PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de março de 2018

Questões de Geografia - PISM III / UFJF 2018 - com Gabarito Oficial

Questão 01 - PISM III / UFJF 2018 - O estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, com base em séries históricas de 1995 a 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, demonstra que as mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%). 
Disponível em: . Acesso em: 16/07/2017 (Adaptado).
Imagem disponível em: < http://www.dmtemdebate.com.br>. Acesso em: 16/07/2017. 

As mulheres de praticamente todo o país são submetidas a uma jornada de trabalho que pode ser, respectivamente, classificada como e consequente de
a) jornada flexível de trabalho, derivada de dispositivos normativos que permitem à mulher se dedicar a trabalhos domésticos.
b) jornada formal de trabalho, consequente de uma divisão do trabalho entre homens e mulheres biologicamente natural.
c) jornada dupla de trabalho, decorrente da cultura patriarcal e sexista característica do desenvolvimento desigual do capitalismo.
d) jornada de trabalho estendida, resultante da constatação de em geral as mulheres possuírem menor grau de instrução que os homens.
e) ornada feminina de trabalho, decorrente de conquistas por direitos trabalhistas a partir dos movimentos feministas.

Questão 02 - PISM III / UFJF 2018 - Estudos mostram que, entre todos os eletrônicos, os celulares e smartphones são fabricados com uma previsão de vida útil cada vez menor. Esses aparelhos são trocados com maior frequência (em média 18 meses) – e acabam esquecidos numa gaveta ou descartados no lixo comum, doméstico, sem qualquer preocupação ambiental. Da mesma forma, as baterias e carregadores, seguidos pelas impressoras, máquinas fotográficas, computadores e notebooks, em que pese toda a propaganda oficial e regras a respeito, vêem-se descartados pelo consumidor final de forma incorreta, seguindo para a reciclagem, quando muito, na boca do aterro ou do caminhão que recolhe os resíduos. 
Disponível em: . Acesso em: 14/06/2017 (Adaptado).
Imagem disponível em:
Acesso em: 14/06/2017. Sobre o descarte prematuro de aparelhos eletrônicos, pode-se afirmar que

a) a reciclagem eletrônica tem sido a forma mais eficaz de lidar com este tipo de resíduo, permitindo que os componentes eletrônicos sejam reutilizados na produção de novos aparelhos eletrônicos.
b) os aparelhos eletrônicos são projetados com uma obsolescência programada, seja no que se refere à baixa durabilidade e nível tecnológico, seja pelo caráter estético e afetivo explorado pelo merchandising.
c) os produtos eletrônicos têm sua durabilidade abreviada para que seus preços sejam reduzidos a fim de se estimular o consumo e com isso ampliar a oferta de empregos na indústria e no comércio.
d) a durabilidade de bens eletrônicos numa perspectiva de consumo sustentável permitiria que as gerações futuras tivessem acesso a esses mesmos produtos sem maiores consequências ambientais.
e) os problemas ambientais decorrentes do baixo tempo de vida útil dos produtos eletrônicos e seu consequente descarte prematuro poderiam ser resolvidos com a coleta seletiva de resíduos eletrônicos.

Questão 03 - PISM III / UFJF 2018 - “A Rússia, por sua conformação geopolítica, é um Estado fundamentalmente euroasiático, que se estendeu, ao longo da história, por quase todo o Cáucaso, região entre o Mar Negro e o Mar Cáspio e, talvez como nenhuma outra do mundo, habitada por dezenas de grupos étnicos e linguísticos heterogêneos, pois desde os mais remotos tempos foi a rota de migração e deslocamento de povos entre a Ásia e a Europa. São eles georgianos, armênios, azeris, tchetchenos, avaros, inguches, ossetas, abecásios, tcherqueses, cabardinos, balcários, com diferentes famílias linguísticas (indo-europeias, uralianas e caucasianas), e uma diversidade religiosa que incluia o Islã sunita e xiita, católicos, ortodoxos e budistas. Essa região, que em 2011 possuía 21 milhões de habitantes, sempre configurou um teatro de guerra, cujo domínio os russos, britânicos, persas e turcos disputaram no século XIX e somente permaneceu relativamente tranquila durante o período em que esteve integrada à União Soviética”.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. A segunda Guerra Fria – geopolítica e dimensão estratégica dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
Mapa disponível em: . Acesso em: 22/07/2017. 

Sobre a região do Cáucaso é CORRETO afirmar que
a) o Mar Cáspio possui uma das maiores jazidas de petróleo do planeta, de maneira que os Estados Unidos, interessados na estabilização política e econômica da região do Caúcaso, têm intermediado variados acordos de paz nos conflitos separatistas ocorridos na região.
b) após o fim da União Soviética, a Chechênia se declarou uma nação independente, embora não tenha sido reconhecida por nenhum país. Esta declaração tem causado conflitos armados entre diversos grupos jihadistas chechenos e a Rússia pelo controle da estratégica região.
c) o Daguestão é um território estratégico por deter o único porto no mar Negro que pode ser usado durante os 365 dias do ano; além disso, a república sustenta um conflito com o Azerbaijão pelo controle de campos de petróleo e oleodutos na região do Cáucaso.
d) após um conflito separatista na década de 1990, a Ossétia do Sul, região de estratégico interesse econômico, tenta obter reconhecimento internacional de sua autonomia em relação à Rússia, pleito este que ganhou o reconhecimento e o apoio da vizinha Geórgia.
e) o conflito entre Armênia e Azerbaijão pela disputa da região de Nagorno-Karabakh opõem, respectivamente, diferenças religiosas cristãs e muçulmano xiita e o apoio, de um lado, dos Estados Unidos e de Israel aos armênios e, do outro, da Rússia e do Irã aos azeris.

Questão 04 - PISM III / UFJF 2018 - “Na atual conjuntura do mercado internacional de commodities, o Brasil ocupa um espaço muito importante, sendo um dos maiores exportadores de soja, carne e açúcar. Em termos econômicos, o peso crescente que esses produtos possuem na balança comercial brasileira torna essas atividades produtivas essenciais para o país. A disponibilidade de terras cultiváveis e de recursos hídricos, além dos custos relativamente baixos de produção, fazem com que o Brasil ocupe essa posição de destaque no cenário internacional. Em termos ambientais mais amplos, significa a transferência de um recurso ambiental que o Brasil possui em grande quantidade, a água, para países que não dispõem desse recurso. [...] Em sua essência, água virtual diz respeito ao comércio indireto da água que está embutida em certos produtos, especialmente as commodities agrícolas, enquanto matéria prima intrínseca desses produtos. Ou seja, toda água envolvida no processo produtivo de qualquer bem industrial ou agrícola passa a ser denominada água virtual”.
Fonte: CARMO, R. L. D.; OJIMA; A. L. R. D. O.; OJIMA, R.; NASCIMENTO, T. T. D. Água virtual, escassez e gestão: o Brasil como grande exportador de água. Ambiente & Sociedade, 2007. 
De acordo com o conceito de água virtual e considerando o comércio internacional de commodities, é CORRETO afirmar que
a) a contabilização do valor adicionado pelos recursos hídricos nas commodities poderia representar um maior equilíbrio na balança comercial dos exportadores de produtos primários, além de subsidiar a sustentabilidade ambiental do processo produtivo.
b) no fluxo mundial de água virtual, o Brasil, a América do Norte, a América Central e o Sudoeste Asiático destacam-se por uma balança comercial negativa, sobretudo motivada por produtos agrícolas cultivados em grandes propriedades monocultoras.
c) desde o início do século XX, houve uma diminuição lenta e gradual da exportação brasileira de commodities (sobretudo grãos) o que refletiu em uma diminuição considerável na transferência de água virtual pelo país nesse mesmo período.
d) considerando a importância da exportação de produtos primários no Produto Interno Bruto brasileiro, as políticas econômicas devem se impor às políticas ambientais e de recursos hídricos, para garantir o desenvolvimento sustentável em longo prazo.
e) no atual contexto de globalização dos mercados, torna-se irrelevante discutir o desequilíbrio no consumo de água entre os países exportadores e importadores de commodities, uma vez que há uma tendência de equiparação das balanças comerciais.

Questão 05 - PISM III / UFJF 2018 - “Atualmente, o conceito de refugiado é objeto de questionamentos perante a insurgência de novos desafios. A depredação e poluição do meio ambiente, com todas as consequências que acarretam, provocam a formação dos assim-chamados “refugiados ambientais”. Eles não fogem de um conflito armado ou da perseguição do poder político, mas da seca, da desertificação do território ou de outras catástrofes naturais. Por vezes, eles sequer ultrapassam as fronteiras do Estado, deslocando-se no interior do próprio território nacional”
Fonte: MARINUCCI, R.; MILESI, R. Introdução. In. MILESI, Rosita. Refugiados: realidade e perspectivas. Edições Loyola, 2003. p. 14-15. 
Sobre os diversos tipos de refugiados, pode-se afirmar que
a) existem refugiados ambientais em todo o mundo, já que a degradação do meio ambiente afeta todas as pessoas de modo equalizado, independentemente de sua nacionalidade ou classe social.
b) grandes crimes ambientais geram refugiados ambientais, como foi o caso do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana-MG, onde mais de mil pessoas ficaram desabrigadas.
c) após a Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional iniciou o processo de regulamentação dos refugiados, sobrepujando as legislações nacionais que dificultariam o recebimento dessas pessoas.
d) a Europa é o principal destino dos refugiados, sendo a Grécia, Itália, França e Alemanha os países que mais recebem refugiados em todo mundo, devido à proximidade com zonas de conflito na África e Ásia.
e) no chamado “mundo Árabe”, Turquia, Paquistão e Líbano estão as principais origens dos refugiados que se destinam à Europa, fluxo que vem aumentando ano após ano devido à intensificação dos conflitos políticos nesses países.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - B
04 - A
05 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...