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sexta-feira, 30 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2002 - UFMG - 1ª Etapa

Questão 01 - UFMG 2002 - Leia estas estrofes iniciais de "Os Lusíadas", poema datado de 1572: 
As armas e os barões assinalados 
Que, da Ocidental praia Lusitana, 
Por mares nunca de antes navegados 
Passaram ainda além da Taprobana, 
E em perigos e guerras esforçados 
Mais do que prometia a força humana, 
E entre gente remota edificaram 
Novo Reino, que tanto sublimaram; 
E também as memórias gloriosas 
Daqueles Reis que foram dilatando 
A Fé, o Império, e as terras viciosas 
De África e de Ásia andaram devastando, 
E aqueles que por obras valerosas 
Se vão da lei da Morte libertando: 
Cantando espalharei por toda parte, 
Se a tanto me ajudar o engenho e arte. 
Cessem do sábio Grego e do Troiano 
As navegações grandes que fizeram; 
Cale-se de Alexandro e de Trajano 
A fama das vitórias que tiveram; 
Que eu canto o peito ilustre Lusitano, 
A quem Neptuno e Marte obedeceram. 
Cesse tudo o que a Musa antiga canta, 
Que outro valor mais alto se alevanta. 
(CAMÕES, Luís de. "Os Lusíadas". Porto: Porto Editora, 1975. p. 69.) 
Com base na leitura dessas estrofes, é CORRETO afirmar que a ideia central do poema é 
a) exaltar a religião reformada e os valores puritanos, num contexto em que a Europa se expandia na direção de novos mundos. 
b) louvar os modelos antigos até então referenciais para a cultura europeia, como as epopeias homéricas e os feitos de heróis gregos e romanos. 
c) narrar a saga marítima portuguesa, ou seja, os feitos relacionados às expedições oceânicas realizadas pelos lusos a partir do século XV. 
d) relatar os acontecimentos mais marcantes da conquista e colonização das terras brasileiras, visando a gravá-los na memória dos contemporâneos.

Questão 02 - UFMG 2002 - Leia este trecho de documento: ... pois o Brasil, e não todo ele, senão três capitanias que são a de Pernambuco, a de Tamaracá e a da Paraíba, que ocupam pouco mais ou menos, no que delas está povoado, cinquenta ou sessenta léguas de costa, as quais habitam seus moradores, com se não alargarem para o sertão dez léguas, e somente neste espaço de terra, sem adjutório de nação estrangeira, nem de outra parte, lavram e tiram os portugueses das entranhas dela, à custa de seu trabalho e indústria, tanto açúcar que basta para carregar, todos os anos, cento e trinta ou cento e quarenta naus ... ("Diálogos das grandezas do Brasil". Texto anônimo escrito por volta de 1613-18.) 
Com base na leitura desse trecho, é CORRETO afirmar que o sistema de exploração econômica implantado no Brasil nos primeiros séculos de colonização caracterizou-se por 
a) concentrar, nos incipientes meios urbanos, toda a estrutura de controle e comercialização da cana-de-açúcar, produto, em geral, comercializado em estado bruto. 
b) distribuir contingentes populacionais ao longo de toda a costa brasileira e desenvolver, sobretudo, o extrativismo vegetal da espécie conhecida como pau-brasil. 
c) favorecer o desenvolvimento da agricultura baseada na exploração da cana-de-açúcar, estimulando a fixação populacional, inicialmente, na faixa da mata nordestina. 
d) incrementar o processo de colonização a partir do estímulo à vinda e fixação de contingentes populacionais, que aqui se estabeleciam em pequenas propriedades agrícolas.

Questão 03 - UFMG 2002 - A Espanha, ao conquistar e colonizar vastas regiões do Continente Americano, implementou, nas colônias, algumas instituições. Entre essas instituições, incluíam-se 
a) escolas primárias, que foram implantadas pela Coroa com o objetivo de conter o avanço da Igreja sobre as instituições educativas. 
b) missões jesuíticas, que foram implementadas, no final do período colonial, como última tentativa para evangelizar os índios guaranis. 
c) órgãos da Inquisição, que foram criados nas colônias, visando a difundir o pensamento da Ilustração. 
d) universidades, que foram fundadas e mantidas por ordens religiosas nas mais importantes cidades coloniais.

Questão 04 - UFMG 2002 - Considerando-se a população escrava negra no Brasil até o final do século XVIII, é CORRETO afirmar que houve 
a) crescimento vegetativo constante, devido à ausência de qualquer tipo de controle de natalidade junto à população escrava. 
b) declínio progressivo da população negra alforriada, em razão da necessidade de se manter a mão de obra escrava. 
c) equilíbrio entre os escravos do sexo feminino e masculino, com o objetivo de garantir o crescimento da população cativa. 
d) necessidade de repor constantemente a mão de obra escrava com negros trazidos da África, para suprir uma forte demanda.

Questão 05 - UFMG 2002 - Leia estes versos, que eram cantados na França, durante a fase do Terror, ocorrida entre junho de 1793 e julho de 1794: Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós; Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos. Máquina adorável, tende piedade de nós. Máquina admirável, tende piedade de nós. Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos. (Com a melodia da Marselhesa) Ó celeste Guilhotina, Você abrevia rainhas e reis, Por tua influência divina Reconquistamos nossos direitos. (bis) Sustenta as leis da pátria E que teu soberbo instrumento Torne-se sempre permanente Para destruir uma seita ímpia. Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes, Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano! 
(Citado por ARASSE, Daniel. "A guilhotina e o imaginário do Terror". São Paulo: Ática, 1989. p.106-107.) 
A partir da leitura desses versos, é CORRETO afirmar que 
a) a difusão da ideia de uma "pátria em perigo" ficou sem efeito prático, limitada ao discurso político. 
b) a guilhotina foi utilizada como um instrumento capaz de representar o ato de justiça do povo. 
c) a ordem interna, na fase do Terror, se enfraqueceu devido à ação do Comitê de Salvação Pública. 
d) o ardor contrarrevolucionário, expresso no louvor à guilhotina, era endereçado aos seguidores de Bonaparte.

Questão 06 - UFMG 2002 - Considerando-se o II Reinado brasileiro, é CORRETO afirmar que 
a) a alternância, no comando do Estado, entre os dois principais partidos do período expressava o poder e a vontade política do Imperador. 
b) a dissolução do Conselho de Estado, à época, foi compensada com a criação do cargo de Presidente do Conselho de Ministros. 
c) a eliminação do Poder Moderador para a implementação do parlamentarismo "às avessas" estabilizou, então, o regime. 
d) o fortalecimento das elites locais nas Províncias permitiu, então, que fossem aprovadas leis de caráter descentralizador.

Questão 07 - UFMG 2002 - Leia este trecho de documento: Pela presente, por um de nós escrita e por ambos assinada, declaramos que, desejando comemorar por um ato digno da Religião de Cristo, o redentor, e de humanidade, o aniversário que hoje celebramos, e atendendo aos serviços que já tem nos prestado o pardo Sabino, nosso escravo, temos de comum acordo e de muita nossa livre e espontânea vontade, resolvido conferir ao mesmo, como conferimos, a sua liberdade, podendo conduzir-se como se de ventre livre fosse nascido: com a cláusula porém de continuar a servir-nos, ou a pessoa por qualquer de nós designada, ainda por espaço de cinco anos a partir desta data. 
(Registro de uma carta de liberdade conferida, em 1866, pelo Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro e sua mulher ao pardo Sabino. Citado por CHALHOUB, Sidney. "Visões da liberdade". São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.140.) 
Com relação à conjuntura histórica em que foi abolida a escravidão e com base nas informações contidas nesse trecho, é CORRETO afirmar que 
a) a extinção da escravidão se deu de forma abrupta, sendo que as elites abolicionistas optaram por uma estratégia radical de enfrentamento com a Coroa, o que causou grandes traumas sociais. 
b) as soluções encontradas para o problema da escravidão não escaparam ao controle político da Igreja Católica, que acabou impondo aos fiéis da elite uma teoria particular do abolicionismo. 
c) o debate sobre a abolição trouxe à tona as ambiguidades das atitudes políticas de uma parte da elite brasileira, que julgava o ato de emancipação uma benesse, pela qual o ex-escravo deveria pagar. 
d) os problemas ligados à escravidão se atenuaram ao longo do século XIX, quando o crescimento das revoltas escravas suprimiu conflitos entre os negros e as elites rurais.

Questão 08 - UFMG 2002 - Leia estes trechos, que expressam algumas das principais correntes de pensamento do século XIX: 
I. Ora, o que distingue a revolução francesa, e o que a torna um acontecimento único na história, é que ela é radicalmente má; nenhum elemento de bem alivia o olhar do observador; é o mais alto grau de corrupção conhecido; é a pura impureza. 
II. A essência do sistema capitalista está, pois, na separação radical entre o produtor e os meios de produção. Esta separação torna-se cada vez mais acentuada e numa escala progressiva, desde que o sistema capitalista se estabeleceu. 
III. O Estado foi sempre patrimônio de qualquer classe privilegiada: classe sacerdotal, nobiliárquica, classe burguesa. O Estado ergue-se ou cai quase como uma máquina, mas o fundamental é que, para sua salvação e existência, haja sempre qualquer classe social privilegiada que se interesse pela sua existência. 
Os trechos I, II e III podem ser associados, RESPECTIVAMENTE, 
a) ao conservadorismo, ao marxismo e ao anarquismo. 
b) ao idealismo, ao nacionalismo e ao darwinismo. 
c) ao romantismo, ao positivismo e ao liberalismo. 
d) ao cientificismo, ao saint-simonismo e ao nihilismo.

Questão 09 - UFMG 2002 - Leia este texto referente ao Arraial de Canudos: O arraial foi crescendo num ritmo espantoso, à custa tanto da vizinhança, quanto de pontos longínquos do sertão: de Pernambuco, do Piauí, do Ceará, de Alagoas, de Sergipe, de Minas Gerais e até de São Paulo. A zona nordestina, porém, dava-os em maior quantidade e a mais atingida pelo êxodo era a região das secas e das fazendas de criação. No seu apogeu calculava-se em oito mil a quantidade de habitantes do Império de Monte Belo. Sua composição era heterogênea [...] Tipos físicos os mais diversos; raros os brancos puros, os negros puros; em grande e maioria toda sorte de mestiços [...] Econômica e socialmente eram em sua maioria indivíduos de algumas posses. 
(QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. "O messianismo no Brasil e no mundo". São Paulo: Alfa-Omega, 1976. p.229-230.) 
Com base na leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que o temor dos proprietários de terra e das autoridades políticas com a movimentação em torno de Antônio Conselheiro relacionava-se 
a) à desestabilização social e política associada à adesão de famílias de criadores e sitiantes, que não relutavam em se desfazer de seus bens para se juntar ao Conselheiro. 
b) à fuga de mão de obra das fazendas, com a consequente adesão de famílias inteiras, que migravam para o arraial com o objetivo de ir viver junto com o "messias". 
c) à prosperidade econômica do arraial, que crescia e se transformava num centro comercial ativo, devido à concentração de pessoas que vinham de todas as partes. 
d) ao desvio crescente de recursos financeiros dos grupos industriais emergentes da região de Canudos para outras partes do País, onde não havia ameaça de convulsão social.

Questão 10 - UFMG 2002 - Leia estes trechos de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Grande Guerra: Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a comer o seu pão. Por que não? Aqui desapareceu para sempre o cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate. 
(Citados por EKSTEINS, Modris. "A sagração da primavera". Rio de Janeiro: Rocco, 1992.) 

Com base na leitura desses trechos, é CORRETO afirmar que o impacto dessa guerra 
a) acelerou o processo de libertação das colônias afro-asiáticas, que se tornaram Estados independentes a partir de então. 
b) deu origem a um influente movimento contra as guerras, que criou uma ordem internacional pacífica. 
c) levou ao fortalecimento e consolidação dos regimes liberais já existentes, além de contribuir para o surgimento de novas democracias. 
d) provocou uma crise nos valores dominantes até então, gerando descrédito em relação ao humanismo e ao racionalismo.

Questão 11 - UFMG 2002 - Observe esta figura: 
As imagens reunidas nessa figura expressam dois momentos significativos da vida econômica e social norte-americana: a riqueza dos anos 20 do século XX, traduzida pela crença otimista no modo de vida americano - "o american way of life" -, popularizado durante o "New Deal", e a depressão econômica dos anos 30 do mesmo século, com suas enormes filas de pobres e desempregados. Esses dois momentos estiveram relacionados à
a) alta crescente dos preços agrícolas, que impediram o deslocamento do poder aquisitivo para a compra de bens industriais e serviços. 
b) decisão norte-americana de reduzir o ritmo da produção industrial e agrícola alcançado no período da Guerra de 1914-1918. 
c) expansão da oferta de mercadorias, da publicidade e da indústria do lazer favorecidas pelo crédito fácil e aliadas à especulação com ações. 
d) onda puritana que fortaleceu o espírito de poupança, contendo os investimentos da classe média e do operariado.

Questão 12 - UFMG 2002 - Observe esta figura: (TEIXEIRA, Francisco M. P. "Brasil: História e sociedade". São Paulo: Ática, 2000. p. 274.) 

Essa figura está relacionada
a) à campanha eleitoral de 1950, quando Getúlio se apresentou como um candidato democrático apoiado pela massa de trabalhadores. 
b) à propaganda da Aliança Liberal, que defendia a coligação dos tenentes com a oligarquia gaúcha, tendo Getúlio Vargas como seu líder. 
c) ao culto do regionalismo político, que os órgãos de propaganda do Estado Novo alimentaram usando a origem gaúcha de Getúlio Vargas. 
d) ao movimento conhecido como queremismo, que, ao final do Estado Novo, uniu comunistas e trabalhistas na luta pela Constituinte com Getúlio.

Questão 13 - UFMG 2002 - Considerando-se a atuação da Frente Sandinista de Libertação Nacional nos anos 70 do século XX, é CORRETO afirmar que essa organização 
a) defendia a chegada ao poder do grupo Sendero Luminoso, que articulou a resistência camponesa na Nicarágua. 
b) representava diversos setores políticos de oposição na Nicarágua, que defendiam um projeto anti-imperialista e socialista. 
c) reunia amplos setores da sociedade nicaragüense em apoio ao monopólio político da família Somoza. 
d) tinha o apoio dos Estados Unidos e dos grandes latifundiários do País e sustentava-se graças à Guarda Nacional nicaragüense.

Questão 14 - UFMG 2002 - No dia 25 de abril de 1984, uma decisão política marcaria, de maneira decisiva, os rumos da história do Brasil contemporâneo. Nesse dia, a Câmara dos Deputados derrotou a emenda constitucional que restabeleceria as eleições diretas no País. Considerando-se os desdobramentos políticos da derrota dessa emenda, é CORRETO afirmar que esse acontecimento 
a) favoreceu a vitória dos militares no Colégio Eleitoral, com a eleição do General João Batista de Figueiredo, então candidato do grupo do General Ernesto Geisel. 
b) fortaleceu parte da oposição, reunida em torno de Tancredo Neves, candidato da Aliança Democrática, formada pelo PMDB e pelos dissidentes do PDS. 
c) impediu a candidatura de Paulo Maluf pelo PDS, que vinha sendo apoiada pelos dissidentes do PMDB, com apoio dos militares da chamada "linha dura". 
d) impulsionou a campanha popular das "diretas já", levando às ruas milhares de brasileiros, que exigiam o fim imediato do regime militar e mudanças na Constituição.

Questão 15 - UFMG 2002 - Aproximadamente há duas décadas, o mundo tem assistido à emergência do chamado renascimento do Islã, fenômeno que pode ser associado ao crescimento do fundamentalismo religioso. A influência crescente do fundamentalismo na religião islâmica pode ser observada 
a) na Argélia, com a formação da Frente Islâmica de Salvação. 
b) na Turquia, com a modernização conduzida por Kemal Ataturk. 
c) no Egito, com a chegada ao poder do Presidente Anwar Sadat. 
d) no Irã, com a ascensão política do Xá Reza Pahlevi.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - D
04 - D
05 - B
06 - A
07 - C
08 - A
09 - D
10 - D
11 - C
12 - A
13 - B
14 - B
15 - A

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