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segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - UFPA 2010 - Em relação à nova configuração geográfica do mercado mundial, leia a citação abaixo

UFPA 2010 - Em relação à nova configuração geográfica do mercado mundial, leia a citação abaixo. “A definição de novas ‘fatias’ geográficas dentro do mercado mundial é, ao mesmo tempo, uma estratégia de sobrevivência pelo melhor controle de certas áreas em épocas de turbulência, como também, uma forma de apaziguar possíveis atritos entre a nova tripolaridade criada em função da competição cada vez mais acirrada entre capitalistas japoneses, americanos e europeus” 
(HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: Eduff, 1998, p. 27). 

A esse respeito, é correto afirmar: 
(A) Na década de 1970, o Japão emerge como potência financeira e tecnológica dominante em escala mundial. Seu crescimento tem por base o desenvolvimento industrial, especialmente nos setores da indústria alimentícia, energética e da extração e beneficiamento de minérios. Sua área de influência comercial se estende pelo sul e sudeste da Ásia, Oceania e parte costa ocidental dos Estados Unidos. 
(B) Os investimentos dos Estados Unidos na reconstrução de países da Europa Ocidental e do Japão, no após Segunda Guerra Mundial, permitiram ao país crescer econômica e politicamente. Isso se associou a uma economia interna dinâmica, com amplo mercado consumidor, o que criou condições para o país se tornar uma potência do mundo capitalista. Trata-se de uma economia profundamente alicerçada no capital financeiro, cuja área de influência comercial estende-se pelo Canadá e América Latina. 
(C) Do ponto de vista de sua constituição políticoinstitucional, a Europa unificada estrutura-se como uma federação, preservando a autonomia de cada sociedade. Essa maneira de organização política permite maior soberania nacional de cada Estado. A economia europeia baseia-se, fundamentalmente, na exploração mineral da Região do Vale do Reno e do Rhur e na monocultura intensiva de cereais. Sua área de influência comercial estende-se pela Europa, África, sudeste da Ásia e Oceania. 
(D) O Oriente Médio constitui uma área de disputa entre União Europeia, Estados Unidos e Japão, com vantagem momentânea para os americanos. O amplo mercado consumidor, a diversificada e grande produção alimentícia são os atrativos dessa área. Por isso, ela é objeto de disputas entre as grandes potências econômicas atuais. 
(E) Os países do leste europeu apresentam, como principal potencial econômico, a indústria automobilística e uma agricultura moderna, centrada em propriedades coletivas estatais, produtoras de trigo, centeio e cevada. Eles constituem a periferia da Europa e formam um mercado comum efetivo sobre o comando dos Estados Unidos e da União Europeia.

RESPOSTA:
Letra B.

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