PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de abril de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018 - UFRR - E3

Questão 37 - UFRR 2018/E3 - As formas de relevo de baixas altitudes, como as planícies, também estão presentes na paisagem amazônica. Sobre as planícies fluviais existentes na Amazônia, pode-se destacar CORRETAMENTE que: 
A) possuem superfícies irregulares e os mais longos processos de formação geológica da região. 
B) caracterizam-se por terem uma superfície inclinada com altitude de 500 metros a 800 metros. 
C) dominam completamente a região devido à presença de fortes abalos sísmicos no interior da Amazônia brasileira. 
D) abrangem uma estreita faixa de terras planas que acompanham, principalmente, o rio Amazonas, com altitude inferior a 100 metros. 
E) têm um reduzido potencial hídrico em razão dos processos tectônicos existentes na bacia amazônica.

Questão 38 - UFRR 2018/E3 - Enfrentando crise, Polo Industrial de Manaus faz 50 anos e busca caminhos O Polo Industrial de Manaus completou 50 anos em 28 de fevereiro de 2017. Esse modelo ainda é a principal mola da economia do Amazonas. Desde sua criação como zona franca, ele teve seu período de apogeu e hoje enfrenta os desafios e impactos de uma crise econômica nacional. 
Fonte: adaptado de http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2017/02/enfrentando-crisepolo- industrial-de-manaus-faz-50-anos-e-busca-caminhos.html 
Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA: 

A) A recente queda de empregos e de faturamento no Polo Industrial de Manaus foi capaz de impulsionar a economia regional. 
B) A instalação de empresas nacionais e fábricas multinacionais desencadearam também a imigração de profissionais, além da migração de trabalhadores de outras partes do Brasil. 
C) Os incentivos fiscais da Zona Franca foram um dos principais motivos de atração para centenas de fábricas. 
D) A recessão econômica do país dos últimos anos provocou um processo de desaceleração da produção industrial em Manaus. 
E) Mesmo com a desaceleração, o Polo Industrial de Manaus é uma referência importante na fabricação de celulares, tablets, televisores e motocicletas no país.

Questão 39 - UFRR 2018/E3 - O vasto território brasileiro é fortemente marcado pela presença de diferentes tipos climáticos. Embora a nomenclatura e a classificação desses tipos climáticos possam variar em razão de diferentes autores e bibliografias, podemos destacar que os climas presentes na maior parte do interior do Nordeste (i) e na maior parte da região Norte do Brasil (ii), respectivamente, possuem às seguintes características: 
A) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii). 
B) Temperaturas elevadas com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii).
C) Temperaturas elevadas com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas baixas com escassez de chuva no outono e no inverno (ii). 
D) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas amenas com pouca chuva no outono e no inverno (ii). 
E) Temperaturas elevadas com umidade durante todo o ano vinda do oceano (i); temperaturas amenas, fortes chuvas no verão e aridez no inverno (ii).

Questão 40 - UFRR 2018/E3 - A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. (...) A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte (Manaus). Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que definiram a industrialização em períodos anteriores. 
Fonte: SANTOS, M. & SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012, p.106. 

Sobre a distribuição espacial da atividade industrial no Brasil, o texto aponta para a seguinte conclusão: 
A) A gestão do território pelas metrópoles consolidadas passa a ter um papel chave nos processos de desconcentração industrial. 
B) As áreas industriais tradicionais, como as metrópoles paulista, mineira e fluminense, entraram em decadência. 
C) A região Norte, mesmo com a decadência do Polo Industrial e da Zona Franca de Manaus, assumiu a liderança industrial nacional. 
D) As novas áreas industriais, como o Sertão nordestino e Oeste amazônico, despontam como as áreas mais dinâmicas do país. 
E) A nova divisão territorial do trabalho no Brasil tornou as metrópoles do Centro-Sul subordinadas às novas cidades médias.

Questão 41 - UFRR 2018/E3 - População brasileira cresce 0,8% e chega a 206 milhões em 2016 São Paulo é o Estado mais populoso do País com 44,75 milhões de habitantes; Roraima é o menos populoso com apenas 514,2 mil. O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, segundo dados divulgados, nesta terça-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas indicam que o País tinha, em 1º de julho deste ano, 206.081.432 habitantes. No ano passado, a população era de 204.450.649. São Paulo, o Estado mais populoso do País, tem 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco Estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões). Além disso, três Estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (514,2 mil), Amapá (782,3 mil) e Acre (816,7 mil). A cidade de São Paulo, a mais populosa do Brasil, tem população de 12,04 milhões (5,8% do total nacional). A capital paulista é seguida por Rio de Janeiro (6,5 milhões), Distrito Federal (2,98 milhões), Salvador (2,94 milhões), Fortaleza (2,61 milhões), Belo Horizonte (2,51 milhões) e Manaus (2,09 milhões). 
Fonte: adaptado de http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/08/populacao-brasileiracresce- 0-8-e-chega-a-206-milhoes 
Sobre algumas características que envolvem a distribuição espacial da população do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) O Sul, que concentra as duas metrópoles nacionais, é a região mais populosa do país. 
B) As capitais estaduais constituem-se como os municípios mais populosos na maior parte das unidades federativas. 
C) A maior parte dos municípios brasileiros conta com uma população inferior a 50 mil habitantes. 
D) Apesar de contar com as cidades milionárias de Belém e Manaus, a região Norte ainda é a menos populosa do país. 
E) Apenas os cinco maiores municípios do país possuem mais de 10% da população nacional.

Questão 42 - UFRR 2018/E3 - (...) O Estado participa generosamente do financiamento necessário à criação de novos sistemas de engenharia e de novos sistemas de movimento. É uma produção de alimentos que se dá a grandes distâncias, hoje franqueáveis, sob a demanda das firmas globais com sede nas áreas mais ricas do Brasil, mesmo que os mecanismos de comando sejam pouco visíveis. Foi o caso, por exemplo, da expansão da soja para os cerrados. 
Fonte: Adaptado de SANTOS, M. & SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012, p.120.
A partir dos elementos mencionados no texto, pode-se destacar que a expansão da soja para os cerrados 
A) tratou-se de mais um caso nacional de desenvolvimento econômico em manchas descontínuas. 
B) foi responsável pela inserção do país no conjunto das três maiores economias mundiais. 
C) caracterizou-se por harmonizar o agronegócio com políticas plenas de proteção ambiental. 
D) conciliou o desenvolvimento econômico com a garantia dos direitos das populações indígenas. 
E) inseriu as capitais do Centro-Oeste como as cidades mais dinâmicas e industrializadas do país.

Questão 43 - UFRR 2018/E3 - A geografia de Roraima é extremamente rica. Além de ser o estado mais ao norte do Brasil e ter a maior parte do seu território formada por terrenos planos, o estado possui 1.932 quilômetros de fronteiras, estando a maior parte ocupada por terras indígenas. Entretanto, fisicamente o que mais caracteriza a diversidade fisiográfica do estado, é a existência de duas paisagens bem distintas compostas pela presença da floresta tropical latifoliada densa e pelos campos abertos de cerrado, regionalmente conhecidos como "lavrados‘. Uma das diferenças físicas existentes entre as duas paisagens da geografia de Roraima é, em relação: 
A) ao clima: a presença do clima semiárido na porção norte do estado em contraponto à presença do clima superúmido mais ao sul. 
B) ao relevo: extremamente acidentado na maior parte do estado, apesar da presença de uma minoria de áreas planas. 
C) ao perfil: desértico da paisagem ao sul em oposição à riqueza hídrica da porção meridional do estado. 
D) à presença hídrica: bacia amazônica no sul e a nascente principal do rio Amazonas no norte do estado. 
E) à localização: a floresta tropical situa-se na maior parte do estado; e os campos e cerrados situam-se na porção norte do território roraimense.

Questão 44 - UFRR 2018/E3 - Uma nova ordem mundial (ou internacional), ainda que essa definição privilegie uma estruturação no nível político, aparece intimamente articulada a uma nova divisão internacional do trabalho, que abrange a reestruturação econômica do espaço mundial. 
Adaptado de: HAESBAERT, R; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. 
São Paulo: Editora Unesp, 2006, p. 31.
Assinale a alternativa que indica corretamente uma das principais questões relativas à nova ordem econômica mundial. 
A) A recente crise do capitalismo serviu para reposicionar a Rússia como potência econômica mundial. 
B) A economia dos EUA vem sendo ameaçada pela ascensão dos demais membros da América do Norte. 
C) A ciência e a tecnologia despontam como áreas cruciais para a indústria moderna. 
D) O setor de inovação foi capaz de inserir os países da África subsaariana no rol das grandes potências. 
E) Os países da América Latina assumiram a liderança da produção industrial mundial.

Questão 45 - UFRR 2018/E3 - O Mapa abaixo indica a regionalização mundial entre países do "Norte‘ e países do  "Sul‘.
Fonte: obtido em http://brasilescola.uol.com.br/geografia/regionalizacao-socioeconomicaespaco- mundial.htm 
Sobre a regionalização acima, aponte a alternativa que aborda CORRETAMENTE uma de suas principais características. 
A) Apesar de estarem no hemisfério Norte, Nova Zelândia e Austrália são considerados países do "Sul‘. 
B) A China está localizada no hemisfério Sul e é considerada um país do "Norte" neste tipo de classificação.
C) A oposição entre países do "Norte" e países do "Sul" tem um caráter exclusivamente geopolítico. 
D) A regionalização indica que os países mais ricos do mundo estão abaixo da Linha do Equador. 
E) A regionalização destaca os países ricos ao norte de uma linha irregular e imaginária e os mais pobres ao sul.

GABARITO
37 - D
38 - A
39 - B
40 - A
41 - NULA
42 - A
43 - E
44 - C
45 - E

Nenhum comentário: