PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2010 - UFRR

Questão 37 - UFRR 2010 - Considerando a distribuição da temperatura ao longo da superfície terrestre, qual alternativa está errada? 
(A) As cidades localizadas nas zonas de baixas latitudes apresentam, de forma geral, amplitude térmica menor. 
(B) A zona intertropical representa uma área com predomínio de temperaturas amenas devido a sua menor exposição à radiação. 
(C) Cidades localizadas no centro de grandes áreas continentais, apresentam maior amplitude térmica se comparado a cidades de mesma latitude, em áreas litorâneas. 
(D) Localidades próximas podem apresentar diferenças importantes na temperatura se estiverem em altitudes diferentes. 
(E) As zonas de altas latitudes representam as áreas mais frias do Planeta.

Questão 38 - UFRR 2010 - Qual o nome da teoria que trata de explicar a dinâmica de placas e as formações pretéritas das atuais estruturas continentais. 
(A) Teoria de Wegener. 
(B) Teoria da evolução tectônica. 
(C) Teoria de Gondwana. 
(D) Teoria da deriva continental. 
(E) Teoria da gênese continental.

Questão 39 - UFRR 2010 - Os processos intempéricos são mecanismos modificadores das propriedades das rochas e responsáveis pela formação dos solos. Em função dos mecanismos predominantes de atuação, são normalmente classificados em intemperismo físico ou químico. O intemperismo químico é o predominante no Brasil, dada a disponibilidade hídrica e o predomínio de temperaturas elevadas. Considerando esta forma de intemperismo, qual reação abaixo não está relacionada a tal processo?
A) Cavitação. 
(B) Hidratação. 
(C) Dissolução. 
(D) Hidrólise. 
(E) Oxidação.

Questão 40 - UFRR 2010 - No que diz respeito às migrações dentro do território brasileiro, assinale a única opção que melhor representa o período da “Migração interna na década de 1960- 1970”: 
(A) Representa o início das migrações significativas em direção as áreas urbanas já consolidadas das regiões Amazônica e Centro-Sul. 
(B) A ocupação da região amazônica foi estimulada pelo governo através de projetos oficiais ou particulares, entre eles, a abertura e construção de grandes rodovias como a Cuiabá-Porto Velho. 
(C) Essa década marca o período em que os estados de Roraima e Rondônia recebem um fluxo migratório maior do que qualquer outra região do país, sendo estes dois “novos eldorados” estimulados pelo garimpo encontrado na região. 
(D) O sul e sudeste do Brasil se tornou a principal fronteira agrícola, pois sua população migrava em direção as regiões norte e Centro-oeste. 
(E) Marca o período de ocupação do centro-oeste do país por meio do expressivo número de nordestinos que se deslocavam para trabalhar na construção da nova capital brasileira: Brasília.

Questão 41 - UFRR 2010 - Leia atentamente o texto abaixo: 
“Os defensores do projeto dizem que essa é a única maneira de reverter o aflitivo quadro da seca nordestina: a quantidade de água por habitante no semiárido é menos da metade daquela que a ONU estabelece como mínima para a manutenção da vida humana. De fato, o numero de pessoas que seriam beneficiadas impressiona: são 12 milhões, em quatro estados – Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os críticos (...), por sua vez, dizem que o maior problema não é a escassez, mas o mau uso da água existente na região. Segundo eles, os açudes – reservatórios de água ao ar livre –, por exemplo, estariam sendo subutilizados. Embora acumulem água da chuva, esta não seria completamente utilizada, pois a população a economiza temendo sua falta no período mais forte da seca. Assim, ela fica parada e sua evaporação é maior.” 
Extraído de Geografia: vestibular+ENEM. São Paulo: Editora Abril, 2009. p.92-94. 
O trecho citado apresenta discussão sobre qual projeto? 
(A) retirada dos açudes da região do Polígono das Secas. 
(B) barragem de Sobradinho. 
(C) construção da hidroelétrica do Parnaíba. 
(D) transposição do rio São Francisco. 
(E) construção de captadores de chuva nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Questão 42 - UFRR 2010 - Observe atentamente o mapa e as informações a seguir:
1 – Terra Indígena Raposa-Serra do Sol. 
2 – Terra Indígena Yanomami. 
3 – Área onde um grande número de imigrantes começou a ocupar as terras, sobretudo durante e após a abertura da BR-174 na década de 1970. 
4 – Localização da capital Boa Vista. 
Sobre as informações relacionadas ao mapa, podemos afirmar que: 
(A) nenhuma está correta. 
(B) todas estão corretas. 
(C) a capital de Roraima não está localizada corretamente. 
(D) as afirmativas 2 e 3 são falsas. 
(E) as áreas 1, 3 e 4 estão corretas.

Questão 43 - UFRR 2010 - Considerando as recentes transformações na ordem econômica mundial, pode-se afirmar que: 
(A) Os países do G-20, bem como os do G-8, avançaram significativamente no sentido de uma agenda comum em defesa do meio ambiente, e este é o fator preponderante para a compreensão destes grupos na nova regionalização do mundo. 
(B) Os países que integram o Mercosul tem-se constituído num bloco altamente competitivo no cenário global, e em suas relações comerciais, como também, tem priorizado as trocas internas na América do Sul. 
(C) O FMI tem se mostrado o organismo internacional com maior capacidade de responder às demandas por aumento de crédito das instituições financeiras abaladas pela crise, desde a falência do Lehman Brothers nos EUA. 
(D) O Brasil e a China são exemplos de países com crescente complementação em suas relações comerciais. A China, por exemplo, exporta carvão mineral e importa minério de ferro, enquanto o Brasil é carente em carvão, mas possui grandes reservas de minério de ferro.
E) Os países que formam o bloco intitulado “BRIC” possuem características econômicas, sociais e políticas muito semelhantes, exceto no caso da Índia que apresenta um alto índice de urbanização.

Questão 44 - UFRR 2010 - Em seu 20º aniversário, a queda do Muro de Berlim se destaca como o acontecimento mais importante da história, após a Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa verdadeira em relação a fatos relevantes ocorridos após a queda do Muro de Berlim. 
(A) A democracia como um valor essencial para o regime capitalista vem sendo implantada irrestritamente em todos os países, notadamente naqueles que apresentam as maiores taxas de crescimento econômico nos últimos anos. 
(B) Na nova ordem mundial, a supremacia do poder militar cede espaço à hegemonia do poder econômico, no relacionamento entre os principais grupos de poder. 
(C) Os países não se distinguem mais por diferenças ideológicas, religiosas ou culturais. Neste sentido, tornou-se mais complicado estabelecer uma nova regionalização. 
(D) Considerando que o Capitalismo entrou em profunda crise, desde o ano de 2008, e o Socialismo já demonstrou ser um regime que não atendeu às demandas históricas do seu período de vigência, notadamente, até 1989, os líderes mundiais, deduzem que o Ambientalismo será o novo paradigma que norteará a relação entre os diferentes povos. 
(E) Os recentes acontecimentos da geopolítica mundial mostram que o papel do Estado no apoio às políticas econômicas, bem como na realização de acordos de cooperação e alianças bi e multilaterais tende a ser cada vez menor.

Questão 45 - UFRR 2010 - Em relação à dinâmica sócio-econômica recente, é INCORRETO afirmar que: 
(A) a taxa de desemprego sofreu forte redução nos últimos dois anos em países como a França, os EUA e a Alemanha. 
(B) está acontecendo um aumento da população nos países mais pobres, sem grandes alterações na taxa de crescimento demográfico dos países ricos 
(C) as fronteiras dos países com melhores condições de oferecer empregos, tem sido pressionadas em vista da entrada de trabalhadores estrangeiros. 
(D) o nível de consumo adotado pelos países ricos pode ser apontado como o principal responsável pela pressão sobre os recursos naturais. 
(E) as pressões sobre as áreas urbanas dos países pobres intensificam-se sem a correspondente infraestrutura para atender às novas demandas.

GABARITO
37 - B
38 - D
39 - A
40 - B
41 - D
42 - E
43 - D
44 - B
45 - A

Nenhum comentário: