PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2018

12 Questões de Concursos sobre os tipos de dominação de Max Weber - com gabarito

Questão 01 - FCM - 2016 - Segundo Max Weber (1984), a dominação baseia-se em uma probabilidade de obediência a um ser mandato. A dominação é representada por dois tipos opostos: a que se dá por meio de uma constelação de interesses, especialmente mediante situações de monopólio, e a que ocorre mediante a autoridade – poder de mando e dever de obediência. Weber classifica três tipos de dominação legítima: 
a) Legal, religiosa e jurídica. 
b) Legal, carismática e tradicional. 
c) Burocrática, religiosa e jurídica. 
d) Burocrática, carismática e jurídica. 
e) Burocrática, carismática e tradicional

Questão 02 - IF-SP - 2015 - Quando trata da dominação carismática, Max Weber vê a possibilidade desta se rotinizar. Para o pensador alemão, esta rotinização do carisma seria fruto de quais dos fatores abaixo: 
I - As ordenações carismáticas podem ser convertidas em práticas tradicionais, na medida em que há uma certa naturalização do sentido da dominação carismática, dada através de um período histórico específico. 
II – O quadro administrativo carismático passa ocupar funções legais ou estamentais, onde o carisma originário se confunde com o direito inerente à aplicação da lei ou com a valorização dos privilégios. 
III – Apesar de ser tema importante, o tema da sucessão do carisma não pesa a favor do processo de rotinização do carisma. Assinale a alternativa correta. 
a) Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
d) Todas as afirmativas estão incorretas.

Questão 03 - NUCEPE - 2013 - SEDUC-PI - Os tipos de dominação são estudados por Max Weber em “Economia e Sociedade”. Em relação a eles, assinale a alternativa correta: 
a) Toda dominação se serve de meios econômicos. 
b) Em sua forma genuína, a dominação carismática é de caráter especificamente extra-cotidiano e representa uma relação social estritamente pessoal, ligada à validade carismática de determinadas qualidades pessoais e à prova destas. 
c) A dominação contenta-se voluntariamente com motivos puramente materiais ou afetivos ou racionais referentes a valores, como possibilidades de sua persistência. 
d) No caso da dominação de caráter racional, obedece-se ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal em revelação, heroísmo ou exemplaridade dentro do âmbito da crença nesse seu carisma. 
e) O tipo mais puro de dominação tradicional é aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrático.

Questão 04 - CEPERJ - 2015 - Segundo Weber, quando o exercício do poder é visto como legítimo trata-se de dominação, que ele classifica em três tipos. Um deles é caracterizado pela confiança na ordem, nas regras e na competência técnica dos que exercem a dominação. A esse tipo (puro) de dominação, o autor nomeia como: 
A) legal 
B) tradicional 
C) carismático 
D) devocional 
E) irracional

Questão 05 - UFLA – 2012 – SEE-AL – Em suas construções teóricas sobre as relações sociais, amoldadas pelas lutas, Max Weber distingue dominação de poder. Segundo ele, em todas as sociedades que há regras e hierarquias há também pessoas que possuem o poder ou legitimamente detenham alguma forma de autoridade. Considerando os tipos de dominação indicados por Max Weber, assinale nas opções abaixo aquela que se apresenta totalmente correta. 
A) Antonio Conselheiro, em Canudos, pode ser apontado como exemplo de liderança carismática. 
B) A dominação legal tem por fundamento as relações baseadas nos laços pessoais, essencialmente afetivas e sentimentais. 
C) A dominação tradicional tem na burocracia sua forma mais pura. 
D) O patriarcalismo pode ser classificado como sendo uma dominação carismática. 
E) Max Weber chama a atenção para as características fundamentais das várias formas de dominação: a legal é legitimada pelos privilégios; a tradicional, pela noção de competência; e a carismática, pela amplitude dos atributos carismáticos do líder.

Questão 06 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - A dominação é definida por Weber como a probabilidade de que certos comandos (ou todos os comandos) serão obedecidos por um determinado grupo de pessoas. Essa dominação exige certo tipo de legitimidade e autoridade. São tipos puros de dominação, EXCETO: 
A) Dominação racional legal. 
B) Dominação sazonal. 
C) Dominação tradicional. 
D) Dominação carismática.

Questão 07 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - A dominação tradicional, segundo Weber, reflete a “crença na santidade de ordens e poderes senhoriais tradicionais”. É CORRETO afirmar que é característica do quadro administrativo desse tipo de dominação 
A) hierarquia racional. 
B) formação profissional. 
C) relações pessoais de confiança. 
D) regras objetivas.

Questão 08 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - De acordo com Weber, quando não existe um quadro administrativo pessoal do senhor, em uma realidade caracterizada pela dominação tradicional, uma das alternativas é a gerontocracia. É CORRETO afirmar que, na gerontocracia, o poder é exercido 
A) pelos mais velhos. 
B) pela associação de famílias. 
C) pelo do líder religioso. 
D) por toda a comunidade

Questão 09 - FUNCAB - 2013 - SC-CE - A palavra dominação ganhou significado sociológico com Max Weber, que definiu as suas formas em número de três: racional-legal, tradicional e carismática. De acordo com Weber, é correto afirmar que: 
A) as formas de dominação racional-legal estão em declínio no mundo moderno. 
B) o patriarcado (domínio do pai, do senhor de terras) é o tipo mais puro de dominação carismática. 
C) os funcionários da burocracia estatal exercem as funções propriamente políticas no domínio racional-legal. 
D) a dominação carismática se baseia nos dotes sobrenaturais, no poder intelectual, no heroísmo do chefe político. 
E) o apostolado representa a forma ideal-típica de domínio tradicional.

Questão 10 - IF-RS - 2015 - Para Max Weber, em sua perspectiva de construção de tipos ideais, o estudo das relações de poder implica na compreensão das formas de legitimação da dominação. Sobre a teoria da dominação do sociólogo alemão, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) A Dominação Tradicional é aquela sustentada pelos valores das instituições que perduram no tempo em uma dada sociedade. 
b) A Dominação Legal-Racional é aquela que tem sua legitimidade fundada em um estatuto, ou um corpo de regras em um determinado sistema. 
c) O conceito de Legitimidade permite dar conta dos fundamentos do poder em uma sociedade, como valor que leva as pessoas a aceitarem uma forma de dominação. 
d) A Dominação Carismática é aquela fundamentada no apreço ou afeto para com um Líder. 
e) A Dominação Estatal é aquela própria de um Estado Moderno, em que a legalidade da burocracia acaba por minimizar os outros tipos de dominação.

Questão 11 - CESPE-2009-SEDUC-CE - Segundo Max Weber, a dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem; toda dominação busca a legitimidade e o reconhecimento social de sua validade. Assinale a opção correta acerca dos conceitos de dominação propostos por Max Weber. 
A) Na dominação patrimonial, a legitimação vem da crença na justiça e na qualidade do modo como os antepassados resolveram seus problemas. A obediência de seus súditos está garantida pelo respeito à linhagem que representa e pela lealdade de sua pessoa. 
B) Na dominação tradicional, a legitimidade provém da crença na justiça da lei. O povo obedece às leis não porque seja comandado por um chefe carismático, mas porque elas são decretadas segundo procedimentos corretos. Essa crença também é partilhada pelos governantes. Obedece-se às ordens impessoais, objetivas e legalmente instituídas e aos superiores por ela designados, não importando a pessoa em si ocupante do cargo ou da posição. 
C) A dominação legal é caracterizada pelo fato de os funcionários, isto é, os membros do aparato administrativo, serem servidores pessoais do senhor. Eles são seus empregados, parentes ou favoritos, e dele dependem do ponto de vista econômico. É a dominação exercida com quadro administrativo, quando as pessoas são recrutadas segundo critérios de dependência doméstica ou pessoal. 
D) A dominação carismática é legitimada pela fé e pelas qualidades sobrenaturais do líder. A legitimidade vem da crença nas qualidades excepcionais de alguém para dirigir um grupo social. Os seus discípulos, por sua vez, o obedecem por terem fé em suas qualidades e em sua pessoa.

Questão 12 - IF-SP - 2015 - Para Max Weber a obediência repousa sua legitimação em três formas de dominação. Assinale a alternativa que expressa corretamente essas formas. 
a) Dominação tradicional, dominação legal e dominação ilegal. 
b) Dominação carismática, dominação tradicional e dominação ditatorial. 
c) Dominação espiritual, dominação material e dominação patriarcal. 
d) Dominação formal, dominação legal e dominação pela força. 
e) Dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - B
04 - A
05 - A
06 - B
07 - C
08 - A
09 - D
10 - E
11 - D
12 - E

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei!!! Muito obrigada

Anônimo disse...

ótimo para revisões