PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 16 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2009 - UEMA / PAES

Questão 21 - UEMA / PAES 2009 - A economia maranhense, embora apresente atividades de vários setores, tem nas atividades primárias, sobretudo na agricultura, o dinamizador da renda e empregador da força de trabalho. É característica da agricultura no Estado 
a) a maneira como é desenvolvida, sob a forma tradicional itinerante e a moderna ou intensiva, ocupando diferentes áreas. 
b) a produção em latifúndios, em todo o Estado, com práticas mecanizadas, defensivos e insumos agrícolas. 
c) a prática agrícola tradicional, concentrada na pequena propriedade e voltada para a exportação, sobretudo nas regiões Centro e Sul do Estado. 
d) a produção de culturas temporárias, que dependem de um ciclo de produção de até um ano, como a soja, em função do período chuvoso. 
e) a predominância de culturas permanentes, sobretudo frutas como laranja, manga e coco da praia largamente comercializados no mercado regional.

Questão 22 - UEMA / PAES 2009 - É uma área de conflitos pela posse de terra, onde ocorre expulsão de posseiros em virtude da ocupação desordenada e da disponibilidade de terras ricas e com diferentes aptidões para sua utilização [...] Na década de 1980, o espaço mesorregional foi marcado pelo surto de garimpo [...] Recentemente, um certo expansionismo pecuarista tem ocorrido nas áreas abrangidas pelo movimento de ocupação e empossamento de terras [...] RIOS, L. Geografia do Maranhão. 4 ed. São Luís: Central dos Livros, 2005. Marque a opção que apresenta corretamente a mesorregião e a região ecológica em questão. 
a) Norte Maranhense e Litoral. 
b) Sul Maranhense e Cerrado. 
c) Oeste Maranhense e Pré-Amazônia. 
d) Centro Maranhense e Chapadões. 
e) Leste Maranhense e Cocais.

Questão 23 - UEMA / PAES 2009 - Observe a figura a seguir, que mostra o novo trecho da ferrovia Norte-Sul previsto para ser concluído até 2009 através de recursos do Ministério dos Transportes. Considerando os Estados apresentados na figura, pode-se afirmar que o principal objetivo da ferrovia é
a) transportar os minerais extraídos na Serra do Carajás, que são exportados no Complexo Portuário do Itaqui. 
b) integrar as áreas da Pré-Amazônia ao Centro-Oeste, facilitando o transporte de madeiras para o Sudeste. 
c) integralizar toda a malha ferroviária brasileira, aproximando localidades do Oeste e Leste brasileiros. 
d) aumentar o transporte de grãos da área em destaque destinados à exportação. 
e) facilitar a instalação de parques industriais nos Estados em destaque, considerando a disponibilidade de energia elétrica.

Questão 24 - UEMA / PAES 2009 - Os mapas e a tabela a seguir apresentam dados de recentes medições dos rios Amazonas e Nilo divulgados por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em julho deste ano, as quais permitiram concluir que o rio Amazonas é o mais longo rio do mundo.
Esses dados retratam um avanço no conhecimento geográfico alcançado devido ao uso de técnicas como 
a) cartografia temática. 
b) escala geográfica. 
c) trabalho de campo. 
d) aerofotogrametria. 
e) sensoriamento remoto.

Questão 25 - UEMA / PAES 2009 - A explosão da indústria do entretenimento é um fenômeno mundial que superou o faturamento das empresas automobilísticas com o segundo maior rendimento do planeta - só perde para a indústria bélica. Revista Isto é, 13 ago 2008. Considerando a afirmativa acima, assinale a alternativa que evidencia no Brasil essa realidade. 
a) As leis de incentivo a projetos culturais contêm restrições significativas que inibem investimentos nessa indústria. 
b) A informalidade que caracteriza essa indústria se constitui um risco para investimentos de capital. c) As 500 maiores empresas do país estão deslocando suas verbas para projetos culturais, agregando valor às suas marcas. 
d) A profissionalização do setor cultural não prevê um mercado consumidor capaz de absorvê-lo. 
e) A adesão de empresas a projetos culturais é mínima e não tem se desenvolvido a contento.

Questão 26 - UEMA / PAES 2009 - A China é atualmente a sétima economia em escala global, em um ranking mundial baseado no Produto Interno Bruto (PIB), no qual os Estados Unidos ocupam a primeira posição e o Japão, a segunda. Mas, segundo projeções de alguns analistas, em alguns anos a China deverá se tornar a maior potência econômica mundial. SILVA, Wagner Augusto da. Geografia do Brasil e Geral: povos e territórios. São Paulo: Escala Educacional, 2005. 
Assinale a alternativa que justifica essa projeção.
a) As taxas de crescimento econômico apresentadas pela China nos últimos 20 anos, período em que a economia chinesa cresceu bem acima de países que hoje apresentam um PIB superior ao chinês. 
b) A China é hoje um dos países mais cobiçados do mundo, porém encarado por grande parte da comunidade financeira internacional como um dos maiores riscos de investimento. 
c) A China apresenta um enorme mercado consumidor interno e oferece vantagens econômicas apenas aos grupos empresariais nacionais para investirem em seu território. 
d) A economia socialista chinesa barra o modelo da economia capitalista do chamado mercado livre, não permitindo abertura aos capitais privados. 
e) A manutenção das estruturas das fazendas coletivas sob o controle direto do Estado, implantando indústrias com capital privado.

Questão 27 - UEMA / PAES 2009 - Observe as figuras.
Sobre os problemas de ordem geopolítica relacionados às reservas conhecidas e ao consumo de petróleo no mundo, é CORRETO afirmar que 
a) o baixo consumo de petróleo dos países com maiores reservas é explicado pela crescente desvalorização do dólar, moeda de referência na comercialização desse recurso natural, o que força tais países a envolver-se em conflitos bélicos com o ocidente. 
b) as diferenças entre reservas e consumo de petróleo, sobretudo nos continentes com maior número de países desenvolvidos, levam tais países a buscar novos fornecedores e garantir estabilidade no abastecimento, estabelecendo uma relação de dependência e dominação. 
c) a OPEP controla a oferta do petróleo de acordo com as necessidades dos países ocidentais, de forma que essas economias sejam sustentadas por aqueles países com maiores reservas mundiais. 
d) o comércio internacional de petróleo é a base de muitos conflitos geopolíticos existentes entre países da América do Norte e da Europa, uma vez que a União Européia reduziu a carga tributária dos Estados europeus industrializados com maiores reservas petrolíferas. 
e) a América Latina e a África têm se tornado os maiores exportadores de petróleo para a América do Norte, considerando que a maioria dos países com reservas de petróleo investem nas pesquisas e na prospecção do referido recurso.

Questão 28 - UEMA / PAES 2009 - Não parece haver ambiente imune à ação destruidora do homem. O lixo, por exemplo, já responde por 70% da poluição marinha. Agora surge o alerta de que ele está poluindo a montanha mais alta do mundo, o monte Everest, na fronteira entre a região chinesa do Tibete e o Nepal. São deixadas pelo caminho dezenas de toneladas de lixo desde barracas de acampamento e colchonetes até embalagens plásticas e garrafas de oxigênio. Revista Veja, 09 ago 2008. 
Tomando por base o texto acima, entende-se que a questão atmosférica de áreas montanhosas dificulta a retirada dos resíduos sólidos do lugar em virtude 
a) da alta pressão e baixas temperaturas que aumentam a disponibilidade de oxigênio. 
b) do oxigênio tornar-se mais abundante à medida que aumenta a altitude. 
c) da baixa pressão e altas temperaturas que diminuem o oxigênio. 
d) da alta pressão e baixas temperaturas que reduzem o oxigênio do ambiente. 
e) da baixa pressão e altas temperaturas que tornam o oxigênio mais abundante.

GABARITO
21 - A
22 - C
23 - D
24 - E
25 - C
26 - A
27 - B
28 - NULA

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...