sábado, 29 de dezembro de 2012

Guia explica a nota que você tirou no Enem

Ana Elisa Santana - Portal EBC 
Blog de Geografia

Manual tira dúvidas dos estudantes sobre a nota no Enem 
(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem,  sexta-feira (28/12), as notas dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Junto às pontuações, o Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Exame, publicou em seu portal um guia para que os candidatos a uma vaga no ensino superior possam entender como é calculada a nota.
O documento explica a metodologia de correção das questões objetivas, a  Teoria de Resposta ao Item (TRI), os critérios para o peso de cada uma das questões, a relação entre a nota da TRI e o número de acertos. Para acessá-lo, clique aqui (arquivo em PDF). No manual também estão as respostas para as perguntas mais frequentes sobre a nota, baseadas no que os participantes falam nas redes sociais. Leia as perguntas e respostas.
 
Nota do Enem
Após a avaliação do desempenho dos estudantes que prestaram o Enem, cada participante tem cinco notas: uma para cada área da prova objetiva (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e a nota da redação.
Cada instituição de ensino que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso de novos estudantes tem regras próprias para utilizar as notas obtidas no Enem, colocando peso nas notas das áreas que julgue ser mais importantes para o curso que está sendo pleiteado ou fazendo uma média aritmética simples.
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário: