PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016.1 - UVA

Questão 21 - UVA - 2016.1 - A Geografia chamada Antiga, ou Nomenclatura, ou dos Viajantes, existiu até o século XVIII, mas não era uma ciência.Foi no século XIX que, graças às contribuições das escolas geográficas da Alemanha e da França, a Geografia tornou-se uma ciência. Analise as afirmativas que tratam sobre os princípios e as escolas geográficas ecoloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.
( ) Segundo o princípio da causalidade, o geógrafo só realiza a Geografia plenamente como ciência quando demonstra, comprova e explica o fenômeno estudado, evidenciando suas causas e consequências.
( ) Fazer analogia, em Geografia, é generalizar conclusões tirando as leis da Geografia Geral, é comparar acidentes ou fenômenos geográficos e também classificar grandezas dos acidentes ou fenômenos comparados.
( ) Frederico Ratzel admitiu o determinismo geográfico no relacionamento do meio com o homem, como se o meio fosse a causa e o homem a consequência. Para Ratzel o homem é um produto do meio em que vive,subordinado, condicionado e fatalizado pelos imperativos fatores do meio natural.
( ) Paul Vidal de La Blache, defensor dos princípios de extensão e do determinismo geográfico, é o Pai da Antropogeografia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a. ( ) V-V-F-F. 
b. ( ) V-V-V-F. 
c. ( ) F-V-F-V. 
d. ( ) F-F-V-V.

Questão 22 - UVA - 2016.1 - A cidade de Sobral, localizada no noroeste do Ceará, no vale do rio Acaraú, ao pé da serra da Meruoca, originou-se do povoado que se formou em meados do século XVIII, em terras da Fazenda Caiçara.
Leia com atenção as afirmativas abaixo que tratam sobre Sobral e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas:
( ) Segundo o censo de 2010 a população de Sobral é de 188.233 habitantes, mas a estimativa de 2015 é de 201.756 habitantes. (Fonte IBGE)
( ) O IDHM (índice de Desenvolvimento Humano Municipal) é de 0,714 - PNUD/2010.
( ) O clima de Sobral é tipicamente semiárido, com períodos chuvosos e secos e uma altitude de 70 metros.
( ) A cidade de Sobral ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a. ( ) F-V-F-V. 
b. ( ) V-F-V-F.
c. ( ) V-V-V-V. 
d. ( ) F-V-V-F.

Questão 23 - UVA - 2016.1 - "Uma estrutura do sistema econômico caracterizado pelo predomínio do setor secundário, pela distribuição da renda relativamente equitativa, que permita o consumo de massa por uma grande diversificação do sistema produtivo, e que pressupõe um elevado grau de autonomia de decisões" caracteriza:
a. ( ) um país desenvolvido. 
b. ( ) um país em fase de desenvolvimento.
c. ( ) um país de economia estatizada. 
d. ( ) um país de economia dependente industrializada.

Questão 24 - UVA - 2016.1 - Trata-se de um dos fatores desfavoráveis à imigração de estrangeiros para o Brasil, no século XIX: 
a. ( ) abolição da escravatura. 
b. ( ) clima tropical.
c. ( ) crises econômicas, sociais e políticas da Europa. 
d. ( ) grande extensão territorial.

Questão 25 - UVA - 2016.1 - A mata atlântica foi a primeira formação vegetal brasileira submetida ao extrativismo e à devastação:
a. ( ) por se tratar de uma floresta densa e homogênea.
b. ( ) por se tratar de uma floresta aberta e homogênea.
c. ( ) por causa de sua localização próxima ao litoral e peia existência de madeiras nobres.
d. ( ) por causa da presença de inúmeras espécies vegetais, tipicas das florestas europeias.

Questão 26 - UVA - 2016.1 - No 2º pós-guerra, grandes conglomerados dispersaram suas indústrias por países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil. Nestes países:
a. ( ) elevaram-se as dificuldades para o desenvolvimento, devido à exploração imperialista.
b. ( ) implantaram-se novas infraestruturas - energia, estradas, comunicação, etc. – e as cidades se ampliaram.
c. ( ) retraiu-se o mercado consumidor.
d. ( ) as indústrias locais - públicas e privadas - se enfraqueceram em face da concorrência.

Questão 27 - UVA - 2016.1 -  Sobre o Nordeste do Brasil, é verdadeiro afirmar que.
a. ( ) na Zona da Mata açucareira predominam as pequenas propriedades agrícolas ocupadas com a policultura.
b. ( ) as atividades industriais implantadas a partir da SUDENE possibilitaram eliminar as desigualdades regionais no país.
c. ( ) o litoral nordestino apresenta-se homogêneo quanto aos seus aspectos físicos, uso do solo e exploração econômica.
d. ( ) a SUDENE foi criada com o objetivo de integrar a região ao processo de expansão do capitalismo nacional com base na industrialização.

Questão 28 - UVA - 2016.1 - O controle e a distribuição da água, por meio de obras de engenharia, têm sido a forma pela qual os governos vêm enfrentando a questão da seca no Nordeste semiárido. Seguindo este modelo histórico, a solução desta questão refere-se, atualmente, à:
a. ( ) canalização e perenização dos rios Jaguaribe e Parnaíba.
b. ( ) criação de grandes represas nos rios temporários da região.
c. ( ) transposição das águas do Rio São Francisco para outras áreas do semiárido.
d. ( ) irrigação das várzeas criadas pelo curso do rio Acaraú.

GABARITO
21 - B
22 - C
23 - A
24 - B
25 - C
26 - B
27 - D
28 - C

Nenhum comentário: