segunda-feira, 22 de julho de 2019

Questão 45 - PUC-SP 2019/2 - O trecho acima, extraído do romance Mayombe, de Pepetela

Questão 45 - PUC-SP 2019/2 -

— Vamos tentar chegar à Base – disse Sem Medo. – Só quero voluntários. Quem tem medo que não suba no camião¹, não vale a pena. A Base foi atacada, não sabemos o que se passa com nossos camaradas. Quem não quer ir, não é obrigado. Os que querem ir, venham receber as armas e as munições. 
Os homens todos estenderam as mãos para receber as armas. O Chefe do Depósito distribuiu-as. 
— Camaradas, o MPLA tem homens! – disse Sem Medo. 
(...) 
— E que reforço! Viste como todos se ofereceram? Esqueceram as tribos respetivas², esqueceram o incómodo³ e o perigo da ação, todos foram voluntários – bateu na perna de Vewê. – É por isso que faço confiança nos angolanos. (...) É esse o mérito do Movimento, ter conse guido o milagre de começar a transformar os homens. Mais uma geração e o angolano será um homem novo. 
Pepetela – Mayombe – Rio de Janeiro: LeYa, 2013. - Páginas 202 e 203 

Vocabulário: 
¹ camião: caminhão; 
² respetivas: respectivas; 
³ incómodo: incômodo;

O trecho acima, extraído do romance Mayombe, de Pepetela, retoma uma importante passagem na vida política de Angola, dentro de um contexto histórico específico do século XX. Assinale a alternativa que melhor expressa esse contexto e a passagem específica da história recente de Angola. 
a) Trata-se do Imperialismo Europeu, organizado nos moldes da exploração de metais preciosos e de matérias primas industriais, produtos que abundavam em Angola, o que provocou uma enorme corrida para a região, acelerando, consequentemente, o processo de urbanização e a divisão do país em áreas de influência francesa, inglesa e norte-americana. 
b) O contexto em questão é o da Descolonização Afro-asiática, momento de levantes proporcionados pelo desgaste das potências após a Segunda Guerra Mundial, destruição das atividades econômicas locais e aproximação dos EUA e da URSS a grupos de libertação, tais como o MPLA, em Angola, que seguia uma linha marxista e era apoiado pela URSS. 
c) O contexto histórico retratado no texto é o da Descolonização da África, ocorrido durante os séculos XX e XXI devido ao desgaste dos países europeus ao longo da Segunda Guerra Mundial e ao longo processo de união das diversas civilizações do continente, o que gerou uma paz duradoura entre as tribos, fato que no - tamos em Angola e que a caracterizou por se tornar uma região livre de conflitos étnicos locais desde o processo de libertação até os nossos dias. 
d) O contexto lembrado pelo texto é o da Guerra Fria, caracterizado pela divisão ideológica do mundo entre os EUA e a URSS, fato que levou a disputas constantes por áreas estratégicas, como foi o caso de Angola. Neste caso, em especial, os guerrilheiros do MPLA livraram o país do julgo português e alinharam-se imediatamente ao capitalismo liberal, defendido pelos EUA.

Resposta: B. 

Nenhum comentário: