PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2003 - UFMG - 1ª Etapa

Questão 01 - UFMG 2003 - Leia este trecho, escrito por um pensador cujas idéias foram influentes no processo de formação dos Estados nacionais na Europa Ocidental: 

Há, porém, duas maneiras de tornar-se príncipe o homem comum, as quais não podem ser inteiramente atribuídas ou à sorte ou ao merecimento, e não me parece que deva deixá-las de lado, embora de uma delas se possa mais extensamente falar no lugar em que se discorrer sobre as repúblicas. São elas: quando, por qualquer forma criminosa ou nefanda, se ascende ao principado; e quando, mediante o favor dos seus concidadãos, torna-se alguém príncipe de sua pátria. 

As idéias contidas nesse trecho podem ser associadas a 
A) Maquiavel, que considerava a fortuna e a virtude fatores importantes para se alcançar o poder. 
B) Bodin, que defendeu, quando necessário, a investidura do soberano no poder por meios ilícitos. 
C) Grotius, que preconizava a existência de um Estado forte para controlar a sociedade civil. 
D) Hobbes, que pregava a afirmação da soberania de cada um dos indivíduos frente ao Leviatã.

Questão 02 - UFMG 2003 - Leia estes trechos de documentos: 
I. E logo os ditos procuradores dos ditos senhores reis e rainha de Castela, de Leão, de Aragão, de Sicília, de Granada [...] e do dito senhor rei de Portugal e Algarves [...] disseram: que visto como entre os ditos senhores seus constituintes há certa divergência sobre o que a cada uma das ditas partes pertence do que até hoje [...] está por descobrir no Mar Oceano. 
II. Irá diretamente à Bahia, e logo que chegue, deve apossar-se da cerca ou fortificação que havia feito o donatário Francisco Pereira Coutinho [...] Todavia, como consta que esse local não é dos mais apropriados, o estabelecimento que fizer nele será de natureza provisória e deve escolher outro mais pela baía dentro [...] com que pelo tempo adiante venha a povoação a ser a cabeça de todas as capitanias. 
III. O modo que os Padres da Companhia tiveram sempre [...] foi ajudá-los assim no temporal como no espiritual [...] Ensinavam-lhes os Padres todos os dias pela manhã a doutrina, esta geral, e lhes dizem missa para os que a quiserem ouvir antes de irem para suas roças; depois disto ficam os meninos na escola, onde aprendem a ler e escrever, contar e outros bons costumes pertencentes à política cristã. 
IV. E de modo como se avier com [eles] depende o tê-los bons ou maus para o serviço. Por isso é necessário comprar cada ano algumas peças, e reparti-las pelos partidos, roças, serrarias e barcas. E porque, comumente são de nações diversas, e uns mais boçais que outros, e de figuras muito diferentes, há de fazer-se repartição com reparo e escolha, e não às cegas.

Nos trechos I, II, III e IV, faz-se referência, respectivamente, 
A) ao Tratado de Tordesilhas; ao estabelecimento do Governo Geral; à catequese do gentio; à escravidão negra. 
B) à expansão ultramarina portuguesa quatrocentista; à fundação da França Antártica; aos fundamentos cristãos dos colégios da América Portuguesa; à diversidade econômica do Brasil colonial. 
C) à separação do Condado Portucalense de Castela; à divisão da América Portuguesa em capitanias hereditárias; às escolas coloniais de primeiras letras; ao apresamento de índios tapuias. 
D) ao financiamento da frota de Colombo; à transferência da sede da América Portuguesa para o Rio de Janeiro; à cristianização dos negros; às reduções jesuíticas.

Questão 03 - UFMG 2003 - Em janeiro de 1592, Brás Dias, mameluco, natural da cidade da Bahia, confessou perante a Mesa da Santa Inquisição que, durante quatro ou cinco anos, andando pelo sertão, fizera parte, junto com os gentios, de uma seita chamada Santidade, que funcionava na fazenda de Fernão Cabral, em Jaguaripe. A seita era dirigida por um índio chamado Antônio, que tinha sido criado pelos jesuítas nas missões. Entre outras coisas, esse Antônio, que era casado, batizava os próprios filhos, utilizando duas candeias acesas e um prato d’água, e chamavam a si próprios com os nomes de Jesus e de Santa Maria. Nos cultos, celebrados ao pé de cruzes metidas no chão em montes de pedra, uivavam e se comportavam como macacos, sem regras nem ordem, cometendo vários deslizes heréticos. 
Texto baseado em documentos transcritos em VAINFAS, Ronaldo (Org.). Confissões da Bahia. 
São Paulo: Companhia da Letras, 1997. 
Esse testemunho demonstra que 
A) os missionários indígenas formados nas reduções jesuíticas reproduziam com perfeição os ritos católicos por toda a Colônia. 
B) a ação dos párocos, nos dilatados sertões da Colônia, levava a que os índios internalizassem os dogmas católicos aprendidos com os jesuítas. 
C) a religiosidade popular na Colônia se caracterizava pelo sincretismo e assimilava mais facilmente os aspectos exteriores do culto católico. 
D) os indígenas aceitavam livremente as regras e a ortodoxia dos preceitos do culto católico, dispondo-se a imitá-los mesmo no sertão mais bravio.

Questão 04 - UFMG 2003 - Em 1776, após uma série de conflitos, parcela expressiva das sociedades das Treze Colônias se articulou no sentido de romper com o domínio inglês. Considerando-se esse processo, bem como seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que ele se 
A) notabilizou pela consolidação do latifúndio, o que atendia aos interesses das elites religiosas, que se apropriaram de grandes glebas de terras. 
B) caracterizou, desde o início, pela intransigente defesa da escravidão por parte dos americanos, no que eram contraditados pelos interesses ingleses. 
C) configurou como uma primeira tentativa de instalação de um regime socialista anticolonial, o que contrariava seriamente os interesses dos comerciantes. 
D) destacou pela repercussão internacional alcançada, tornando-se uma referência, na prática, para outras colônias americanas.

Questão 05 - UFMG 2003 - Em 1793 uma missão comercial britânica chegou à China e conseguiu ser recebida pelo próprio Imperador. Os ingleses solicitavam, principalmente, autorização para abrir uma representação diplomática em Pequim, a abertura de mais portos chineses ao comércio internacional e a redução de tarifas alfandegárias. Em sua resposta ao Rei da Inglaterra escreveu o Imperador chinês: Nunca demos valor a artigos engenhosos, nem temos a menor necessidade das manufaturas de seu país. Portanto, ó rei, no tocante à tua solicitação de enviar alguém para permanecer na capital, ao mesmo tempo que não está em harmonia com os regulamentos do Império Celestial, sentimos também muito que isso não trará nenhuma vantagem para o teu país. 
Apud SPENCE, Jonathan. Em busca da China moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.134. 
Essa atitude do Império Chinês estava relacionada 
A) ao temor dos governantes chineses de afrontar a opinião nacionalista do País, notadamente após a Revolta Taiping. 
B) à auto-suficiência do sistema econômico imperial, que admitia receber, preferencialmente, metais preciosos em troca de seus produtos. 
C) à preferência que os chineses davam ao comércio com o Império Espanhol, tradicional parceiro dos negociantes orientais. 
D) à preocupação em proteger a burguesia chinesa, que se sentia ameaçada em relação à concorrência dos produtos ingleses.

Questão 06 - UFMG 2003 - Para a América espanhola [e, pode-se acrescentar, para o Brasil oitocentista e os Estados Unidos], o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observados com crescente horror tanto por governantes como por governados. 
LYNCH, John. In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. v. 3, p. 69. 
Nesse trecho, faz-se referência 
A) ao subdesenvolvimento e à miséria da ilha caribenha, país mais pobre da América Latina. 
B) à desagregação da sociedade haitiana, reforçada pelas constantes turbulências econômicas. 
C) ao aumento crescente da influência dos ideais anarquistas e evolucionistas na ilha caribenha. 
D) ao processo de independência da ilha, marcado por uma sublevação maciça de escravos negros.

Questão 07 - UFMG 2003
Com base nos dados apresentados nessa tabela e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que 
A) o desenvolvimento industrial em terras alemãs teve início antes da unificação do País. 
B) a França experimentou notável crescimento em sua produção de tecidos em razão da estabilidade política do período. 
C) a Inglaterra perdeu a posição de nação mais industrializada do mundo devido à perda de seu império colonial. 
D) o desempenho econômico inexpressivo da Bélgica se deveu à guerra crônica entre flamengos e valões.

Questão 08 - UFMG 2003 - Considerando-se as relações entre a conjuntura econômica e o sistema de transporte brasileiro no século XIX, é CORRETO afirmar que 
A) o surgimento de uma extensa rede viária destinada ao escoamento da produção industrial foi possível, fundamentalmente, a partir do investimento público capitaneado pelo Banco do Brasil. 
B) as principais rotas do sistema de circulação então criadas subsistem até os dias de hoje, notadamente no que respeita às auto-estradas, que começaram a surgir no fim do século, para atender à crescente produção de automóveis. 
C) as principais vias de transporte criadas à época se situaram na Região Sudeste, atendendo às demandas crescentes da cafeicultura, sendo os investimentos oriundos, em grande parte, de capital estrangeiro. 
D) o comércio do açúcar, reabilitado após a crise da mineração, estimulou o surgimento de inúmeras autovias e ferrovias, construídas com capital nacional e que se concentravam na região da mata nordestina.

Questão 09 - UFMG 2003 - No contexto da Revolução Mexicana, na segunda década do século passado, o Exército Libertador do Sul, liderado por Emiliano Zapata, sublevou-se no México. No final do mesmo século, em 1994, no estado sulista de Chiapas, a organização denominada Exército Zapatista de Libertação Nacional iniciou um movimento rebelde. Os dois movimentos referidos têm vários pontos em comum, entre os quais, destaca-se a luta para 
A) tomar o poder e implantar governos inspirados nas idéias agraristas do líder chinês Mao Tse-Tung. 
B) defender os interesses dos operários e trabalhadores fabris, constantemente violados pelo Governo mexicano. 
C) destituir as elites dirigentes e instaurar um Estado socialista inspirado na tradição marxista latino-americana. 
D) resgatar as terras dos camponeses de origem indígena e conquistar melhores condições de vida para eles.

Questão 10 - UFMG 2003 - Observe esta charge:
FONTE: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura. 
Rio de Janeiro: Bom Texto/Letras & Expressões, 2001. p.34. 

Nessa charge, faz-se referência à 
A) Reação Republicana, conflito entre as oligarquias mineira e paulista e os coronéis dos estados do Sul e do Nordeste. 
B) Aliança Liberal, formada pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul no contexto da crise da República Velha. 
C) Campanha Civilista, articulada por Rui Barbosa com o objetivo de dominar os executivos estaduais. 
D) Política do Café com Leite, caracterizada pela alternância de políticos mineiros e paulistas na Presidência da República.

Questão 11 - UFMG 2003 - Leia atentamente este trecho de poema: 
Carta a Stalingrado 
Stalingrado ... 
Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades! 
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas 
outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora, 
e o hálito selvagem da liberdade 
dilata os seus peitos, Stalingrado, 
seus peitos que estalam e caem 
enquanto outros, vingadores, se elevam. 

A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais. 
Os telegramas de Moscou repetem Homero. 
Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo 
que nós, na escuridão, ignorávamos. 
Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída, 
na paz de tuas ruas mortas mas não conformadas, 
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas, 
na tua fria vontade de resistir
. .........................................................................................
As cidades podem vencer, Stalingrado! 
......................................................................................... 
Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres, 
a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem. 
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 23. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.158-160.
A partir dessa leitura, é CORRETO afirmar que, nesse trecho de poema, se expressa, mais do que as idéias do autor, o pensamento de um grupo de intelectuais brasileiros que 
A) se entusiasmavam pelo heroísmo dos cidadãos de Londres e Madri, que souberam resistir bravamente à agressão fascista. 
B) começavam a ser seduzidos pelo Comunismo, ao final da Guerra, por estarem descontentes em relação ao quadro político em vigor no País. 
C) desenvolviam uma consciência pacifista ante o risco de uma guerra nuclear que poderia decorrer da polarização EUA/URSS. 
D) torciam, em meio à guerra civil russa, pela vitória dos democratas, que lutavam pelo restabelecimento da liberdade.

Questão 12 - UFMG 2003 - Neste momento, estamos passando de um estágio emocional para um estágio racional. Em fevereiro, a inflação a inflação mais a correção monetária estava nos conduzindo para uma situação na qual o Brasil seria um país absolutamente ingovernável. Naquela ocasião, fizemos o que achamos que deveria ter sido feito, sem levar em consideração os custos políticos das nossas decisões, e sim o bem do povo [...] Uma vez anunciada a reforma econômica, o que se viu foi uma extraordinária adesão popular. Não podíamos antever que a reação seria tão favorável. O povo tomou consciência da cidadania. 
Trecho de entrevista concedida pelo, então, Presidente da República, José Sarney. Veja, n. 949, 12 nov. 1986. 
Nesse trecho, o entrevistado faz referência à reforma econômica conhecida como 
A) Política do Feijão com Arroz, que previa uma redução da intervenção do Estado na economia, buscando deixar o mercado cumprir seu papel. 
B) Plano Cruzado, que adotou medidas heterodoxas como o congelamento de preços e o gatilho salarial , visando ao controle da inflação. 
C) Plano SALTE, que pretendeu estimular as taxas de crescimento da economia nacional por meio da decretação da moratória da dívida externa. 
D) Plano Verão, que combinou medidas ortodoxas e heterodoxas, com ênfase especial no controle dos salários dos trabalhadores.

Questão 13 - UFMG 2003 - Observe esta charge:

FONTE: Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jun. 2002. p. A2. 
Nessa charge, faz-se referência A) ao alinhamento político do Governo Fernando Henrique Cardoso com os países da União Européia, que, mediante diferentes mecanismos de pressão, determinam a política interna. 
B) à frustração do Governo Fernando Henrique Cardoso, que, devido à ação dos cartolas internacionais, não pôde capitalizar politicamente as vitórias do Brasil na Copa do Mundo. 
C) à instabilidade da economia brasileira, economia que, devido ao alto grau de endividamento externo, é permanentemente sujeita à ação dos grandes grupos de investidores internacionais. 
D) à pressão dos grandes magnatas de consórcios econômicos brasileiros, que contratam lobistas para influenciar a política externa do Governo Fernando Henrique Cardoso.

Questão 14 - UFMG 2003 - O relatório elaborado pela Anistia Internacional sobre atentados aos direitos humanos cometidos durante o ano de 2001 apresentou estes dados: execuções ilegais em 47 países, desaparecimentos em 35 e tortura em 111. O mesmo relatório informou, também, que existem evidências de que há prisioneiros de consciência, ou políticos, em 56 nações. A inclusão dos EUA na relação dos envolvidos nessas denúncias deve-se 
A) aos abusos contra suspeitos após os atentados terroristas de 11 de setembro. 
B) à política de tolerância zero ao crime adotada pela polícia de Nova Iorque. 
C) ao aumento dos distúrbios raciais entre brancos e negros nos Estados do Sul. 
D) ao crescimento das prisões de imigrantes ilegais nas fronteiras com o Canadá.

Questão 15 - UFMG 2003 - A partir dos anos 80 e 90 do século XX, o mundo tem assistido a um fenômeno político importante o crescimento da influência de grupos de extrema-direita. Tal tendência pode ser comprovada, por exemplo, na proliferação de organizações neonazistas e neofascistas, bem como no aumento dos votos recebidos por partidos de direita em vários países como a França e a Itália. Assim sendo, é CORRETO afirmar que esse fortalecimento dos partidos radicais de direita pode ser explicado 
A) por mudanças implantadas na legislação eleitoral de vários países, que têm excluído do voto setores sociais importantes. 
B) pela decadência do campo e da produção agrícola, que têm sido negligenciados pelos países industrializados. 
C) pelas tensões relacionadas à crise econômica, que provoca a diminuição da oferta de trabalho formal e acirra a xenofobia. 
D) pelo recrudescimento do tradicional medo ao perigo comunista, que voltou a rondar as nações mais ricas do Planeta.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - C
04 - D
05 - B
06 - D
07 - A
08 - C
09 - D
10 - D
11 - B
12 - B
13 - C
14 - A
15 - C

Nenhum comentário: