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domingo, 1 de abril de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2009-1 - UFG

Questão 01 - UFG/2009-1  - Leia a citação a seguir. Com efeito, um simples relato pode ser correto sem ter nenhuma utilidade; acresce-lhe em compensação a exposição da causa, e a prática da história torna-se fecunda. Buscando as analogias atuais, encontramos meios e indicações para prever o futuro: o passado nos protege, [...] permitindo-nos realizar nossas empresas sempre mais confiantes. 
POLÍBIO. História. Apud PINSKY, J. Modos de produção na Antiguidade. São Paulo: Global, 1984. (Adaptado). 
O texto demarca um tipo de relação temporal construída pela História. Considerando a reflexão de Políbio, a ideia que expressa a relação entre passado e presente é a seguinte: 
(A) o passado possui um valor de lição para o presente. 
(B) o presente rompe com o passado. 
(C) o passado e o presente são realidades isoladas. 
(D) o presente coloca o passado sob suspeita. 
(E) o passado pode ser modificado pelo presente.

Questão 02 - UFG/2009-1  - A utilização de trabalho forçado é um fenômeno verificado na Roma Antiga e no Brasil atual. Ao comparar-se esses dois contextos, observa-se como elemento comum a ocorrência 
(A) do estatuto jurídico dos indivíduos cativos, que é sustentado pelo Estado. 
(B) da concepção de inferioridade racial atribuída a um grupo, que redunda na perda de sua liberdade. 
(C) do período de permanência no cativeiro, que é vitalício e hereditário. 
(D) do endividamento pessoal, que serve à manutenção do trabalho compulsório. 
(E) do apadrinhamento, que serve de mecanismo de atenuação das condições de trabalho.

Questão 03 - UFG/2009-1  - Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela 
(A) aproximação diplomática com o reino espanhol, em nome do interesse comum, contendo os abusos ingleses. 
(B) adoção da escolástica, promovendo o desenvolvimento científico. 
(C) valorização da gramática normativa portuguesa, resgatando o prestígio do latim. 
(D) distensão do despotismo esclarecido, afirmando uma administração política e econômica liberal. 
(E) redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal.

Questão 04 - UFG/2009-1  - A partir de 1850, houve um decréscimo significativo na importação de escravos no Brasil. Essa situação está relacionada 
(A) à permanência do tratado de 1810, renovado em 1826, reafirmando o compromisso do Brasil em abolir o tráfico negreiro. 
(B) ao início das campanhas abolicionistas, pressionando pela promulgação de leis que libertassem os escravos menores de 18 anos. 
(C) às sanções políticas da Inglaterra contrárias ao tráfico de escravos, obrigando à promulgação da Lei Eusébio de Queiroz. 
(D) à decretação da tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas entre 30% e 60%, ocasionando dificuldades para importação. 
(E) aos desdobramentos da Guerra do Paraguai, que trouxeram desgastes políticos à Monarquia, abalando a manutenção da ordem escravista.

Questão 05 - UFG/2009-1  - No processo de independência política das colônias hispano-americanas, no início do século XIX, verificou-se o agravamento de uma tensão entre a Coroa Espanhola e a elite criolla, que não está circunscrita ao processo revolucionário. Essa tensão consiste 
(A) na fragilidade da Coroa Espanhola diante das reivindicações dos nativos do novo continente. 
(B) na desigualdade da distribuição do poder e da riqueza coloniais. 
(C) na tendência da elite criolla em negar suas raízes culturais europeias. 
(D) no impedimento régio às atividades comerciais dos criollos. 
(E) na disputa de ambos com a Igreja pela hegemonia das ações coloniais.

Questão 06 - UFG/2009-1  - Nas décadas de 1930 e 1940, em alguns países latino-americanos, como Argentina e Brasil, desenvolveu-se um fenômeno político-social conhecido como populismo. No período, os principais setores e classes sociais expressaram diferentes visões a respeito desse fenômeno, significando, para 
(A) a burguesia industrial, um governo contrário à modernização, por se apoiar num Estado forte e intervencionista. 
(B) as camadas médias urbanas, um governo autoritário que as excluiu do processo político, tal como o Estado oligárquico. 
(C) as oligarquias agrárias, um governo nocivo aos seus interesses, ao efetivar uma reforma agrária de caráter indenizatório. 
(D) o operariado, um governo que possibilitou a garantia de direitos trabalhistas, ao elaborar um conjunto específico de leis. 
(E) as forças armadas, um governo que contrariou os interesses nacionalistas, ao se alinhar ao imperialismo estadunidense.

Questão 07 - UFG/2009-1  - Na primeira metade do século XX, no Brasil, as considerações sobre a supremacia racial do homem branco, desenvolvidas por intelectuais como Sílvio Romero, Euclides da Cunha e Nina Rodrigues, passaram por modificações com a 
(A) concepção de que a população brasileira era mestiça, fragilizando a teoria do branqueamento. 
(B) adoção de princípios eugênicos, visando à constituição de uma raça brasileira pura. 
(C) promoção de políticas públicas inclusivas, extinguindo a tutela estatal dos indígenas. 
(D) reafirmação da especificidade racial brasileira, contrastando-a com a herança africana. 
(E) valorização do sertanejo, transformando o caboclo no símbolo da identidade nacional.

Questão 08 - UFG/2009-1
Disponível em:< www.olhares.aeiou.pt>. Acesso em: 20 out. 2008. 
A foto ilustra um estilo arquitetônico conhecido como art déco, que foi adotado como parte de um projeto de modernização do estado de Goiás nas décadas de 1930 e 1940. Com base na análise da imagem, identifica-se como característica desse padrão arquitetônico a 
(A) utilização de temas da Antiguidade Clássica e a aplicação de princípios estéticos assimétricos. 
(B) tematização dos princípios de luminosidade e o emprego de movimentos da arquitetura medieval. 
(C) adoção de linhas e volumes futuristas e a valorização da estética decorativa. 
(D) superposição entre a estrutura construtiva colonial e a concepção funcionalista de uso do espaço. 
(E) incorporação de padrões construtivos rústicos e o uso da simplicidade das formas.

Questão 09 - UFG/2009-1 - A ação dos estudantes em Paris tornou-se emblema de 1968, ano apresentado como revolucionário. Esse movimento explicita um conjunto de transformações culturais para o século XX, relacionadas à 
(A) consolidação da sociedade de consumo, que, atendendo aos desejos juvenis, era considerada uma conquista contemporânea. 
(B) subordinação à organização política corporativa, expressa na vinculação dos jovens aos partidos e órgãos universitários. 
(C) aversão aos valores urbanos, exaltando a vida simples e comunitária como meio alternativo à sociedade opressora. 
(D) rejeição das construções utópicas em nome de uma perspectiva utilitária, instrumental e realista, que se adaptava ao mercado. 
(E) constituição de novas formas de relação social, afirmando a emancipação feminina e a autonomia juvenil em face da tradição familiar.

Questão 10 - UFG/2009-1 - Leia a citação a seguir. Pouco depois de os dois aviões arremeterem contra a baixa Manhattan, deitando por terra o World Trade Center em chamas, fitas de vídeo foram postas à venda na China como uma montagem dos momentos mais terríveis do atentado e de cenas de filmes-catástrofe de Hollywood. Era como se a realidade não fosse suficientemente dramática e apenas a fantasia pudesse captar a verdadeira essência da tragédia. 
BURUMA, Ian; AVISHAI, Margalit. Ocidentalismo: o Ocidente aos olhos de seus inimigos. 
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, p.19. 
A citação remete ao uso das imagens no mundo contemporâneo. Nesse processo de produção e disseminação de imagens, observa-se que 
(A) o advento da cultura de massa induziu ao desinteresse sobre as formas de apropriação e difusão da informação. 
(B) os vídeos do atentado de 2001, ao misturarem fantasia e realidade, questionaram a veracidade do acontecido. 
(C) as imagens de catástrofes evidenciam as limitações de ordem técnica e a precariedade dos meios de comunicação. 
(D) a utilização de diferentes fontes na montagem do vídeo conduziram a opinião pública à ideia de uma cruzada entre Oriente e Ocidente. 
(E) a elaboração do vídeo como registro imagético é um processo independente das concepções políticas e dos valores éticos.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - E
04 - C
05 - B
06 - D
07 - A
08 - C
09 - E
10 - D

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