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sábado, 31 de outubro de 2020

Questão de Geografia - Sobre a aids na África, que países alcançaram algum êxito no combate à doença? O que foi feito para isso?

  • Sobre a aids na África, que países alcançaram algum êxito no combate à doença? O que foi feito para isso?
Resposta: Senegal e Uganda implementaram campanhas de prevenção e educação e, ainda, distribuição de preservativos e melhoria na assistência aos grupos de risco.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Questão PET - A respeito dos mapas temáticos, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

01 - A respeito dos mapas temáticos, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto: 
A) Os mapas que representam a superfície física da Terra, como as formas de relevo, a hipsometria, a hidrografia e o clima são chamados de mapas físicos. 
B) A representação de divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas, estabelecidas e consolidadas politicamente, é utilizada nos mapas políticos. 
C) Mapas como os das Capitanias Hereditárias no Brasil ou do Tratado de Tordesilhas são econômicos. Esse tipo de mapa é utilizado para representar algum acontecimento em algum período histórico. 
D) Nos mapas estilizados, não há a representação fiel das proporções das diferentes áreas do espaço geográfico. 
E) A dinâmica, índices e distribuição das populações são representados por um tipo específico de mapa temático: o mapa demográfico.

RESPOSTA: LETRA C.

Questão de PET - O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano.

02 – O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”. Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico. Para o propósito específico de reduzir as distorções, tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados por qual projeção cartográfica?

RESPOSTA: Projeção de Robinson. É a que melhor conserva as formas e as proporções de áreas dos continentes, o que é visualmente reconhecível a partir da comparação daquilo que observamos ao contemplar um globo terrestre.

Questão PET - Quais são as características das projeções azimutais?

04 - Quais são as características das projeções azimutais? Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas?

RESPOSTA: A projeção azimutal, também chamada de projeção plana, refere-se à representação da superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana tocante ao globo. As coordenadas geográficas nesse tipo de projeção formam círculos concêntricos. É utilizada para representar qualquer ponto da Terra, sendo mais comum a representação das regiões polares, ou seja, áreas menores do globo. É classificada em três tipos: polar, equatorial e oblíqua.

Questão PET - Em qual região foi encontrado o mapa mais antigo da humanidade?

03 – Em qual região foi encontrado o mapa mais antigo da humanidade? Qual era o objetivo de sua representação?

RESPOSTA: Mesopotâmia, região situada na região do atual Iraque e a leste da Síria. O mapa representava o vale de um rio, provavelmente o rio Eufrates, na região da antiga Mesopotâmia. Ele foi encontrado numa pequena cidade, chamada Ga-Sur, que hoje seria parte do Iraque.

Questão PET - Qual a importância das coordenadas geográficas para a cartografia?

02 – Qual a importância das coordenadas geográficas para a cartografia?

RESPOSTA: As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.

Questão PET - Qual a definição de cartografia?

01 – Qual a definição de cartografia?

RESPOSTA: A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

Questão PET - Associe as diferentes formas de exploração econômica e ocupação do território aos períodos em que ocorreram:

01 – Associe as diferentes formas de exploração econômica e ocupação do território aos períodos em que ocorreram: 
A) Século XVI B) Século XVII C) Século XVIII D) Século XIX 
( ) Desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café, de cacau e de algodão, que fortaleceram o povoamento das terras. Na Amazônia, houve avanço da ocupação por causa da produção de borracha. 
( ) Além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação se concentrava no litoral.
( ) A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste. 
( ) A expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. A pecuária levou o povoamento em direção ao interior do território e a busca pelas drogas do Sertão (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras) possibilitou o início da ocupação da Amazônia pelos portugueses.

RESPOSTA: D, A, C, B.

Questão PET - No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:

02 – No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na: 

A) ocupação das áreas litorâneas 
B) expulsão do assalariado do campo 
C) formação e exploração dos minifúndios 
D) expansão para o interior

RESPOSTA: LETRA D.

Questão PET - Sobre o fracasso do chamado “Ciclo da Borracha”, na região amazônica

03 – Sobre o fracasso do chamado “Ciclo da Borracha”, na região amazônica, são feitas as seguintes afirmativas: 
I. faltou mão-de-obra especializada, afinal a migração nordestina não foi capaz de atender a demanda; 
II. a produção desenvolvida pelos ingleses em regiões asiáticas resultou em um produto com custo menor, dificultando a comercialização do nosso látex; 
III. a ocorrência da Primeira Guerra Mundial paralisou o comércio internacional, dificultando as exportações brasileiras. Assinale: 
A) se apenas a afirmativa I for correta. 
B) se apenas a afirmativa II for correta. 
C) se apenas a afirmativa III for correta. 
D) se as afirmativas I e II forem corretas.

RESPOSTA: LETRA B.

Questão PET - Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração.

04 – Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração. Sobre esses dois ciclos econômicos, descreva suas principais características.

RESPOSTA:
Na condição de atividade agroexportadora, o açúcar incentivou a formação de várias propriedades ao longo do litoral voltadas à fabricação desse mesmo produto. Não tendo relações mais próximas a economia local, a economia açucareira não veio a propagar um processo de dinamização da economia da colônia. 
Por outro lado, a mineração estabeleceu a constituição de vários centros urbanos que ampliaram os espaços de ocupação humana pelo território brasileiro. Ao mesmo tempo, essa mesma atividade foi de suma importância para a dinamização da economia interna, onde observamos o abastecimento de produtos e alimentos feito por outras regiões do espaço colonial aos focos de atividade mineradora.

Questão PET - Quais as características dominantes da economia colonial brasileira:

05 – Quais as características dominantes da economia colonial brasileira: 
A) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultora 
B) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil 
C) pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil 
D) propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.

RESPOSTA: NÃO TEM ALTERNATIVA CORRETA. ESTÃO TODAS ERRADAS.

A resolução seria: monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros.

A letra “A” está incorreta devido ao trabalho indígena, pois a mão de obra principal foi a africana. 
A letra “B” está falsa porque as economias dominantes não se baseavam em nenhum dos pontos elencados. 
Na letra “C” estão erradas as vilas mercantis e o trabalho servil.  O trabalho servil é aquele realizado por um servo, mas que não é considerado como labor escravo.
E a letra “D” ao afirmar a predominância da propriedade minifundiária tornou a alternativa incorreta.

Questão PET - Descreva sobre a atual fase econômica brasileira.

06 – Descreva sobre a atual fase econômica brasileira. 

RESPOSTA: A economia brasileira atual é diversificada e abrange os três setores: primário, secundário e terciário. O País há muito abandonou a monocultura e diversificou suas indústrias. Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais. Igualmente, possui uma importante indústria de carne, com a criação e abate de animais, ocupando o posto de terceiro produtor mundial de carne bovina. Em termos de indústria de transformação, o Brasil se destaca na produção de peças para abastecimento dos setores automotivos e aeronáuticos. Da mesma forma é um dos principais produtores de petróleo do mundo, dominando a exploração de petróleo em águas profundas. Mesmo assim, é destaque na produção de minério de ferro.

Questão PET - Por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais e com quais países ele faz fronteira?

05 – Por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais e com quais países ele faz fronteira?

RESPOSTA
O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão. 

O Brasil faz fronteiras com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa (França), Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Questão PET - As Coroas Portuguesa e Espanhola estabeleceram o Tratado de Madrid

04 – As Coroas Portuguesa e Espanhola estabeleceram o Tratado de Madrid, assinado em 1750, que definiu os novos limites na América, entre as terras pertencentes a Portugal e à Espanha. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que o Tratado de Madrid: 
A) substituiu o Tratado de Tordesilhas e conferiu às possessões lusas e espanholas na América uma feição mais próxima do que tinha sido a efetiva ocupação de terras pelas duas Coroas. 
B) estabeleceu uma conformação do território brasileiro muito distante da sua aparência atual, por ter respeitado espaços previamente ocupados pelos espanhóis no Continente Americano. 
C) manteve, com poucas alterações, o que já estava estabelecido pelos tratados anteriormente negociados entre as monarquias de Portugal e da Espanha, desde a Bula Intercoetera, editada em 1493. 
D) levou Portugal a desistir da soberania sobre grande parte da Amazônia, em troca do controle da bacia do Prata, área estratégica para o domínio do interior do Brasil, após a descoberta de ouro.

RESPOSTA: letra A.

Questão PET - Em 1989, o coeficiente de Gini atingiu no Brasil um pico de 0,636.

04 – “Em 1989, o coeficiente de Gini atingiu no Brasil um pico de 0,636. Depois disso, apresentou reduções quase constantes, registrando 0,543 em 2009.” O coeficiente de Gini é um importante indicador socioeconômico que revela em um país o grau de ____ _____________________________________________________________________________.

RESPOSTA: desigualdade de renda.

Questão PET - A diferença entre renda nacional e renda per capita é que:

03 - A diferença entre renda nacional e renda per capita é que: 
A) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é a renda de apenas uma pessoa. 
B) a renda nacional é a soma de todos os rendimentos de um país, e a renda per capita é o valor médio de rendimentos por habitantes. 
C) a renda nacional é o valor médio de rendimentos por habitantes em um determinado país, e a renda per capita é o rendimento de apenas uma pessoa. 
D) a renda nacional é um indicador econômico, e a renda per capita é um indicador social.

RESPOSTA: LETRA B.
COMENTÁRIO: Tanto a renda nacional quanto a renda per capita são indicadores econômicos utilizados para mensurar o grau de desenvolvimento de um país. A renda nacional consiste na soma de todos os rendimentos do país em um determinado ano. Já a renda per capita é o valor obtido pela divisão da renda nacional pelo número de habitantes e, por isso, constitui-se como um valor médio.

Questão PET - Dentre os 50 países mais pobres do mundo, classificados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

02 – Dentre os 50 países mais pobres do mundo, classificados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 33 estão situados nessa região. Desnutrição, pobreza, analfabetismo e condições sanitárias precárias exemplificam o lado perverso da globalização, que amplia o crescimento das desigualdades no mundo. 

O texto acima refere-se a qual continente e mais precisamente a qual região desse continente?

RESPOSTA: Continente africano. África subsariana.

Questão PET - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela ONU

01 – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela ONU, avalia com mais precisão as condições humanas e sociais de um país. Assinale a alternativa que apresente os indicadores utilizados na determinação do IDH. 
A) Consumo de calorias, taxa de analfabetismo, número de médicos por 1.000 habitantes. 
B) Taxa de fecundidade, PIB por habitante, população empregada no setor primário. 
C) Renda per capita, escolaridade, taxa de alfabetização entre adultos e expectativa de vida ao nascer. 
D) Taxa de mortalidade infantil, valor do salário mínimo, taxa de natalidade.

RESPOSTA: LETRA C.

Questão PET - Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens sobre a estrutura populacional brasileira.

05 – Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens sobre a estrutura populacional brasileira.




Analise as proposições em relação às pirâmides etárias. 
I. As pirâmides revelam que, atualmente, somos caracterizados como um país adulto, em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano de 2050. 
II. A base mais estreita da pirâmide de 2050, quando comparada com a de 2015, indica uma redução na taxa de natalidade. 
III. As pirâmides revelam que há uma expectativa de que nosso país passará por uma transição demográfica que modificará o perfil populacional brasileiro. 
IV. Com base nas pirâmides, é possível perceber que o aumento da média de idade da população do país pode contribuir para uma redução proporcional da População Economicamente Ativa (PEA). Assinale a alternativa correta: 

A) As afirmativas II e III são verdadeiras. 
B) As afirmativas I e III são verdadeiras. 
C) As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.

RESPOSTA: LETRA D.

Questão PET - Realize a correlação a respeito dos indicadores de desenvolvimento humano.

03 – Realize a correlação a respeito dos indicadores de desenvolvimento humano. 
(1) Taxa de natalidade 
(2) Taxa de mortalidade 
(3) Taxa de fecundidade 
(4) Crescimento vegetativo 
(5) Mortalidade infantil 
( ) Representa o número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida, calculado a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. 
( ) Representa a média de filhos por mulher ao longo do seu período fértil. 
( ) Representa o número de nascidos vivos no período de um ano em relação ao total da população. É calculada a cada mil habitantes. 
( ) Representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano, calculado a cada mil habitantes. 
( ) Representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano.

RESPOSTA: 5, 3, 1, 2, 4.

Questão PET - Sobre a ‘população’, a alternativa verdadeira é:

02 – Sobre a ‘população’, a alternativa verdadeira é: 
A) A população relativa é o número total de habitantes de um local. 
B) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta. 
C) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial. 
D) Desmetropolização é a migração em massa de pessoas de pequenas e médias cidades para grandes metrópoles ou regiões metropolitanas.

RESPOSTA: letra B.

Questão PET - As migrações _________________ são realizadas temporariamente

01 – As migrações _________________ são realizadas temporariamente, em uma determinada época do ano. É o caso de trabalhadores rurais, que se deslocam em certas épocas do ano (por exemplo na colheita de algum produto) e retornam após alguns meses, com o término do trabalho. O termo (deslocamento populacional) que completa corretamente o texto acima é: 
a) pendulares 
b) sazonais 
c) de êxodo rural 
d) definitivas.

RESPOSTA:  letra B.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Questão PET - Explique de que forma os meios de transporte e comunicação

ATIVIDADE 2 – Explique de que forma os meios de transporte e comunicação interligam lugares e regiões. Se necessário e se possível, consulte livros didáticos ou a internet.


RESPOSTA: Os meio de transporte e comunicação interligam lugares e regiões, pois viabilizam todos os outros setores, através da circulação de mercadorias, pessoas e informação. Aumenta a comercialização de produtos e diminui as distancia entre os lugares.

Questão PET - Observe os mapas no texto da semana e responda:

 ATIVIDADE 1 – Observe os mapas no texto da semana e responda: podemos observar uma distribuição homogênea da infraestrutura de transporte e comunicação em todo o território brasileiro? Justifique.


RESPOSTA: Não. A distribuição de infraestrutura de transporte e comunicação é desigual. Há maior concentração de vias transportes no litoral do Brasil e maior a distribuição dos meios de comunicação nas regiões Centro Oeste e Sudeste e Sul são maiores.

Questão PET - Qual a crítica a charge abaixo apresenta? Descreva em seu caderno.

ATIVIDADE 5 – Qual a crítica a charge abaixo apresenta? Descreva em seu caderno. 

RESPOSTA: A charge critica a guerra Árabe-Israelense, entre palestinos e judeus. Nela, podemos observar um dos territórios em disputa: a faixa de Gaza. Além disso, o chargista colocou duas crianças no centro da disputa, para mostrar como os civis são os principais prejudicados com os conflitos entre os dois grupos.

Questão PET - As guerras e os conflitos no Oriente Médio são frequentemente noticiados em jornais

ATIVIDADE 4 – As guerras e os conflitos no Oriente Médio são frequentemente noticiados em jornais e telejornais do mundo todo. Com base nas informações estudadas, escreva uma pequena matéria jornalística sobre o assunto. A matéria deve ter uma manchete e conter as seguintes palavras-chave: território, diversidade cultural e religiosa, paz e conflito.

RESPOSTA: O Oriente Médio é uma região do continente asiático, formada por 15 países, sendo 14 muçulmanos e um judeu, possui as maiores reservas de petróleo do mundo, em países como a Arábia Saudita e o Iraque. Além disso, é o berço de três importantes religiões: islamismo, cristianismo e judaísmo. A intolerância de alguns grupos à diversidade cultural e religiosa da região ter desencadeado urna série de conflitos, como o Árabe-Israelense, entre palestinos e judeus. Além disso, há países de fora aa região que tem interesse no petróleo e, por isso, acabam intervindo e estimulando conflitos, como é o caso dos EUA e da Rússia.

Questão PET - Qual é a origem dos conflitos entre árabes e judeus na Palestina?

ATIVIDADE 3 – Qual é a origem dos conflitos entre árabes e judeus na Palestina? O que representa a decisão estabelecida em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas?

RESPOSTA: Os conflitos têm raízes históricas nas diásporas dos judeus nos anos 586 a. C e 70 d. C, quando esse povo foi forçado a abandonar a Palestina. Mas, a guerra intensificou-se em 1948 quando o Plano de Partilha da ONU oficializou a criação do Estado de Israel para os Judeus, mas não criou um Estado Árabe para os Palestinos. Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a Palestina, como Estado observador, com isso, passou a ter permissão de solicitar ingresso em agências e órgãos ligados à ONU, incluindo o Tribunal Penal Internacional.

Questão PET - Qual a importância da região da Palestina para o povo judeu?

 ATIVIDADE 2 – Qual a importância da região da Palestina para o povo judeu?

RESPOSTA: De acordo com os ensinamentos religiosos judeus, o território palestino foi dado a eles por Deus (Javé) e, por isso, entendem que é deles por direito.

Questão PET - Faça uma pesquisa, se possível, sobre outros movimentos separatistas na Europa

ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa, se possível, sobre outros movimentos separatistas na Europa. Procure descobrir sua localização geográfica, as causas das reivindicações, os grupos que lideram os movimentos e as suas formas de atuação. Registre suas descobertas no caderno.

RESPOSTA
1° Catalunha, localização: Espanha. Reivindicações: independência. Lideranças: sociedade civil. Formas de atuação: protestos, plebiscitos, confrontos com a polícia espanhola. 

2° Escócia e País de Gales. Localização: Reino Unido. Reivindicações: Independência. Lideranças: SNP (Partido Nacional Escocês) e o Plaid Cymru (Partido do País de Gales). Formas de atuação: protestos e plebiscitos.

Questão PET - Explique o que é xenofobia e suas consequências.

ATIVIDADE 5- Explique o que é xenofobia e suas consequências. 

RESPOSTA: Termo usado para definir o receio e a hostilidade que muitas pessoas sentem em relação a cidadãos de outras nacionalidades que vivem em uma mesma cidade ou país. Os sentimentos e atitudes xenófobas podem aumentar o ódio, a violência e acirrar o terrorismo.

Questão PET - Quem são os refugiados? Quais os problemas enfrentados por esse grupo de imigrantes?

ATIVIDADE 4- Quem são os refugiados? Quais os problemas enfrentados por esse grupo de imigrantes? 

RESPOSTA: Pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo.

Questão PET - Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, no que consiste essa migração?

ATIVIDADE 3- Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, no que consiste essa migração?

RESPOSTA: Se refere aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos que carecem de suas habilidades.

Questão PET - O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

ATIVIDADE 2- “O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocada pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira. Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.
 BBC Brasil, 03 dez. 2012. 

Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Por que essa procura se intensifica nos países desenvolvidos?

RESPOSTA: Isso ocorre porque o principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações. Por isso, que muitos migrantes buscam países desenvolvidos.

Questão PET - Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial

ATIVIDADE 1- Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Como esse tipo de migração pode ser explicada?

RESPOSTA: A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro pais. Pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Questão PET - Faça uma análise crítica sobre as dificuldades encontradas na implantação

ATIVIDADE 5 - Faça uma análise crítica sobre as dificuldades encontradas na implantação e respeito às medidas sustentáveis impostas pela agenda 21 em um mundo capitalista tão globalizado.

RESPOSTA: O mundo em que vivemos é pautado no modelo capitalista de produção, dessa forma, o objetivo central das economias dos países e das empresas é o lucro, por isso, são estimulados o consumo e a obsolescência dos produtos. Diante disso, é extremamente difícil implementar o desenvolvimento sustentável, em virtude da pressão sobre os recursos naturais. A implementação da Agenda 21 global e local necessita de novas posturas por parte das empresas, governo e pessoas, pautadas na redução do consumo, na busca pela Igualdade social e distribuição de renda.

Questão PET - A afirmativa abaixo está certa ou errada? Justifique sua resposta:

ATIVIDADE 3 - A afirmativa abaixo está certa ou errada? Justifique sua resposta: Em todas as etapas compreendidas na elaboração da Agenda 21 local, a comunidade deve ter papel coadjuvante, visto que a execução dessas etapas é de iniciativa do Poder Executivo, cujos membros eleitos em pleito democrático são os detentores legítimos dessa iniciativa. 

RESPOSTA: Errada, pois a Agenda 21 é um processo que deve contar com vasta participação da população. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no país. Diante disso, a afirmação esta errada, pois delega a comunidade o papel de coadjuvante, quando na realidade, deveria ser o de protagonista. 

Questão PET - O que é agenda 21 brasileira?

ATIVIDADE 2 - O que é agenda 21 brasileira? A base para a discussão e elaboração da Agenda 21 Brasileira baseia-se em quais eixos temáticos? 

RESPOSTA: A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça  social e o  crescimento econômico. Se baseia em 06 eixos temáticos: Gestão dos Recursos Naturais. Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Infraestrutura e Integração Regional. Redução das Desigualdades Sociais e Ciência e  Tecnologia para o Desenvolvimento. 

Questão PET - A Agenda 21 é um documento elaborado pelas Nações Unidas

ATIVIDADE 1 - A Agenda 21 é um documento elaborado pelas Nações Unidas que estabelece um projeto de ação global visando ao desenvolvimento sustentável para o próximo século, o qual foi adotado por participantes da ECO-92. Em um de seus inúmeros capítulos, a Agenda 21 trata da “proteção da atmosfera”. Em relação ao assunto, explique l o tema principal da agenda?

RESPOSTA: A Agenda 21 tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento económico. O capítulo que trata da proteção da atmosfera tem como objetivo melhorar a compreensão dos processos que afetam a atmosfera da Terra em escala mundial, regional e local.

Questão PET - A busca incessante pela independência promoveu o surgimento de movimentos nacionalistas

05 – A busca incessante pela independência promoveu o surgimento de movimentos nacionalistas importantes nas últimas décadas, dentre eles, os movimentos basco e curdo. Descreva a luta desses dois povos e as consequências geradas.


RESPOSTA

Questão do povo basco: O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas conservaram seus principais aspectos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições. A partir dessa luta, no ano de 1959, foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade), que com seu o surgimento, iniciaram os atentados, sobretudo às autoridades políticas.

Os curdos: são uma etnia originária do Oriente Médio e calcula-se que existem cerca de 30 milhões de curdos espalhados pelo mundo. Este povo fez parte do Império Turco-Otomano e não recebeu um território para constituir um país independente após a Primeira Guerra Mundial. Hoje, além de lutar por um território autônomo, estão na linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico.

Questão PET - Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.

07 – Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões. 
( ) Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira. 
( ) A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto. 
( ) Os muçulmanos são maioria na região e, há 12 anos, começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

RESPOSTA:
Todas as alternativas são corretas. 
A Índia e o Paquistão vivenciaram conflitos por causam da Caxemira. Ambos os países formavam um só bloco e faziam parte do domínio Inglês até 1947. Com a independência, formaram-se os dois Estados. Porém, diferenças religiosas passaram a gerar conflitos entre os dois países e tanto um quanto o outro desejam dominar a região. A China também se apoderou do território em 1962. A maioria da população da Caxemira é paquistanesa e de religião muçulmana.

Questão PET - Associe os conflitos africanos aos seus respectivos países:

03 – Associe os conflitos africanos aos seus respectivos países: 

(1) Conflito de ordem religiosa iniciado em 2009 pelo grupo terrorista Boko Haram. Vitimou mais de 15 mil pessoas. 
(2) Guerra Civil realizada entre os anos de 1990 e 1994 entre os povos tutsis e hutus. 
(3) Conflitos motivados por vários grupos armados, que culpam o governo de discriminar grupos minoritários. 
(4) Com duas décadas de violência e guerras internas entre governo e terroristas, esse país tem gerado o maior fluxo constante de refugiados e deslocados internos. 

( ) Mali ( ) Somália ( ) Nigéria ( ) Ruanda


RESPOSTA: ( ) Mali ( ) Somália ( ) Nigéria ( ) Ruanda.

( 3 ) Mali ( 4 ) Somália ( 1 ) Nigéria ( 2 ) Ruanda

Questão PET - Quais os principais fatores responsáveis pelos conflitos no continente africano?

02 – Quais os principais fatores responsáveis pelos conflitos no continente africano? 

RESPOSTA:
Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais, golpes de estados que geram crises políticas, rivalidades tribais motivadas por questões étnicas ou religiosas, disputas por água e recursos minerais e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas.

Questão PET - A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS)

06 – A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), porém, resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos. Explique como os conflitos abaixo influenciaram na Guerra Fria. 
a) Guerra da Coreia: 
b) Guerra do Vietnã: 
c) Crise dos Mísseis em Cuba: 
d) Guerra do Afeganistão:

RESPOSTAS:

a) Guerra da Coreia: Esse foi o primeiro grande conflito depois da Segunda Guerra Mundial, e aconteceu entre 1950 e 1953. Esse conflito foi resultado da divisão da Península da Coreia, feita por americanos e soviéticos, em 1945. O norte, governado por comunistas e o sul, governado por um governo capitalista. A tensão desenvolvida entre os dois lados, entre 1945 e 1950, levou os norte-coreanos a invadirem a Coreia do Sul. O objetivo era reunificar a Coreia sob um governo comunista. Os soviéticos participaram do conflito às escondidas e os americanos entraram no conflito já em 1950. O conflito foi encerrado sem vencedores e a península permanece dividida até hoje. 

b) Guerra do Vietnã: Este conflito aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um dos momentos mais tensos dos EUA na Guerra Fria. Nessa guerra, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul travaram um conflito aos mesmos moldes do que havia acontecido na Coreia. Os americanos, em socorro aos sul-vietnamitas, invadiram o país e passaram a lutar contra o Vietnã do Norte. A Guerra do Vietnã foi cara para a economia americana e custou milhares de vidas ao seu exército, que se retirou do país, em 1973, derrotado. Em 1976, o país foi unificado sob domínio do governo do Vietnã do Norte. 

c) Crise dos Mísseis em Cuba: Esse foi o momento de maior tensão em toda a Guerra Fria. Cuba, que havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos, por causa dos embargos americanos, permitiu que os soviéticos instalassem uma base de mísseis em seu território e deu início à crise diplomática. Com isso, o governo americano ameaçou os soviéticos de guerra, caso os mísseis soviéticos não fossem retirados. Duas semanas depois, os soviéticos retiraram os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos retiraram mísseis da Turquia. 

d) Guerra do Afeganistão: Os soviéticos invadiram o Afeganistão, em 1979, em apoio do governo comunista daquele país contra os rebeldes fundamentalistas islâmicos que atuavam, sobretudo, no interior afegão. Ao longo de dez anos de conflito, os soviéticos lutaram em vão contra as forças rebeldes. Exauridos economicamente, os soviéticos retiraram-se do Afeganistão, em 1989.

Questão PET - Em 3 outubro de 1990, a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã

05 – Em 3 outubro de 1990, a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã se tornaram um só país, celebrando a queda do Muro de Berlim e o fim do poder soviético sobre a República Democrática Alemã. Sobre esse acontecimento, é incorreto afirmar: 
a) O fim da República Democrática Alemã foi resultado da influência norte-americana, que financiou os movimentos de oposição naquele país, logrando com isso enfraquecer a União Soviética. 
b) O Muro de Berlim foi um dos principais símbolos da Guerra Fria, iniciada tão logo a Alemanha foi derrotada na Segunda Guerra Mundial. 
c) A reintegração das duas Alemanhas teve um alto custo econômico, que gerou inflação e recessão, pois um dos desafios trazidos pela reunificação foi o de estender a toda a população o nível de vida usufruído pelos cidadãos da República Federal da Alemanha. 
d) O Muro de Berlim foi construído para impedir que os cidadãos da República Democrática Alemã migrassem, em caráter definitivo, para o chamado Bloco Ocidental.

RESPOSTA: LETRA A.

Questão PET - Qual o interesse alemão na região de Stalingrado? Como terminou essa batalha?

07 - Qual o interesse alemão na região de Stalingrado? Como terminou essa batalha?

RESPOSTA: Os alemães tentaram conquistar Stalingrado, considerada a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial, o objetivo era controlar o Cáucaso e, assim, garantir-lhes recursos importantes, como petróleo. Porém a divisão das forças alemãs, o frio intenso na região durante os combates e a resistência obstinada dos soviéticos conduziram-nos à derrota. Estima-se que o número de mortos em Stalingrado foi de dois milhões de pessoas. A derrota em Stalingrado enfraqueceu consideravelmente a Alemanha. A quantidade de recursos disponíveis para o país foi reduzida drasticamente e a sua capacidade industrial caiu. Basicamente, os alemães não tinham condições materiais e financeiras de suportar o esforço que a guerra na URSS demandava, e eles sabiam disso desde o final de 1941.

Questão PET - Analise em verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

06 – Analise em verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), depois reescreva as falsas, corrigindo-as. 
( ) Nela morreram cerca de 50 milhões de pessoas, a maioria constituída por civis. Contribuíram para isso os bombardeios indiscriminados às grandes cidades e os campos de extermínio nazistas, que dizimaram cerca de 6 milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, comunistas e homossexuais. 
( ) Terminada a Guerra, o mundo se tornou um bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos. Essa nova fase marcou o início de uma paz entre nações após anos de guerra. 
( ) O Canadá foi um dos países beneficiados economicamente com a Guerra: produziu 16 mil aviões e 3 milhões de toneladas de navios para ajudar os ingleses. Em poucos anos, montou sua indústria de alumínio, passou a usar níquel e cromo em grande escala e dobrou a produção de aço. Os maiores benefícios econômicos, contudo, foram obtidos pelos Estados Unidos, cuja produção industrial dobrou nesse período. 
( ) As quatro potências vencedoras, Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética assumiram o poder e dividiram entre si o território alemão em quatro zonas de ocupação. 
( ) A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em 1918, na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da Primeira Guerra Mundial.


RESPOSTA: V, V, V, V, F.

CORREÇÃO: 
( ) A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em 1945, na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da SEGUNDA Guerra Mundial.

Questão PET - O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945

 05 – O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com: 

a) o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil. 
b) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética. 
c) a persistência da luta contra o nazifascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia. 
d) a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização europeia.

RESPOSTA: LETRA B.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

PET - Observe a imagem abaixo para responder as ATIVIDADES 4 e 5.


4 – Onde está localizado o muro que aparece na imagem? 
RESPOSTA: Na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

5 – Em sua opinião, qual dos dois países teve a iniciativa de construir esse muro? Por quê?
RESPOSTA: Os Estados Unidos. Para impedir a entrada de imigrantes ilegais.

Questão PET - Os conflitos causados por questões de limites políticos são uma realidade no cenário atual.

3 – Os conflitos causados por questões de limites políticos são uma realidade no cenário atual. Elabore uma breve explicação relacionando os principais motivos que levam a esses conflitos.

RESPOSTA: No mundo todo existem regiões que vivem intensos conflitos, originados pelos mais diversos motivos, que podem ser disputas por territórios, pela independência, por questões religiosas, cultural, política, econômica ou por recursos minerais, entre outros.

Questão PET - Leia a manchete da reportagem a seguir e responda às questões.

2 – Leia a manchete da reportagem a seguir e responda às questões.

TRIBUNAL DE HAIA ANALISARÁ DISPUTA DE FRONTEIRA ENTRE BOLÍVIA E CHILE 
Juízes da ONU aceitam avaliar a demanda da Bolívia para recuperar o acesso ao Pacífico

a- Qual é o papel da Corte Internacional de Haia? 
b- Qual é a disputa travada entre Bolívia e Chile na região de fronteira desses países? 

RESPOSTAS:
A) A Corte Internacional de Haia é o principal órgão judiciário da ONU, cujo objetivo é julgar as disputas territoriais entre países.
B) Bolívia reivindica o retorno do domínio territorial, que o Chile anexou, durante a Guerra do Golfo, em 1879. A Bolívia alega que a saída para o mar é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país.

Questão PET - Observe o infográfico sobre o êxodo venezuelano e responda:

1 – Observe o infográfico sobre o êxodo venezuelano e responda: 
a- Explique por que a Venezuela, que tem as maiores reservas de petróleo do mundo, encontra-se desde o início do século em uma grave crise econômica e social. 
b- Por que, em sua opinião, os venezuelanos preferem ir para a Colômbia, Equador ou o Peru, e não para o Brasil?

RESPOSTAS:
A) É um país com grave crise política, devido ao autoritarismo dos governos e econômica, a devido a desvalorização o petróleo. Em virtude das grandes reservas de petróleo, o país não investiu em outros setores. Após a desvalorização petróleo, teve que diminuir a importações de produtos básicos como alimentos, remédios, que começaram a faltar para população.
B) Colômbia, Equador e Peru são mais atrativos como destino para imigrantes da Venezuela, devido a língua oficial desses países serem espanhol.

Questão PET - Observe o gráfico abaixo sobre celulares e computadores portáteis no Brasil e respostas às questões:

5 — Observe o gráfico abaixo sobre celulares e computadores portáteis no Brasil e respostas às questões:
a) Entre computadores e celulares, qual se destaca no Brasil?
b) Qual região possui o maior número de computadores? E qual possui o menor número? 
c) As diferenças entre as regiões que possuem celular são acentuadas? Justifique.

RESPOSTAS:
A) Celulares.
B) 
Sudeste (36%)
Nordeste (19%)

C) Não. Em todas as cinco regiões brasileiras o acesso ao celular é expressivo e não há grandes variações. As regiões com o maior acesso a celulares tem proporção de 94% e a menor, 89%. Ou seja, uma variação pequena de apenas 5%.

Questão PET - Na ilustração abaixo está representado o “encolhimento do mapa-múndi”. Observe-a.

4 — Na ilustração abaixo está representado o “encolhimento do mapa-múndi”. Observe-a. 
a) Qual é o tema representado?
b) Cite outros avanços tecnológicos presentes no cotidiano.

RESPOSTAS:
A) Evolução dos meios de transporte e globalização.
B) Além dos avanços nos meios de transporte, podemos notar um aprimoramento nos meios de comunicação, o que favorece a troca de informações e o fluxo de capitais entre lugares.

PET - Observe o gráfico e responda às ATIVIDADES 2 e 3.

Observe o gráfico e responda às ATIVIDADES 2 e 3. 
2 — Quais cidades se destacam pelo elevado contingente populacional? E quais cidades apresentaram as menores taxas de crescimento e redução de emprego no período?

RESPOSTA
Paris, Londres, Moscou e Istambul (elevado contingente populacional);
Atenas, Dublin, Nápoles, Barcelona, Madrid, Lisboa, Manchester/Liverpool (menores taxas de crescimento e redução do emprego).

3 — Quais cidades apresentaram os maiores índices de crescimento econômico no período? Tendo em vista que França e Reino Unido tiveram mais recursos econômicos para lidar com a crise financeira, como você interpretaria a posição de Paris e de Londres no gráfico?

RESPOSTA: Varsóvia, Estocolmo, Berlim, Istambul, Moscou, Paris e Londres apresentaram baixo crescimento econômico e de emprego. O crescimento econômico delas esteve próximo a zero. Já o crescimento de emprego em Paris não atingiu nem 5% e, em Londres, pouco mais de 5%. Ou seja, o crescimento dessas cidades esteve abaixo do volume de recursos que elas detém.

Questão PET - Observe a charge e o texto da semana e elabore um parágrafo que explique seu significado

1 — Observe a charge e o texto da semana e elabore um parágrafo que explique seu significado, considerando o que você aprendeu sobre globalização e seus efeitos.


RESPOSTA: A charge mostra criticamente como o processo de globalização e contraditório pois dá a falsa ideia de que todas as pessoas são beneficiadas. Entretanto, conforme estudamos, muitas regiões e pessoas estão excluídas das vantagens geradas pela globalização, sobretudo as pessoas mais pobres e vulneráveis.

Questão PET - Leia a manchete de jornal: As máfias deixam os clandestinos à deriva

Leia a manchete de jornal: As máfias deixam os clandestinos à deriva
Faça as seguintes reflexões e anote suas conclusões: 
•  Quais problemas vividos por imigrantes ilegais você leu nessa semana? 
•  Você conhece alguém que não se encontra em situação legal no exterior? 
•  Como é a vida dessa pessoa? O que ela pode ou não pode fazer no país em que está vivendo? 
•  Quais são os principais motivos que levam uma pessoa a se sujeitar a tais condições de vida? 
•  Você conseguiria viver nessas condições?

RESPOSTAS:
• Muitos vivem restrição de direitos, não têm empregos formais, são explorados, têm jornadas longas e nenhuma proteção trabalhista (férias, 13º salário, seguro desemprego, etc).
• Não.
• No geral são pessoas que vivem na ilegalidade e, por isso, não podem exercer seus direitos humanos com dignidade.
• Vários, como a busca por melhores condições de vida, trabalho e renda, a fuga de condições adversas como guerras, fome, desastres naturais ou casos de aliciamento, sequestro, coação etc.
• Seria bastante difícil.

Questão PET - Você já viu em jornais ou televisão alguma notícia retratando o tráfico internacional de pessoas?

4 — Você já viu em jornais ou televisão alguma notícia retratando o tráfico internacional de pessoas? Registre o que você leu ou ouviu. Caso contrário, pesquise sobre esse tema.

RESPOSTA: Sim. Li um notícia publicada pela ONU Brasil,  que afirma que o trafico de pessoas atingiu em 2019, número recorde. Afirma também que mulheres e meninas continuam sendo as principais vítimas e que conflitos armados contribuem para aumentar os casos de tráfico humano.

Questão PET - Com a globalização, a legislação tem dificultado a entrada e a permanência de imigrantes no território dos países desenvolvidos

3 — Com a globalização, a legislação tem dificultado a entrada e a permanência de imigrantes no território dos países desenvolvidos. As medidas políticas legais têm feito diminuir a quantidade de imigrantes nos países desenvolvidos? Justifique sua resposta.

RESPOSTA: Não, pois o fluxo de imigração continua alto, mas muitos dos imigrantes que entrarão nesses países o farão na clandestinidade.

Questão PET - Quem são os chamados imigrantes clandestinos?

2 — Quem são os chamados imigrantes clandestinos? Eles possuem os mesmos direitos que os imigrantes legalizados?

RESPOSTA: São pessoas que não possuem permissão do pais de destino para permanecer em seu território. Não.

Questão PET - Leia as manchetes de jornal abaixo e responda às questões propostas:

1 — Leia as manchetes de jornal abaixo e responda às questões propostas:


a) Que assunto comum está sendo abordado nas manchetes acima?
b) Que grupo de pessoas vulneráveis ao tráfico é destaque em uma das manchetes?
c) De acordo com o que foi estudado nessa semana, defina com suas palavras o tráfico internacional de pessoas. 

RESPOSTAS:
A) As duas manchetes tratam do tráfico humano.
B) Mulheres e meninas.
C) E o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas recorrendo a ameaça ou uso da força ou outras formas de coação como rapto, fraude, engano e abuso de autoridade.

Nasa confirma descoberta de água no lado iluminado da superfície da Lua

RESUMO
É a primeira vez que cientistas confirmam a existência de H20 no lado claro da Lua
Ainda não se sabe o estado dessa água, mas é provável que seja vapor e não líquido
A quantidade de água ainda é pequena: o deserto do Saara tem 100 vezes mais H20 do que a Lua

Em anúncio feito à imprensa nesta segunda-feira (26), a Nasa confirmou a descoberta de água no lado iluminado da superfície da Lua. Até hoje, cientistas só haviam detectado água em estado sólido (gelo) em regiões escuras do satélite natural da Terra, onde o Sol nunca bate e as temperaturas chegam a 184 graus Celsius negativos.

Já o lado iluminado —que não é fixo, pois a Lua tem um tempo de rotação pouco maior que 27 dias e a área que recebe luz solar varia conforme o movimento— tem uma temperatura que pode ultrapassar os 200 graus Celsius. A agência espacial destaca que foram detectadas moléculas de água (H2O), mas não se sabe em que estado. De acordo com análises iniciais, é mais provável que seja em forma de vapor preso no solo, e não gelo (como já se viu antes no satélite) ou líquido como na Terra.

Fonte: Tilt UOL.

Questão PET - O município em que você vive se caracteriza como origem de fluxos migratórios em direção a outras localidades e outros países?

O município em que você vive se caracteriza como origem de fluxos migratórios em direção a outras localidades e outros países? Faça uma pesquisa com seus familiares e amigos, procurando dados oficiais em sites da prefeitura e do IBGE, por exemplo, para indicar quais fluxos migratórios partem da sua cidade.

RESPOSTA (é uma SUGESTÃO de resposta, pesquise e faça a adaptação para o seu município):

O município de Paula Cândido-MG, localizado Mesorregião da Zona da Mata, do estado de Minas Gerais, tem como principal atividade econômica o cultivo do café, motivo das migrações sazonais. Os fluxos migratórios em direção a outras cidades, se dá no deslocamento de estudantes que fazem faculdade em outros municípios.

Questão PET - Minas Gerais possui atualmente 87 comunidades quilombolas.

ATIVIDADE 5 – Minas Gerais possui atualmente 87 comunidades quilombolas. Você mora ou já visitou alguma comunidade quilombola do nosso estado? Se sim, registre sua experiência. Caso contrário, pesquise, se for possível, qual a comunidade quilombola mais próxima do seu município.

• Não moro, MAS já visitei. A comunidade Quilombola do Córrego do meio fica localizada na Zona Rural do distrito de Airões, no município de Paula Cândido-MG. A Comunidade possui mais de 50 famílias, abriga uma rica cultura, guarda preserva e transmite saberes ancestrais. A comunidade realiza importantes festejos na comunidade e distrito.

Questão PET - Com o uso de um livro didático ou através da internet, observe ao menos 5 mapas.

ATIVIDADE 4 – Com o uso de um livro didático ou através da internet, observe ao menos 5 mapas. Anote qual foi o tipo de escala utilizada em cada mapa. Se possível for, recorte e cole os mapas no seu caderno e escreva o nome da escala adotada.

RESPOSTA (SUGESTÃO): Nos 5 mapas abaixo foi utilizada a a ESCALA GRÁFICA.






Questão PET - Agora você é o artista! Faça uma maquete de um lugar especial para você.

ATIVIDADE 5 – Agora você é o artista! Faça uma maquete de um lugar especial para você. Pode ser sua escola, sua casa, sua região, da zona rural ou uma praça. Essa maquete deverá ser elaborada com materiais recicláveis, exemplos: papelão, caixas de leite ou sabão em pó, embalagem de amaciante, entre outros. Se possível, tire fotos da sua maquete e poste nas redes sociais com a hashtag #conexaoescolamg.

RESPOSTA:
Obs: essa é uma sugestão de maquete que pode ser feita por você.



Questão PET - Diante do que foi estudado nas últimas semanas, responda: é possível representar o mundo como ele realmente é?

ATIVIDADE 5 – Diante do que foi estudado nas últimas semanas, responda: é possível representar o mundo como ele realmente é?

RESPOSTA: Não. Apesar das várias maneiras de representar o espaço geográfico, não é possível representar o mundo como ele realmente é, haverá sempre distorções nas proporções representadas.

Questão PET - Elabore um croqui de um rio com uma mata ciliar preservada de um lado da margem

ATIVIDADE 4 – Elabore um croqui de um rio com uma mata ciliar preservada de um lado da margem e do outro lado, uma mata ciliar devastada. Mata ciliar é a vegetação (árvores) que fica às margens de rios igarapés, lagos, olhos d’água e represas. Se possível, tire fotos do seu croqui e poste nas redes sociais com a hashtag #conexaoescolamg.

RESPOSTA:


Questão PET - Observe a charge e responda:

ATIVIDADE 3 – Observe a charge e responda: 

a) Qual crítica a charge nos transmite? 
b) Comente como esse problema afeta toda a sociedade.

RESPOSTAS:
A) Critica aos impactos ambientais provocados pelo homem.
B) Os impactos ambientais e o uso irracional dos recursos naturais contribuem para esgotar recursos da natureza e poderá ficar escasso para as futuras gerações.

Questão PET - Agora você é o artista! Faça um bloco-diagrama de um ecossistema.

ATIVIDADE 2 – Agora você é o artista! Faça um bloco-diagrama de um ecossistema. Veja o exemplo da semana anterior e elabore essa representação geográfica de três dimensões de um pequeno ecossistema. Se possível, tire fotos do seu bloco-diagrama e poste nas redes sociais com a hashtag #conexaoescolamg.

RESPOSTA:

Questão PET - De acordo com o texto da semana, qual a importância dos animais para a preservação das florestas?

ATIVIDADE 1 – De acordo com o texto da semana, qual a importância dos animais para a preservação das florestas?

RESPOSTA: Os animais ou seres vivos estabelecem relação de interação com elementos importantes para preservação das florestas, tais como, a água, o solo, o relevo, a atmosfera e a vegetação, contribuindo para formação dos ecossistemas.

domingo, 25 de outubro de 2020

Questão PET - Leia o texto: De onde surgiu o desejo dos catalães de se separarem da Espanha?

5 — Leia o texto: De onde surgiu o desejo dos catalães de se separarem da Espanha? Foi na metade do século XIX que o sentimento nacionalista aflorou. Nos anos de 1930, a Catalunha conseguiu autonomia política na Espanha e tentou declarar a independência de forma unilateral. Contudo, em 1936, com um golpe militar e com a Guerra Civil espanhola, o general Franco tomou o poder do país e permaneceu por 40 anos. Com a morte do ditador, a democracia ressurgiu na Espanha e a nova Constituição restituiu a autonomia política da região. A partir daí, o partido majoritário foi quase sempre o nacionalista. Em 2010, durante grave crise econômica na Espanha, as manifestações pró-independência da Catalunha se tornaram cada vez mais frequentes.
Você sabia que o time de futebol Barcelona é um símbolo cultural do povo Catalão, uma minoria étnica? Pesquise, se possível, como está a situação da Catalunha na atualidade.

RESPOSTA: Sim. De acordo com reportagem do Jornal O Estado de Minas, os protestos separatistas na Catalunha continuam, mesmo durante a pandemia. No dia 11 de setembro de 2020, milhares de pessoas foram as ruas defender a independência da região.

Questão PET - Segundo o dicionário Aurélio, a palavra empatia significa:

4 — Segundo o dicionário Aurélio, a palavra empatia significa: “A capacidade psicológica para se identificar com o eu do outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas”. “Ato de se colocar no lugar do outro”. Como remediar os problemas dos grupos minoritários no Brasil? Pesquise, se possível, quais são eles e se você faz parte de algum grupo ou se conhece pessoas que fazem parte desses grupos minoritários brasileiros.

RESPOSTA: Os poderes legislativo, executivo e judiciário devem atribuir as minorias direitos comuns, reconhecer sua autonomia política (te for o caso) e criminalizar atitudes preconceituosas contra essas parcelas da população.  No Brasil, como exemplo de minoria étnica, temos os grupos indígenas. Do ponto de vista das minorias sociais, podemos citar negros, mulheres, homossexuais e transexuais. Eu me encaixo na minoria social (mulher e negra).

Questão PET - Observe os dados abaixo e responda às ATIVIDADES 1, 2 e 3.

Observe os dados abaixo e responda às ATIVIDADES 1, 2 e 3.



1 – Com o auxílio do mapa-múndi, identifique em quais continentes estão localizados os países de origem dos maiores grupos de refugiados e anote em seu caderno. 

RESPOSTA: Ásia (principalmente Sudeste Asiático e Oriente Médio) e África. Temos em menor quantidade na América Latina (que faz parte do continente americano).


2 – De acordo com o que você estudou, por que esses países provêm muitos refugiados? Quais são os principais países de acolhida dos refugiados? 

RESPOSTA: Os refugiados são forçados a saírem de seus países de origem por diversos motivos: guerras, perseguições, rivalidades étnicas, etc. Países que recebem mais refugiados: Turquia, Colômbia, Paquistão, Uganda e Alemanha.

3 — Elabore um parágrafo com os dados acima apresentados pela Acnur (Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados) e dê sua opinião pessoal sobre o tema refugiados no mundo

RESPOSTA: Em todo o mundo, em 2019, 79.5 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar em virtude da insegurança alimentar, desnutrição, guerras e desastres naturais. Isso equivale a aproximadamente 1% da população global, sendo que a maioria dos refugiados tem origem na Ásia. África e América. Diante disso, é importante que os  governos e as instituições internacionais desenvolvam mecanismos de proteção e acolhimento aos refugiados.

Questão PET - Trabalhadores qualificados provenientes de países subdesenvolvidos (periféricos)

4 — Trabalhadores qualificados provenientes de países subdesenvolvidos (periféricos) ou em desenvolvimento, deixam seu país de origem em busca de oportunidades mais promissoras de trabalho, esse fenômeno é conhecido como “fuga de cérebros”. Diante dessa informação e do que foi estudado durante essa semana, cite algumas consequências dessa “fuga de cérebros” para o país de origem.

RESPOSTA: O país de origem perde mão de obra qualificada, e, diante disso, terá dificuldades de investir em pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico.

Questão PET - Leia a reportagem abaixo: Extremismos e xenofobia crescentes

3 — Leia a reportagem abaixo: Extremismos e xenofobia crescentes ampliam relevância da Declaração dos Direitos Humanos Setenta anos depois de sua aprovação, a Declaração Universal dos Direitos Humanos permanece essencial para os países e a comunidade internacional, diante das crescentes ondas de xenofobia, discursos de ódio e perseguições de minorias no mundo todo. [...] Extremismos e xenofobia crescentes ampliam relevância da Declaração dos Direitos Humanos. ONUBR. 
Disponível em: https://nacoesunidas.org/extremismos-e-xenofobia-crescentes-ampliamrelevancia-da-declaracao-dos-direitos-humanos/. Acesso em: 04/07/2020. 

Crie uma frase de efeito de negação ao racismo e à xenofobia e de respeito aos imigrantes (refugiados ou não) que vivem em nosso país.

RESPOSTA: Somos todos iguais! Chega de racismo e xenofobia!

Questão PET - Observe a fotografia e responda:

2 — Observe a fotografia e responda: 

a) Todos os imigrantes conseguem melhores condições de vida e de renda na Europa? Justifique sua resposta relacionando-a à cena retratada.

b) Em geral, qual a relação da presença de imigrantes na Europa com a xenofobia?

RESPOSTAS:
A) Não. Pela foto é possível perceber que muitos imigrantes vivem em condições precárias e sofrem com o déficit de moradias, preconceito e desemprego.

B) Nas últimas décadas. o volume de imigrantes no continente europeu cresceu bastante e. Infelizmente, a xenofobia também, ou seja, a aversão, e preconceito em relação a esses povos.

Questão PET - Observe os dois mapas do texto da semana e analise as transformações

1 — Observe os dois mapas do texto da semana e analise as transformações ocorridas em relação aos fluxos globais e população nos períodos representados. Anote suas conclusões.


RESPOSTA: A comparação dos mapas mostra que os fluxos populacionais aumentaram consideravelmente, além disso, a Europa que no primeiro mapa era uma região de emigração tornou-se. no segundo mapa, uma área de imigração, ou seja, chegada de pessoas.

sábado, 24 de outubro de 2020

Questão PET - Após estudar sobre os tipos de clima e suas características descreva sobre a relação

5 — Após estudar sobre os tipos de clima e suas características descreva sobre a relação clima e atividade realizadas pelo homem, como estão ligados e se influenciam.

RESPOSTA: O clima influencia as atividades humanas como,  por exemplo,  o plantio e colheita de gêneros agrícolas, pois alguns dependem de muita precipitação, outros, de baixa temperatura. Além disso, o excesso de pluviosidade, pode gerar deslizamentos de terras. enchentes e outros problemas urbanos. Os seres humanos também causam mudanças climáticas, o excesso de gases de efeito estufa emitidos pelas fábricas e queimadas,  por exemplo, agrava o aquecimento global.

Questão PET - Levando-se em consideração a paisagem abaixo, descreva as características climáticas

4 — Levando-se em consideração a paisagem abaixo, descreva as características climáticas que ocorrem ao longo do dia e da noite na região retratada e o porquê ocorre:

RESPOSTA: A paisagem retrata um deserto. Nele a temperatura sofre grande variação diária, apresentando dias muito quentes e noites mais frias, isso se deve por conta do calor específico da areia. Ao longo do dia, ela absorve os raios solares com muita intensidade e, à noite, perde calor rapidamente. Tal fato é responsável pela grande amplitude térmica diária dos desertos.

Questão PET - Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas

3 — Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais, onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro, quanto em Zonas temperadas, onde os invernos são frios. Essas são as características de qual clima?

RESPOSTA: Semiárido.



Questão PET - Ocorre em regiões de latitudes elevadas, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico

2 — Ocorre em regiões de latitudes elevadas, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico, onde, por causa da inclinação do eixo terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite e, consequentemente, na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano. Aí também os raios solares sempre incidem de forma oblíqua. Essas são as características de qual clima? 

RESPOSTA: POLAR.

Questão PET - Como podemos dividir tipos de clima de acordo com a latitude?

1 — Como podemos dividir tipos de clima de acordo com a latitude? O que muda nas características desses climas?

RESPOSTA: Podemos dividi-los em climas de alta latitude (Polar e frio). média latitude (temperado. mediterrâneo. subtropical) e baixa latitude (equatorial. tropical. desértico e semiárido). As características que mais variam nos climas são a incidência de radiação e, consequentemente, a temperatura e a umidade. Os climas de alta latitude, por exemplo, são bem mais frios que os de média e baixa latitude.

Questão PET - Observe atentamente os dois climogramas e assinale “V”

5 — Observe atentamente os dois climogramas e assinale “V” para as informações verdadeiras, e “F” para as frases falsas:

a) ( ) O gráfico 1 representa uma cidade mais chuvosa do que a cidade representada no gráfico 2. 
b) ( ) O gráfico 1 apresenta grande amplitude térmica. 
c) ( ) O gráfico 2 apresenta grande amplitude térmica. 
d) ( ) O gráfico 2 representa uma localidade localizada no hemisfério sul. 
e) ( ) O gráfico 2 representa uma localidade localizada no hemisfério norte. 
f) ( ) A variação de temperatura é maior na localidade representada no gráfico 2. 
g) ( ) No gráfico 2, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. 
h) ( ) Pode-se deduzir que os dados do gráfico 1 representam uma localidade do Sertão Nordestino, com clima semi-árido. 
i) ( ) As chuvas estão melhores distribuídas no gráfico 1. 
j) ( ) A temperatura está mais equilibrada, com poucas variações, ao longo do ano no gráfico.

RESPOSTAS:
a) V
b) F
c) V
d) F
e) V
f) V
g) V
h) F
i) F
j) V

Questão PET - Observe o mapa abaixo e responda.

4 — Observe o mapa abaixo e responda.

a) Veja o mapa acima e descreva as cidades com previsão de tempo chuvoso. 
b) Segundo a previsão do tempo acima, qual cidade com a previsão de maior temperatura? E a menor? 
c) Qual a cidade com maior amplitude térmica? 
d) Os dados apresentados no mapa são referentes ao tempo ou ao clima? Justifique.

RESPOSTAS:
A) Foz do Iguaçu, São Paulo e Corumbá.
B) Cuiabá (36 °C) e Santa Maria (18 °C) 
C) Cuiabá (12 °C)
D) Tempo, pois apresentam dados sobre as condições momentâneas da atmosfera para o território brasileiro em um determinado dia do ano.