PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2015/2 - Dom Helder

Questão 16 - Dom Helder 2015/2 - Um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu neste sábado (25) o Nepal, deixando cerca de 1.800 mil mortos e 5 mil feridos, segundo a agência Reuters. A força do terremoto foi sentida também em Bangladesh, Índia, China, Paquistão e no Monte Everest, onde uma avalanche provocada pelo abalo deixou pelo menos 17 mortos. O tremor ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.” 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/forte-terremotoatinge-o-nepal.html


"Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km, um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra." "Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km." 
(NICLEVICZ, Waldemar. "Tudo pelo Everest" 1993.)

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a: 
A. falhamentos. 
B. dobramentos. 
C. longos processos de erosão. 
D. vulcanismo.

Questão 17 - Dom Helder 2015/2 - Assinale a alternativa CORRETA com relação aos recursos energéticos.
A. Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades. 
B. São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool. 
C. A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais. 
D. Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".

Questão 18 - Dom Helder 2015/2 - Sobre a questão ambiental, no Planeta, é CORRETO afirmar que:
A. os países que se industrializaram ainda no século XIX já conseguiram superar seus problemas de meio ambiente. 
B. a introdução da economia de mercado nos antigos países de economia socialista tem permitido reorganizar o espaço e conservar o meio ambiente. 
C. a pobreza, o crescimento da população e a degradação do meio ambiente estão intimamente ligados e podem explicar vários problemas ecológicos. 
D. caso se confirme o aquecimento climático global pelo efeito estufa, as planícies litorâneas serão as áreas menos afetadas.

Questão 19 - Dom Helder 2015/2 - Independente de Portugal desde 1975, é um país extenso, situado ao sul do Equador, no sudoeste da África. A maior parte da população dedica-se à agricultura, produzindo mandioca, milho e café. É muito rica em minerais. Além do petróleo, que representa pelo menos 50% da receita, também são exportados diamantes, minério de ferro, cobre e manganês. A pequena quantidade de indústrias concentra-se ao redor de Luanda.
Identifique o país de que se fala. 
A. Moçambique 
B. Guiné 
C. Macau 
D. Angola

Questão 20 - Dom Helder 2015/2 - As migrações internas, de 1870 a 1912, graças às necessidades de borracha natural do mercado mundial e ao longo período de seca que assolou a Região Nordeste, proporcionaram o povoamento de Estados como: 
A. Espírito Santo. 
B. Acre. 
C. Mato Grosso. 
D. Tocantins

GABARITO
16 - B
17 - A
18 - C
19 - D
20 - B

Nenhum comentário: