Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Concurso SEE MG 2011 - Prazo para posse dos candidatos aprovados em concurso é ampliado

Medida foi tomada para assegurar aos candidatos prazo adequado para realização de exames admissionais

A nomeação dos candidatos aprovados no concurso público da SEE MG - Secretaria de Estado de Educação está em andamento. Os primeiros atos de nomeação começaram a ser publicados no Diário Oficial dos Poderes do Estado no ínício do mês de dezembro, contemplando os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional, Analista Educacional e Inspetor Escolar.
Mas nesta quinta-feira (27-12), Resolução Conjunta das Secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Planejamento e Gestão (Seplag) ampliou prazo para a posse dos candidatos em mais 30 dias, "a contar do trigésimo dia da publicação da nomeação". A ampliação do prazo vale para a posse dos candidatos classificados no concurso público de que trata o Edital SEPLAG/SEE No. 01/2011 e nomeados nos dias 1, 4, 5 e 10 de dezembro de 2012.
O objetivo da medida, conforme explica a Resolução, é "assegurar o direito dos candidatos nomeados de se submeterem aos exames adminissionais nos prazos determinados pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SCPMSO/SEPLAG".
Os novos prazos para nomeação determinados pela Resolução são:
- 29 de janeiro de 2013 para as nomeações publicadas no dia 01/12/2012;
- 02 de fevereiro de 2013 para as nomeações publicadas no dia 4/12/2012;
- 03 de fevereiro de 2013 para as nomeações publicadas no dia 5/12/2012;
- 06 de fevereiro de 2013 para as nomeações publicadas no dia 8/12/2012; e
- 11 de fevereiro de 2013 para as nomeações publicadas no dia 13/12/2012.

Veja quem já foi nomeado no link  http://www.planejamento.mg.gov.br/concursos-e-estagios/concursos-publicos/46-menu-principal/concursos-e-estagios/871-concurso-da-secretaria-de-estado-de-educacao-edital-seplag-see-n-01-2011 


Resolução Conjunta amplia prazo para posse de candidatos aprovados em concurso público

Fonte: SEE MG - Secretaria de Educação de Minas Gerais

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal e Ano Novo

O editor deste Blog de Geografia deseja a todos boas festas e um feliz 2013, com muito ensino e cultura!

Mensagem de Natal e Ano Novo - Blog de Geografia - Imagem: Agência USP

Concurso SEE MG 2011 - Listas de convocação para exame médico pré-admissional

O processo de nomeação dos candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação já está em andamento. Os primeiros atos de nomeação começaram a ser publicados no Diário Oficial dos Poderes do Estado contemplaram aprovados nos cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional, Analista Educacional e Inspetor Escolar.

Srs.(as) Candidatos (s)
Para esclarecer dúvidas sobre a perícia médica pré-admissional, gentileza entrar em contato direto com a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional - SCPMSO - através do telefone (31) 3239-6310 ou pelo e-mail scpmso.informa@planejamento.mg.gov.br.
Concurso da Secretaria de Estado de Educação (Edital Seplag/SEE N.º 01/2011) 
Se você passou e ainda não foi chamado, fique ligado. As chamadas estão ocorrendo aos poucos. A publicação está sendo feita a partir da conferência das vagas, tendo em vista a preparação da logística necessária para a realização dos exames médicos pré-admissionais. Para saber se já saiu novas listas de convocação você pode verificar no link aqui!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Coluni 2013: Confira lista de aprovados

Resultado do Coluni 2013 - Lista dos classificados e lista de espera
Coluni - Colégio de Aplicação - UFV
Confira o resultado do Coluni 2013 - Colégio Universitário - Universidade Federal de Viçosa. As provas objetivas (das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia) foram aplicadas no dia 01 de Dezembro de 2012. No dia seguinte, os candidatos fizeram a prova de Redação e as provas  discursivas.
Lista dos Classificados - Coluni 2013
Lista de Espera - Coluni 2013

Resultado do Exame de Seleção - Coluni UFV 2013

Resultado do Coluni 2013 - Lista dos classificados e lista de espera
Coluni - Colégio de Aplicação - UFV
Confira o resultado do Coluni 2013 - Colégio Universitário - Universidade Federal de Viçosa. As provas objetivas (das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia) foram aplicadas no dia 01 de Dezembro de 2012. No dia seguinte, os candidatos fizeram a prova de Redação e as provas  discursivas.
Lista dos Classificados - Coluni 2013
Lista de Espera - Coluni 2013

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Aulas de Regionalização do espaço brasileiro - Rita de Cassia Ariza Cruz

Aulas de Regionalização do espaço brasileiro (FLG 0386) da Profa. Dra. Rita de Cassia Ariza Cruz, do Departamento de Geografia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP. Estas aulas estão disponíveis online. Para baixar as aulas é só conferir os links abaixo:
Aula 01 Do natural á formação sócioespacial 
Aula 02 - Formação socioespacial do Brasil  
Aula 03 - Dinâmica espacial contemporânea 
Aula 04 - Dinâmica espacial contemporânea - parte II 
Aula 05 - Planejamento regional antecedentes
Aula 06 - Planejamento regional e produção do espaço
Aula 07 - O urbano regional 
Aula 08 - Cultura e território
Aula 09 - O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro 
Aula 10 - Região, regionalização e regionalismos
Aula 11 - Região, regionalização e território - rede
Aula 12 - Região e história do pensamento
Aula 13 - Regionalização do espaço brasileiro (leituras comteporâneas) 
Aula 14 - Regionalização do espaço brasileiro (leituras comteporâneas) - parte II
Aula 15 - Aulas de revisão
Aula 16 - Aulas de revisão - parte II              

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nomeação de aprovados no concurso - SEE MG 2011

A aprovação do Projeto de Lei que regulamenta 1/3 da jornada para atividades extraclasse é um passo primordial para o planejamento da Secretaria de Educação em 2013. Segundo a secretária, a partir da promulgação da lei, será possível dar início à nomeação dos professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Educação. “No momento da posse, o professor, pela ordem de classificação do concurso, escolhe o cargo que ele quer e a escola. Então, ele vai precisar saber, em cada escola, quais são os cargos, com que carga horária, para que ele possa usar o seu direito de escolha. A promulgação dessa Lei é muito importante para que nós possamos dar início à nomeação desses professores”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Charge - A indústria da seca

Charge - A indústria da seca
A corrupção e a indústria da seca.  Nordeste tem a pior seca dos últimos 40 anos.

Charges, cartuns e desenhos sobre meio ambiente

Geografia - Charges, cartuns e desenhos sobre meio ambiente
Reuni neste post vários cartoons e comics (charges, cartuns e desenhos) sobre a questão ambiental do nosso planeta. É difícil conseguir muitas imagens em creative commons sobre este tema. E muitos chargistas de primeira linha no Brasil, não permitem a reprodução de seus trabalhos em sites e blogs. Sendo assim tive que pesquisar nas páginas em inglês. Confira abaixo os melhores resultados da pesquisa.
Charge - Poluição do ar e o aquecimento global
Cartum - Combustíveis fósseis e energias alternativas
Cartum - Meio Ambiente ameaçado

This Is Not Victory!” Esta não é a vitória - Zhao Mu.
Charge - O planeta está sofrendo
O dia depois do amanhã

Charge sobre elevação do nível dos oceanos

O que está acontecendo em Tuvalu?
  Exercício Resolvido sobre elevação do nível dos oceanos

(Unicamp-SP) Tuvalu [no Oceano Pacífico] é o primeiro país forçado a evacuar sua população devido à elevação do nível do mar, porém, certamente, não será o último. Eles estão procurando casa para 11.000 pessoas. Mas, o que dizer sobre as 311.000 pessoas que poderão deixar as Maldivas? Quem as aceitará? Ou os outros milhões que vivem em países baixos e que em breve poderão se juntar à fileira dos refugiados do clima? Será que as Nações Unidas serão forçadas a estabelecer um sistema de quotas para imigrantes climáticos, alocando os refugiados entre os países de acordo com o tamanho de sua população? Ou a alocação obedecerá a proporcionalidade da contribuição de países individuais à mudança climática que provocou a
evacuação? (Adaptado de Lester Brow. Elevação do nível do mar força evacuação de
ilha-nação. http://www.iuma.org.br).
a) Qual fenômeno tem sido apresentado como o responsável pela mudança do clima do planeta?
b) Qual a principal atividade humana responsável pela geração deste fenômeno?
c) O texto diz que a mudança do clima está afetando o nível dos oceanos. De que modo isso
ocorre?
Resposta:
a)  O aquecimento global.
b)  A atividade industrial.
c) O aquecimento global é responsável pelo derretimento das calotas polares. Esse derretimento aumenta o nível dos oceanos, podendo até mesmo submergir ilhas e áreas litorâneas mais baixas. 
Para saber mais leia o texto "Elevação do Nível do Mar Força Evacuação de Ilha-Nação" aqui!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Concurso SEE MG 2011 - Nomeação de candidatos aprovados no concurso da Educação para cargos administrativos está em andamento

O processo de nomeação dos candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação já está em andamento. Os primeiros atos de nomeação começaram a ser publicados no Diário Oficial dos Poderes do Estado no último sábado, (1-12) e contemplaram aprovados nos cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional, Analista Educacional e Inspetor Escolar. Nesta terça-feira (04-12), aconteceu a nomeação de outros candidatos e novas nomeações devem ser publicadas ao longo da semana, todas para os cargos administrativos já citados. A publicação está sendo feita a partir da conferência das vagas, tendo em vista a preparação da logística necessária para a realização dos exames médicos pré-admissionais.
As nomeações publicadas até agora contemplam apenas profissionais do setor administrativo que vão atuar no âmbito do órgão central da Secretaria, em Belo Horizonte, nas sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e também em escolas.
Os nomeados agora deverão fazer agora os exames pré-admissionais. As instruções para a realização do exame estão disponíveis online e a Superintendência Central de Perícia Média e Saúde Ocupacional, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, já está enviando aos nomeados a convocação para o exame pré-admissional, com data e local de realização do exame. As informações estão sendo enviadas para o e-mail do candidato, cadastrado no ato da inscrição.
Exames
Para a realização do exame, o candidato deverá apresentar fotocópia da publicação da nomeação e um documento original de identidade, com foto e assinatura. Além disso, no momento do exame pré-adminissional, os aprovados deverão apresentar também o resultado original de uma série de exames, tais como hemograma completo, contagem de plaquetas, creatinina, entre outros. Os exames exigidos somente terão validade se realizados dentro de 30 dias anteriores à data de convocação para realização do exame médico pré-admissional.

Todos os procedimentos necessários para a realização do exame pré-admissional estão disponíveis na nota de esclarecimento da Seplag, no link abaixo
http://www.planejamento.mg.gov.br/cidadao/concursos/Arquivos/see/Nota_de_esclarecimento_05.pdf.
Confira as edições do Minas Gerais com publicação dos nomeados:
(30-11) Nomeação - pg.4 do Diário do Executivo
(04-12) Nomeação - pg.9 do Diário do Executivo

Mais informações http://www.planejamento.mg.gov.br/concursos-e-estagios/concursos-publicos/46-menu-principal/concursos-e-estagios/871-concurso-da-secretaria-de-estado-de-educacao-edital-seplag-see-n-01-2011

domingo, 9 de dezembro de 2012

Charge - A Seca no Nordeste

João Suassuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, lembrou que em períodos de estiagem mais intensas, metade da população local sofre com a seca e fome. “Oitenta por cento das secas do Nordeste ocorrem no miolão da região. E a seca não é por falta de água, mas pela má distribuição dessa água”. Leia a matéria completa no link aqui!
Charge - Seca no Nordeste - Papai Noel
Charge do Humberto
Está difícil até para o Papai Noel. Essa, só São Pedro pode resolver…

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dezembro Chegou

Gabriel Egidio do Carmo

Dezembro chegou com este ar de Natal. Com um ar de alegria. Tempo de comunhão. O pinheiro de Natal iluminado. O presépio: o berço da vida.

Dezembro desperta aquele desejo de renascer, de lembrar de tudo o que passou. As ruas ficam mais iluminadas. É tempo de férias escolares.

Essa guirlanda de ramos verdes. Essa vela. Essa meia. Essa humildade. O encanto das pessoas com as antigas e sempre renovadas canções natalinas. A família reunida para a ceia.
Natal de paz e alegria. De família em reunião. Natal de sonhos. Natal de contradições.
Dezembro menino. E os três reis magos. Mirra, ouro, incenso... nascimento do menino Jesus.
Dezembro chega e o Natal em junto. Sei que nem todas as pessoas tem motivos para comemorar este Natal. Acredito no espírito natalino. É só olhar e ver. No Natal as pessoas são mais solidárias, mais humanas e trocam desejos de felicidades.

Dezembro está aí. Daqui a alguns dias será o Natal. Meu desejo é que as pessoas não percam a esperança de sonhar...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre a Oceania e as regiões polares

1.   IFCE - É o fator que mais contribuiu para a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX

a) a descoberta de terras de grande fertilidade para a agricultura.   
b) a descoberta de petróleo, por volta de 1950.   
c) o clima temperado em toda a sua extensão territorial.   
d) a mão de obra escrava no próprio território.   
e) o clima tropical em toda sua porção meridional.   
 
2.   UFMS - Recentemente, a Austrália foi considerada referência como modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália desenvolveu-se de modo sustentável sobre seu território, de aproximadamente 7,7 milhões de km², ocupado por quase 21 milhões de habitantes, em 2007. Sobre esse país com características continentais, é correto afirmar:
01) É considerado uma nação rica, moderna e desenvolvida, muito mais pelos seus indicadores socioeconômicos, como alto IDH e elevada renda per capita, obtidos nos setores primário e terciário da economia, do que pela pujança de sua indústria, que é pouco diversificada se comparada às potências mundiais.
02) Seus principais parceiros econômicos são os países pobres do Sudeste Asiático e da Oceania, sobre os quais mantém forte influência econômica, pois adquiriu status de potência mundial, após sua independência da Inglaterra, ao criar, juntamente com o Canadá, a África do Sul e a Nova Zelândia, a Comunidade Britânica das Nações.
04) Originou-se da Comunidade Australiana, formada pelas seis ex-colônias britânicas, tendo adotado, como forma de governo, a monarquia e, como sistema de governo, o parlamentarismo; atualmente, o chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, representada por um governador-geral, e o chefe de Governo é o primeiro-ministro.
08) Devido a condições geográficas adversas à ocupação humana, como a existência de grandes extensões de desertos no seu interior e as longas distâncias dos centros econômicos mundiais, a densidade demográfica tem permanecido baixa; houve um aumento na imigração de europeus, no período pós-guerra; e, mais recentemente, de diversas partes do mundo, porém sob severo controle do governo.
16) Abrange um conjunto de ilhas denominado Oceania, localizadas no Oceano Pacífico, às quais concedeu autonomia administrativa, e que pertencem à Comunidade Australiana das Nações, criada logo após a desocupação do domínio japonês pelas tropas norte-americanas, no final da Segunda Guerra Mundial.

01+ 04 + 08 = 13 
 
3.   UFMG - Analise este mapa:



 A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que 
a) a Antártida é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário.   
b) a península lançada em direção à Terra do Fogo é a menos desfavorável à presença do homem na região, pois possibilitou a criação de estações permanentes de pesquisa.   
c) a tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada.   
d) o Círculo Polar Antártico limita, praticamente, o Continente à Zona Polar e, por isso, a Antártida é o mais extenso e contínuo domínio de climas polares continentais da Terra.   


4. PUC/RIO


Em relação à figura apresentada, assinale a opção INCORRETA.
a) O Tratado da Antártida, de 1959, redefiniu as formas de apropriação do continente antártico, o que era desejado por inúmeros países. A presença internacional no continente, regulamentada nesse tratado, só é permitida se os países se comprometerem a realizar pesquisas com fins pacíficos, vetando aos mesmos exercícios militares e testes nucleares.
b) No setor apresentado na figura, está localizada a base científica brasileira Comandante Ferraz. Esta base tem a oportunidade de pesquisar importantes assuntos para o país, além de estar alocada, estrategicamente, nas proximidades de alguns pontos de interesse científico especial. c) O setor antártico argentino expresso na figura é, na verdade, um espaço de tensões territoriais e diplomáticas expressivas entre a Argentina, o Reino Unido e o Chile, que pleiteiam o controle sobre parcelas comuns desse espaço continental.
d) A concentração de cardumes de krill e bacalhau e as importantes reservas de petróleo no mar territorial antártico são alguns dos motivos centrais que levam os países a pleitearem o controle futuro de parcelas do "continente gelado".
e) O maior problema do continente antártico, atualmente, e que coloca em risco as convenções territoriais definidas globalmente, é a insistência de potências como a Grã-Bretanha, EUA e Rússia em despejarem, mesmo que de "maneira segura", lixo radioativo em depósitos de grande profundidade no continente, principalmente no setor destacado na figura.

5. A Antártica foi o último continente a ser descoberto e explorado. Ao contrário da região Ártica, onde existe a presença natural dos esquimós, na Antártica nunca houve habitantes devido ao frio excessivo. Hoje o continente representa uma gigantesca reserva da humanidade, protegida e destinada apenas a estudos científicos, não se desenvolvendo aí atividades comerciais, industriais, extrativas e militares.
Adaptado de: www.cptec.inpe.br/prod_antartica/publicações/2005.)
a) Conforme diz o texto, na Antártica não se desenvolvem atividades econômicas. A que se deve o intenso interesse de diversos países no continente, já expresso no Tratado Antártico (1961) e no Tratado de Madri (1991)?
b) Por que a Antártica pode ser considerada uma grande reserva natural mundial?
c) A partir do Tratado Antártico, a Antártica foi designada território internacional. O que é um território internacional?
a) O intenso interesse de diversos países no con- tinente deve-se a sua importância como regulador climático do planeta, como área de estudo de paleoclimas e como grande reserva de recursos naturais. 
b) Devido ao seu grande potencial como reserva de recursos minerais, energéticos, alimentares e hídricos. 
c) Território internacional é uma área considerada patrimônio comum mundial, servindo apenas como base de estudos científicos


6.   UNICAMP 2007 - A Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas e pela Austrália. Com base no texto e observando os mapas a seguir, responda:



a) Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em três grandes conjuntos de ilhas, cuja importância estratégica ainda hoje é muito grande. Quais são esses três conjuntos?
b) Com relação à Austrália, quais são as características do relevo australiano?
c) Ainda sobre a Austrália, por que na zona norte as chuvas ocorrem no verão e, na zona sul, apenas no inverno?
 a) Os três conjuntos são Micronésia, Melanésia e Polinésia
 b) O relevo está dividido em três grandes unidades morfológicas: o planalto australiano a oeste e a grande bacia central e a cordilheira australiana a leste.
 c) Pois estão localizados em zonas climáticas diferentes: a norte, na zona tropical, e a sul, na zona temperada.

7.   Em virtude de sua descoberta ter sido posterior à do continente americano, as terras da Oceania são também conhecidas por Novíssimo Mundo. Essas terras são compostas de uma região continental representada pela Austrália, e de uma região insular extremamente espalhada. Verifique as alternativas a seguir, que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a que estiver INCORRETA.
a) A Nova Zelândia se destaca como 10 produtor mundial de bauxita. A exploração é realizada nas partes setentrional e sudoeste do território.   
b) Apesar de enfrentar sérios problemas de ordem física, como a aridez dos climas e a baixa fertilidade dos solos, a Austrália apresenta uma economia agrária bastante evoluída.   
c) O relevo neozelandês é de topografia bastante irregular em virtude das características vulcânicas do arquipelago, onde se observa a predominância de fisionomia bastante montanhosa.   
d) O fato de a Nova Zelândia apresentar um aprimorado setor industrial alimentar, de beneficiamento de produtos agropecuários, faz dela o maior exportador do mundo de queijo e manteiga.   
e) O litoral australiano é pouco recortado, destacando-se ao norte o Golfo de Carpentária e a sudeste as ilhas King, Furneaux e Tasmânia, a maior de todas. Junto ao Mar dos Corais, paralela à linha de costa, está a Grande Barreira, uma formação coralínea de grande extensão territorial.   
 
8.   IFCE - Analise os fatores que contribuíram para a conquista e a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX:

I. A introdução da criação de ovelhas e carneiros, favorecida pelas excelentes condições naturais de certos trechos do território.
II. A descoberta de terras de grande fertilidade para a agricultura.
III. A descoberta de ouro, por volta de 1850.
IV. O clima temperado em toda a sua extensão territorial.
V. A mão de obra escrava no próprio território.
VI. O clima tropical em toda sua porção meridional.

São informações VERDADEIRAS:
a) I, II e III   
b) II, IV e VI   
c) I, III e V   
d) I, II e IV   
e) I, V, VI   
 
9.   UFU - Considere o texto abaixo.
Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.

Esta descrição refere-se à
a) Argélia.   
b) Argentina.   
c) Austrália.   
d) Armênia.   
 
10.   A incorporação da Austrália e da Nova Zelândia ao capitalismo europeu deu-se de forma diversa da ocorrida com os continentes africano, asiático e americano. Vários episódios contam a história de ocupação e crescimento populacional e econômico daquela região.
Considere os textos a seguir:

(01) Enquanto África, Ásia e América passaram a integrar o horizonte geográfico dos europeus já nos séculos XV e XI, Austrália e Nova Zelândia só foram efetivamente incorporadas já nos séculos XVIII e XIX.
(02) Com a independência dos Estados Unidos (1776), a Grã Bretanha perdeu o local para onde mandava seus condenados e criminosos. O Brasil surgiu, então, como alternativa para abrigar os condenados britânicos.
(03) As terras australianas não ofereciam condições naturais atraentes para ocupação por parte dos ingleses, o que favoreceu o atraso daquela região.
(04) Houve descoberta de terras férteis - propícias para o desenvolvimento da agricultura em terras australianas.
(05) A Austrália oferecia grande potencial para a descoberta de ouro em vários locais do território por volta de 1850, atraindo milhares de colonizadores, os quais contribuíram bastante para sua ocupação.

A soma das opções verdadeiras com relação às descrições que relatam esse episódio está no item:
a) 2                                
b) 4                                
c) 6   
d) 8   
e) 10   
 
11.   A Austrália realizou, em novembro deste ano, um plebiscito para escolher entre Monarquia e República.  Sobre a Austrália e sua organização política, é INCORRETO afirmar que:
a) está ligada à Inglaterra pela Commonwealth Britânica   
b) tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II   
c) é uma monarquia parlamentarista   
d) apesar de ser um país independente, seu Primeiro-Ministro é o mesmo que o da Inglaterra   
e) foi uma colônia inglesa e tornou-se independente no século XX   
 
12.   O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.   
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.   
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.   
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.   
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.   
 
13.   UFU - A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.

I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pinguins e caribus.
a) Somente II, III e IV estão corretas.   
b) Somente I, II e IV estão corretas.   
c) Somente I, III e IV estão corretas.   
d) Somente I, II e III estão corretas.   
e) Todas as afirmativas estão corretas.   
 
14.   As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.
I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km2, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.
II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).
III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.

Quais estão corretas?
a) Apenas I   
b) Apenas I e II   
c) Apenas I e III   
d) Apenas II e III   
e) I, II e III   
 
15.   A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:
a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.   
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.   
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.   
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.