Páginas
▼
domingo, 31 de março de 2024
quarta-feira, 27 de março de 2024
Atividade de Geografia - Quais são as ilhas mais agrícolas de Cabo Verde?
Quais são as ilhas mais agrícolas de Cabo Verde?
RESPOSTA:
As ilhas com maior potencialidade agrícola em Cabo Verde são as ilhas de Santiago,
Santo Antão, Fogo, São Nicolau e Brava.
Em Santiago predomina a agricultura de
sequeiro e em Santo Antão a agricultura de
regadio.
Atividade de Geografia - A criação do gado caprino é mais abundante em Cabo Verde. Porquê?
A criação do gado caprino é mais abundante em Cabo Verde. Porquê?
RESPOSTA:
O gado caprino, por ser mais resistente às características climáticas do arquipélago e menos exigente na alimentação, é a criação predominante.
Atividade de Geografia - Menciona dois constrangimentos do setor industrial em Cabo Verde.
Menciona dois constrangimentos do setor industrial em Cabo Verde.
RESPOSTA:
A carência de matéria-prima, a escassez de água, o fornecimento de eletricidade, a insularidade, a dificuldade de transportes entre as ilhas, e a pequenez do mercado são os principais constrangimentos
que enfrenta o setor industrial em Cabo Verde.
Atividade de Geografia - Quais são os principais parceiros comerciais de Cabo Verde?
Quais são os principais parceiros comerciais de Cabo Verde?
RESPOSTA:
Cabo Verde tem como principais parceiros comerciais: Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha,
E.U.A, Japão e Brasil.
terça-feira, 26 de março de 2024
Atividade de História - Quando é que surgiu a Tabanca?
Quando é que surgiu a Tabanca?
RESPOSTA:
A origem da festa da tabanca em Cabo Verde remonta ao século XVIII, por altura da comemoração da festa de Santa Cruz, ocasião em que os senhores dos escravos, por razões religiosas, teriam concedido, por um dia, a liberdade aos seus escravos, permitindo-os festejar. Terão aproveitado essa ocasião e, adicionando sincretismos religiosos e costumes de origem africana, criaram um desfile em que cada participante representava um membro da sociedade.
Atividade de História - Aponta os grandes objetivos do PAIGC.
Aponta os grandes objetivos do PAIGC.
RESPOSTA:
Os três grandes objetivos do partido eram:
- A conquista imediata da independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde;
- A democratização, e a emancipação das populações guineenses e cabo-verdianas;
- A aposta no desenvolvimento económico e social destas comunidades.
Atividade de História - Menciona os nomes dos fundadores do PAIGC.
Menciona os nomes dos fundadores do PAIGC.
RESPOSTA:
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (P.A.I.G.C.) foi criado em 1956, por um grupo de nacionalistas cabo-verdianos e guineenses: Amílcar Cabral, Aristides Pereira, Fernando Fortes, Júlio Almeida, Rafael Barbosa e Elisé Turpin.
Atividade de Geografia - Quais são as regiões moçambicanas pertencentes a província geológica do médio Zambeze?
Quais são as regiões moçambicanas pertencentes a província geológica do médio Zambeze?
RESPOSTA:
As regiões moçambicanas pertencentes a província geológica do médio Zambeze, são: as partes Sul de Tete e Norte de Manica.
Atividade de Geografia - O Pré-câmbrico divide-se em duas partes. Quais são?
O Pré-câmbrico divide-se em duas partes. Quais são?
RESPOSTA:
O Pré-câmbrico subdivide-se em duas partes que são: Pré-câmbrico Inferior e Pré-câmbrico Superior.
Atividade de Geografia - Faz uma pesquisa sobre a importância socioeconómica das baías, cabos e ilhas do nosso país.
Faz uma pesquisa sobre a importância socioeconómica das baías, cabos e ilhas do nosso país.
RESPOSTA:
● Os cabos e pontas (saliências) constituem pontos estratégicos para diversos fins marítimos e militares;
● As baías (reentrâncias) constituem lugares onde se instalam portos marítimos
● As ilhas e arquipélagos servem de apoio à navegação
● Constituem lugares para a pesquisa biológica marítima e prática do turismo.
Atividade de Geografia - Aponta os acidentes da costa da província de Nampula.
Aponta os acidentes da costa da província de Nampula.
RESPOSTA: Os acidentes da costa da província de Nampula são : Ilha de Moçambique
e de Angoche baia de Nacala.
Atividade de História - Quem comandou a primeira expedição que passou por Moçambique?
Quem comandou a primeira expedição que passou por Moçambique?
a) Mouzinho de Albuquerque
b) Vasco da Gama
c) Gonçalo da Silveira
d) Lourenço Marques
RESPOSTA:
Letra B.
Atividade de História - Podemos dizer que havia hierarquia nas antigas cidades da região do Vale do Nilo? Por quê?
Podemos dizer que havia hierarquia nas antigas cidades da região do Vale do Nilo? Por quê?
RESPOSTA:
Podemos dizer que sim, pois a hierarquia econômica e social determinava o tipo de
moradia – as moradias eram bem diferentes entre si, além de se localizarem em áreas
distintas. Os trabalhadores tinham casas de materiais frágeis, como barro e fibras
vegetais, que eram construídas em ruas estreitas, próximas umas das outras. Já o
faraó, os funcionários reais e pessoas ricas tinham suas casas em pedra, em lugares
altos, perto do comércio, de edifícios públicos e palácios.
Atividade de História - Por que dizemos que não há indício de hierarquia social na cidade de Çatal Hüyük?
Por que dizemos que não há indício de hierarquia social na cidade de Çatal Hüyük?
RESPOSTA:
Dizemos isso em razão de os estudos arqueológicos feitos nessa cidade não terem
indicado a existência de palácios ou edifícios públicos. Além disso, as casas eram muito
semelhantes.
LEIA TAMBÉM:
Atividade de História - Para que os sumérios inventaram a escrita?
Para que os sumérios inventaram a escrita?
RESPOSTA:
A escrita surgiu para tornar mais simples a arrecadação de impostos, que gerava muitos
dados. Também foi usada para registrar decretos, fronteiras e registros religiosos.
Atividade de História - Por que é importante conhecer a cultura material de diferentes povos?
Por que é importante conhecer a cultura material de diferentes povos?
RESPOSTA:
Conhecer a cultura material de diferentes povos nos ajuda a compreender seus modos de
vida, cotidiano e visões de mundo.
Atividade de História - As frases abaixo tratam do período da Revolução Agrícola,
As frases abaixo tratam do período da Revolução Agrícola, porém estão incorretas. Reescreva-as, corrigindo-as.
a) Os grupos humanos deixaram de se fixar em determinados locais para se tornarem nômades quando descobriram a agricultura.
b) Depois que os grupos humanos passaram a praticar a agricultura, eles deixaram de domesticar animais.
RESPOSTA:
a) Os grupos humanos deixaram de ser nômades e passaram a se fixar em determinados locais quando descobriram a agricultura.
b) Os grupos humanos passaram a praticar a agricultura e a domesticar animais.
Atividade de História - Há um período da Pré-História que chamamos Idade dos Metais.
Há um período da Pré-História que chamamos Idade dos Metais. Por que esse período tem esse nome?
RESPOSTA:
Esse período tem esse nome porque nessa época o ser humano passou a fazer
instrumentos de metais, utilizando bronze, cobre e ferro.
Atividade de História - Assinale a alternativa correta. Um centro cerimonial
Assinale a alternativa correta.
( ) Um centro cerimonial era o local de festas onde pessoas do mundo todo se reuniam.
( ) Um centro cerimonial importante do período Neolítico foi Meca, para onde pessoas de todas as religiões se dirigiam uma vez na vida a fim de cultuar seus ancestrais.
( ) Um exemplo de centro religioso é Salvador, na Bahia.
( ) Centros religiosos eram locais de peregrinação, diferentemente dos centros cerimoniais, locais de culto onde se faziam oferendas.
RESPOSTA:
( X ) Centros religiosos eram locais de peregrinação, diferentemente dos centros cerimoniais, locais de culto onde se faziam oferendas.
Atividade de História - Observe as imagens a seguir. • Os elementos dessas imagens
Observe as imagens a seguir.
• Os elementos dessas imagens podem ser considerados parte da cultura material dos povos que os produziram? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:
Sim, esses objetos podem ser considerados parte da cultura material dos povos que os
produziram, pois expressam técnicas, visões de mundo e conhecimentos específicos
desenvolvidos por cada um deles.
Atividade de História - Complete o texto a seguir com as palavras do quadro.
Complete o texto a seguir com as palavras do quadro.
A escrita começou a se desenvolver cerca de 5 500 anos atrás. Seu surgimento é considerado um marco do fim da ____________. Há diferentes tipos de escrita, como a ______________ , desenvolvida
pelos sumérios; os ______________ , inventados pelos egípcios;
e a __________________, criada pelos maias. Atualmente, a escrita mais
comum é a ____________ , utilizada pelos fenícios e, posteriormente,
desenvolvida pelos ________________.
RESPOSTA:
A escrita começou a se desenvolver cerca de 5 500 anos atrás. Seu surgimento é considerado um marco do fim da Pré-História. Há diferentes tipos de escrita, como a cuneiforme , desenvolvida pelos sumérios; os hieróglifos , inventados pelos egípcios; e a pictoglífica, criada pelos maias. Atualmente, a escrita mais comum é a alfabética , utilizada pelos fenícios e, posteriormente, desenvolvida pelos gregos.
Atividade de História - Por que havia a necessidade de serem produzidos excedentes de alimentos
Por que havia a necessidade de serem produzidos excedentes de alimentos nas primeiras cidades que começavam a surgir?
RESPOSTA:
A produção de excedentes era necessária para o comércio e o sustento daqueles que
exerciam outras atividades não diretamente ligadas à produção de alimentos.
LEIA TAMBÉM:
Atividade de História - As imagens a seguir mostram objetos produzidos no período Neolítico.
As imagens a seguir mostram objetos produzidos no período Neolítico. Observe-as e responda às questões propostas.
a) Quais objetos são mostrados nas imagens?
b) Para que esses utensílios foram criados nesse período da Pré-História?
c) Objetos como esses ainda são utilizados atualmente. Em sua
opinião, o que essa permanência significa?
RESPOSTA:
a) São mostrados objetos de cerâmica.
b) Eles foram criados para estocar alimentos.
c) Entre o passado e o presente há permanências, como o
uso de objetos de cerâmica ou a prática de estocar alimentos em potes.
Atividade de História - Quem eram os povos sambaquis?
Quem eram os povos sambaquis?
RESPOSTA:
Os povos sambaquis viveram na costa brasileira há 6 500 anos e ergueram montes com restos de conchas, moluscos, ossos humanos, cerâmica e outros objetos produzidos por eles.
domingo, 24 de março de 2024
Questão de Geografia - FUNDATEC 2024 - As marés são o movimento de descida
FUNDATEC 2024 - As marés são o movimento de descida e subida das águas em relação ao litoral. Esse movimento é causado pela atração entre a Terra e:
A) O Sol.
B) A Lua.
C) As nuvens.
D) Os ventos.
E) O solstício de verão.
RESPOSTA:
Letra B.
As marés são o movimento de descida e subida das águas em relação ao litoral. Esse movimento é causado pela atração entre o nosso planeta e a Lua.
sexta-feira, 22 de março de 2024
Questão de Geografia - IBFC 2024 - Considerando a divisão do planeta em hemisférios Oeste e Leste,
IBFC 2024 - Considerando a divisão do planeta em hemisférios Oeste e Leste, através da linha imaginária disposta verticalmente sobre o globo terrestre, o Brasil está totalmente inserido a oeste do ______. Com base nele calculamos os fusos horários. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a) trópico de capricórnio
b) trópico de câncer
c) meridiano de greenwich
d) linha do equador
RESPOSTA:
Letra C.
O Brasil localiza-se a oeste do meridiano inicial ou de Greenwich, situando-se, portanto, inteiramente no hemisfério ocidental.
quarta-feira, 20 de março de 2024
Atividade de Português - O túnel é uma peça escrita no final dos anos 1960
12. O túnel é uma peça escrita no final dos anos 1960 e reflete a visão e os pensamentos da sociedade brasileira daquela época. Considere a representação do papel social das mulheres na peça e responda.
a) Por que se pode dizer que há um discurso machista na peça, que reproduz estereótipos com relação à mulher?
b) Apesar de apresentar essas construções, pode-se dizer que o texto provoca uma reflexão crítica com relação a esse discurso. Explique como isso ocorre.
c) Elabore uma sugestão de como a peça poderia ser adaptada aos dias atuais sem reproduzir essa visão machista e estereotipada da mulher.
RESPOSTA:
a) Porque, enquanto os homens são identificados pelo modelo de seus carros e pelo poder aquisitivo que possuem, a mulher é apresentada
e identificada por uma característica física: a Loura. As mulheres na peça são dependentes do homem e cumprem a sua função social quando se
unem a eles, seja pelo matrimônio, seja pela relação extraconjugal. Além disso, a Loura é descrita como alienada, o que reforça o estereótipo de
que mulheres bonitas são fúteis e só se preocupam com a estética.
b) Ao construir
de maneira tão
caricata a figura da
mulher e restringir
seu papel social,
o dramaturgo
evidencia o
estereótipo e expõe,
de certo modo, o
ridículo, o absurdo
dessa forma
de enxergar o
feminino, a mulher
e seu papel na
sociedade.
c) Um dos
personagens
masculinos poderia
ser substituído
por uma mulher, e
as preocupações
das personagens
femininas poderiam
ser atualizadas e
substituídas por
preocupações
sociais, menos
clichês e
estereotipadas.
Atividade de Português - Classifique a oração “ouvindo um programa que apresenta cantores
3. Classifique a oração “ouvindo um programa que apresenta cantores e grupos brasileiros desse gênero musical” e explique como ela colabora para a apresentação do grupo Brô MCs.
RESPOSTA:
Trata-se de uma
oração subordinada
adverbial temporal
reduzida de gerúndio.
Essa oração explica
ao leitor quando
os integrantes do
grupo Brô MCs
conheceram o rap:
“quando ouviram
um programa de
rádio que apresenta
cantores e grupos
brasileiros desse
gênero musical”.
terça-feira, 12 de março de 2024
Questão de Geografia - FUNCERN 2024 - As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais
FUNCERN 2024 - As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum
tipo de energia, podendo ser classificadas em renováveis e não renováveis. São fontes de energia não
renováveis
A) a energia eólica e a energia solar.
B) a energia das marés e a biomassa.
C) a energia hidrelétrica e a biomassa.
D) a energia nuclear e os combustíveis fósseis.
RESPOSTA:
Letra D.
Questão de Geografia - CESPE 2024 - Os espaços são requalificados de forma tal para atender,
CESPE 2024 - Os espaços são requalificados de forma tal para atender, sobretudo, aos interesses dos atores hegemônicos da economia, da cultura e da política e são incorporados plenamente às novas correntes mundiais (...) a cara geográfica da globalização. A diferença, ante as formas anteriores do meio geográfico, vem da lógica global, que acaba por se impor a todos os territórios e a cada território como um todo. Milton Santos. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2006, p. 160 (com adaptações).
O fragmento de texto apresentado faz referência ao conceito de
A) soberania estatal contemporânea.
B) meio técnico-científico-informacional.
C) racionalidade hegemônica coletiva.
D) espaços do acontecer solidário.
E) fortalecimento dos mercados internos.
RESPOSTA:
Letra B.
O meio técnico-científico-informacional é caracterizado pela intensificação da presença de objetos técnicos modernos e da ciência no processo de transformação do espaço, além de um intenso fluxo de informações. Instalou-se, com ele, uma nova lógica de ordenamento espacial que adquiriu escala global.
domingo, 10 de março de 2024
Questão de Geografia - ADVISE 2024 - A região norte brasileira está mais próxima de qual paralelo terrestre?
ADVISE 2024 - A região norte brasileira está mais próxima de qual
paralelo terrestre?
A) Trópico de Câncer.
B) Trópico de Capricórnio.
C) Círculo Polar.
D) Círculo Antártico.
E) Equador.
RESPOSTA:
Letra E.
Em nosso país, o paralelo 0° passa somente por estados da Região Norte, sendo eles: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
sexta-feira, 8 de março de 2024
Atividade de Literatura - O poema tem o objetivo de retratar o impacto sobre os indígenas da chegada dos portugueses.
1. O poema tem o objetivo de retratar o impacto sobre os indígenas da chegada dos portugueses.
a) Nas três primeiras estrofes, o pajé descreve o que vê. O que está descrevendo?
b) O que explica a maneira como o pajé entende o que está vendo?
c) Qual é o efeito de sentido produzido pela interjeição “Oh!”, que abre a quarta estrofe, e pelas duas perguntas que a seguem?
RESPOSTA:
A) Uma caravela que se aproxima — a
selva “sem folhas” (referência aos mastros), com “brancas asas” abertas (as
velas), sustentada “por baixo” por um
“negro monstro” (o casco).
B) Como os europeus ainda não haviam chegado ao continente, a embarcação que estão usando é desconhecida, restando ao pajé valer-se de seu
repertório para interpretar o que vê.
C) A interjeição e as perguntas enfatizam o medo e a surpresa do pajé
diante da imagem monstruosa que vê.
Atividade de Português - Nesses comentários, os leitores se tornam também autores e podem interagir com a crônica e com Antonio Prata.
c) Nesses comentários, os leitores se tornam também autores e podem interagir com a crônica e com Antonio Prata. Além disso, por meio dos recursos de resposta e de curtir, outros leitores da crônica podem interagir com os textos produzidos por esses comentaristas. De que maneira esses recursos, comuns em meios de comunicação digital, permitem o desenvolvimento dos papéis de autor e leitor?
RESPOSTA:
Ao permitir que os leitores também interajam com o autor e entre si, o processo de troca comunicacional pode se prolongar e integrar a
produção e a recepção de textos e de opiniões de maneira multilateral.
Atividade de Português - Explique o duplo sentido produzido pelo título do poema “Operário em construção”.
1. Explique o duplo sentido produzido pelo título do poema “Operário em construção”. Por que o poeta utiliza esse recurso?
RESPOSTA: “Operário em construção” tem o sentido de trabalhador da construção civil, mas também de trabalhador que está em processo de desenvolvimento, seja de suas habilidades, seja da conquista da cidadania para transformar-se em sujeito de sua história.
sexta-feira, 1 de março de 2024
Atividade de Geografia - Explique a expressão “guerra assimétrica”.
Explique a expressão “guerra assimétrica”.
RESPOSTA:
A guerra assimétrica ocorre quando as forças combatentes são muito desiguais. O termo normalmente é
empregado para caracterizar o combate ao terrorismo
ou aos movimentos guerrilheiros pelas Forças Armadas
de determinado Estado.
Atividade de Filosofia - Baseando-se nesse conceito, identifique o que faltaria
Baseando-se nesse conceito, identifique o que
faltaria às realizações técnicas para serem consideradas realizações artísticas. Justifique.
RESPOSTA:
Faltaria a pretensão de expressar o sentimento ou a experiência interior do artista, já que as realizações técnicas têm como função principal a utilidade. São obras úteis, sem preocupações expressivas, muito embora possam ser belas.
Atividade de de Filosofia - Explique a distinção feita por Aristóteles entre justiça distributiva (o partilhável)
Explique a distinção feita por Aristóteles entre justiça distributiva (o partilhável) e justiça política (o participável).
RESPOSTA:
Aristóteles afirma que para determinar o que é a
justiça precisamos distinguir dois tipos de bem: os
partilháveis e os participáveis. O poder político é um
bem participável, enquanto os bens econômicos são
partilháveis. A cidade justa saberá distinguir esses
dois tipos de justiça e realizar ambos. A justiça distributiva consiste em dar a cada pessoa o que lhe é
devido, dando desigualmente aos desiguais para
torná-los iguais. A justiça do participável refere-se
ao direito de todos os cidadãos de participar do poder ou de leis que determinem quem deve ter essa
participação, conforme se trata de uma monarquia,
uma aristocracia ou uma democracia.
Atividade de Filosofia - As investigações sobre a gênese da pólis opunham os sofistas a Platão e Aristóteles.
As investigações sobre a gênese da pólis opunham os sofistas a Platão e Aristóteles. Explique no que consistia a posição de cada um em relação à finalidade da vida política.
RESPOSTA:
Para os gregos, a finalidade da vida política é a justiça. Para os sofistas, a pólis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é
mais útil a vida em comum do que em isolamento.
Assim, as regras de convivência instituídas tornam-se leis. A justiça é o consenso quanto às leis, e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso. A
justiça significa não apenas conservar as leis, mas
também permitir sua mudança sem que isso destrua a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças sem destruir a ordem política é alcançar o consenso por meio do debate.
Para Platão, não é uma instituição humana, e sim
uma criação natural da vida em comum. A cidade
tem uma estrutura composta de três princípios de
atividade, encarnados em três classes: 1) a classe
econômica, de agricultores e comerciantes, que garante a sobrevivência material da cidade; 2) a classe
militar, que defende a cidade; 3) e a classe dos magistrados, que deve governar a cidade sob as leis.
Como a classe dos magistrados é aquela capaz de
conhecer a verdadeira finalidade da pólis, as outras
devem estar sob o seu comando. Cada classe cumprirá sua função para o bem da pólis: os sábios legisladores devem governar; os militares, subordinados
aos legisladores, devem defender a cidade e suas
leis; e os membros da classe econômica, subordinados aos legisladores, devem assegurar a sobrevivência da pólis. Para realizar a cidade justa, é necessário
promover a educação dos cidadãos, tanto homens
como mulheres.
Atividade de Literatura - Por que a barraca é como “o Quilombo dos Palmares dessa família”?
Por que a barraca é como “o Quilombo dos Palmares dessa família”?
RESPOSTA:
Na barraca, a família pode trabalhar com dignidade, de forma livre, em contraposição ao período histórico da escravidão, em que os
negros escravizados eram obrigados a trabalhar para os senhores de engenho.