PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de março de 2018

Questões de História do COLUNI / UFV 2016 - com gabarito

Questão 35 - COLUNI / UFV 2016 - O ano de 1929 é conhecido por ser o auge de uma crise econômica mundial que culminou no colapso da Bolsa de Valores de Nova York. A respeito dessa crise, é INCORRETO afirmar: 

a) O período que antecede a crise de 1929 foi marcado, nos Estados Unidos, pela fartura e pela prosperidade gerada com altos preços dos produtos agrícolas durante a Primeira Guerra Mundial. 
b) Os Estados Unidos, nos anos anteriores a 1929, promoveram o capitalismo de tipo liberal, no qual o estado não intervinha na economia. Para superar a crise, o país passou a adotar o princípio do intervencionismo estatal como política econômica. 
c) A crise de 1929 teve reflexos no Brasil, fazendo com que o preço do café caísse no mercado internacional, o que reduziu as exportações desse produto. Ao mesmo tempo, teve implicações políticas, se relacionando com o Movimento de 1930, que pôs fim à República Oligárquica. 
d) A fim de conter os estragos dessa crise econômica de 1929, a qual teve efeitos mundiais, os Estados Unidos implementaram o Plano Marshall, um programa de recuperação econômica voltado para os países afetados pela queda da Bolsa de Nova York.

Questão 36 - COLUNI / UFV 2016 - O quadro Pau-Brasil, de Tarsila do Amaral, reproduzido abaixo, é uma obra importante da Semana de Arte Moderna, de 1922.
Fonte: MARQUES, Adhemar; BEIRUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. Brasil: História em Construção. Belo Horizonte, MG: Lê: 1996. v. 4. p. 93.) 

A respeito desse movimento artístico-cultural, é INCORRETO afirmar que: 
a) buscou a aproximação com temas populares, valorizando o folclore e a cultura das diferentes regiões do Brasil. 
b) serviu como ponto de partida para um questionamento aos valores europeus academicistas do século XIX, que durante muito tempo caracterizaram a produção cultural brasileira. 
c) sofreu influência das manifestações modernistas europeias, mas também buscou criar uma cultura nacional a partir de elementos tipicamente brasileiros. 
d) pregou a valorização da cultura brasileira, mas manteve os elementos estéticos e formais usados nas artes plásticas, na poesia e na literatura brasileira das décadas anteriores.

Questão 37 - COLUNI / UFV 2016 - A figura abaixo apresenta uma propaganda de aspirador de pó veiculada no Brasil durante os “Anos Dourados” (décadas de 1950 e 1960), período marcado pela difusão dos ideais de modernização brasileira.
(Fonte: MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane. Passaporte para a História. v. 4. Ensino Fundamental. São Paulo: Editora do Brasil, 2004. p. 275.) 

A respeito da situação das mulheres nesse contexto, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) A indústria de bens de consumo passou, cada vez mais, a se dirigir às mulheres, usando propagandas que pregavam a inserção da modernização nos lares brasileiros, ao mesmo tempo em que reforçava o papel da mulher como “Rainha do Lar”. 
b) O discurso sobre a modernização das tarefas domésticas foi acompanhado do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços, como em escritórios, no comércio e no serviço público. 
c) As propagandas de eletrodomésticos ressaltavam a importância desses aparelhos para facilitar os trabalhos das donas-de-casa e, ao mesmo tempo, apresentavam imagens de mulheres limpas, belas e bem-arrumadas durante suas jornadas de trabalho doméstico. 
d) A inserção dos eletrodomésticos nos lares foi importante para otimizar os trabalhos domésticos femininos, contribuindo para a plena emancipação das mulheres de seus papeis sociais tradicionais de dona-de-casa, mãe e esposa.

Leia os textos abaixo e depois responda à questão 38

TEXTO 1 
A deportação dos armênios 

Toda manhã os carros iam gemendo para fora da cidade carregados de mulheres e crianças, misturadas com um homem aqui e ali que havia escapado das precedentes deportações. As mulheres e as crianças iam todas vestidas à turca para não ficarem expostas aos olhares dos carroceiros e gendarmes*, gente brutal trazida de outras regiões. O pânico na cidade era terrível. O povo compreendia que o Governo estava determinado a exterminar a raça armênia e que esta não tinha os meios de lhe resistir. O povo sabia também que estavam sendo assassinados os homens e raptadas as mulheres. Muitos dos forçados das prisões tinham sido postos em liberdade e as montanhas em volta achavam-se cheias de bandos de facínoras. A maioria dos armênios do distrito achavam-se sem meio algum de se defender. Muitos diziam que era pior do que um massacre. 
(Fonte: Depoimento citado por TOYNBEE, Arnold. BRYCE, Lorde James. Atrocidades turcas na Armênia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 39. In: MOCELLIN, Renato. Passaporte para a História. São Paulo: Editora do Brasil, 2004. v. 4. (Ensino Fundamental), p. 168.) 

*Gendarme: Soldado de um corpo especial encarregado de manter a ordem pública, em particular nas províncias, na França e em alguns outros países. 
(Fonte: AULETE, Caldas (org. Paulo Geiger). Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011, p. 705.) 

TEXTO 2
Um olhar sobre a pior crise de migração desde a Segunda Guerra Mundial 

Uma onda de imigrantes desesperados do Oriente Médio e da África colocou pressão sem precedentes sobre os países da UE (União Europeia), especialmente Itália, Grécia e Hungria. Mais de 350 mil deles foram detectados nas fronteiras da UE entre janeiro e agosto de 2015, em comparação com 280.000 em 2014, segundo uma estimativa da Organização Internacional para as Migrações. Os conflitos na Síria e no Afeganistão, e a violência na Eritreia, são os principais motores da migração. Mais de 2.600 migrantes se afogaram no Mediterrâneo este ano, tentando alcançar a Grécia ou a Itália, diz a OIM. Muitos tentam a perigosa rota dos Balcãs Ocidentais, na esperança de chegar à Alemanha e outros países do Norte da UE. O total de 350 mil detectado até agora este ano nas fronteiras da UE inclui mais de 230 mil que chegaram na Grécia e quase 115 mil na Itália. Cerca de 2.100 chegaram à Espanha. 

(Fonte: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/09/06/um-olhar-sobre-a-pior-crise-de-migracao-desde-a-segunda-guerramundial.htm. Acesso em: 10 out. 2015.) 

Questão 38 - COLUNI / UFV 2016 - Os textos acima referem-se, respectivamente, a episódios relacionados aos seguintes contextos: 
a) Primeira Guerra Mundial, no início do século XX, e Queda do Muro de Berlim, no final do século XX. 
b) Massacres do Império Turco-Otomano à época da Primeira Guerra Mundial e crise de migração do Oriente Médio e da África no início do século XXI. 
c) Expansão nazista na década de 1930 e migração pós-Segunda Guerra Mundial, no século XX. 
d) Atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, no século XX, e crise de migração para a Europa, nas primeiras décadas do século XXI.

Questão 40 - COLUNI / UFV 2016 - A imagem abaixo é uma fotografia dos seguidores do Beato Antônio Conselheiro, que foram presos pelas tropas do Exército, no Arraial de Belo Monte, em Canudos.
(Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/War_of_Canudos#/media/File:Canudos_rebels.jpg. Acesso em: 15 out. 2015.)
Sobre o Movimento de Canudos, ocorrido no final do século XIX, durante os primeiros anos da República Brasileira, assinale a afirmativa CORRETA: 

a) O Arraial de Canudos foi formado por sertanejos no sertão da Bahia atraídos pelas pregações do Beato Antônio Conselheiro, fundando uma comunidade baseada em princípios religiosos populares. 
b) A Comunidade de Canudos tinha o propósito de acabar com a ordem republicana e era formada por batalhões de jagunços que atacavam as cidades da região e pretendiam invadir Salvador. 
c) O Exército Brasileiro, como evidencia a foto, preocupou-se em proteger a população de mulheres e crianças que eram mantidas como reféns pelos canudenses. 
d) O Governo Republicano, através do Exército Brasileiro, procurou resolver de forma negociada a libertação da população de Canudos da influência do Beato Conselheiro e de seus jagunços.

Questão 41 - COLUNI / UFV 2016 - Em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, o atleta negro norte-americano Jesse Owens conquistou quatro medalhas de ouro nas provas que disputou. A lenda em torno das vitórias desse atleta negro foi de que ele desafiou os planos de Hitler de, através dos Jogos Olímpicos, demonstrar a superioridade da raça ariana sobre as demais. No entanto, em sua biografia, Owens refere-se ao fato de Hitler não o ter cumprimentado pela sua vitória, mas que sua mágoa era em relação à sociedade racista norte-americana do século XX. Ele declarou: "Não foi Hitler que me ignorou, quem o fez foi Franklin Delano Roosevelt. O presidente nem sequer me mandou um telegrama." 
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesse_Owens. Acesso em: 15 set. 2015. Adaptado.) 

Sobre a política e a doutrina nazistas da Alemanha sob o comando de Adolf Hitler na década de 1930, marque a afirmativa INCORRETA: 
a) O nazismo defendia a superioridade racial dos povos germânicos e considerava as outras raças como os eslavos (poloneses e russos) como inferiores. 
b) A organização das Olimpíadas de 1936 em Berlim foi uma demonstração de tolerância racial do regime nazista, pelo respeito ao Espírito Olímpico de Confraternização entre os povos. 
c) A doutrina nazista estimulava o instinto militar na juventude com o intuito de torná-la capaz de obedecer ordens e defender o projeto expansionista sobre a Europa. 
d) A propaganda através de filmes, cartazes, músicas e práticas de competições esportivas era um instrumento usado pelos nazistas para doutrinar os corações e as mentes da juventude alemã.

GABARITO
35 - D
36 - D
37 - D
38 - B
39 - ANULADA
40 - A
41 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...