PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de março de 2018

Questões de Geografia do Vestibular Fatec 2018 - 1º semestre - com gabarito

Leia o texto para responder às questões de números 40 e 41.
(...) segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (...) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (...) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (...) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.

Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. 
Acesso em: 07.11.2017. Adaptado
*hotspots são áreas de elevada riqueza natural em termos de biodiversidade e que carecem de uma urgente conservação.

Questão 40 / Fatec 2018 - Assinale a alternativa que contenha o bioma ao qual o texto faz referência. 
(A) Mata Atlântica. 
(B) Caatinga. 
(C) Floresta Amazônica. 
(D) Pantanal. 
(E) Cerrado.

Questão 41 / Fatec 2018 - A principal atividade econômica que ameaça o bioma citado no texto é a 
(A) expansão da criação de gado bovino de leite. 
(B) expansão da criação de gado ovino para lã. 
(C) extração e processamento do pau-brasil. 
(D) expansão do cultivo mecanizado de soja. 
(E) expansão do cultivo extensivo de cacau.

Questão 42 / Fatec 2018 - Observe o planisfério.
As projeções cartográficas são produzidas a partir de figuras geométricas e possibilitam a representação da superfície esférica da Terra, ou de parte dela, em um plano (mapa). É importante ressaltar que todas as projeções causam algum tipo de distorção, seja na forma, área ou distância. O planisfério apresentado foi produzido a partir da projeção de Mercator. Sobre a referida projeção podemos afirmar corretamente que se trata de uma 
(A) projeção cilíndrica conforme, que distorce as dimensões territoriais e preserva a forma dos continentes. 
(B) projeção cônica, que é ideal para representação de grandes áreas cujas distorções são menores na altura da linha do Equador. 
(C) projeção cilíndrica equivalente, que preserva as dimensões territoriais e distorce as formas dos continentes. 
(D) projeção plana ou azimutal, que preserva as dimensões territoriais nas áreas equatoriais, distorcendo-as nas regiões tropicais. 
(E) projeção cilíndrica equatorial, que preserva as dimensões territoriais nas regiões polares, distorcendo-as próximo à linha do Equador.

Questão 43 / Fatec 2018 - Leia os trechos de declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
“A economia cresceu e isso está apenas começando. Vamos crescer e não vamos perder empregos. Pelo povo deste país, saímos do acordo. Estou disposto a renegociar outro favorável aos Estados Unidos, mas que seja justo para os trabalhadores, contribuintes e empresas. É hora de colocar Youngstown, Detroit e Pittsburgh à frente de Paris.”

“Admito que a mudança climática esteja causando alguns problemas: ela nos faz gastar bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias que não precisamos”. 

Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.

Essas declarações de Donald Trump, para justificar a retirada dos Estados Unidos do acordo para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável, revelam 

(A) a preocupação com o crescimento da economia global e, ao mesmo tempo, um reconhecimento da importância de ações em defesa do meio ambiente. 
(B) a sintonia do presidente da nação mais poderosa do mundo com os seus eleitores e com o que pensa a maioria dos europeus tanto sobre temas econômicos como ambientais. 
(C) a posição isolacionista do atual governo estadunidense no mundo em que os interesses econômicos locais se sobrepõem às preocupações ambientais da comunidade internacional. 
(D) a sincronia com o governo chinês, líder na emissão de gases estufa, que defende a tese de que o combate ao aquecimento global só será reduzido com crescimento econômico. 
(E) a preocupação do principal ocupante da Casa Branca em manter os Estados Unidos alinhados aos interesses econômicos de grandes empresas de energias renováveis.

Questão 43 / Fatec 2018 - Leia o texto:
Quase 93% do grupo étnico no Iraque votou a favor da criação de um estado independente no referendo de segunda-feira. Segundo os resultados provisórios, agora conhecidos, participaram na votação 72,16% dos potenciais eleitores, mais de 3,3 milhões de pessoas. Público, Lisboa 27.09.2017. 

Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.

A notícia faz referência à luta histórica do maior povo sem Estado do planeta, que vive espalhado por territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, divididos pelas fronteiras resultantes tanto do fim do Império Otomano como das determinações do Tratado de Lausanne, de 1923, que esse povo nunca aceitou. Trata-se do povo 
(A) catalão. 
(B) curdo. 
(C) druso. 
(D) palestino. 
(E) tibetano.

GABARITO
40 - E
41 - D
42 - A
43 - C
44 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...