PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de março de 2018

Questões de Geografia do Vestibular Fuvest 2018 - 2ª fase - Resolução Comentada

Questão 01 / Fuvest 2018 - Observe, na imagem noturna obtida por satélite, os limites territoriais do país A e países fronteiriços.

a) Identifique o país A e cite uma razão para o fato de esse país, comparativamente a seus fronteiriços, aparecer na imagem como se estivesse às escuras. 
b) Explique, citando ao menos dois argumentos de ordem geopolítica, por que os EUA e alguns países da Europa Ocidental consideram esse país uma ameaça global e regional.

Questão 02 / Fuvest 2018 - A Lei de Terras, de 1850, e a legislação subsequente codificaram os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes, instituindo as garantias legais e judiciais de continuidade do padrão de exploração da força de trabalho, mesmo que o cativeiro entrasse em colapso. Na iminência de transformações nas condições do regime escravista, que poderiam comprometer a sujeição do trabalhador, criavam as peculiares condições que garantissem, ao menos, a sujeição do trabalho na produção do café. 
José de Souza Martins, 
O cativeiro da terra, 1979. Adaptado.
a) Considerando o contexto social de transformações a que se refere o autor, explique os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes que se codificaram na promulgação da Lei de Terras de 1850. 
b) Cite e explique um impacto da abolição da escravidão em relação aos processos de urbanização e de industrialização.

Questão 03 / Fuvest 2018 - A concentração da energia solar só acontece com a irradiação solar direta. Locais com uma disponibilidade de irradiação solar anual acima de 2000 kWh/m2 ano e baixa nebulosidade apresentam potencial para a geração heliotérmica (geração de energia elétrica a partir do aproveitamento térmico da energia solar).
Considerando o mapa, responda: 
a) Qual é a região brasileira com maior potencial heliotérmico para absorção de energia solar? Explique o potencial heliotérmico da região Amazônica. 
b) Cite duas vantagens da geração heliotérmica de eletricidade e explique uma dessas vantagens em comparação com outras fontes de energia utilizadas para esse fim.

Questão 04 / Fuvest 2018 - Estudos sobre os megaeventos esportivos têm demonstrado seu caráter indutor de significativas transformações urbanas nas cidades que sediam os Jogos Olímpicos. Tais intervenções urbanas são realizadas a partir de investimentos financeiros na melhoria de infraestruturas e imagem dessas cidades. De modo geral, esses megaeventos articulam interesses governamentais, industriais e empresariais. Considerando o exemplo dos Jogos Olímpicos realizados em 2015 na cidade do Rio de Janeiro, atenda ao que se pede. 
a) Explique dois impactos dos Jogos Olímpicos na capital fluminense no que se refere à mercantilização da cidade. 
b) Cite dois exemplos de estratégias urbanas relacionadas aos interesses governamentais e empresariais.

Questão 05 / Fuvest 2018 - O mapa representa a Rodovia Interoceânica, conhecida no Brasil como BR-317. Na parte destacada no retângulo, está o trecho dessa estrada que vem sendo utilizado (de forma mais acentuada, de 2010 a 2015) como porta de entrada para o Brasil, de grupos de migrantes vindos da América Central.
a) Identifique o país de origem desse fluxo recente e explique, citando uma razão de natureza física e outra social, para a migração. 
b) Explique por que a entrada no Brasil se dá por esse trecho específico da estrada mencionada, considerando, dentre outros elementos, algumas de suas características físicas.

Questão 05 / Fuvest 2018 - Analise o diagrama.
a) Identifique os processos formadores de rochas das fases III e VIb e cite um exemplo de rocha para cada uma dessas fases. 
b) Explique a relação entre uma das rochas citadas e o relevo característico dessa rocha, utilizando-se de exemplo no Estado de São Paulo.
Resolução Comentada:
01 - 
a) O país A é a República Popular Democrática da Coreia ou Coreia do Norte. A escuridão aparente do território norte-coreano, comparado com seus vizinhos, China – na porção setentrional – e Coreia do Sul na porção meridional, deve-se ao fato de o país ser economicamente menos desenvolvido, pouco urbanizado, apresentar menor desenvolvimento da infraestrutura energética, decorrente de seu menor padrão de consumo, da menor amplitude de seu parque industrial, da prevalência de população rural – fator de dispersão da população – , além do racionamento na oferta e no consumo de energia – direcionada para os incipientes setores produtivos.
b) A Coreia do Norte é considerada uma ameaça global e regional pelos Estados Unidos e por seus aliados europeus ocidentais por desenvolver um programa nuclear bélico, de forma mais intensa, e de ter-se retirado do TNP – Tratado para a Não Proliferação de Armas Nucelares – e por desenvolver tecnologia de armamentos, especialmente mísseis de médio e de longo alcance, além de tecnologia para lançamento a partir de plataformas móveis – submarinos – e por testar armamentos em áreas de fronteira, inclusive; por violar direitos da pessoa humana, desrespeitando legislação interna cional e as determinações da ONU – Organização das Nações Unidas. A Coreia do Norte constitui uma ameaça, pois sua política externa – considerada hostil à paz mundial – pode levar a um conflito que envolveria imediatamente o Extremo Oriente asiático – Japão, Coreia do Sul, China, Rússia e, por extensão, os Estados Unidos, com potencial para a disseminação por todo o mundo.

02 - 
a) Com a promulgação da Lei de Terras, de 1850, criava-se o conceito de propriedade privada da terra, impedindo que os despossuídos, principalmente os escravos libertos, tivessem acesso livre à terra, reduzindo, assim, os conflitos quanto à sua posse. Isso assegurava a preservação hereditária da terra, bem como a estrutura fundiária vigente, baseada no latifúndio. A Lei de Terras, de 1850, levou também a grande maioria dos despossuídos, fossem eles antigos escravos ou imigrantes, a se oferecer apenas como mão de obra assalariada nas condições mais precárias. 
b) A abolição liberou a antiga mão de obra escrava para atividades desqualificadas nas cidades, dirigindo-se esse trabalhador para funções de baixa remuneração em diversas atividades, como na indústria. A abolição da escravidão criou, assim, um “exército de mão de obra reserva” que pressionou na manutenção dos baixos salários. O fluxo de escravos acabou por intensificar o crescimento das cidades, principalmente nas áreas de uso de solo mais barato, aumentando o número de habitações subnormais como os cortiços, por exemplo.

03 - 
a) A região brasileira com maior potencial heliotérmico corresponde ao Sertão Nordestino e Mineiro ou Depressão São Franciscana. A Região Amazônica, com exceção do norte de Roraima, apresenta baixo potencial heliotérmico em razão da elevada nebulosidade, consequência da intensa evapotranspiração de sua densa floresta e dos sistemas atmosféricos da convergência intertropical.
b) São vantagens do modelo heliotérmico de geração de energia: ser renovável e de baixo impacto ambiental. Em comparação com outras fontes de energia, podemos estabelecer as seguintes relações: As usinas hidroelétricas produzem alto impacto em relação aos recursos hídricos, uma vez que o represamento das águas pode gerar perdas de fauna e de flora, além de alterar o fluxo hídrico e de sedimentos. A nuclear é fonte não renovável e, embora não gere poluição atmosférica, pode provocar graves impactos ambientais devido à possibilidade de acidentes e à destinação do lixo nuclear. A biomassa, apesar de renovável, provoca eliminação de CO2 na atmosfera por causa da queima de matéria orgânica. O uso de petróleo, fonte não renovável de energia, lança grande quantidade de poluentes na atmosfera. O etanol provoca a expansão do plantio de cana de açúcar, o que colabora para o aumento de queimadas e para a maior concentração fundiária.

04 - 
a) Entre os impactos gerados pelos Jogos Olímpicos quanto à mercantilização da cidade, pode-se citar a reocupação e o reordenação do espaço urbano, com a eliminação de áreas de ocupação subnormal (favelas) favorecendo a especulação imobiliária. Cita-se também a revitalização das áreas portuárias, o que beneficiou o sistema de transportes e incrementou a atividade turística (como exemplo, a criação dos Museus do Amanhã e do Mar). Também a criação do BRT e do VLT, sistemas de transportes urbanos, facilitou o acesso da população ao trabalho e às áreas de comércio. 
b) Entre as estratégias urbanas governamentais e empresariais, podem-se citar alterações nas leis de uso do solo urbano, o que permitiu a revalorização de áreas e a remoção de ocupações subnormais; a construção de vias expressas e ciclovias e as tentativas de pacificação de favelas.

05 - 
a) O principal país de emigração da América Central para o Brasil é o Haiti. O fator social que explica esse movimento migratório são as precárias condições de vida provocadas por sua economia incipiente; e o fator físico foi o terremoto lá ocorrido em 2010, que ocasionou milhares de desabrigados. 
b) A razão pela qual os haitianos optam por utilizar as fronteiras do Peru para adentrar no Brasil é a fiscalização migratória precária e ineficaz. O fator físico que explica a opção de entrada pelo Peru e chegando ao Acre deve-se à presença de rodovias que facilitam a chegada dos haitianos ao centro-Sul do Brasil, ou ainda à densa floresta equatorial que torna as fronteiras vulneráveis.

06 - 
a) O processo de formação da rocha na fase III, sedimentar, tem sua origem na deposição de sedimentos provenientes de outras rochas pré- existentes ou de origem orgânica. Como exemplos, podemos citar a argila, a areia, o arenito, o calcário. Já a fase VIb refere-se às rochas magmáticas extrustivas, cuja formação ocorre pela solidificação quase que imediata do material magmático em contato com a atmosfera, como por exemplo o basalto. b) Citamos como exemplos da formação de rocha sedimentar o arenito do Planalto Ocidental Paulista. Já a rocha magmática extrusiva no estado de São Paulo surge nas bordas orientais das cuestas basálticas da depressão periférica.

Fonte: Curso Objetivo.

Nenhum comentário: