turístico de São Paulo, completou 70 anos nesta semana. Atualmente, o local abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado, além de ser o ponto de partida da atual Linha 8 (Júlio Prestes-Itapevi) da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos]. 
a) emotiva 
b) apelativa 
c) referencial
d) fática

Questão 03 - Prova: FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Taquigrafia
Para transmitir mensagens, é fundamental que haja uma fonte e um destino, distintos no tempo e no espaço. A fonte é a geradora da mensagem e o destino é o fim para o qual a mensagem se encaminha. Nesse caminho de passagem, o que possibilita à mensagem caminhar é o canal. Na verdade, o que transita pelo canal são sinais físicos, concretos, codificados. (Samira Chalhub) No texto acima, 
(A) resumem-se os papéis desempenhados pelos principais componentes de um sistema de comunicação. 
(B) demonstra-se como se estabelecem as diferentes funções da linguagem num discurso em prosa. (C) afirma-se que a verdadeira comunicação ocorre quando o falante tem plena consciência dos procedimentos da fala. 
(D) fica claro que o elemento essencial para qualquer ato de comunicação está no pleno domínio das formas cultas. 
(E) argumenta-se que a efetividade da comunicação está condicionada pelo tipo de canal em que se decodificará a mensagem.

Questão 04  - Prova: EsPCEx - 2011 - EsPCEx - Aluno - EsPCEx - Língua Portuguesa
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
[A] fática. 
[B] poética. 
[C] emotiva. 
[D] referencial. 
[E] metalinguística.

Questão 05 - Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - IF-AL - Assistente Administrativo
No texto: “Com formato de guarda-chuva aberto, a Chrysaora hypocella pertence à classe dos cifozoários, animais celentrados, da classe Scyphozoa, aeróspedos, caracterizados por terem medusas grandes, em forma de campânula, marginadas por tentáculos.”, a função de linguagem predominante é A) metalinguística. 
B) fática. 
C) apelativa. 
D) expressiva. 
E) referencial.

Questão 06  - ENEM 2012
Desabafo 
Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segundafeira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado. 
CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento). 
Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois 
A) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código. 
B) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito. 
C) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem. 
D) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais. 
E) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.

Questão 07 - Insper 2009
No texto, predomina a seguinte função de linguagem
a) apelativa, em que se exploram os jogos de palavras de duplo sentido, comuns na empresas.
b) metalinguística, que consiste em usar o código como objeto de análise do texto.
c) fática, empregada para expressar ideias de forma claramente evasiva.
d) referencial, uma vez que busca efeitos de objetividade por meio da conotação.
e) emotiva, marcada pela subjetividade, dando vazão aos sentimentos expressos nas empresas.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - A
04 - E
05 - A
06 - B
07 - B

segunda-feira, 2 de março de 2015

1ª Obrac - Olimpíada Brasileira de Cartografia

A 1ª Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), realizada pelo Instituto de Geociências da UFF, está com inscrições abertas para escolas, de 2 de março a 14 de abril de 2015. As competições, com abrangência nacional, ocorrerão de 28 de abril a 23 de agosto e serão voltadas para alunos do ensino médio, entre 14 e 18 anos, de escolas das redes pública e privada.

Para mais informações acesse o site oficial: http://www.olimpiadadecartografia.uff.br/
PERÍODO DE INSCRIÇÕES DAS ESCOLAS
02/03/2015 a 14/04/2015. 
Não esqueça de baixar o NOVO regulamento da OBRAC 2015. NÃO FIQUE DE FORA!

domingo, 1 de março de 2015

17 Questões de Concursos sobre Figuras de Linguagem - com gabarito

Questão 01 - Prova: IOBV - 2015 - PM-SC - Oficial da Polícia Militar
Observe as frases abaixo: 
I. “Pouco olho o céu, quase nunca a lua, mas sempre o mar.” [L. Barreto, GS, 38 in Kury 2000] 
II. “É impossível não saibas que o pássaro / caído em teu quarto por um vão da janela / era um recado do meu pensamento.” [Cassiano Ricardo, PC, 250 in Kury 2000] 
III. “Chamo-me Inácio; ele, Benedito.” [M. de Assis, EV, 79 in Kury 2000] IV. “Afeiar as suas graças, parecia-lhe um crime; tirar orgulho delas, frivolidade.” [M.de Assis, ap. Gotardelo, EV, 79 in Kury 2000) V. “Outros querem apanhar os que, no entender deles, manejaram o criminoso, assim como este o punhal.” [C. de Laet, Microcosmo, O País, 6-0-1995 in Kury 2000] Denomina-se ELIPSE a omissão, numa frase, de termo facilmente subentendível. Pode o termo elíptico subentender-se numa flexão diferente: é o que se denomina ZEUGMA. Das frases acima em qual(ais) ocorre ZEUGMA
A) I e III 
B) II e IV 
C) II e V 
D) III e V

Questão 02 - Prova: CEFET-MG - 2014 - CEFET-MG - Técnico de Laboratório - Informática
A figura de linguagem está corretamente indicada, entre parênteses, em: 
a) Necessita-se de mais escolas para jovens esforçados. (eufemismo) 
b) Sabe-se que os impostos é necessário pagá-los. (pleonasmo) 
c) Encontra-se hoje, nas grandes cidades, decorrente da poluição, um céu escuro, antes muito claro. (paradoxo) 
d) Fala-se que o pavão é um arco-íris de plumas. (hipérbole) 
e) Pensou-se em redução de salário. Que belo presente de Natal! (metáfora)

Questão 03 - Prova: CETRO - 2014 - FCP - Operacional Administrativo
Em relação às figuras de linguagem, assinale a alternativa que apresenta uma metonímia
(A) Ouço Mozart desde criança. 
(B) Ele esperou muito tempo por seu doce abraço. 
(C) Sua boca é um túmulo. 
(D) A perna da mesa estava quebrada. 
(E) O ator famoso bateu as botas hoje.

Questão 04 - Prova: FUNRIO - 2014 - INSS - Analista - Letras
Assinale a única alternativa que contém um exemplo (retirado de letras da MPB) de antítese
A) Você é minha droga, paixão e carnaval. / Meu zen, meu bem, meu mal. (Caetano Veloso) B) Oh, Deus, perdoe este pobre coitado, / Que de joelhos chorou um bocado (Gordurinha e Nelinho) 
C) Por você eu largo tudo / Vou mendigar, roubar, matar (Cazuza) 
D) Eu sou a mosca que perturba o seu sono / Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar (Raul Seixas e Paulo Coelho) 
E) Eu não posso mais ficar aqui a esperar / Que um dia de repente você volte para mim (Roberto e Erasmo Carlos) 

Questão 05 - Prova: IPAD - 2014 - IPEM-PE - Analista - Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - Sistemas Informatizados
As figuras de linguagem são recursos estilísticos da língua portuguesa. Diante desta afirmação, em que consiste a catacrese
A) Exagero nas ideias. 
B) Combinação de diversas impressões sensoriais. 
C) Contraste entre duas palavras gerando uma relação de oposição. 
D) Se caracteriza pela ausência de um termo adequado a um ser. 
E) Omissão de um termo ou expressão.

Questão 06 - Prova: COPESE - UFT - 2013 - Prefeitura de Palmas - TO - Técnico Administrativo Educacional
Leia o poema a seguir e responda a QUESTÃO: 

S.O.S. 
não houve sim 
que eu dissesse que não fosse o começo 
de um esse o esse 
LEMINSK, Paulo. Toda poesia. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 345. 
O ritmo melódico dos versos, nesse poema, é realçado pela presença da 
(A) paronomásia 
(B) assonância 
(C) aliteração 
(D) pleonasmo

Questão 07 - Prova: EsPCEx - 2013 - EsPCEx - Aluno - EsPCEx - Português, Física e Química
A alternativa que apresenta vocábulo onomatopeico é: 
[A] Os ramos das árvores brandiam com o vento. 
[B] Hum! Este prato está saboroso. 
[C] A fera bramia diante dos caçadores. 
[D] Raios te partam! Voltando a si não achou que dizer. 
[E] Mas o tempo urgia, deslacei-lhe as mãos...

Questão 08 - Prova: EsPCEx - 2013 - EsPCEx - Aluno - EsPCEx - Português, Física e Química
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho sublinhado: 
“As armas e os barões assinalados, 
Que da ocidental praia lusitana, 
Por mares nunca dantes navegados, 
Passaram ainda além da Taprobana,”
[A] metonímia 
[B] eufemismo 
[C] ironia 
[D] anacoluto 
[E] polissíndeto

Questão 09 - Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Técnico em Informática
Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que predomina nos versos abaixo. 
Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem
Entre o amor e o ódio a linha é tênue também 
a) Ironia 
b) Eufemismo 
c) Antítese 
d) Metonímia

Questão 10 - Prova: Aeronáutica - 2013 - EEAR - Sargento - Controlador de Tráfego Aéreo
Criança periférica rejeitada... 
Teu mundo é um submundo. 
Mão nenhuma te valeu na derrapada. 

Ao acaso das ruas – nosso encontro. 
És tão pequeno... eu tenho medo. 
Medo de você crescer, ser homem. 
Medo da espada de teus olhos... 
(Cora Coralina, Menor abandonado) 
Quais são as figuras de linguagem presentes nos termos destacados? 
a) eufemismo e metáfora 
b) metonímia e metáfora 
c) eufemismo e antítese 
d) antítese e metonímia
Questão 11 - Prova: FUMARC - 2013 - PC-MG - Perito Criminal
Quanto à classificação das figuras de linguagem presentes nas seguintes propagandas, a alternativa INCORRETA é: 
(A) HIPÉRBOLE: Vem que aqui cabe um país inteiro. (Automóvel) 
(B) IRONIA: A gente faz um mundo para você voar mais. (Empresa aérea) 
(C) METÁFORA: Leve sua paixão para passear em Veneza. (Cosméticos) 
(D) METONÍMIA: Um passeio infinito pelas curvas de Oscar Niemeyer. (Joias)

Questão 12 - Prova: CRSP - PMMG - 2013 - PM-MG - Assistente Administrativo
Marque a alternativa CORRETA, cuja oração apresenta um paradoxo
A. ( ) Oh, desafortunado amigo, cuja glória o leva a semear e colher felicidade. 
B. ( ) O vento forte dizia-lhe ao pé do ouvido o quão perigoso seria insistir na travessia do deserto escaldante 
C. ( ) Na ânsia de chegar, voavam baixo pela estrada sinuosa. 
D. ( ) Pacientemente, limava, cortava, limpava e voltava a limar a pequena obra de arte.

Questão 13 - Prova: FUMARC - 2013 - PC-MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia
Uma companhia aérea lançou o seguinte slogan: “Às vezes, um pouquinho a mais faz muita diferença”. (Veja, set. 2012). A figura de linguagem presente nesse slogan é 
(A) Eufemismo. 
(B) Antítese. 
(C) Ironia. 
(D) Hipérbole.

Questão 14 - Prova: CRSP - PMMG - 2013 - PM-MG - Soldado da Polícia Militar
Marque a alternativa CORRETA. Há zeugma na seguinte assertiva:
A. ( ) Minha mãe trabalha numa empresa particular; eu, na pública. 
B. ( ) Uma pessoa torpe, uma criatura limitada, um grão de pó perdido no universo, eis o que Roberto é. 
C. ( ) Na escuridão da madrugada, corria gente de todos os lados, e atiravam. 
D. ( ) Esses escravos que se viram libertos, não penso nada contra eles, mas não servem para nós.

Questão 15 - Prova: CRSP - PMMG - 2013 - PM-MG - Soldado da Polícia Militar - Músico
Marque a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de metonímia
A. ( ) João se alimenta como um pássaro. 
B. ( ) As fêmeas cassam para o rei dos animais. 
C. ( ) Gosto de ler Machado à noite. 
D. ( ) Antônio foi um burro.

Questão 16 - Prova: COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Comunicação Social
A mesma figura de linguagem que se encontra no enunciado “Por ele, ponho os pés e as mãos no fogo. Nós nos conhecemos há muitos anos...” também se encontra em 
A) “Se o que move o mundo são as perguntas, por que se pratica tanta corrupção, para entender que ser honesto, leal, competente é bom para o país?” 
B) “Não é suficiente ser honesto, é preciso agir e comportar como honestos.” 
C) “As varreduras nos gabinetes, oficialmente, mediante uma solicitação de algum parlamentar. Na atual legislatura, foram realizadas trinta operações desse tipo.” 
D) “O Estado brasileiro, durante toda a sua existência, só se deparou com mazelas e danos, incluindo os prejuízos provocados pelas administrações incompetentes e desonestas.” 
E) “O grande problema dos tribunais de contas reside no fato de que a grande maioria dos conselheiros é indicada pelos chefes do Poder Executivo e pelos parlamentos, ou seja, é coisa de compadre, do tipo ‘eu te indico e você me julga! ’”

Questão 17 - Prova: TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Técnico Judiciário - Auxiliar
Assinale a alternativa que contém um exemplo de elipse
a) Os candidatos, mesmo estudando um mundo de livros, não obtiveram êxito. 
b) “Tava cansado de carimbar postais...” 
c) Os candidatos soubemos lidar com as questões propostas. 
d) Aos candidatos, nós desejamos-lhes muita sorte. 
e) Ele vestia uma zorba dois números menores que o seu.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - A
05 - D
06 - B
07 - C
08 - A
09 - C
10 - B
11 - B
12 - A
13 - A
14 - A
15 - C
16 - D
17 - B