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domingo, 11 de março de 2018

Questões de História do COLUNI / UFV 2012 - com gabarito

Questão 35 - COLUNI / UFV 2012 - A Primeira Guerra Mundial foi motivada por diversas razões, sendo que uma das mais importantes foi resultante: 
a) da expansão imperialista e do colonialismo de alguns países europeus. 
b) da eclosão da Revolução Russa e do processo de difusão do socialismo. 
c) do enfraquecimento da Liga das Nações e do expansionismo norte-americano. 
d) da crise do capitalismo liberal e da expansão colonialista japonesa na África.

Questão 36 - COLUNI / UFV 2012 - Observe as imagens abaixo:

Marque a alternativa que corresponde à sequência temporal CORRETA dos acontecimentos históricos a que essas imagens se reportam: 
a) I, II, III e IV. 
b) III, II, IV e I. 
c) II, III, IV e I. 
d) III, II, I e IV.

Questão 37 - COLUNI / UFV 2012 - Assinale a alternativa que aponta semelhanças políticas entre o Estado Novo (1937-1945) e o regime militar instaurado no Brasil a partir de 1964:
a) Regimes políticos que não tiveram o apoio das instâncias jurídicas brasileiras para usar a força e a violência no combate aos supostos inimigos da nação.
b) Regimes políticos que não podem ser incluídos no regime constitucional e no Estado de Direito, pois violam os princípios democráticos e a vigência do pluripartidarismo.
c) Regimes políticos arbitrários que suprimiram as Constituições e todas as garantias constitucionais em relação à liberdade e ao indivíduo.
d) Regimes políticos em que a violação dos direitos e das liberdades individuais foi realizada com apoio das instituições jurídicas do Estado Brasileiro.

Questão 38 - COLUNI / UFV 2012 - Em 2011, a China foi reconhecida como a segunda economia mundial, uma vez que o seu Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 superou pela primeira vez o do Japão. O crescimento da economia chinesa vem se repetindo nas últimas décadas e teve início com algumas mudanças que ocorreram, ainda, no final da década de 1970. Assinale a alternativa que apresenta o processo histórico que contribui para explicar a situação econômica, política e social da China na atualidade:
a) A modernização promovida por Deng Xiaoping, com abertura econômica do país para o mundo capitalista e os investimentos estrangeiros.
b) A Revolução Cultural desencadeada por Mao Tse-Tung, que promoveu uma reforma educacional visando à autonomia da sociedade chinesa frente à influência ocidental.
c) A Primavera de Pequim, que reuniu milhares de estudantes na Praça da Paz Celestial em 1989, cujo resultado foi o processo de democratização da China.
d) O subsídio dado no governo de Mao Tse-Tung à produção agrícola e à organização das comunas populares na agricultura e nas indústrias.

Questão 39 - COLUNI / UFV 2012 - Leia o texto abaixo:

“É no sentido preciso da afirmação da total igualdade jurídica dos homens perante a lei que a Abolição da escravatura seguida pela proclamação da República assinalam um ponto de inflexão na história da cidadania brasileira. A importância da Abolição não está no fato do número de escravos que libertou, nem na figura de uma princesa redentora. (...) Além disso, sabemos que a abolição não desencadeou um processo que significasse grandes melhorias para a população negra, do mesmo modo que a República, de imediato, não representou a vigência no país de práticas políticas representativas muito diferentes das experimentadas no período imperial. Mas, mesmo assim, é possível argumentar que a abolição e a República tornaram realidade jurídica, no Brasil, o princípio da equidade política (...)”.

(GOMES, Ângela de Castro. Venturas e desventuras de uma república de cidadãos. In: ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, p. 157.)

Segundo o texto, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da República, no cenário político brasileiro, representaram:
a) a continuidade das práticas políticas imperiais que excluíam a população pobre branca e negra da participação na vida política.
b) a ruptura completa com as práticas representativas da política imperial, na medida em que, com a República, extinguiu-se o voto censitário.
c) deslocamentos significativos no processo de construção da cidadania ao tornar os homens iguais perante a lei, o que modificou o jogo de poder entre as elites políticas e o eleitorado.
d) a manutenção das práticas políticas representativas imperiais com eleições fraudulentas, pouco contribuindo para o avanço dos direitos políticos.

Questão 40 - COLUNI / UFV 2012 - Observe o desenho do pintor Candido Portinari (1903-1962), intitulado Cena Rural.
Cena Rural, Candido Portinari, desenho a carvão e grafite/papel 37X 55 cm 1954.
Museu Castro Maya, Rio de Janeiro.
(Disponível em: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl. Acesso em: 05 set. 2011.)
Analisando os elementos estéticos, políticos e ideológicos da obra Cena Rural, é INCORRETO afirmar que:
a) o tema do desenho é a produção cafeeira, base da economia de exportação brasileira na primeira República (1889-1930).
b) o sofrimento, as condições de vida dos homens e mulheres ligados ao trabalho rural no Brasil são representados de maneira estética por Portinari.
c) a visão política do artista está comprometida com a condição de exploração dos trabalhadores negros, brancos e mestiços no meio rural.
d) as regras de composição artísticas da obra estão associadas à arte moderna expressionista que exacerba as formas corporais dos trabalhadores(as) da terra.

Questão 41 - COLUNI / UFV 2012 - As fotografias das mulheres abaixo datam do período da II Segunda Grande Guerra (1939-1945).
(QUETÉL, Claude. As mulheres na Guerra. São Paulo: Larousse, 2009. pp. 26 e 86.)
Considerando a história das mulheres na guerra é CORRETO afirmar que:
a) a educação física e a ginástica instituídas como salutares para todas as jovens de todos os países em guerra encontram nos países totalitários terreno fértil para a afirmação do ideal de embelezamento da raça e da autonomia das mulheres.
b) a afirmação do corpo feminino saudável e esportivo preconizado para jovens estava associada à formação de boas mães de família e à garantia de força de trabalho para subsidiar a produção econômica durante a guerra.
c) o cuidado com o corpo feminino e o recrutamento das mulheres no mercado de trabalho foram políticas públicas adotadas tanto pelos países do Eixo quanto pelos países Aliados, visando promover a igualdade entre os sexos.
d) a valorização do corpo e da mão-de-obra feminina tornou-se política pública dos Estados envolvidos no conflito após o fim da Segunda Guerra Mundial, gerando igualdade de direitos e de salários para homens e mulheres.

GABARITO
35 - A
36 - D
37 - D
38 - D
39 - C
40 - B
41 - C

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