PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016.2 - UVA - Conhecimentos Específicos

Questão 01 - UVA - 2016.2 - Os movimentos orogenéticos ainda não cessaram na cordilheira dos Andes. A partir desse fato, podemos,então, dizer que os Andes se formaram:
a. () no pré-cambriano. 
b. () no proterozoico.
c. ( ) no paleozoico. 
d. ( ) no cenozoico (período terciário). 

Questão 02 - UVA - 2016.2 - "Em seu estudo, devemos considerar a estrutura geológica, os aspectos morfológicos, o clima, a hidrografia, o abastecimento de água, etc." Isso corresponde:
a. ( ) ao estudo da situação geográfica. 
b. ( ) ao estudo da conurbação.
c. ( ) ao estudo da função urbana. 
d. ( ) ao estudo do sítio urbano. 

Questão 03 - UVA - 2016.2 - Embora esteja a mais de 8 mil quilômetros do Brasil, Moçambique tem muitas coisas em comum com nosso pais. O gosto pela música, pela dança, pelo futebol e a contagiante alegria do povo, mesmo com os graves problemas que enfrenta, fazem parte do jeito de ser do moçambicano e do africano em geral. Outro ponto em comum, naturalmente, é o idioma. A população moçambicana fala dezenas de línguas autóctones, mas o idioma oficial é o: 
a. ( ) francês. 
b. ( ) português.
c. ( ) inglês. 
d. ( ) espanhol. 

Questão 04 - UVA - 2016.2 - Um número recorde de países, incluindo Estados Unidos e China, os maiores poluidores do mundo, assinou no dia 22 de abril de 2016 o histórico acordo para desacelerar o aquecimento global, negociado em dezembro do ano passado em Paris.
1- A presidente Dilma Rousseff esteve na cerimônia de assinatura e, no seu discurso de oito minutos, disse que o Acordo é um marco histórico na construção do mundo que queremos, com um desenvolvimento sustentável.
2- A cerimônia de assinatura do Acordo do Clima de Paris aconteceu na sede da ONU, em Nova York.
3- O Acordo de Paris comprometeu seus signatários a limitar o aumento da temperatura "bem abaixo dos 2º C" e"controlar os esforços” para limitar a 1,5°C.
4- O número de 175 países signatários em um dia é um recorde. Marca anterior datava de 1982, quando 119 países assinaram a Convenção da ONU sobre direito marítimo. 
Estão corretos os itens:
a. ( ) somente 2, 3 e 4. 
b. ( ) somente 2 e 4.
c. ( ) 1, 2, 3 e 4. 
d. ( ) somente 1 e 4. 

Questão 05 - UVA - 2016.2 - "Há exagero em dizer que a extração do ouro liquidou a economia açucareira do Nordeste. Ela já estava em dificuldades vinte anos da descoberta do ouro (...). Mas não há dúvida de que foi afetada pelo deslocamento depopulação e, sobretudo, pelo aumento do preço de mão-de-obra escrava (...)". Uma das consequências do processo descrito no texto, em termos administrativos, foi:
a. ( ) a transferência da capital do Vice-Reinado para São Paulo, que passou a ser o pólo econômico mais importante da colônia. 
b. ( ) a criação das câmaras municipais que passaram a deter, na colônia, os poderes de concessão da exploração do ouro em Minas Gerais.
c. ( ) o deslocamento do eixo da vida da colônia para o Centro-Sul, especialmente para o Rio de Janeiro, por onde entravam escravos e suprimentos, e por onde saia o ouro das minas.
d. ( ) o desaparecimento do sistema de capitanias hereditárias e sua substituição, na Região Sudeste, pelas províncias. 

Questão 06 - UVA - 2016.2 - O sensoriamento remoto é uma técnica utilizada para analisar e interpretar o espaço geográfico. Marque a alternativa que indica corretamente o material utilizado por essa técnica.
a. ( ) Telescópio, bússola e clinômetro.
b. ( ) Astrolábio, satélites e altímetro.
c .( ) Fotos aéreas, imagens de radar e de satélites.
d.  () Cartas marítimas, cartas náuticas e radares. 

Questão 07 - UVA - 2016.2 - A poluição e a degradação do meio ambiente sempre estiveram presentes, mas, nos dias atuais, a humanidade se impressiona mais intensamente. Sobre esta preocupação, é correto afirmar que:
a. ( ) os níveis de poluição são mais elevados nos países desenvolvidos.
b .( ) O aumento da poluição decorre essencialmente do comportamento dos países subdesenvolvidos.
c. ( ) nas grandes cidades industrializadas, a poluição é nula.
d. ( ) a tecnologia dos chamados “descartáveis” afasta o perigo da poluição nas cidades. 

Questão 08 - UVA - 2016.2 - Foi da fazenda Caiçara que nasceu o povoado que deu origem à Vila Distinta e Real de Sobral (1773). O status de cidade veio em 1841, com o nome de Fidelíssima Cidade Januária do Acaraú e, posteriormente, Sobral. Sobre a cidade de Sobral é correto afirmar:
1- Sobral situa-se no noroeste do Ceará, nasceu às margens do rio Acaraú, oriunda de uma fazenda de gado.
2- O couro e o algodão tornaram-se dois produtos fundamentais na economia sobralense no século XIX e, no século XX, passou a se dedicar também à atividade industrial.
3- O município, hoje constituído por 16 distritos além da sede, abriga em seu território de 2.122,987 Km² uma população estimada de 198 mil habitantes, sendo o mais extenso, mais populoso e mais povoado do Ceará.
4 - O clima de Sobral é semiárido, com temperatura média de 26°C a 28°C e índice de chuvas em torno de 800 milímetros anuais. 
Estão corretos 
a. ( ) somente os itens 1 e 4. 
b. ( ) somente os itens 2, 3 e 4.
c. ( ) somente os itens 1, 2 e 3. 
d. ( ) somente os itens 1, 2 e 4. 

Questão 09 - UVA - 2016.2 - Grande parte dos estados brasileiros atuais originou-se da primeira divisão territorial deste país. Assinale-a:
a. ( ) sesmarias. 
b. ( ) capitanias hereditárias.
c. ( ) governo-geral. 
d. ( ) províncias. 

Questão 10 - UVA - 2016.2 - "(...) de couro era a porta das cabanas, o rude leito aplicado ao chão duro, e, mais tarde, a cama para os partos; de couro todas as cordas, a "borracha" para carregar água, o moco ou alforje para levar comida, a maca para guardar roupa, a mochila para milhar o cavalo, a peia para prendê-lo em viagem, as bainhas de faca, as bruacas e os surrões, a roupa de entrar no mato, os banguês para curtume ou para apurar o sal; para os açudes,o material de aterro era levado em couros puxados por juntas de bois que calcavam a terra com seu peso; em couro pisava-se o tabaco para o nariz”. O texto registra a importância da criação de gado na ocupação do:
a. ( ) Pampa Gaúcho.
b. ( ) Sertão Nordestino.
c. ( ) Agreste Nordestino.
d. ( ) Pantanal Mato-Grossense.

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - B
04 - C
05 - C
06 - C
07 - A
08 - D
09 - B
10 - B

Nenhum comentário: