domingo, 6 de julho de 2014

Kika - De onde vem o vidro?

Kika - De onde vem o vidro?
O vidro é muito antigo. Ele existia bem antes do aparecimento do homem na Terra. Quando o raio de sol atinge a areia da praia ou o calor de um vulcão esquenta as rochas, a própria natureza se encarrega de fabricar pequenos pedacinhos de vidro. O homem ficou tão fascinado pela descoberta do vidro que foi inventando novas formas de fabricá-lo. E hoje o homem não pode viver sem o vidro. Ele está nos carros, casas, lâmpadas, televisores, prédios, óculos... Embalar bebidas, comidas e remédios é uma especialidade do vidro, pois ele não passa gosto para os alimentos. 

A receita para fabricar vidro é simples. Primeiro a mistura dos ingredientes. Areia, soda e cal. Essa mistura é levada a um forno muito quente:  a temperatura é de 1500ºC. A massa que sai do forno vai ganhar forma e ser moldada. A moldagem pode ser manual para fazer vários tipos de objetos. O outro jeito bem legal de dar forma ao vidro é o sopro. O vidreiro sopra a massa através de um cano
até formar uma bolha. A bolha é modelada com instrumentos para fabricar peças artísticas, lâmpadas ou garrafas.
Kika - De onde vem...
Mas a modelagem das garrafas do refrigerante que vocês bebem é feita com máquinas super modernas. 

O vidro é um material 100% reciclável. Isso quer dizer que qualquer vidro pode ser reaproveitado para ser utilizado de novo e utilizado em uma nova fabricação. 

Existe vários tipos de vidro. O vidro temperado é um vidro muito seguro. Ele entra em um forno e é aquecido em uma temperatura de 600ºC. Depois recebe jatos de ar frio. Esse choque de temperatura faz o vidro ficar muito mais difícil de quebrar. Já os para brisas de carro são feitos de vidro laminado: se sofrem alum impacto eles se quebra sem sair do lugar. Assim eles não estilhaçam e não machucam ninguém.
Vídeo, desenho animado: Kika - De onde vem o vidro?

Nenhum comentário: