PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2000 - UFMG

Questão 01 - UFMG 2000 - Leia o texto. E aproximava-se o tempo da chegada das notícias de Portugal sobre a vinda das suas caravelas, e esperava-se essa notícia com muito medo e apreensão; e por causa disso não havia transações, nem de um ducado [...] Na feira alemã de Veneza não há muitos negócios. E isto porque os Alemães não querem comprar pelos altos preços correntes, e os mercadores venezianos não querem baixar os preços [...] E na verdade são as trocas tão poucas como se não poderia prever. DIÁRIO DUM MERCADOR VENEZIANO, 1508. O quadro descrito nesse texto pode ser relacionado à 
a) comercialização das drogas do sertão e produtos tropicais da colônia do Brasil. 
b) distribuição, na Europa, da produção açucareira do Nordeste brasileiro. 
c) importação pelos portugueses das especiarias das Índias Orientais. 
d) participação dos portugueses no tráfico de escravos da Guiné e de Moçambique.

Questão 02 - UFMG 2000 -  Leia o texto. ... é a vida profissional do homem que lhe dá certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência, que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua vocação. Não é trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação, que é pedida por Deus. A concepção sobre o trabalho descrita nessa passagem é a defendida pelo 
a) anglicanismo, religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma ocorrida no século XVI. 
b) calvinismo, religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI. 
c) catolicismo, religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa. 
d) islamismo ou religião muçulmana, originada na Arábia ocidental, no século VII.

Questão 03 - UFMG 2000 - Considerando-se os movimentos nacionalistas na Europa, é INCORRETO afirmar que 
a) o modelo político-ideológico defendido e usado na Iugoslávia, o qual une fé religiosa e nacionalismo, é encontrado em outros países, cuja população é formada, predominantemente, por cristãos ortodoxos. 
b) os conflitos, nos últimos anos, têm ocorrido mais frequentemente no interior de um mesmo Estado, entre grupos constituídos de seus próprios cidadãos, e mais raramente entre Estados diferentes. 
c) os nacionalismos - explícitos ou disfarçados; moderados ou violentos - encontram ressonância em muitos países europeus, entre os quais a Espanha, a Bélgica, o Reino Unido e a Itália. 
d) os nacionalismos são sentimentos recentes, surgidos após o desmantelamento de governos comunistas ou de ditaduras fortemente centralizadas, como consequência da globalização econômica.

Questão 04 - UFMG 2000 - O objetivo grande e principal, portanto, da união dos homens em comunidades, colocando-se eles sob governo, é a preservação da propriedade. LOCKE, John. SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO, 1690. Assinale a alternativa que apresenta uma condição para a cidadania coerente com o objetivo dos governos defendido pelo pensador. 
a) "Não pode ser cidadão senão aquele que faz parte do povo. Não pode fazer parte do povo senão aquele que tem sangue alemão..." (PROGRAMA NAZISTA, 1920) 
b) "São eleitores os brasileiros, de um e de outro sexo, maiores de 18 anos que se alistarem na forma da lei. Não podem alistar-se como eleitores: os analfabetos; os militares em serviço ativo; os mendigos..." (CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, 1937, Art. 117) 
c) "São eleitores, sem condição de censo, todos os franceses de 21 anos de idade e gozando de seus direitos civis e políticos." (CONSTITUIÇÃO FRANCESA, 1848, Art. 25) 
d) "São excluídos de votar nas Assembleias Paroquiais [...] os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis, por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos." (CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA, 1826, Art. 64 parágrafo 5)

Questão 05 - UFMG 2000 - Agora é para valer. Depois de três anos e meio de combates, 250.000 mortos e 35 cessar-fogos assinados e desrespeitados, a guerra na Bósnia-Herzegovina chega ao seu final. (VEJA, 29 nov. 1995.) Colocado um ponto final na Guerra da Bósnia, iniciada devido à intenção dessa província de tornar-se independente da Iugoslávia, as pretensões de Kosovo à independência deram origem a outra guerra na região. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a eclosão dessas guerras se deveu 
a) à incorporação das províncias iugoslavas à Comunidade dos Estados Independentes, que gerou a insubmissão das populações muçulmanas de origem albanesa da Bósnia e de Kosovo. 
b) à independência da Eslovênia e da Croácia, que colocou em perigo a autonomia das minorias sérvias na Bósnia-Herzegovina e em Kosovo. 
c) à pretensão da população de origem sérvia de dominar a Iugoslávia, para construir a "Grande Sérvia", que gerou conflitos com as províncias que pleiteavam a sua independência da Federação. 
d) aos massacres das populações da Bósnia e de Kosovo, resultantes da política de limpeza étnica adotada pela Macedônia, que levaram à intervenção da ONU e da OTAN na Iugoslávia.

Questão 06 - UFMG 2000 - Leia o trecho de documento. Senhor. Sendo como é a obrigação a primeira virtude, porque importa pouco zelar cada um o seu patrimônio, e descuidar-se da utilidade alheia quando lhe está recomendada, se nos faz preciso representar a Vossa Majestade a opressão universal dos moradores destas Minas involuta no arbítrio atual de se cobrarem os [impostos] de Vossa Majestade devidos, podendo ser pagos com alguma suavidade de outra forma sem diminuição do que por direito está Vossa Majestade recebendo, na consideração de que sejam lícitos os fins se devem abraçar os meios mais toleráveis... REPRESENTAÇÃO DO SENADO DA CÂMARA DE VILA RICA AO REI DE PORTUGAL, 26 de dezembro de 1742. Nesse trecho, os oficiais da Câmara de Vila Rica estão-se referindo à cobrança do 
a) dízimo eclesiástico, imposto que incidia sobre os diamantes extraídos no Distrito Diamantino. 
b) foro enfitêutico, tributo cobrado proporcionalmente à extensão das sesmarias dos mineradores. 
c) quinto do ouro, imposto cobrado por meio da capitação, que taxava também outras atividades econômicas. 
d) subsídio voluntário, destinado a cobrir as despesas pessoais do Rei de Portugal.

Questão 07 - UFMG 2000 - Antonil, jesuíta que viveu no Brasil, no período colonial, destacou a importância da posse de escravos, descrevendo-os como "as mãos e os pés do senhor...". Na perspectiva da economia colonial, essa importância pode ser confirmada pela vinculação entre o número de escravos possuídos e a doação de 
a) capitanias hereditárias, lotes de terras em que foi dividida a Colônia. 
b) datas de ouro, lotes de terra destinados à exploração mineral. 
c) sesmarias, para exploração, de acordo com o Regimento de Tomé de Souza. 
d) títulos de nobreza, necessários à obtenção de terras para a agricultura.

Questão 08 - UFMG 2000 -  A abertura dos portos do Brasil, logo após a chegada de D. João VI, foi responsável pela entrada no país de uma grande quantidade de mercadorias inglesas, que passaram a dominar o mercado brasileiro. Essa situação decorreu 
a) da assinatura de tratados com a Inglaterra, que permitiram a importação desses produtos. 
b) da estrutura industrial brasileira, que se baseava na produção de alimentos e tecidos. 
c) da montagem de uma rede ferroviária, que facilitou a distribuição dos produtos ingleses no mercado brasileiro. 
d) do desenvolvimento urbano acentuado, que acarretou o aumento da demanda por produtos sofisticados.

Questão 09 - UFMG 2000 - Considerando-se os fatos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870), é CORRETO afirmar que 
a) a Tríplice Aliança agiu sob a ingerência dos Estados Unidos, que pretendiam, após o término da Guerra Civil, ampliar o comércio de seus produtos nos países da Região Platina. 
b) o Brasil e a Argentina romperam a aliança durante essa guerra, o que possibilitou não só o fortalecimento militar e político paraguaio mas também o retardamento do final do conflito. 
c) o Brasil entrou nessa guerra motivado por interesses relacionados à definição das fronteiras e à garantia de livre navegação pelo Rio Paraguai, principal via de acesso ao Mato Grosso. 
d) o Exército Brasileiro, apesar da vitória, se enfraqueceu após essa guerra, em razão do elevado número de baixas e das dificuldades políticas e militares em colocar um ponto final no conflito.

Questão 10 - UFMG - Assinale a alternativa em que o contexto destacado está corretamente relacionado a uma manifestação cultural de resistência, de setores da sociedade brasileira, aos problemas vivenciados na época. 
a) ERA VARGAS/ Desfiles de escolas de samba com enredos que criticavam Getúlio e seus assessores. b) GOVERNO JK / Telenovelas cujas tramas buscavam explicitar os problemas econômicos e sociais gerados pela política desenvolvimentista. 
c) GOVERNO FHC / Grupos de 'rap' com denúncias do racismo, da falta de oportunidades econômicas e da miséria que assolam as grandes cidades. 
d) GOVERNOS MILITARES / Pornochanchadas cinematográficas com roteiros que desmoralizavam as Forças Armadas e o regime implantado em 1964.

Questão 11 - UFMG 2000 -  Observe os quadros, cujos dados permitem estabelecer uma relação entre o desemprego na Alemanha e a presença dos nazistas no Parlamento Alemão. Assinale a alternativa em que a citação apresentada explica essa relação.
a) "A nova Constituição alemã traduz em verdade muito pouco o espírito alemão: o direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo tornam a Alemanha tão radical como nenhum grande país civilizado foi até agora." 
b) "Que viemos fazer no 'Reichstag'? Somos um partido antiparlamentar. [...] Entramos no 'Reichstag' para procurar, no arsenal da democracia, suas próprias armas. Sentamo-nos no 'Reichstag' para paralisar a ideologia weimariana com seu próprio apoio! [...] Para nós, todo meio é bom, desde que revolucione o atual estado de coisas." 
c) "Só uma raça alemã forte, que proteja resolutamente suas características e seu ser e se preserve de toda influência estrangeira, pode constituir o fundamento seguro de um Estado alemão forte. É por esta razão que combatemos todo espírito antialemão destruidor, quer provenha dos meios judeus ou de outros." 
d) "Tu crês que a fome é necessária? Talvez já a tenhas conhecido? Vinte milhões de alemães têm fome como tu [...] Amanhã, tu voltarás ao escritório de empregos e te inscreverás. Fora isto, não terás mais nada a fazer amanhã.[...] Mas, se tens ainda que seja um vislumbre de esperança, então vote nos nacional-socialistas, pois que pensam que se pode mudar tudo isto."

Questão 12 - UFMG 2000 Ao longo do período conhecido como Guerra Fria, eclodiram vários conflitos nas zonas de influência disputadas pelas duas superpotências que, então, pretendiam controlar o mundo. Um dos conflitos gerados no contexto da Guerra Fria foi a 
a) Guerra da Coreia, ocasionada pela invasão da Coreia do Sul, zona de ocupação norte-americana, por tropas norte-coreanas, seguida da intervenção dos EUA no País. 
b) Guerra da Crimeia, resultante da disputa entre soviéticos e norte-americanos pela posse da Península da Crimeia, ponto estratégico para o lançamento de mísseis teleguiados. 
c) Guerra do Ópio, motivada pela disputa de interesses comerciais entre ingleses e russos na China, em razão do enorme mercado consumidor deste país. 
d) Guerra dos Bôeres, iniciada com a invasão norte-americana na África do Sul, em função das violências do 'apartheid', regime apoiado pela União Soviética.

Questão 13 - UFMG 2000 Observe o gráfico. Fonte: Ferreira Levy (1974) Legenda: 1 - Portugueses 2 - Italianos 3 - Japoneses 4 - Espanhóis Com base nos dados desse gráfico, é CORRETO afirmar que as imigrações para o Brasil aumentaram

a) durante a Segunda Guerra Mundial, devido às crises de abastecimento e de desemprego. 
b) em decorrência da implementação de medidas repressoras contra as revoltas estudantis e as mobilizações operárias. 
c) em razão da ascensão de governos nacionalistas de extrema direita nos países europeus. 
d) na conjuntura pós-Segunda Guerra, em função da crise econômica que assolava os países participantes do conflito.

Questão 14 - UFMG 2000 O ano de 1989 representou o ápice da crise do socialismo real. Considerando-se os desdobramentos dos acontecimentos desse ano, é CORRETO afirmar que, 
a) na Alemanha, apesar da queda do Muro de Berlim, a reunificação foi adiada, em razão do enorme desequilíbrio econômico e social entre as regiões oriental e ocidental. 
b) na China, se iniciou um processo de reforma do Estado que possibilitou a democratização das estruturas de poder pela adoção do pluripartidarismo, de eleições livres e da abertura da imprensa. 
c) na Polônia, na Hungria, na Tchecoslováquia e na Romênia, os governos foram derrubados e reformas políticas e econômicas liberalizantes começaram a ser adotadas. 
d) na Tchecoslováquia, na Hungria e na Romênia, se iniciaram movimentos de reforma do Estado em direção à construção de um novo socialismo, mais humanista e pluralista.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - D
05 - C
06 - C
07 - B
08 - A
09 - C
10 - C
11 - D
12 - A
13 - D
14 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...