PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2018

Questões de Concursos sobre o livro, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo - com Gabarito

Questão 01 - CEPERJ - 2013 - Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são: 
A) França e Alemanha 
B) Espanha e França 
C) Inglaterra e Alemanha 
D) EUA e França 
E) Itália e França

Questão 02 - UFG - 2010 - SEDUC-GO - Um dos ensaios mais conhecidos do século XX, A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber, explicou o surgimento da mentalidade capitalista valendo-se da afinidade eletiva entre a consciência religiosa puritana e o comportamento capitalista. A religiosidade luterana poderia também ter tido essa afinidade eletiva com o capitalismo, se não fosse 
(A) o seu conceito tradicionalista de vocação. 
(B) a sua concepção de livre-arbítrio. 
(C) o seu culto ritualista e mágico. 
(D) o seu ascetismo de rejeição ao mundo.

Questão 03 - NUCEPE - 2009 - SEDUC-PI - A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Marx Weber, reconhece a peculiaridade especifica do racionalismo ocidental. Entre as afirmações seguintes, assinale àquela que destoa do pensamento exposto pelo autor na citada obra, caracterizando-se como INCORRETA. 
a) O capitalismo é a força mais significativa de nossa vida moderna. 
b) O ocidente desenvolveu uma gama de significados do capitalismo, e, o que lhe dá consistência – tipos, formas e direções – que antes nunca existiam em parte alguma. 
c) O desejo de ganho ilimitado não se identifica nem um pouco com o capitalismo, e muito menos com o “espírito” do capitalismo. 
d) A empresa capitalista e o empreendimento capitalista, não só como empreendedores ocasionais, mas também como empresas duradouras, existiam de longa data e em toda parte. 
e) É possível interpretar a reforma como “conseqüência histórica necessária” de certas mudanças econômicas.

Questão 04 - CEPERJ - 2015 - Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber investiga a relação entre a ascese religiosa em sua versão protestante e as raízes culturais do capitalismo. Neste sentido, o autor não defende a sobredeterminação do cultural sobre o econômico, mas argumenta que entre os dois fenômenos há uma relação de: 
A) antagonismo 
B) subordinação 
C) influência 
D) negação 
E) solidariedade

Questão 05 - FEPESE - 2012 - UFFS - Identifique a opção que caracteriza corretamente as relações estabelecidas entre o ethos econômico moderno e a ética racional do protestantismo, segundo Max Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo. 
a) A reforma é uma consequência histórica necessária da mudança de mentalidade acerca do lucro ocorrida na Idade Moderna, constituindo?se, por isso, na origem do capitalismo. 
b) O espírito do capitalismo representa as condições materiais modernas desse sistema econômico, que domina o homem pela avidez de produzir dinheiro de modo disciplinado. 
c) A doutrina do luteranismo contribuiu para a conformação do espírito capitalista, através da ideia de vocação como superação da moralidade secular e imitação da ascese monástica no cotidiano. 
d) A ideia calvinista do cristão eleito, ao recusar a salvação pela Igreja, constituiu uma motivação para o espírito do capitalismo, ao ver no sucesso profissional um sinal visível da eleição divina. 
e) A disciplina moral calvinista, na luta contra as tentações da carne, foi transposta para a vida comum do trabalho, resultando no juízo sobre a irracionalidade do lucro e na valorização da parcimônia.

Questão 06 - NUCEPE - 2013 - SEDUC-PI - Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber apresenta o capitalismo como “a força mais significativa de nossa vida moderna”. Em relação à citada obra, marque a alternativa que destoa das ideias nela contidas. 
a) O “impulso para o ganho”, a “ânsia do lucro”, de lucro monetário, de lucro monetário o mais alto possível, não tem nada a ver em si com o capitalismo. 
b) Não se pode pensar em substituir uma interpretação materialística unilateral por uma igualmente bitolada interpretação causal da cultura e da história. 
c) O calvinismo não é mencionado quando é considerada a ética vocacional do protestantismo ascético. 
d) O ocidente desenvolveu uma gama de significados do capitalismo, e, o que lhe dá consistência – tipos, formas e direções – que antes nunca existiram em parte alguma. 
e) Apenas no Ocidente existe a “ciência” num estágio de desenvolvimento que atualmente reconhecemos como “válido”.

Questão 07 - CESPE-2008-SESI-SP - Naquele que é talvez o mais importante e conhecido trabalho de Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, esse autor analisa a importância do pensamento protestante na formação do comportamento típico do capitalismo do ocidente moderno. 
A) respeito das descobertas de Weber quanto à ética protestante e ao espírito do capitalismo, assinale a opção correta. A A motivação do protestante é o trabalho, na condição de dever e vocação, não como um fim absoluto em si mesmo, mas como garantia do ganho material obtido por meio dele. 
B) Weber acentua o fato de que os valores do protestantismo — disciplina ascética, poupança, austeridade, vocação, dever e propensão ao trabalho — atuam de maneira decisiva sobre os indivíduos, movendo-os em direção ao capitalismo. 
C) O capitalismo propicia e desenvolve a união entre a empresa e a vida doméstica, além de proporcionar a utilização técnica de conhecimentos científicos e o surgimento do direito e da administração racionalizados. 
D) Evidenciando sua própria virtude e vocação e buscando o sucesso profissional, o protestante puritano se adapta mais facilmente ao mercado de trabalho, acumula capital e o reinveste produtivamente, sem, no entanto, abrir mão do usufruto dos prazeres materiais.

Questão 08 - VUNESP - 2009 - SEE-SP - “À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”. 
(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125) 
De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o “desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influência da 
(A) economia e sociedade. 
(B) ética protestante. 
(C) liderança carismática. 
(D) ética liberal. 
(E) teoria da ação social.

Questão 09 - IF-PE-2009 - Quanto ao ensaio A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber é correto afirmar que: 
a) Weber explicita como o Calvinismo deu origem ao capitalismo. 
b) Trata-se de uma crítica explícita à Reforma e aos grupos protestantes. 
c) Trata-se de uma crítica explícita ao Catolicismo e à Contra-Reforma. 
d) Existe afinidade eletiva entre os grupos católicos e o espírito do capitalismo. 
e) Weber discute a problemática da racionalização.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - E
04 - C
05 - B
06 - C
07 - B
08 - B
09 - E

Nenhum comentário: