terça-feira, 26 de março de 2013

Conheça os 13 finalistas da Viagem do Conhecimento 2012/2013!

É com muita alegria e satisfação que o Comitê Gestor da Viagem do Conhecimento / Desafio National Geographic divulga a relação dos 13 finalistas da edição 2012/2013.
Antes dos nomes, porém, gostaríamos de agradecer a todos os educadores entre outros profissionais envolvidos na realização deste concurso. Sem o empenho, dedicação e envolvimento de milhares de pessoas em mais de 3 mil escolas situadas em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal não conseguiríamos realizar a maior Olimpíada de Geografia do Brasil.
Aos cerca de 10 mil estudantes que participaram da segunda prova, uma mensagem especial. Todos vocês são grandes vencedores, não importa se ficou ou não na relação abaixo. A grande lição é que vocês estão no caminho certo e demonstraram grande conhecimento e capacidade de aprender. Somando as duas provas, vocês responderam a 50 questões de múltipla escolha e fizeram uma dissertação. Além disso, leram, estudaram, acessaram o nosso site à procura de mais conhecimento e tomaram ciência de muita informação nova. Essa busca pelo conhecimento e pela educação é muito significativa. Com certeza, agora, vocês trazem uma bagagem cultural maior e mais consolidada. Essa experiência representa um passaporte seguro para grandes conquistas no futuro!
É importante lembrar também que todos vocês participaram de um concurso difícil, competitivo e de nível nacional. Nem sempre o mais importante é vencer. E sim observar o que se ganhou.
Parabéns a todos! 


Critérios para apuração dos 13 finalistas
Como consta do Regulamento, as 13 vagas foram assim distribuídas, levando em conta a divisão regional do território brasileiro, segundo o IBGE:
- Região Norte: 2
- Região Centro-Oeste: 2
- Região Sul: 2
- Região Nordeste: 3
- Região Sudeste:  4
Ainda como consta do Regulamento, entre os 13 finalistas deve haver quatro alunos de escolas das redes públicas estadual ou municipal. A segunda prova totalizou 100 pontos. 50 pontos são relativos às 25 questões de múltipla escolha. Os outros 50 pontos correspondem à nota da dissertação (veja abaixo).
Os finalistas foram os estudantes que mais totalizaram mais pontos, levando-se em conta as 25 questões de múltipla escolha mais a dissertação. Os estudantes finalistas totalizaram entre 88 e 100 pontos (nota máxima possível). Na prova de múltipla escolha, o mínimo foi de 22 acertos para alunos das escolas públicas estaduais. Alunos das demais escolas acertaram, ao menos, 23 questões. Na dissertação, todos tiveram entre 40 e 50 pontos.
Confira os nomes dos finalistas 
Estudante
Escola
Cidade
Estado
1 - Ana Luíza Aires Silva
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré
Ananindeua
PA
2 - Daniel Sanches Montemor Augusto
Colégio Bandeirantes
São Paulo
SP
3 - Felipe Alex Hofmann
Escola de Educação Básica da Uri
Erechim
RS
4 - Fernando Falkenberg Marques
SEB-COC
Brasília
DF
5 - Isadora Rocha Zaneti
Colégio Militar de Campo Grande
Campo Grande
MS
6 – Júlia Matos de Alencar Camargos
Colégio Militar de Salvador
Salvador
BA
7 - Natália Rios de Sousa
Organização Educacional Farias Brito
Fortaleza
CE
8 - Paulo Victor Quaresma Correa
Grupo Educacional Ideal
Belém
PA
9 - Romero Moreira Silva
Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio
Itabira
MG
10 - Victória Rodrigues Martins
ETEC Rosa Perrone Scavon
Itatiba
SP
11 - Viktoria Weihermann
Colégio Global
São Bento do Sul
SC
12 - Vitória Barim Pacela
Escola Estadual Cardeal Leme
Espírito Santo do Pinhal
SP
13 - Wilker Dias da Silva
Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmen Vieira Moreira
Maracanaú
CE

Critérios para correção das dissertações
Para totalizar os 50 pontos da dissertação, o Comitê Gestor definiu quatro critérios:

Destacar processos de urbanização no mundo e no Brasil. Mostrar diferentes ritmos de crescimento urbano e a emergência de grandes cidades. Avaliar papel das cidades para reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.
10 pontos
Identificar impactos ambientais urbanos (poluição do ar e da água, lixo, congestionamentos, energia, ausência de áreas verdes, espaços públicos e saneamento básico, etc.). Apresentar e discutir medidas existentes para conter ou solucionar tais impactos.
15 pontos
Apresentar e discutir propostas de melhoria da mobilidade humana em cidades, avaliando meios de transporte e seu uso, e formas de ampliar as interações sociais urbanas.
15 pontos
Construir texto claro, organizado e coerente, com título e respeitando as normas de correção ortográfica.
10 pontos

Foram corrigidas todas as dissertações de estudantes que acertaram 24 e 25 questões na prova de múltipla escolha. Para alunos de escolas públicas municipais e estaduais, também foram corrigidas os textos de quem acertou 23 e 22 questões.
Números desta edição
Cerca de 3.100 escolas públicas e particulares de todo o país se inscreveram na Viagem do Conhecimento 2012/2013. Aproximadamente 165 mil estudantes fizeram a primeira prova em novembro de 2012. A segunda prova, realizada em março deste ano em 210 escolas-sede, foi feita por cerca de 10 mil alunos.
Sobre o gabarito
O Comitê Gestor avaliou as mensagens enviadas com solicitações de alteração ou revisão das respostas divulgadas e concluiu que não há nada a corrigir. Portanto, o gabarito divulgado está mantido.
A todos que participaram da quinta edição da maior Olimpíada de Geografia do Brasil o nosso muito obrigado! Em breve, daremos início a mais uma Viagem do Conhecimento. Venham viajar conosco!

Com informações da Viagem do Conhecimento / Desafio National Geographic

Nenhum comentário: