sábado, 10 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra

TV Brasil produz vídeos de danças para marcar Semana da Consciência Negra 
Portal EBC
Dançarinas do maracatu
Para a Semana da Consciência Negra, a TV Brasil produziu três vídeos de 30 segundos cada que serão exibidos durante a sua programação. Inspirados no teatro de sombras, os vídeos trazem os movimentos, a música e o ritmo do maracatu, do maxixe e do maculelê.  Ao final de cada peça, os bailarinos aparecem para fazer uma reverência à cultura negra por ajudar na construção da identidade do povo brasileiro.
Teatro de sombras serviu de inspiração para os vídeos. Através de um tecido e na contraluz, é possível acompanhar os movimentos, a música e o ritmo de cada gênero abordado: o maracatu, o maxixe e o maculelê.   
Consciência Negra no ritmo do maculelê
Consciência Negra no ritmo do  maxixe 
Consciência Negra ao som do maracatu
Saiba mais
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca a resistência do povo negro no Brasil. Nesse dia, em 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, defendendo seu povo contra a escravidão.
A data foi oficialmente instituída pela Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003.  Essa mesma lei incluiu no currículo oficial das escolas públicas e privadas a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Nenhum comentário: