PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de junho de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2016.1 - UVA - Conhecimentos Específicos

Questão 11 - UVA - 2016.1 - No contexto da história dos estados europeus durante a Idade Moderna, articulam-se basicamente três elementos essenciais: as instituições do Estado Moderno, o caráter absoluto da autoridade monárquica e o mercantilismo. A melhor maneira de explicar essa articulação vem a ser: 
a. ( ) O Estado Moderno tem no mercantilismo a ideologia que justifica o absolutismo.
b. ( ) Dentre as instituições políticas do Estado Moderno, aquela que mais o caracteriza é o absolutismo monárquico, cujas práticas intervencionistas, bem como a respectiva ideologia, vêm a ser o mercantilismo.
c. ( ) absolutismo é a nova forma assumida pelo feudalismo, cuja expressão econômica, através do estado Moderno, é o mercantilismo.
d. ( )O mercantilismo serve para justificar o enriquecimento do Estado Moderno, mas não traduz os interesses do monarca absolutista. 

Questão 12 - UVA - 2016.1 - Um dos objetivos da política mercantilista foi:
a. ( ) o desenvolvimento da produção agrícola,
b. ( ) o enriquecimento da nobreza.
c. ( ) a difusão das técnicas de navegação.
d. ( ) o fortalecimento do Estado Nacional. 

Questão 13 - UVA - 2016.1 - A organização política da Europa, num sistema de Estados Nacionais, nos tempos modernos, pode ser considerada como: 
a. ( ) resultante da fragmentação das várias casas reais após as dificuldades políticas da época medieval.
b. ( ) expressão, no nível da política, do individualismo da Escolástica tendo por base o princípio da legitimidade.
c. ( ) necessidade de rearticular as forças sociais em conflito e progredir economicamente.
d. ( ) resultado de uma concepção sobre a necessidade de equilibrar o princípio da hierarquia entre as nações. 

Questão 14 - UVA - 2016.1 - Face à expansão capitalista possibilitada pela Revolução Industrial, o século XIX assiste à:
a. ( ) planificação global da economia.
b. ( ) eliminação das crises do sistema.
c. ( ) distribuição equitativa da riqueza.
d. ( ) expansão imperialista. 

Questão 15 - UVA - 2016.1 - "Racionalismo, humanismo e secularização triunfando no Século das Luzes relegaram para um passado de trevas e de ignorância a própria lembrança de que se havia um dia pensado poder submeter o pensamento de todos os homens a um mesmo molde, impedindo-os de exercer livremente a faculdade que os distingue de todos os demais seres vivos: a faculdade de pensar."O texto acima, resumindo os traços mais profundos da grande Revolução Intelectual que alcançou seu ponto culminante no movimento conhecido como llustração, ou iluminismo, no século XVIII, permite afirmar a validade das proposições que se seguem, com exceção de: 
a .( ) a tolerância religiosa impôs-se não apenas como exigência das mudanças econômicas, mas como produto imediato da liberdade de consciência. 
b. ( ) a concepção racional da natureza do mundo e do próprio homem triunfou então sobre a visão tradicional baseada na teologia.
c. ( ) a liberdade e a igualdade, na economia, na política e no direito, tornaram-se verdades indiscutíveis nos textos dos grandes pensadores da época de Locke a Rousseau, passando por Montesquieu e Voltaire.
d. ( ) descendo do céu para a terra, a política e o direito adquiriram uma perspectiva essencialmente humana,isenta das limitações éticas e religiosas típicas da Idade Média. 

Questão 16 - UVA - 2016.1 - O Pacto Colonial estabelecido entre Portugal e o Brasil foi profundamente abalado quando da:
a. ( ) proclamação da independência política do Brasil em 1822.
b. ( ) abolição do tráfico de escravos para o Brasil em 1850.
c. ( ) transmigração da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808.
d. ( ) promulgação do Ato Adicional à Constituição de 1814. 

Questão 17 - UVA - 2016.1 - Marquês de Pombal, ministro de Dom José I, rei de Portugal, é incluído entre os déspotas esclarecidos, os quais:
a. ( ) praticaram uma política reformista, a partir do absolutismo monárquico.
b. ( ) defendiam a ideia, baseada em Quesnay, de que somente a estatização promoveu o desenvolvimento econômico.
c. ( ) propunham seguir os princípios estabelecidos pela Declaração dos Direitos, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra. 
d. ( ) promoveram a liberalização política, a fim de criar condições para o surgimento de monarquias constitucionais. 

Questão 18 - UVA - 2016.1 - As capitanias hereditárias caracterizaram, no Brasil, um sistema:
a. ( ) descentralizado, funcionando como uma grande empresa, cujo donatário era responsável pelo investimento inicial e pelo incentivo à produção. 
b. ( ) centralizado, funcionando como uma empresa, sendo a Coroa portuguesa responsável pelo investimento inicial e o donatário pelo incentivo à produção. 
c. ( ) feudal, funcionando como uma pequena empresa, sendo a Coroa portuguesa responsável pelo investimento inicial e pelo incentivo à produção. 
d. ( ) capitalista, com mão-de-obra servil. 

Questão 19 - UVA - 2016.1 - A separação entre Igreja e Estado no Brasil foi instituída pela:
a. ( ) Emenda Constitucional de 1969.
b. ( ) Constituição do Império.
c. ( ) Primeira Constituição Republicana.
d. ( ) Constituição de 1988. 

Questão 20 - UVA - 2016.1 - O ano de 1968 foi fértil em agitações. Diante da falta de apoio, o governo baixou o Ato Institucional nº 5. O novo ato suspendia as garantias constitucionais de vitaliciedade, estabilidade e do habeas-corpus, assumia o poder de intervir nos Estados e nos Municípios, cassar mandatos e suspender direitos políticos por dez anos,confiscar bens ilicitamente adquiridos no exercício da função pública, decretar o estado de sítio sem audiência do Congresso, demitir ou reformar oficiais das Forças Armadas e das Policias Militares e promulgar Decretos-Leis e Atos Complementares destinados a garantir a continuidade da Revolução de 1964. Daí deduz-se que:
a. ( ) a Constituição está acima dos Atos Institucionais.
b. ( ) os Atos Complementares apenas referem-se às Forças Armadas.
c. ( ) o habeas corpus passou a ser válido apenas para os crimes contra a segurança nacional.
d. ( ) O Ato Institucional n° 5 estava acima da própria Constituição.

GABARITO
11 - B
12 - D
13 - C
14 - D
15 - D
16 - C
17 - A
18 - A
19 - C
20 - D

Nenhum comentário: