Páginas

sábado, 30 de junho de 2018

A minha casa é como uma prisão. Quero ir à escola.

A história de Fares é a história de milhares de crianças sírias dentro e fora do país. Há muitas pessoas que já conhecem a história de Fares , um menino sírio que vive no Líbano e que tocou nossos corações por tudo que ele passou quando tinha apenas 6 anos de idade. 


Quando o pessoal da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) entrevistou o garoto, ele disse que nunca tinha ido a uma escola, mas, no entanto, já teve vários empregos: garçom, vendedor, faxineiro ...


Desde que foi entrevistado para o vídeo, Fares pôde ir à escola porque, graças ao apoio de doadores, a UNICEF vem pagando as taxas das escolas públicas para todas as crianças em idade primária no Líbano , além de fornecer o material escolar.

Mas o sonho de Fares durou apenas 4 dias ... "A professora me disse que se minha mãe não me comprasse o uniforme e que minhas roupas e calçados não estivessem limpos ela não me deixaria continuar a frequentar a escola", explica Fares, que finalmente decidiu parar de estudar porque algumas as crianças começaram a bater nele. 

"É por isso que quero ir para uma escola diferente", disse o menino. A  UNICEF , está treinando professores no Líbano para que eles possam lutar contra o bullying e a discriminação nas escolas. O transporte é outro grande obstáculo. 

Apesar de  esforços da UNICEF, a área onde Fares vive ainda não tem transporte gratuito para estudantes.

Embora a história de Fares seja extremamente difícil, houve alguns avanços positivos em sua vida desde que o conhecemos . Este menino não trabalha mais porque sua mãe percebeu que, apesar da terrível situação econômica da família, isso não era bom para ele. 

Professor recebe alunos com um cumprimento diferente

O vídeo foi publicado pelo "The Epoch Times", um jornal de conteúdo multilíngue que busca contar histórias que são autenticamente locais com relevante valor global.

Uma iniciativa maravilhosa do professor. Sem dúvidas, uma poderosíssima forma de motivar os alunos. Devem contar as horas para chegar à escola.

O vídeo do cumprimento do professor e seus alunos publicado na página  Đại Kỷ Nguyên ,  versão vietnamita do jornal ""The Epoch Times"  no Facebook (a língua nacional e oficial do Vietnã), tomou conta da internet e foi postado em diversas páginas do Facebook, em diferentes idiomas.

Na versão em português, a página Mais Geografia postou o vídeo que já alcançou milhões de acessos.


O vídeo também está disponível no Youtube: 


sexta-feira, 29 de junho de 2018

Lista - Exemplos de fontes de energia não renováveis

A seguir, uma lista de exemplos de fontes de energia não renováveis.
  • Petróleo
  • Carvão mineral
  • Gás natural
  • Xisto betuminoso
  • Energia nuclear

Lista - Exemplos de fontes de energia renovável

A seguir, uma lista de exemplos de fontes de energia renováveis.
  1. O Sol: energia solar
  2. O vento: energia eólica
  3. Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica
  4. Os mares e oceanos: energia maremotriz
  5. As ondas: energia das ondas
  6. A matéria orgânica: biomassa, biocombustível,biogás
  7. O calor da Terra: energia geotérmica
As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Philippe Coutinho - Desenho para Imprimir e Colorir

Philippe Coutinho - Desenho para Imprimir e Colorir.

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.2 - UFU - 1ª Fase

Questão 21 - UFU - 2018.2 - Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes, acompanhados por nuvens e propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis produzem chuvas abundantes em grande parte do Brasil. Disponível em: Acesso em: 18 de mar, 2017. (Adaptado). O fenômeno atmosférico exposto é formado pela 
A) invasão dos sistemas polares que conduzem o ar frio e úmido, originado da Patagônia para o interior do Brasil. 
B) ação dos ventos de Alísios, que retiram umidade da superfície dos oceanos e a conduzem em direção aos trópicos. 
C) água liberada pela Floresta Amazônica para a atmosfera em forma de vapor, e transportada pelas correntes de ar. 
D) ação orográfica da Serra do Mar, produzindo chuvas abundantes na maior parte do litoral brasileiro.

Questão 22 - UFU - 2018.2 - De 1967 a 1973, o Brasil alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes, decorrentes da política econômica, mas também de uma conjuntura econômica internacional muito favorável. Esse período (e por vezes de forma mais restrita nos anos 1968-1973) passou a ser conhecido como o do “milagre econômico brasileiro”. Infelizmente, o mês de outubro de 1973 marca o término desse período de crescimento. 
Disponível em: Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado) 
Um fator responsável pelo fim do milagre econômico apresentado foi 
A) a queda na exportação de produtos agrícolas brasileiros, principalmente, o café. 
B) o primeiro choque do petróleo e a consequente crise no mercado internacional. 
C) o aumento no valor das matérias-primas importadas pelo Brasil, com destaque para a bauxita. 
D) as sucessivas greves produzidas pelo movimento sindical, inviabilizando a produção para exportação.

Questão 23 - UFU - 2018.2 - A População Economicamente Ativa (PEA) brasileira está ficando mais velha e o número de jovens que ingressam na População em Idade Ativa (PIA) é cada vez menor, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. Trata-se de movimento natural da economia, mas que trará consequências importantes para empresas. 
Disponível em: Acesso em: 22 de mar, 2017. 
Esse cenário tende a proporcionar a médio e a longo prazo 
A) um menor crescimento da disponibilidade de mão de obra e a diminuição da oferta de profissionais capacitados. 
B) um achatamento salarial em todas as etapas de produção quando a mão de obra será gradativamente substituída pelas máquinas. 
C) uma redução nos custos da previdência social, nos gastos com saúde e, principalmente, com a educação. 
D) uma diminuição nos investimentos para capacitação profissional devido à redução da concorrência entre trabalhadores que procuram emprego.

Questão 24 - UFU - 2018.2 - Tarifa sobre aço pode causar 'recessão profunda', alerta diretor-geral da OMC Em meio à tensão gerada pelo anúncio do presidente americano, Donald Trump, que pretende impor tarifas sobre as importações de aço e de alumínio nos EUA, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) disse que os estados-membros da entidade devem impedir "a queda dos primeiros dominós" de uma guerra comercial. Segundo o dirigente, a política de "olho por olho nos deixará todos cegos, e o mundo em depressão profunda". 
Disponível em: Acesso em: 20 de mar, 2017. 
A referida recessão comercial entre os países membros da OMC com o anúncio do aumento das tarifas sobre o aço e sobre o alumínio pelo governo americano se relaciona ao fato de que ela pode 
A) ampliar o comércio de mercadoria em todo o mundo a partir da redução do preço dos produtos com a instalação de uma guerra comercial. 
B) gerar uma diminuição no valor dos produtos comercializados entre os países membros, prejudicando o PIB desses países. 
C) desencadear um aumento de barreiras comerciais em todo o mundo, dificultando o comércio global. 
D) melhorar a relação comercial entre EUA e China, cujo comércio não envolve aço e alumínio.

Questão 25 - UFU - 2018.2 - Evolução nas taxas (%) de urbanização nas grandes regiões geográficas brasileira.
De acordo com os dados apresentados, assinale a alternativa que NÃO se constitui como fator que convalida a evolução da urbanização nas regiões brasileiras. 
A) A região Norte, durante as décadas de 1940 a 1960, se manteve como a segunda região mais urbanizada do país. Esse feito só foi possível graças à instalação da Zona Franca de Manaus, que atraía uma grande leva de trabalhadores oriundos da zona rural. 
B) Por concentrar grande parte do parque industrial brasileiro, a Região Sudeste foi a primeira região a registrar um percentual superior de habitantes, vivendo nas áreas urbanas em detrimento da população rural. 
C) O predomínio de atividades agrícolas de cunho familiar na Região Sul foi um dos principais fatores responsáveis por sua lenta urbanização, como retratado na tabela até a década de 1970, pois limitava o número de trabalhadores dispostos a migrar para as áreas urbanas. 
D) Dentre as regiões brasileiras, a Região Nordeste é a que apresentava em 2010 a menor taxa de urbanização. Além da migração para outras regiões, esse quadro é fruto, dentre outros fatores, do baixo desenvolvimento da grande maioria das cidades da região que tem dificuldade de atrair a população do campo.

Questão 26 - UFU - 2018.2 - A confusão fundiária na Amazônia é uma herança histórica. São quatro séculos de ocupação territorial desordenada. Uma das esperanças é o programa Terra Legal, lançado em 2009 pelo governo federal. Esse programa tinha como meta inicial entregar títulos de terra a 150 mil famílias de pequenos agricultores que ocuparam áreas públicas federais não destinadas a eles. 
Disponível em: Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado) 
Esse grupo de famílias descrito no texto pode ser classificado como 
A) meeiros. 
B) grileiros. 
C) posseiros. 
D) parceiros.

Questão 27 - UFU - 2018.2 - Médias Térmicas Registradas

Os fatores climáticos que contribuem para as diferentes amplitudes térmicas nas cidades apresentadas são 
A) massas de ar e altitude. 
B) latitude e vegetação. 
C) forma de relevo e correntes marinhas. 
D) continentalidade e maritimidade.

Questão 28 - UFU - 2018.2 - 
Vulcão Shinmoedake entra em erupção no Japão 
Fumaça é lançada a até 3 mil metros de altura. 
O vulcão Shinmoedake, localizado na ilha japonesa de Kyushu, está ativo e lança fumaça a até 3 mil metros de altura. A Agência Meteorológica do Japão está alertando as pessoas a ficarem longe da montanha de 1.421 metros e advertindo que grandes rochas podem ser cuspidas até uma distância de 3 quilômetros. 
Disponível em: Acesso em: 14 de mar, 2017. 
A ocorrência no Japão do fenômeno geológico apresentado está relacionada principalmente à 
A) existência no seu território de áreas cratônicas. 
B) sua localização numa área de encontro de placas tectônicas. 
C) grande incidência de rochas magmáticas no interior do país. 
D) formação geológica antiga de suas ilhas.

Questão 29 - UFU - 2018.2 - 
A retirada da cobertura vegetal nos ambientes ilustrados na figura tende a produzir 
A) um crescimento do escoamento superficial. 
B) uma ampliação do processo de infiltração. 
C) um aumento do nível do lençol freático. 
D) uma redução do processo erosivo.

Questão 30 - UFU - 2018.2 - Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo. Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil 
A) a ampliação da participação do Estado no setor terciário. 
B) a privatização de empresas estatais pelo governo. 
C) o investimento maciço em infraestrutura de produção. 
D) a recuperação salarial da classe trabalhadora.

GABARITO
21 - C
22 - B
23 - A
24 - C
25 - A
26 - C
27 - D
28 - B
29 - A
30 - B

terça-feira, 26 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2017 - ACAFE

Questão 57 - ACAFE - 2017.1 - Sobre a orientação e as coordenadas geográficas, é correto afirmar, exceto: 
A) As linhas imaginárias constantes nos mapas e globos determinam dois tipos de coordenadas geográficas: a latitude e a longitude, que funcionam como “endereços” de qualquer lugar do planeta. 
B) A rosa dos ventos indica os pontos cardeais e colaterais e aparece no mostrador da bússola, que tem uma agulha sempre apontando para o norte magnético. 
C) A orientação em cidades e estradas, graças ao avanço tecnológico, é possível de ser feita através do Sistema de Posicionamento Global. 
D) O Equador corresponde ao círculo máximo da Terra e determina a divisão do globo terrestre em dois hemisférios: o Norte e o Sul, nos quais, a partir do Equador, temos os círculos paralelos denominados longitude, que por si só é suficiente para localizar um ponto no espaço terrestre.

Questão 58 - ACAFE - 2017.1 - As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir. 
I - O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras. 
II - O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo. 
III - O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura.
IV - Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos. 
Todas as alternativas corretas estão em: 
A) I - II - IV
B) I - II - III 
C) II - IV 
D) III - IV

Questão 59 - ACAFE - 2017.1 - Sobre a atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto: 
A) A Guerra do Contestado, conflito armado que completou 100 anos em 2016, colocou do mesmo lado forças do governo e camponeses que viviam na região disputada pelos Estados de Santa Catarina e Paraná contra a empresa norte-americana Brazil Railway Company, interessada em construir a estrada de ferro de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
B) Vivenciamos o maior número de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, e o entendimento desse fenômeno exige a compreensão da geopolítica do Oriente Médio e do surgimento do Estado Islâmico. 
C) O plebiscito realizado em junho deste ano pelos eleitores do Reino Unido decidiu que o país não fará mais parte da União Europeia. O Brexit foi debatido exaustivamente pela mídia e os desdobramentos terão consequências no funcionamento do mais importante bloco econômico do planeta. 
D) Ventos fortes, destelhamentos, quedas de árvores em Tubarão e ondas do mar invadindo a praia em Araranguá, episódios ocorridos no mês de outubro deste ano; enchentes frequentes, tornados, secas, o furacão Catarina (único pelo Estado) e neve como a de 2013 que chegou a atingir até a Grande Florianópolis fazem de Santa Catarina um estado de extremos, com uma grande variedade de eventos climáticos, muitos dos quais resultam em desastres naturais.

Questão 60 - ACAFE - 2017.1 - Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980. Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
A) Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo. 
B) Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado. 
C) O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
D) Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.

Questão 61 - ACAFE - 2017.1 - Sobre problemas atmosféricos, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
A) As áreas centrais das grandes manchas urbanas apresentam temperaturas mais elevadas em relação à periferia, fruto da ausência de verde, excesso de prédios, asfalto, além da poluição que retém calor. 
B) A queima de combustíveis fósseis advindos do carvão mineral e dos derivados do petróleo produz enormes quantidades de dióxido de carbono, fator de poluição atmosférica, sendo a China e os Estados Unidos os principais responsáveis. 
C) O aquecimento da atmosfera da Terra deve-se às emissões de chaminés, queimadas e escapamentos de veículos, cujas consequências podem ser desastrosas para todo o planeta e quem nele vive.
D) A carta do chefe Seattle mostra uma relação de vivência equilibrada e harmoniosa com o ambiente que vai ao encontro da proposta e do interesse do capital.

Questão 62 - ACAFE - 2017.1 - Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto: 
A) Santa Catarina é um estado grande produtor de cebola, pinhão, erva-mate e maçã, sendo que o oeste destaca-se na criação de suínos e aves que impulsiona a agroindústria, além da cerâmica, da indústria têxtil e da metal mecânica localizadas na região entre o Litoral e a Encosta das serras do Mar e Geral. 
B) A região turística conhecida como Costa Verde e Mar apresenta o movimentado Balneário Camboriú com ótima infraestrutura hoteleira, de comércio e de serviços, além de Itajaí e Navegantes com seus portos e outras cidades como Penha e Bombinhas com suas águas cor verde-esmeralda. 
C) As correntes migratórias que moldaram a ocupação do território catarinense com uma rica diversidade de costumes ocorreram somente a partir do século XIX, pois até essa data a região era povoada por indígenas, quando chegaram inicialmente os alemães, os italianos, os poloneses, dentre outros, os quais se instalaram pelo litoral. Vieram depois os açorianos portugueses, os negros africanos, os árabes (sírios e libaneses) e os orientais (japoneses).
D) Os sistemas atmosféricos que agem no estado são controlados pela ação de massas de ar quentes (tropicais) e frias (polares) e as condições do tempo dependem da atuação das massas de ar provenientes dessas duas regiões: a massa Tropical Atlântica e a massa Polar Atlântica, responsáveis pelas chuvas frontais.

Questão 63 - ACAFE - 2017.1 - Observe atentamente o mapa do Brasil.



Considerando os conhecimentos sobre o mapa é correto afirmar, exceto: 
A) O estado escurecido no Sul do Brasil correspondente a Santa Catarina e está localizado entre os estados do Paraná, ao norte, e Rio Grande do Sul, ao Sul, apresentando destaque nos aspectos naturais, culturais e socioeconômicos. 
B) O estado de Santa Catarina ressaltado no mapa indica o fato de ser a única unidade federativa do Brasil a apresentar um Índice de Desenvolvimento Humano elevado (0,800 a 1), podendo se colocar entre os 20 países com maior índice.
C) Os números 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, cujas capitais, na hierarquia urbana, são metrópoles nacionais influenciadoras do território brasileiro. D) As letras A e B indicam, respectivamente, os estados do Amazonas e do Pará, que são cortados por rios da bacia do rio Amazonas, região de clima quente e úmido, com pequena amplitude térmica anual e possuidora de uma floresta heterogênea, com rica biodiversidade.

GABARITO
57 - D
58 - A
59 - A
60 - C
61 - D
62 - C
63 - B

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2017 - ACAFE

Questão 57 - ACAFE - 2017.2 - Sobre escala geográfica e escala cartográfica é correto afirmar, exceto: 
A) As representações em escalas grandes mostram áreas maiores em que aparece com dificuldade o detalhamento das áreas projetadas como, por exemplo, 1:10.000.
B) A escala geográfica define um recorte espacial, seja local, regional, nacional ou mundial; enquanto a escala cartográfica delimita a escala de representação no mapa, isto é, a proporcionalidade entre o objeto real e a representação. 
C) A representação da realidade no mapa é estabelecida por uma correspondência entre as dimensões dos objetos representados e as do papel, dadas por uma escala, que expressa quanto os elementos do espaço foram reduzidos. 
D) A escala é considerada pequena quando se reduzem muito os elementos a serem representados para que possam caber numa folha ou mapa, como é o caso de 1:24.000.000.

Questão 58 - ACAFE - 2017.2 - O mundo contemporâneo apresenta ainda muitos conflitos, alguns dos quais antigos, porém acompanhados pela emersão de novos. Para entender a geopolítica atual é preciso considerar o jogo das potências. 
Assim, analise as afirmações a seguir. 
I  - Do ponto de vista cultural a influência exercida pelos Estados Unidos no mundo é muito grande e do ponto de vista econômico esse país ainda mantém de forma clara a supremacia sobre os demais, ocupando o primeiro lugar em relação ao Produto Interno Bruto. 
II - A União Europeia (bloco formado por países europeus), do ponto de vista estratégico-militar, constituiu forças armadas unificadas que substituíram a OTAN, extinta com o fim da Guerra Fria. 
III -  A China é personagem importante na geopolítica mundial: tem o maior exército do mundo, é potência nuclear e membro do Conselho de Segurança da ONU, e tem a maior população do planeta. IV - A Índia, país do BRICS, é uma potência nuclear com mais de um bilhão de habitantes e destaca-se por possuir uma classe média quantitativamente elevada, o que lhe assegura significativo mercado consumidor interno. 
Todas as afirmações corretas estão em: 
A) II - IV 
B) III - IV 
C) I - III - IV
D) II - III - IV

Questão 59 - ACAFE - 2017.2 - "A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a voracidade de todos. Mahatma Gandhi – líder indiano. 
Fonte: www.frase.co/de/mahatma-gandhi. (Acessado em 11/05/2017) 
Sobre a frase de Gandhi e o meio ambiente à mercê da ação humana, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
A) A água doce é um elemento estável e sua contínua reposição, mesmo com sua poluição e consumo crescente, se faz graças ao ciclo hidrológico, responsável pela renovação e infinitude desse recurso.
B) O mês de novembro de 2015 ficou marcado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, o qual impactou regiões e atividades produtivas, resultando em milhares de pessoas atingidas, cidades sem abastecimento de água e no rio Doce destruído. 
C) A generosidade da Terra, mesmo com o meio ambiente sendo danificado, continua ajudando na produção de alimentos, muito embora o acesso a eles não ocorra a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, que vivem na pobreza e subalimentadas. 
D) A concentração de riqueza nas mãos de poucos tem a ver com a voracidade ou com a avidez representada pelas grandes corporações que controlam tanto a economia quanto a política.

Questão 60 - ACAFE - 2017.2 - Santa Catarina é um estado de grande diversidade geográfica, tanto física quanto humana. Sobre ele é correto afirmar, exceto: 
A) Santa Catarina tem nas suas características geográficas, com enseadas e baías, a possibilidade de instalações portuárias, como é o caso dos portos de Itajaí, Imbituba, Itapoá, Navegantes e São Francisco. 
B) A fachada atlântica catarinense de inúmeras bacias hidrográficas foi a região de colonização europeia onde se desenvolveram importantes cidades catarinenses. 
C) A gênese e formação do território catarinense aponta a facilidade inicial de ligação entre o planalto e o litoral, sobretudo a ocupação do oeste do estado, efetivada pelos excedentes de colonizadores europeus dos vales fluviais litorâneos de Santa Catarina.
D) A bacia hidrográfica do Itajaí-Açu, com aproximadamente 16% do território catarinense, apresenta grande complexidade geoecológica, sujeita a dinâmica dos processos erosivos e tem fragilidade ambiental devido à configuração da bacia e declividade dos cursos d’água, além da ação antrópica existente em toda a sua área.

Questão 61 - ACAFE - 2017.2 -  A dinâmica terrestre mostra o planeta em constante transformação tanto em seu interior quanto na sua porção externa. 
Analise as afirmações a seguir quanto à geografia física geral e do Brasil. 
I -  O relevo e o modelado da superfície da Terra são decorrentes da atuação dos agentes endógenos, como é o caso das forças tectônicas e dos agentes exógenos, que modelam e atuam de forma contínua no tempo geológico. 
II -  A erosão e o intemperismo são dois processos que agem no relevo, sendo que as rochas sofrem em relação ao segundo, dependendo do ambiente, a desagregação física e a decomposição química. 
III -  A estrutura geológica do território brasileiro é constituída pelos escudos ou maciços antigos, por dobramentos modernos, os mais recentes, e pelas bacias sedimentares, as quais predominam com 64% do território nacional. 
IV  - A compreensão do clima de um lugar ocorre com o conhecimento da sucessão dos diferentes tipos de tempo - estado momentâneo da atmosfera - que atuam nesse lugar durante um período suficientemente longo. 
Todas as afirmações corretas estão em: 
A) I - IV 
B) II - III 
C) I - II - III 
D) I - II - IV

Questão 62 - ACAFE - 2017.2 - No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza os censos demográficos e econômicos, e considera população urbana aquela residente no perímetro urbano de cada município.

Sobre a tabela acima e a urbanização brasileira é correto afirmar, exceto: 
A) As regiões Sudeste e Nordeste, a conforme a tabela, possuem três municípios cada uma, seguidas do Sul com dois, Centro Oeste e Norte com um cada, sendo o Sudeste a região de maior concentração demográfica no Brasil. 
B) No Brasil, com a nova classificação das cidades a partir da globalização, as duas primeiras cidades da tabela, São Paulo e Rio de Janeiro, são consideradas cidades globais do tipo Alfa, pois a oferta e os fluxos de bens e serviços, bem como a densidade e a qualidade da infraestrutura urbana resultam em poder e influência entre os maiores nós da rede urbana mundial.
C) A tabela mostra os 10 municípios mais populosos, e a ausência de municípios catarinenses nesta mostra explica-se pelo fato de não existirem em Santa Catarina unidades administrativas com mais de um milhão de habitantes, mesmo que Joinville e Florianópolis sejam os maiores em população absoluta.
D) Demanda cada vez maior de tempo para deslocamento, violência, falta de infraestrutura, poluição do ar, das águas, do solo e visual, segregação espacial, subemprego e submoradia são características que marcam as grandes cidades brasileiras, muito pela falta de planejamento.

Questão 63 - ACAFE - 2017.2 - A agropecuária sempre exerceu, ao longo da história, papel de destaque na economia brasileira. Sobre essa atividade econômica é correto afirmar, exceto: 
A) A agricultura patronal é aquela executada por empresas agrícolas submetidas à indústria, aos serviços e ao comércio, formando desta forma uma cadeia produtiva, fato ligado ao agronegócio. 
B) A Constituição de 1988 instrumentalizou o Estado brasileiro com os recursos legais que viabilizaram o desenvolvimento do espaço rural, através da monocultura e da mecanização, fortalecendo a agricultura familiar, responsável por manter os pequenos proprietários e trabalhadores rurais no campo.
C) No Brasil há um predomínio do número de estabelecimentos relacionados à agricultura familiar, porém, em relação à área, o domínio fica com a agricultura não familiar, isto é, a patronal, o que caracteriza uma estrutura agrária ainda muito concentrada. 
D) Brasil tem uma posição destacada no mercado mundial, tanto em relação aos produtos agrícolas, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e o suco de laranja, quanto em relação aos galináceos e à carne bovina.

GABARITO:
57 - A
58 - C
59 - A
60 - C
61 - D
62 - B
63 - B

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2018 - ACAFE

Questão 57 - ACAFE - 2018.1 - Lamarck (1744-1829) anteviu o vínculo entre a civilização industrial e o colapso ambiental dizendo: “O homem, por seu egoísmo tão pouco clarividente em relação a seus próprios interesses, por sua inclinação a explorar tudo o que está à sua disposição, em suma, por sua incúria por seu porvir e pelo de seus semelhantes, parece trabalhar para o aniquilamento de seus meios de conservação e a des-truição de sua própria espécie. (...)” 
Fonte: MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental./Luiz Marques, - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015. p. 14. 
A tendência ao colapso desencadeado por crescentes desequilíbrios ambientais antropogênicos e a consciência da dinâmica desse problema são também sustentadas pela ciência. Sobre essa questão, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
A) O conceito de Antropoceno é recente na história do planeta e refere-se a capítulos cruciais do impacto nefasto provocados pela ação antrópica no sistema Terra ao longo, sobretudo, dos dois últimos séculos, quando a marca do homem vai se agravando, impondo a superioridade da natureza “fecundada” sobre a natureza “bruta”. 
B) A ocupação predatória do território brasileiro no sentido leste-oeste mostra que a primeira vítima foi a Mata Atlântica, seguida pelo Cerrado, ambos altamente destruídos; e atualmente a Amazônia, um conjunto de ecossistemas vulneráveis que ao sofrer desmatamento, segundo estudiosos, poderá afetar sobremaneira os rios voadores que abastecem a agricultura no Centro-Sul do Brasil. 
C) A quantidade e a qualidade da água doce são aspectos inseparáveis da grande crise hídrica do planeta, motivada pelas mudanças populacionais que pressionam cada vez mais os recursos hídricos, como também a urbanização e a industrialização, produzindo efeitos desequilibrantes no ambiente. 
D) O consenso científico atual sobre mudanças climáticas, um dos mais monolíticos da história do saber, diz respeito ao estudo de tendências de curto prazo, centralizadas no comportamento da temperatura e da umidade da atmosfera terrestre. 

Questão 58 - ACAFE - 2018.1 - O verão para o desfrute das praias ao longo do litoral, o inverno na serra para aproveitar o frio, o Vale Europeu, o Caminho dos Príncipes, além do circuito religioso e o ecoturismo, dentre outros, formam cenários da diversidade geográfica deste pequeno estado que é Santa Catarina. 
Sobre a geografia catarinense todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
A) O município de São Joaquim tem na neve, nas maçãs e no vinho três ingredientes que o torna um dos roteiros mais importantes de Santa Catarina; e Lages, surgida como ponto de parada na rota que transportava gado do Rio Grande do Sul até São Paulo, é o maior município em área de Santa Catarina e o mais populoso da região Serrana.
B) O maior curso d’água da vertente do Atlântico - o rio Itajaí-Açu - está sujeito a grandes enchentes em função do formato da sua bacia hidrográfica, da declividade dos rios que compõem a rede de drenagem, de estar subordinado à condição climática quente e úmida geradora de chuvas e de encostas íngremes, além da ausência ou pouca cobertura vegetal ao longo do vale. 
C) A indústria catarinense viveu enorme expansão de 1930 até 1980, quando inúmeras regiões se inseriram no mercado nacional e internacional, como foi o caso do Vale do Itajaí, que se tornou o maior polo têxtil de Santa Catarina, sofrendo, contudo, com a abertura comercial nos anos 1990, a qual apre-senta reflexos até os dias atuais. 
D) O Sul Catarinense é a região que reúne os locais com águas termais encontradas principalmente em Tubarão e Gravatal, e é onde se concentrou a imigração portuguesa, a qual impôs a toda região características arquitetônicas e culturais. 

Questão 59 - ACAFE - 2018.1 - Observe atentamente a figura que representa os tipos de clima que existem no Brasil, segundo Arthur Strähler. Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) A figura assinala os tipos climáticos controlados por massas de ar equatoriais, tropicais e polares. 
( ) O número 1 indica um tipo climático denominado de Equatorial úmido da convergência dos alísios. 
( ) O clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar compreende a área assinalada pelo número 3. 
( ) Na área apontada pelo número 5 as chuvas são frontais, resultantes da ação das massas de ar tropicais e equatoriais. 
( ) O clima subtropical, também chamado de litorâneo úmido, está indicado pelo número 4 e é resultado da ação das massas tropicais continentais.
A) F - F - V - F - F 
B) V - F - V - F - V 
C) V - V - V - F - F
D) F - V - F - F - V

Questão 60 - ACAFE - 2018.1 - Sobre a atualidade marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Brasil vem, desde 2016, refutando as ideias do Consenso de Washington, receituário neoliberal que pregava mais abertura comercial e menos protecionismo, privatização de empresas estatais, desregula-mentação das leis trabalhistas, além das reformas fiscais e tributária. 
( ) A Guerra da Coreia (1950-1953) foi o início das tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e a atual troca de ameaças entre os dois países reacende a tensão, deixando o mundo em polvorosa diante de um possível confronto nuclear. 
( ) A Revolução Russa, o primeiro regime comunista da história e acontecimento significativo do século XX, completa em 2017 os 100 anos, muitos dos quais vivenciados na Guerra Fria, caracterizada por antagonismo político, econômico, ideológico e militar entre Estados Unidos e União Soviética. 
( ) Em junho de 2017 os Estados Unidos, segundo poluidor do mundo atrás da China, decidiram sair do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, um tratado internacional para redução dos gases de efeito estufa. 
( ) A queda do muro de Berlim em 1989 representou o fim das barreiras físicas entre os países, com exceção dos Estados Unidos que, contrariamente, desde Bush, Clinton, Obama e Trump, vêm aumentando a extensão do muro ao longo da fronteira com o México.
A) F - V - V - V - F
B) F - V - F - V - F 
C) V - V - V - F - F 
D) V - F - F - F - V

Questão 61 - ACAFE - 2018.1 - Sobre as unidades do relevo brasileiro marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta. 
( ) O Planalto Brasileiro é formado pelos planaltos Atlântico, Central e Meridional, que possuem formações rochosas distintas. 
( ) O Planalto Meridional domina a Região Sul do Brasil e foi onde, na Era Mesozóica, ocorreram os derrames de lavas vulcânicas, origem da Terra Roxa. 
( ) O Planalto das Guianas, que domina na Região Norte do Brasil, é composto de rochas sedimentares. 
( ) A grande Planície Amazônica é formada por rochas da Era Mesozoica, ou seja, do período mais recente. 
( ) No relevo brasileiro destacamos três grandes planícies: Amazônica, Litorânea ou Costeira e Pantanal. 
A) V - V - F - F - V
B) V - F - V - F - F 
C) F - F - F - V - V 
D) F - V - V - F - F

Questão 62 - ACAFE - 2018.1 - Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas. 
I  - “A existência de movimentos separatistas na Espanha e também em outros lugares do mundo chama a atenção para a inconsistência da ideia de unicidade do Estado moderno, em que o estabelecimento de suas fronteiras obedece mais a relações históricas de poder do que propriamente ao sentimento de pertencimento de suas populações”. 
II  - As Forças Armadas Revolucionárias do Comum (FARC) abandonam o processo de disputa eleitoral e passam para a luta armada, o que representa um passo decisivo para a incorporação das FARC à sociedade e ao sistema democrático. 
III  - O BREXIT, que confirmou a saída do Reino Unido da União Europeia, colocou em xeque um processo de unificação que se iniciou com o acordo do carvão e do aço nos anos 1950 do século XX. IV  - A crise na República Bolivariana da Venezuela é decorrente do bloqueio econômico implantado pelos EUA, a partir da crise dos mísseis. 
V  - A história das duas Coreias remonta ao final da 2ª Guerra Mundial, cujo território era ocupado pelos japoneses, derrotados naquele conflito. Portanto, a existência de duas Coreias é um produto da Guerra Fria que se instala no pós-guerra.
A) III - IV 
B) IV - V 
C) II - III - IV 
D) I - III - V

Questão 63 - ACAFE - 2018.1 - Considere o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta. “A obsolescência tecnológica se dá na mesma velocidade em que se verificam as inovações. A exclusão também pode se dar pelo rápido processo de obsolescência que faz com que a atualização tecnológica seja dispendiosa para o indivíduo, para organizações de várias naturezas e para os Estados. Por outro lado tecnologias se tornam economicamente mais acessíveis na medida em que se desenvolvem, o que permite que aqueles que não poderiam ter esse acesso na fase inicial, quando ainda era estado da arte, terminam tê-lo quando se tornam estado da técnica”. 
Disponível em: http://intranet.fainam.edu.br/acesso_site/fia/academos/revista2/6.pdf com acesso em 02/10/2017. 
A) A popularização do acesso às novas tecnologias ocorre, pelo texto, quando estas são criadas, ou seja, desenvolvidas.
B) Do texto depreende-se que o processo de exclusão também é promovido pela rapidez da inovação.
C) Quando do “estado da arte” do desenvolvimento tecnológico, todos passam a ter acesso às novas tecnologias.
D) A obsolescência tecnológica não é um fenômeno que ocorre em todas as áreas, mas apenas naquelas das chamadas tecnologias digitais da comunicação e informação.

GABARITO
57 - D
58 - D
59 - C
60 - A
61 - A
62 - D
63 - B

domingo, 24 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.1 - UECE - 2ª Fase

Questão 01 -  UECE - 2018.1 - Relacione, corretamente, as correntes do pensamento geográfico às suas devidas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Geografia Cultural e Humanista
2. Geografia da Crítica Radical
3. Geografia Tradicional
4. Geografia Quantitativa

Coluna II
( ) Em sua concepção dos estudos da paisagem, da região e do meio, privilegia a oposição entre o determinismo e o possibilismo.
( ) Prioriza as representações de ordem simbólica que estruturam uma atitude e uma concepção dadas em relação a um espaço de referência.
( ) Destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de análise do espaço, fazendo uso da estrutura lógica para desenvolver o trabalho científico em Geografia.
( ) Conclui que o espaço tem um papel tão ativo quanto os outros elementos das esferas de reprodução social, fazendo parte da dialética que o funda.
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
A) 3, 4, 1, 2. 
B) 2, 3, 4, 1. 
C) 1, 4, 2, 3. 
D) 3, 1, 4, 2.

Questão 02 -  UECE - 2018.1 - As descobertas em águas ultraprofundas de jazidas de petróleo e gás natural na área geológica do Pré-Sal é fruto de longos anos de pesquisa da Petrobrás na atividade exploratória offshore no Brasil e confirma que o país se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. Considerando os aspectos dessas descobertas e a decisão governamental brasileira de readequar o marco regulatório nas etapas de exploração e de produção da indústria brasileira de petróleo e de gás natural, assinale a afirmação verdadeira.
A) Os principais reservatórios do Pré-Sal, localizados especialmente nos litorais do Nordeste e do Norte do Brasil, são ultraprofundos e se situam abaixo da lâmina de água e abaixo da camada de sal. 
B) As novas perspectivas abertas com o Pré-Sal estimularam o Governo Federal a estabelecer algumas mudanças regulatórias, sendo a mais importante delas o aumento da participação de empresas estrangeiras na prospecção e produção de petróleo e gás natural. 
C) Os poços exploratórios do Pré-Sal, principalmente aqueles encontrados na Bacia de Santos, apesar de acumularem grandes porções de petróleo e gás natural, são condensados e pouco atrativos comercialmente, em função da baixa qualidade dos reservatórios. 
D) Em vista do papel essencial da Petrobras para o sucesso exploratório do Pré-Sal e do volume de recursos envolvidos, o Governo Federal desenhou um aparato regulatório para exploração exclusiva da empresa, resultando em uma maior participação estatal na apropriação da renda gerada por petróleo e gás natural.

Questão 03 -  UECE - 2018.1 - Considerando as características contemporâneas do Ceará, analise as seguintes afirmações: 
I. O crescimento econômico sentido pelo Ceará nos últimos anos não tem sido suficiente para mudar o quadro de desigualdade social e de concentração de riquezas predominante no estado. 
II. Os litorais cearenses se apresentam como verdadeiros espaços de consumo — expressão da transformação da natureza em mercadoria — onde o território é posto como cenário atrativo para visitantes interessados em turismo de sol e mar. 
III. A migração campo/cidade, decorrente da organização social e da estrutura fundiária predominante no estado, resultou na formação de extensas periferias urbanas, em especial aquelas localizadas em Fortaleza e sua área de entorno. 
É correto o que se afirma em 
A) I, II e III. 
B) II apenas. 
C) I e II apenas. 
D) I e III apenas

Questão 04 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “A tarde daquela quinta-feira corria como outra qualquer. Crianças na escola começavam a se agitar para o fim da aula, o senhor de idade levantava do seu costumeiro repouso, trabalhadores retornavam da jornada. Porém, de maneira abrupta, aquilo que alguns temiam se realizou. Por volta das 15 horas e 30 minutos, no município de Mariana, a estrutura da barragem de rejeitos minerários de Fundão, de propriedade da Samarco (Vale/BHP Billiton) se rompeu e aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de lama invadiram o leito dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. Por meio de muita poeira e de barulhos estrondosos, as famílias que moravam à jusante receberam o anúncio. Em questão de minutos, viram aproximar de si uma montanha de lama, que arrombava as portas de casa, derrubava as paredes, arrastava as árvores e os carros. Quem conseguiu, correu com a roupa do corpo para o lugar mais alto que podia alcançar. Para trás, foram deixados animais, plantações, casas, documentos, algum retrato de família, algum brinquedo de infância, um objeto de sorte, uma carta de amor”. 
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil. 23 de novembro de 2017. No Rio Doce, dois anos de violência e de luta. Disponível em https://diplomatique.org.br/dois-anos-deviolencia-e-luta-no-rio-doce-samarco/. 
O texto acima relata um dos maiores acidentes ambientais já ocorridos no Brasil, como consequência do rompimento da barragem de Fundão (MG), em 2015. Sobre os desdobramentos desse desastre, é correto afirmar que
A) passados dois anos do acidente, a “ressurreição” dos rios atingidos já é uma realidade, uma vez que as empresas responsáveis pelo desastre concluíram a retirada dos rejeitos depositados. 
B) a recuperação do ambiente atingido por esse desastre ambiental é lenta, mas as consequências não são tão graves, pois o acidente não trouxe maiores problemas para as pessoas ali residentes. 
C) após dois anos do rompimento da barragem de Fundão, o rejeito de minério ainda encobre áreas devastadas, e milhões de metros cúbicos da lama seguem espalhados, deixando marcas no meio ambiente e nas comunidades atingidas. 
D) até hoje, as empresas e o poder público não deram resposta para questões ambientais emergenciais ocorridas com o rompimento da barragem de Fundão, porém todas as pessoas atingidas pelo desastre já foram indenizadas e estão reconstruindo suas vidas em municípios distantes dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce.

Questão 05 -  UECE - 2018.1 - Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre as mais recentes características da vida urbana nas grandes cidades contemporâneas. 
( ) As cidades são lugares importantes para os acontecimentos da vida contemporânea, mas sua riqueza econômica não foi capaz de provocar distribuição mais equitativa de bens e serviços sob a ótica da justiça social. 
( ) Nas grandes cidades, é cada vez mais comum a construção de muros físicos que dificultam a possibilidade de integração da vida comunitária, estabelecendo diferentes contrastes no que tange ao uso do solo e ao modo de vida. 
( ) Muitas áreas, antes subvalorizadas nas grandes cidades, passam por processos de reabilitação, nos quais a antiga infraestrutura é substituída por uma mais recente, exclusivamente voltada para a diminuição do déficit habitacional da população mais pobre. 
( ) Nas grandes cidades, os movimentos sociais urbanos praticamente desapareceram, como resultado de conquistas sociais mais significativas, pela diminuição do uso especulativo do solo e pela gradativa redução das assimetrias socioespaciais. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
A) V, V, F, F. 
B) F, V, V, V. 
C) V, F, F, F. 
D) F, F, V, V.

Questão 06 -  UECE - 2018.1 - Atente ao que se diz a seguir a respeito das questões étnicas africanas no Brasil. 
I. O triângulo dos fluxos econômicos comerciais do século XV ao XIX, envolvendo a Europa, África e América, que tinha o Oceano Atlântico como espaço de ligação, está na gênese do tráfico demográfico forçado de negros para o Brasil por quase quatro séculos, o que definiu a forte presença da cultura africana na sociedade brasileira. 
II. Mudanças na estrutura histórica da sociedade brasileira garantem que a noção de inferiorização dos conhecimentos, saberes e tecnologias da cultura negra e africana está superada.
III. Apesar dos avanços na discussão sobre alteridade e discriminação racial no Brasil, ser descendente de referências africanas no país continua sendo um fator de risco, um desafio para a manutenção da sobrevivência humana e um esforço adicional para ter visibilidade no sistema dominante. 
É correto o que se afirma em 
A) I, II e III. 
B) I e III apenas. 
C) II e III apenas. 
D) I e II apenas.

Questão 07 -  UECE - 2018.1 - Considerando os movimentos que configuram uma nova Geografia do território brasileiro, é correto afirmar que 
A) a pequena complexidade funcional da rede urbana brasileira associa-se a um padrão de interações espaciais eminentemente regional, visto que o país está estruturado em torno de metrópoles que articulam relações de limitada abrangência espacial. 
B) mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo, em especial as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste agricultura moderna e mecanizada. 
C) é indiscutível a existência da integração plena do território brasileiro, para a qual os meios de transporte naval, aéreo e rodoviário contribuem de igual maneira. 
D) a despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional quando a hegemonia da região Sudeste sobre as demais regiões não pôde mais ser contestada.

Questão 08 -  UECE - 2018.1 - Assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz a seguir sobre a paisagem e a formação da região Nordeste do Brasil. 
( ) Entre as grandes regiões brasileiras, o Nordeste caracteriza‑se por apresentar as paisagens naturais e culturais menos diversificadas. 
( ) Durante a fase de ocupação do território nordestino a partir da agroindústria canavieira, destacou-se a utilização de força de trabalho escrava e uma acumulação de riquezas com forte dependência do mercado externo.
( ) Além de estimular o povoamento de grandes parcelas do sertão semiárido no Nordeste do Brasil, a cultura algodoeira desenvolveu a indústria têxtil, atrelando cultura agrícola e atividade manufatureira na região. 
( ) Pelo fato de ser a região de ocupação mais antiga do território brasileiro, a colonização inicial do Nordeste deu‑se em função da demanda por produtos alimentícios e por matérias-primas. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
A) V, F, F, F. 
B) F, V, V, V. 
C) V, F, F, V. 
D) F, V, V, F.

Questão 09 -  UECE - 2018.1 - No que concerne à geografia humana da Amazônia, assinale a afirmação verdadeira. 
A) Até o fim do século XX, a Amazônia concentrava uma população que tinha relações econômicas e culturais muito ligadas aos rios, mas, com o aumento da concentração de pessoas em cidades construídas ao longo de rodovias, esta territorialidade se transformou. 
B) Uma das práticas de ação sobre a Amazônia é aquela conduzida por empresas ligadas à extração de riquezas oriundas da biodiversidade, que, ao contrário das estratégias convencionais de mercado, não prejudicam a cultura e o conhecimento das populações tradicionais. 
C) Na Amazônia, as relações territoriais comandadas pelo avanço nos meios de comunicação e transporte já não mais submetem a circulação, o comércio e os fluxos de pessoas aos ritmos impostos pelas enchentes e vazantes dos grandes rios. 
D) A Amazônia sente fortes impactos com o avanço do agronegócio e da exploração mineral, que substitui a floresta por pasto ou por sítios de exploração de commodities, especialmente na borda meridional da região, estendendo-se da parte oriental do Pará até a ocidental, em Rondônia.

Questão 10 -  UECE - 2018.1 - A expressão BRIC foi lançada em 2001, em referência ao conjunto de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que assumiu um papel importante na economia mundial para os cinquenta anos seguintes. O grupo foi formalizado em 2006 e sua primeira cúpula ocorreu em 2009, e, desde então, além de ter recebido a África do Sul como mais um novo membro, lançou um banco de desenvolvimento — The New Development Bank — e um fundo de reservas denominado BRICS Contingent Reserve Arrangement, passando a ser conhecido no cenário geoeconômico internacional como BRICS. 
O principal objetivo dos países participantes do BRICS é 
A) fortalecer o papel econômico organizador dos Estados Unidos no cenário internacional. 
B) garantir a centralização da elaboração de políticas internacionais sobre produção e venda de petróleo dos países integrantes. 
C) defender uma ordem internacional multipolar, criando espaços de discussão para elaborar planos de ação política e econômica entre os países integrantes. 
D) oferecer ajuda mútua militar entre os países membros.

Questão 11 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Mas na maioria das cidades ao redor do mundo, os efeitos das ilhas de calor no verão são vistos como um problema. Ilhas de calor contribuem para o desconforto das pessoas, para problemas de saúde, contas de energia mais elevadas e maior poluição”. 
Gartland, L. Ilhas de calor, como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. São Paulo. Oficina de textos. 2010. p.10. 
Considerando o excerto acima, é correto afirmar que as ilhas de calor são fenômenos urbanos que têm dentre suas características 
A) aumento do saldo de radiação e convecção reduzida. 
B) aumento da evaporação e diminuição do saldo de radiação. 
C) temperatura do ar mais elevada e redução de áreas impermeáveis. 
D) evaporação reduzida e alta refletância solar dos materiais urbanos.

Questão 12 -  UECE - 2018.1 - Considerando os processos e a dinâmica das paisagens, pode-se afirmar corretamente que, em ambientes estáveis, ocorre(m) 
A) morfogênese. 
B) pedogênese. 
C) erosão mais intensa. 
D) solos arrasados.

Questão 13 -  UECE - 2018.1 - Os planaltos sedimentares tabuliformes e cuestiformes do domínio das bacias sedimentares paleomesozoícas que ocorrem no Ceará integram os Grupos Ubajara, Jaibaras e a Formação Basal da bacia do Maranhão/Piauí. No Ceará, essas características pertencem à(s) unidade(s) conhecida(s) como 
A) Planalto da Ibiapaba. 
B) Depressão sertaneja. 
C) Planaltos residuais. 
D) Maciços centrais e ocidentais.

Questão 14 -  UECE - 2018.1 - O processo de desertificação é complexo e multifatorial, envolvendo causas naturais e antrópicas que atuam na dinâmica das paisagens suscetíveis a este evento. Dentre os fatores antrópicos que atuam mais diretamente nesse processo encontra-se 
A) a exploração dos recursos naturais baseada nas práticas de coleta. 
B) a perfuração de poços profundos nas regiões cristalinas. 
C) a prática de cultivo baseada no desmatamento. 
D) a recuperação da vegetação ciliar.

Questão 15 -  UECE - 2018.1 - Leia atentamente o seguinte enunciado: 
“Ocupando grande parte da estável Plataforma Sulamericana, o Brasil era considerado, até pouco tempo, como assísmico, por não se conhecer a ocorrência de sismos destrutivos. Estudos sismológicos desde a década de 1970 mostraram que a atividade sísmica no Brasil, apesar de baixa, não pode ser negligenciada. [...] Pequenos sismos intraplaca podem ocorrer em qualquer local”. 
Assumpção, M. e Dias Neto, C. N. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de textos. 2001. p. 56. 
Mesmo apresentando uma certa estabilidade sísmica, no Brasil ocorrem pequenos sismos. Algumas das áreas mais ativas são os estados do 
A) Rio Grande do Norte e Ceará. 
B) Rio de Janeiro e Paraná. 
C) Pará e Amapá. 
D) Acre e Piauí.

Questão 16 -  UECE - 2018.1 - Os movimentos de circulação da água nos ambientes têm uma relação direta com os volumes de chuva precipitados, com os mecanismos de evaporação e evapotranspiração, e com os fluxos de escoamento vertical e superficial. Com relação à acumulação das águas subterrâneas no semiárido cearense, é correto afirmar que esse processo 
A) se iguala ao volume de água evaporado. 
B) supera os volumes evaporados. 
C) é igual ao volume acumulado nos reservatórios de superfície. 
D) é menor que o processo de evaporação.

Questão 17 -  UECE - 2018.1 - Solos pouco evoluídos, delgados, com ausência de horizonte B, onde predominam de forma bastante preservadas as características da rocha original, são conhecidos como A) luvissolos. 
B) argissolos. 
C) neossolos. 
D) planossolos.

Questão 18 -  UECE - 2018.1 - Os padrões de drenagem associados aos controles estruturais apresentam-se em vários tipos. O tipo que corre onde os cursos fluviais fluem em direção à área central em regiões de crateras e bacias tectônicas é conhecido como 
A) centrípeto. 
B) dendrítico. 
C) anelar. 
D) paralelo.

Questão 19 -  UECE - 2018.1 - As precipitações no nordeste brasileiro são controladas por alguns sistemas, dentre os quais se destaca a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pela maior parcela das chuvas na porção norte do nordeste do Brasil. Além desse importante sistema, também atua(m) produzindo chuvas na região Nordeste 
A) a zona de precipitação subtropical – ZPS. 
B) os complexos convectivos de mesoescala – CCM. 
C) o sistema de monções da América do Sul – SMAS. 
D) a corrente circumpolar antártica – CCA.

Questão 20 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Dunas costeiras se formam em locais em que a velocidade do vento e a disponibilidade de areias praiais de granulometria fina são adequadas para o transporte eólico”. 
Muehe, D. Geomorfologia Costeira. In: Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1994. p.298. 
Quanto ao processo de formação de dunas, é correto afirmar que à retaguarda de praias de baixa energia são formadas dunas 
A) frontais. 
B) oblíquas. 
C) parabólicas. 
D) blow out.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - C
05 - A
06 - B
07 - D
08 - B
09 - D
10 - C
11 - A
12 - B
13 - A
14 - C
15 - A
16 - D
17 - C
18 - A
19 - B
20 - A

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.1 - UECE - 1ª Fase

Questão 31 -  UECE - 2018.1 - Leia atentamente o seguinte excerto sobre desenvolvimento sustentável: “A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital”. 
LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 56.

Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira. 
A) A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio. 
B) O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade. 
C) Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental. 
D) O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.

Questão 32 - UECE - 2018.1 - Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se diz a seguir sobre o papel dos Estados Unidos da América na geopolítica e na geoeconomia internacionais. 
( ) Continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta. 
( ) Têm no seu mais recente presidente eleito, Donald Trump, um reconhecido conservador no que tange às ações de política externa em relação a países como Irã, Venezuela e Coreia do Norte. 
( ) Fortaleceram importante posição de liderança ambiental global ao assumir compromissos na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, em especial durante o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima. 
( ) Com a crise econômica sentida nos últimos anos, o país tem desenvolvido uma política de desmilitarização e redução dos custos com armamentos, fato que já resultou numa diminuição das tensões internacionais com países inimigos. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
A) F, V, F, V. 
B) V, F, V, F. 
C) F, V, F, F. 
D) V, F, V, V.

Questão 33 - UECE - 2018.1 - Sobre a desigualdade geográfica do desenvolvimento humano, é correto afirmar que 
A) no que diz respeito aos problemas sociais que crescem no mundo, a noção de segregação, associada ao fenômeno de exclusão de direitos por parte de algumas pessoas, ainda não atingiu a população residente nos países europeus. 
B) mesmo nos países considerados muito ricos, tais como Estados Unidos e Inglaterra, em suas grandes cidades existem áreas ou bairros onde reinam a violência, a delinquência, a economia informal e atividades ilícitas, e a população residente nesses locais é desprovida de serviços públicos de qualidade. 
C) as disparidades do binômio riqueza-pobreza ainda são marcantes entre certos grupos de países no mundo; porém, o mesmo não se observa no interior do território de cada país, geralmente marcado por homogeneidade no que tange ao bem-estar social da população. 
D) as desigualdades sociais entre zonas rurais e urbanas — um dos contrastes geográficos mais flagrantes já sentidos pela humanidade — foram superadas com o advento da biotecnologia voltada à produção de alimentos.

Questão 34 - UECE - 2018.1 - Considerando dados e informações relativos ao sistema regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira. 
A) As dinâmicas espaciais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sintetizam tempos e espaços diferenciados: a primeira é marcada pela circulação fluvial e rodoviária que abre clareiras na floresta; e a segunda é definida pelo papel do moderno agronegócio. 
B) Na região Sudeste do país, dadas as características históricas e geográficas de seu desenvolvimento, a distribuição da população apresenta estrutura dispersa, sem efeito significativo de aglomeração demográfica nos maiores centros urbanos metropolitanos. 
C) A região Sul do Brasil corresponde ao núcleo original da industrialização, fenômeno que justifica estar nas capitais dessa região a maior centralidade exercida pelo mercado financeiro. 
D) Na região Nordeste do país, é flagrante a transformação causada pelo dinamismo econômico que fortaleceu as cidades médias em detrimento do tradicional papel central das metrópoles.

Questão 35 - UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”. 
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil. 
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado 
A) por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre. 
B) por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural. C) por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino. 
D) por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.

Questão 36 - UECE - 2018.1 - Leia atentamente o seguinte enunciado: “Os processos associados aos rios, denominados processos fluviais, enquadram-se, num sentido mais amplo, no conjunto de processos aluviais, que compreendem a erosão, transporte e sedimentação em leques aluviais, rios e leques deltaicos”. 
Riccomini, C., Giannini, P. C. e Mancini, F. Rios e Processos aluviais. In. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2001. 
Os leques aluviais, presentes em várias regiões de clima árido e úmido, constituem um importante tipo de depósito, com grande importância econômica, uma vez que podem conter ouro e diamantes dentre outros tipos de placer. 
Dentre as principais características desses sistemas, encontra-se 
A) a tendência de apresentarem forte escoamento superficial e transporte de clastos de granulação grossa resultante da desagregação mecânica das rochas. 
B) a presença majoritária de sedimentos finos depositados durante o Cretáceo em ambientes fluviomarinhos. 
C) a ocorrência de camadas sub-horizontais de rochas cristalinas que recobrem um substrato com dobras e falhas. 
D) o conteúdo variável de detritos orgânicos em camadas empilhadas, compostas por sedimentos finos como argilas siltosas.

Questão 37 - UECE - 2018.1 - Observe o que se diz a seguir a respeito do conceito de paisagem na geografia física: “Por meio do conceito de paisagem, o imaginário social transforma culturalmente a natureza, ao mesmo tempo que os sistemas técnicos agregam ao território as formas-conteúdo da paisagem constituídas por representações sociais”. 
Vitte, Antônio Carlos, O Desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na Geografia Física. Mercator - Revista de Geografia da UFC. 2007. 
Considerando os aspectos relativos ao conceito de paisagem na geografia física, como tratado no excerto acima, é correto concluir que paisagem 
A) é um elemento estático e imutável na escala de tempo humana. 
B) é tudo aquilo que pode ser visto e não pode ser alterado. 
C) possui um caráter dinâmico, podendo ser modificada e construída. 
D) está restrita à dimensão física do espaço e é composta por elementos abióticos.

Questão 38 - UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte trecho de um artigo sobre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP do Clima: “Havia no início da conferência um clima de desconfiança de que esses compromissos não seriam seguidos. Por um lado, países como Polônia, ainda muito dependentes de carvão, ameaçam as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia como grupo. Alemanha também vem sendo muito criticada por, apesar de vir investindo muito em energias renováveis, ainda ter diversas usinas a carvão que, se não forem desativadas, tornam a meta alemã impossível de ser cumprida”. 
COP do Clima deve reafirmar necessidade de cumprir compromissos até 2020. Giovana Girardi. 15 novembro 2017. Jornal Estadão. Disponível em http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambientese/cop-do-clima-deve-reafirmar-necessidade-de-cumprircompromissos-ate-2020/ 
A COP do Clima, realizada recentemente em Bonn, na Alemanha, reuniu além do Brasil, diversos países. Essa conferência teve como tema central 
A) a discussão e o estabelecimento de regras do acordo de Paris. 
B) as ações globais para a preservação da vida nos oceanos. 
C) a redução dos arsenais nucleares dos países que detêm essas armas. 
D) o processo de subida no nível do mar e seus impactos nos próximos 20 anos.

GABARITO
31 - D
32 - NULA
33 - B
34 - A
35 - D
36 - A
37 - C
38 - A