PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de março de 2018

Questões de História do COLUNI / UFV 2013 - com gabarito

Questão 35 - COLUNI / UFV 2013 - Em 9 de Julho de 2012, o estado de São Paulo parou para comemorar os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Sobre esse fato histórico, que teve uma relevância especial para os Paulistas e repercussões na História Política do Brasil no início da Era Vargas (1930-1945), assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) Os paulistas levantaram armas contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas, defendendo a constitucionalização do País. 
b) Os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, durante o levante paulista, apoiaram os grupos resistentes ao Governo Vargas. 
c) O estado de São Paulo ficou isolado na luta contra as tropas federais e o Porto de Santos foi bloqueado pela Marinha do Brasil, impedindo que os rebeldes adquirissem armas de outros países. 
d) Os setores da elite e da classe média paulista apoiaram a Revolução Constitucionalista, defendendo a separação de São Paulo da Federação Brasileira.

Questão 36 - COLUNI / UFV 2013 - O Parque Nacional do Xingu é uma reserva indígena situada no estado do Mato Grosso, que foi criado em 1961 pelo Governo Federal, sob a direção dos sertanistas irmãos Orlando e Claudio Villas Bôas. O objetivo da sua criação foi o de garantir a sobrevivência dos grupos indígenas ameaçados de extinção pelos interesses econômicos dos pecuaristas, garimpeiros, madeireiros e até de autoridades regionais. Apesar dos esforços dos irmãos Villas Bôas, a questão indígena no Brasil sofreu muitos revezes com a expansão e a ocupação econômica em direção ao Centro Oeste e Norte do país. 

Sobre a questão indígena no Brasil Contemporâneo, assinale a afirmativa CORRETA: 

a) Os governos do Período do Regime Militar (1964-1985) trataram como prioridade a questão indígena e proibiram a exploração de minérios, a abertura de estradas e a construção de hidrelétricas em áreas indígenas na Amazônia Brasileira. 
b) A partir da promulgação da Constituição de 1988 os direitos indígenas foram respeitados, evitando-se que obras como usinas hidrelétricas, rodovias e atividades de extração vegetal ou mineral e a expansão de atividade agropecuária fossem implementadas em áreas destinadas à criação das reservas indígenas. 
c) A Constituição de 1988 reconheceu o direito dos povos indígenas às terras tradicionalmente ocupadas pelos seus ancestrais e a obrigação do Governo Federal na demarcação dessas áreas para que fossem criadas novas reservas para preservação cultural e física das tribos indígenas. 
d) Os povos indígenas brasileiros aculturaram-se à sociedade brasileira sem perder a sua identidade cultural, suas tradições e seus modos de vida, que foram garantidos pela criação das reservas e pela demarcação de suas terras, direitos assegurados pela Constituição de 1988.

Questão 37 - COLUNI / UFV 2013 - Sobre a situação da Classe Trabalhadora e da Organização do Movimento Operário no Brasil, entre 1900- 1930, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) As jornadas de trabalho eram de 12 horas ou mais, os salários baixíssimos e os trabalhadores não possuíam garantias como descanso semanal remunerado e férias prêmio. 
b) Os movimentos grevistas, reivindicatórios ou de protesto eram tratados como “caso de polícia”, com a prisão de lideranças e, sendo essas de origem estrangeira, a pena aplicada era a expulsão do país. 
c) O trabalho feminino era bastante utilizado, as mulheres recebiam salários inferiores aos dos homens e não tinham direito à licença maternidade. 
d) A mão de obra infantil era proibida e a fiscalização do poder público era rigorosa, punindo os empresários que empregassem crianças e adolescentes.

Questão 38 - COLUNI / UFV 2013 - Leia abaixo a letra da música de Cazuza e Frejat: 

Ideologia 
Meu partido é um coração partido 
E as ilusões estão todas perdidas 
Os meus sonhos foram todos vendidos 
(...) 
E aquele garoto que ia mudar o mundo 
Frequenta agora as festas do “Grand monde” 
Meus heróis morreram de overdose 
Meus inimigos estão no poder 
Ideologia, eu quero uma prá viver. 
(Disponível em: http://www.vagalume.com.br/cazuza/ideologia. Acesso em: 16 ago. 2012.) 

Marque a afirmativa CORRETA sobre o contexto e o sentimento histórico expressos pela música Ideologia, que foi composta na década de 1980, do Século XX, por dois membros da banda Barão Vermelho:
 
a) No verso “E as ilusões estão todas perdidas” percebe-se o sentimento de frustração de vários setores da sociedade organizada brasileira, que se mobilizaram e desejavam mudanças mais profundas na estrutura política e social daquele período, com a permanência de “velhos” políticos do Regime Militar no poder. 
b) No verso “Meus inimigos estão no poder” é mostrada a suspensão dos direitos políticos por oito anos de várias lideranças que apoiaram ou participaram dos governos do Regime Militar (1964-1985), como parte do processo de transição para a democracia ocorrida naquele período. 
c) A Constituição de 1988 assegurou a abertura de processos para investigar e condenar as autoridades militares e civis envolvidas em crimes e atos de tortura durante o Regime Militar, consolidando-se o sentimento de realização da justiça mostrado no verso “Meus heróis morreram de overdose”. 
d) Os Partidos Políticos que foram criados no processo da transição democrática, e que chegaram ao poder na última eleição indireta para a presidência da República, em 1985, não tiveram vínculos com o Regime Militar, marcando o sentimento de vitória presente no verso “Meu partido é um coração partido”.

Questão 39 - COLUNI / UFV 2013 - Sobre a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), no contexto imediato do Pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a trajetória histórica desse Organismo, na segunda metade do século XX e início do Terceiro Milênio, é CORRETO afirmar que: 
a) A Assembléia Geral da ONU, desde a sua criação, é composta por representantes de todas as nações, sendo um fórum em que são discutidos temas relacionados à manutenção da paz mundial a qual não sofreu interferências das potências políticas e militares dominantes no cenário internacional do Pós Guerra. 
b) A ONU, ao longo da sua história, não tem demonstrado muita preocupação pelos problemas sociais como a miséria e a fome dos países membros pobres, com a educação e cultura, com questões ambientais e humanitárias. 
c) A criação de dois estados na Região Palestina: um judeu (Israel) e outro árabe (Palestina) foi um dos grandes feitos da ONU, em seu começo, conseguindo, assim, colocar fim a conflitos existentes desde a época da ocupação britânica após a Primeira Guerra Mundial, assegurando a paz no Oriente Médio. 
d) A ONU aprovou, na sua criação, uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, na qual são assegurados e defendidos os direitos de liberdade a todas as pessoas, sem distinção alguma de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política, origem nacional ou social.

Questão 40 - COLUNI / UFV 2013 - Observe a ilustração abaixo de um Cartaz que representa os heróis da Revolução Cubana de 1959.
(BRENER, Jayme. Jornal do Século XX. São Paulo: Moderna,1998. p. 213) 
Sobre o cartaz acima e o processo histórico da Revolução Cubana, é INCORRETO afirmar que: 
a) O cartaz retrata não apenas os líderes guerrilheiros como Fidel Castro e Che Guevara, que derrotaram as tropas do Ditador Fulgêncio Batista em 1959, mas também personagens anônimos do povo cubano que apoiaram a revolução. 
b) O novo regime, apesar do grande apoio da massa camponesa à Revolução Cubana, não resolveu um dos principais problemas da estrutura sócioeconômica do país, a questão fundiária e não fez a reforma agrária no país, nem a nacionalização da agroindústria do açúcar. 
c) O novo regime que se instalou no poder em Cuba, desde o seu início, teve uma preocupação com melhorias sociais para a população miserável do país como a alfabetização e a universalização ao direito à educação gratuita e à assistência à saúde pública de qualidade. 
d) O novo regime cubano enfrentou forte oposição do governo dos Estados Unidos da América e de membros da elite cubana que apoiavam a Ditadura de Batista e que se refugiaram no país vizinho, isolando Cuba do cenário político e diplomático na América Latina.

Questão 41 - COLUNI / UFV 2013 - “Crer! Obedecer! Combater!” 
Esse lema foi adotado por um grupo político da primeira metade do século XX. 
Assinale a afirmativa que indica CORRETAMENTE a qual grupo pertenceu esse lema: 
a) Aos revolucionários bolcheviques na Rússia sob a liderança de Lênin. 
b) Às Brigadas Internacionais que lutaram na Espanha durante a Guerra Civil, de 1936 a 1939. 
c) Aos Fascistas na Itália sob a liderança de Benito Mussolini. 
d) Aos Integralistas no Brasil sob a liderança de Plínio Salgado.

GABARITO
35 - B
36 - C
37 - D
38 - A
39 - D
40 - B
41 - C

Nenhum comentário: