Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

25 Questões de Concursos Públicos sobre Jean Piaget - com gabarito

Questão 01 - Prova: Técnico em Assuntos Educacionais DVE  - UFV 2012
Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na segunda coluna: 
1. Adaptação 
2. Assimilação
3. Acomodação
4. Organização
5. Esquema
6. Estrutura
7. Invariantes
8. Funcionais Estágio
( ) É a unidade estrutural básica de pensamento e ação. É usado para processar e identificar a entrada de estímulos. É construído pelo sujeito individualmente pelos processos de assimilação e acomodação. Refere-se aos comportamentos possíveis à cada estrutura. 
( ) É um dos componentes do desenvolvimento cognitivo. São maneiras de organização do pensamento. São sistemas de esquemas que se relacionam e se conservam buscando o equilíbrio. É o ‘órgão’ que o indivíduo possui para se relacionar com o ambiente. As mudanças consistem no desenvolvimento intelectual. 
( ) É um meio para compreender o processo de desenvolvimento do ser humano. São formas de interagir com o ambiente que têm características semelhantes. Traduzem diferentes formas de organização mental e de diferentes estruturas cognitivas. É um instrumento metodológico, de classificação, que descreve o desenvolvimento do pensamento ao longo de um continuum. 
( ) É a tendência e habilidade de todas as espécies de sistematizar seus processos em sistemas coerentes. Se não fosse essa característica, a cada desequilíbrio o sistema acabaria. 
( ) É a essência do funcionamento biológico e do funcionamento intelectual. Todos os organismos vivos possuem e ocorre por meio de dois processos básicos. 
( ) É um processo cognitivo em que o sujeito integra um novo dado aos esquemas já existentes de modo a incorporá-lo à estrutura existente do sistema e que explica o crescimento dos esquemas. 
( ) É a variação de um esquema, a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas, e que explicam o desenvolvimento dos esquemas. 
( ) É um dos conceitos mais fundamentais da teoria que explica o modo de funcionamento intelectual e que constitui nossa herança biológica geral e permanece constante durante toda vida. A sequência CORRETA é: 
a) 8, 4, 6, 7, 1, 2, 3, 5. 
b) 5, 6, 8, 4, 1, 2, 3, 7. 
c) 5, 6, 7, 1, 4, 3, 2, 8. 
d) 8, 5, 6, 1, 4, 3, 2, 7.

Questão 02 - Prova: Técnico em Assuntos Educacionais DVE  - UFV 2012
Com relação aos estágios (ou estádios) de desenvolvimento, de acordo com a Teoria Piagetiana, assinale V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
( ) Os estágios do desenvolvimento são uma maneira de explicar a organização mental e as idades cronológicas são norteadoras referindo-se às idades mais prováveis em que a criança apresenta os comportamentos descritos em cada estágio. 
( ) A ordem de sucessão dos estágios é constante, embora a criança possa omitir ou pular qualquer um dos estágios dependendo dos estímulos do meio. 
( ) O conceito de ‘estágio’ explica a forma de organização intelectual e pode ser compreendido como uma escada em que cada vez que o sujeito atinge um degrau superior, ou seja, uma estrutura mais complexa, deixa a estrutura menos complexa para trás evoluindo em seu pensamento. 
( ) O estágio sensório-motor caracteriza-se pela falta da função simbólica e por isso não se pode considerar que haja inteligência propriamente dita. 
( ) O estágio pré-operatório tem início com as primeiras simbolizações rudimentares que aparecem no final do período sensório-motor, ou seja, há representação e por isso o pensamento não está mais preso aos eventos perceptivos e motores. 
( ) O pensamento pré-operatório praticamente não pode ser considerado um pensamento ‘bom’ pelas características que ele apresenta e que impedem que esse seja um pensamento lógico. 
( ) No período operatório concreto, os processos mentais da criança tornam-se lógicos, ou seja, a criança tem em seu controle um sistema cognitivo coerente e integrado com o qual organiza e age no mundo. 
( ) As operações formais constituem o ápice do desenvolvimento intelectual; o estado final de equilíbrio para o qual a evolução intelectual vinha-se dirigindo desde o nascimento e, após este estágio, não há mais mudança qualitativa nas estruturas e sim mudanças quantitativas. A sequência CORRETA é: 
a) F, V, V, V, F, F, V, F. 
b) V, V, F, V, V, F, F, V. 
c) F, F, V, F, F, V, F, F. 
d) V, F, F, F, V, V, V, V.

Questão 03 - Prova: Técnico em Assuntos Educacionais DVE  - UFV 2012
Com relação à construção do número na perspectiva Piagetiana, leia as afirmativas abaixo: 
I. O número não é empírico por natureza, a criança o constrói através da abstração reflexiva pela sua própria ação mental de colocar coisas em relação; o conceito de número não pode ser ensinado, pois a criança o constrói por si mesma, pela sua capacidade de pensar; a adição não precisa ser ensinada, posto que a própria construção do número envolve a repetida adição deste. Cada criança constrói o número criando e coordenando relações. 
II. O objetivo da matemática é aprimorar o raciocínio das crianças, tornando-as mais capazes de refletir sobre sua realidade. A construção do número acontece gradualmente por partes ao invés de tudo de uma vez, o que leva anos para ser construído. A conservação, classificação e seriação são necessárias à construção da noção de número pela criança, sendo que essas estruturas bem trabalhadas na pré-escola possibilitarão à criança dispor de instrumentos intelectuais para compreender o conceito numérico e as operações como adição, subtração, divisão e multiplicação. III. O número é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo. A criança constitui o número em função da sua sucessão natural, e essa construção ocorre junto com as operações da lógica de classificação e seriação, ou seja, o número operatório é a síntese de duas entidades lógicas: da inclusão de classe e da ordem serial, que a criança elabora por abstração reflexiva. A construção do número também está relacionada aos princípios da conservação, que é uma condição necessária de toda atividade racional, inclusive do pensamento aritmético. 
IV. Piaget estava muito mais interessado naquilo que poderíamos chamar de prontidão para números do que nas realizações aritméticas como tais. Seu objetivo foi o de investigar e diagnosticar a evolução de capacidades relacionadas à noção numérica muito mais sutis e básicas do que aquelas envolvidas nas conhecidas operações elementares de contar, somar, subtrair, etc. 
Estão CORRETAS as afirmativas: 
a) I e III, apenas. 
b) II e IV, apenas. 
c) I, II e III, apenas. 
d) I, II, III e IV.

Questão 04 - IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades
As reflexões teóricas sobre o processo ensino-aprendizagem permitem identificar o movimento de ideias de diferentes correntes acerca dessa problemática. Sobre esse assunto e de acordo com a teorização de Piaget, julgue os itens: 
I. As contribuições da teoria construtivista de Piaget, sobre a construção do conhecimento e os mecanismos de influência educativa, têm chamado a atenção para os processos sociais e coletivos, que têm lugar em um contexto exclusivamente focado no âmbito interpessoal e que procuram analisar como os alunos aprendem, estabelecendo uma estreita relação com os processos de ensino em que estão conectados. 
II. Segundo Piaget, o pensamento é a base em que se assenta a aprendizagem, é o modo pelo qual a inteligência se manifesta, e a inteligência é fenômeno biológico condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpo, sujeito ao processo de maturação do organismo. A inteligência desenvolve uma estrutura e um funcionamento, sendo a estrutura, de acordo com o autor, fixa e acabada. 
III. Piaget destacou a importância de uma hierarquia de tipos de aprendizagem que vão desde a simples associação de estímulos à complexidade da solução de problemas. Para este autor, a classificação de tipos de aprendizagem indica a necessidade de utilização de diferentes estratégias de ensino. 
IV. Toda aprendizagem precisa ser significativa para o aluno, de forma não mecanizada, e deve estar relacionada com os conhecimentos, experiências, vivências do aluno. Toda aprendizagem é pessoal, precisa visar objetivos realísticos, necessita ser processo contínuo e estar embasada em um bom relacionamento entre os elementos do processo (aluno, professor, colegas). É correto o que se afirma em: 
a) todas as afirmativas são corretas. 
b) I, III e IV, apenas. 
c) III, apenas. 
d) IV, apenas.

Questão 05 - Prova: FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Psicólogo
Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral. 
(A) A reciprocidade, pois a noção de justiça supera a fase do estrito igualitarismo para basear-se na equidade. Os castigos convertem-se, assim, em algo motivado, não necessário e recíproco. 
(B) A criança não segue regras coletivas. Quando se depara com crianças dessa idade, percebe-se o que se chama de monólogo coletivo, pois estas estão na fase de egocentrismo. 
(C) A criança passa a tomar decisões por si mesma, analisando e compreendendo as regras de cunho universal. 
(D) A criança prefere brincadeiras individuais, analisa as regras de cunho universal e passa a segui-las, tomando decisões por si mesma, sem o referendo dos pais. 
(E) A consideração da responsabilidade centrando-se unicamente nas consequências materiais da ação, sem levar em conta a intenção que move a ação nem as circunstâncias que a rodeiam.  

Questão 06 - Prova: CETRO - 2013 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor - Educação Infantil
Sobre a construção do conhecimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento. 
( ) Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento. 
( ) Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança, Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita. 
( ) É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky. 
(A) F/ V/ F/ V 
(B) V/ V/ V/ F 
(C) V/ F/ F/ V 
(D) F/ V/ F/ F 
(E) F/ F/ V/ V

Questão 07 - Prova: CETRO - 2013 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor - Educação Infantil
Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada pelo(a) 
(A) currículo e pelo projeto pedagógico da instituição educacional. 
(B) dinâmica dos cuidados com a alimentação. 
(C) dinâmica das ações que envolvem a higiene e a limpeza. 
(D) ritmo de cada criança, de cada família e de cada grupo social presente na instituição. Não há como haver normas gerais. 
(E) saber do senso comum, com um calendário voltado a comemorar determinadas datas.

Questão 08Prova: CETRO - 2013 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor - Educação Infantil
Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora, da inteligência pré- operatória, da inteligência operatória concreta e da inteligência operatória formal. No estágio sensório-motor, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Neste estágio, o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Deste modo, é correto afirmar que o período sensório-motor se caracteriza pelo(a) 
(A) afastamento do egocentrismo intelectual e social e pelo início da capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico. 
(B) ampliação das capacidades já conquistadas. A criança já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. 
(C) heteronomia, em que a moral é a autoridade, ou seja, as regras não correspondem a um acordo mútuo firmado entre os jogadores, mas sim como algo imposto pela tradição e, portanto, imutável. (D) exploração manual e visual do ambiente; pelas ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar; ou seja, ações que ocorrem antes do pensamento. 
(E) aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, da linguagem, sem emergência.

Questão 09 - Prova: CETRO - 2013 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor - Educação Infantil
Leia o trecho abaixo, a respeito da teoria sobre a linguagem e o pensamento da criança, para responder à questão. 
“Segundo Piaget, o elo que liga todas as características específicas da lógica infantil é o egocentrismo do pensamento das crianças. Ele reporta todas as outras características que descobriu, quais sejam, o realismo intelectual, o sincretismo e a dificuldade de compreender as relações, a este traço nuclear e descreve o egocentrismo como ocupando uma posição intermédia, genética, estrutural e funcionalmente, entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.” IN: Vygotsky, LS, Pensamento e Linguagem. 
É correto afirmar que, para Piaget, o pensamento orientado 
(A) é subconsciente, isto é, os objetivos que prossegue e os problemas que põe a si próprio não se encontram presentes na consciência nem adaptados à realidade externa, antes, esse pensamento cria para si próprio uma realidade de imaginação ou sonhos. Tende a não estabelecer verdades, mas a recompensar desejos e permanecer estritamente individual e incomunicável. 
(B) das crianças é individualista, situando-se a meio caminho entre o autismo no sentido estrito da palavra e o pensamento socializado. 
(C) representa uma transição entre a lógica dos sonhos e a lógica do pensamento. No discurso egocêntrico, a criança fala apenas dela própria, não se preocupa com o interlocutor, não tenta se comunicar, não espera qualquer resposta e frequentemente não se preocupa em saber se alguém a escuta. 
(D) é consciente, isto é, prossegue objetivos presentes no espírito de quem pensa. É inteligente, isto é, encontra-se adaptado à realidade e esforça-se por influenciá-la. É suscetível de verdade e erro e pode ser comunicado através da linguagem. É social e, à medida que se desenvolve, vai sendo progressivamente influenciado pelas leis da experiência e da lógica. 
(E) é encarado como a forma original, mais primitiva, do pensamento; a lógica aparece relativamente tarde e o pensamento egocêntrico é o elo genético entre ambos.
Questão 10 - Prova: CETRO - 2013 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor - Educação Infantil
O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo 
I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo. 
II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver. 
III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita. 
IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras. É correto o que está contido em 
(A) I, II e III, apenas. 
(B) I, II e IV, apenas. 
(C) III e IV, apenas. 
(D) II, apenas. 
(E) IV, apenas.

Questão 11 - Prova: ACEP - 2010 - Prefeitura de Quixadá - CE - Psicólogo
A teoria das fases de desenvolvimento da criança, de Piaget, serve de base e pode auxiliar os psicólogos organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta situações em que essa teoria pode ser utilizada. 
A) Na tomada de decisão de criação de creches para atender aos filhos dos funcionários. 
B) Na identificação de problemas de aprendizagem que possam estar comprometendo o desempenho dos indivíduos na realização de suas tarefas, principalmente em momentos de mudanças tecnológicas. 
C) Na definição de planos de benefícios que contemplem ajudas e bolsas escolares para filhos de funcionários. 
D) No reconhecimento de problemas de saúde que possam estar comprometendo o desenvolvimento físico dos filhos de funcionários.

Questão 12 - Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia
Quando uma criança de quatro anos diz “eu odio comer verdura”, ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança 
(A) cometeu um erro construtivo. 
(B) acabou de entrar na fase anal. 
(C) construiu a noção de qualidade. 
(D) entrou no período operatório formal. 
(E) elaborou a noção simbólica.

Questão 13 - Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia
Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a 
(A) pular um estágio importante do desenvolvimento cognitivo. 
(B) parar de atuar cognitivamente, por confiar na professora. 
(C) realizar uma aprendizagem exógena, para a qual não há maturação biológica. 
(D) distinguir entre o aparato jurídico e as regras éticas da sociedade em que vive. 
(E) confundir as fronteiras entre os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação.

Questão 14 - Prova: CESGRANRIO - 2010 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Educação Física
No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento: 
(A) heteronomia, autonomia e anomia. 
(B) anomia, autonomia e heteronomia. 
(C) heteronomia, anomia e autonomia. 
(D) anomia, heteronomia e autonomia. 
(E) autonomia, heteronomia e anomia.

Questão 15 - Prova: CESPE - 2011 - SAEB-BA - Professor - Educação Física
Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem 
A) a possibilidade de variação de situações motoras e a ampliação das relações sociais, uma vez que os indivíduos interagem mais com o meio e com os outros. 
B) a presença de regras e a imitação de movimentos, considerando que promovem situações de interação entre os participantes. 
C) a especialização dos movimentos e a sua aplicação restrita às atividades, visto que os indivíduos estão cada vez mais competentes em determinadas habilidades. 
D) o caráter de enfrentamento e o propósito individualista do movimento, aspectos essenciais ao desenvolvimento dos indivíduos.

Questão 16 - Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Campo Verde - MT - Professor - Ciências
A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares: 
1. Multidisciplinaridade. 
2. Interdisciplinaridade. 
3. Transdisciplinaridade. 
De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir: 
( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa. 
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras. 
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas. 
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador. A sequência está correta em: 
A) 1, 2, 3, 1 
B) 3, 2, 1, 2 
C) 2, 1, 1, 3 
D) 1, 2, 2, 3 
E) 2, 1, 3, 1

Questão 17 - Prova: Fundação Dom Cintra - 2010 - Prefeitura de Palmas - TO - Professor - Língua Espanhola
“Ao realizar aprendizagens significativas, o aluno constrói a realidade atribuindo-lhe significados.” (César Coll) Segundo o modelo de equilibração das estruturas cognitivas de Piaget, o primeiro passo para que o aluno realize uma aprendizagem significativa com relação ao novo conteúdo de aprendizagem consiste no seguinte procedimento: 
A) partir da zona de desenvolvimento proximal 
B) associar reequilíbrio posterior à assimilação 
C) reconhecer a natureza da aprendizagem 
D) romper com o equilíbrio inicial 
E) desconhecer o desequilíbrio

Questão 18 - Prova: FCC - 2012 - MPE-PE - Analista Ministerial - Psicologia
De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operacional caracteriza-se por ser 
(A) real. 
(B) fantasioso. 
(C) simbólico. 
(D) lógico. 
(E) egocêntrico.

Questão 19 - Prova: FCC - 2012 - MPE-PE - Analista Ministerial - Psicologia
Jean Piaget apontou que o ingresso da criança no universo moral se dá pela aprendizagem de diversos deveres a ela impostos pelos pais e adultos em geral (ex: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não falar palavrão) e que a criança aceita regras morais provavelmente também quando já aceita como inquestionáveis 
(A) as atividades da escola. 
(B) as opiniões dos pais. 
(C) as regras dos jogos. 
(D) os passeios familiares. 
(E) as condições dos coleguinhas.

Questão 20 - Prova: ISAE - 2011 - PM-AM - Oficial de Saúde - Psicologia
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo segue as seguintes etapas: 
(A) período sensório-motor, período das operações formais, período das operações concretas; 
(B) período pré-operatório, período das operações formais, período das operações abstratas; 
(C) período sensório-motor, período pré-operatório, período das operações concretas, período das operações formais; 
(D) período sensório-motor, período pré-operatório, período das operações concretas.

Questão 21 - Prova: EsFCEx - 2011 - EsFCEx - Aluno - EsFCEx - Psicologia
Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, quando o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos, é denominado de: 
(A) Operações informais 
(B) Operações concretas 
(C) Operações formais 
(D) Pré-operacional 
(E) Sensório-motor

Questão 22 - Prova: EsFCEx - 2011 - EsFCEx - Aluno - EsFCEx - Psicologia
Segundo Piaget, a incapacidade de uma criança de transferir aprendizagem sobre um tipo de conservação para outros tipos, é denominada: 
(A) Decolagem horizontal 
(B) Inferência transitiva 
(C) Operação concreta 
(D) Inclusão de classe 
(E) Conservação

Questão 23 - Prova: EsFCEx - 2011 - EsFCEx - Aluno - EsFCEx - Psicologia
Para caracterizar uma forma intermediária entre o pensamento simbólico discutido por Freud e a forma de pensamento socializado e lógico, próprio do adulto, Piaget inicialmente falou de pensamento: 
(A) concêntrico 
(B) conceitual 
(C) dedutivo 
(D) autístico 
(E) analítico

Questão 24 - Prova: EsFCEx - 2011 - EsFCEx - Aluno - EsFCEx - Psicologia
Segundo Piaget, sobre o pensamento da criança, a característica mais geral pela qual a lógica inicial da criança difere da do adulto (com uma defasagem entre suas manifestações na ação e depois na linguagem) é a: 
(A) irreversibilidade 
(B) reversibilidade 
(C) inversabilidade 
(D) interiorização 
(E) classificação

Questão 25 - Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Pedagogia
Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período: 
A) sensório-motor. 
B) de esquema. 
C) condicionado. 
D) de aprendizagem. 
E) de avaliação.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
04 - D
05 - E
06 - D
07 - A (É a questão 30 dessa prova e o gabarito pode ser encontrado aqui.)
08 - D
09.  D
10. E
11 - B
12 - A
13 - B
14 - D
15 - A
16 - D
17 - D
18 - E
19 - C
20 - C
21 - C
22 - A
23 - D
24 - A
25 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário