PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 24 de março de 2018

História: 17 Questões de Vestibulares sobre a Guerra Fria - com gabarito

Questão 01 - FAMEMA 2018 - A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entre
a) Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim.
b) Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico.
c) Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. 
d) Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia.
e) Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror.

Questão 02 - UFPR 2009 - 1ª Fase - Considere o trecho abaixo, sobre a Guerra Fria: (...) apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. (HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1995, p. 224.) Sobre o tema, é correto afirmar:
a) Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto à extensão territorial total, o que equilibrava suas forças.
b) Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente. 
c) EUA e URSS respeitavam a orientação do Protocolo da ONU de não desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria.
d) Ao final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem aos aliados uns dos outros.
e) Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas duas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário.

Questão 03 - PSV-2015/UFGD



Charge publicada na Revista Diálogos do Sul. Disponível em: Acesso em 20 ago. 2014. Essa charge representa aspectos significativos de um período histórico muito tenso da história mundial, denominado pelos pesquisadores como “Guerra Fria”. Sobre esse período, argumenta-se que: 
(A) a Guerra Fria entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre os anos de 1945 e 1970, teve grande repercussão internacional, pois, apesar do adjetivo “fria”, foi uma das guerras mais sangrentas da história. Nesse contexto, os comunistas ligados a URSS devastaram comunidades capitalistas do leste europeu.
(B) a Guerra Fria entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre os anos de 1945 e 1991, levou gerações inteiras a se criarem à sombra de batalhas nucleares globais. A retórica apocalíptica dos EUA e da URSS contribuíram para a crença de que uma guerra nuclear poderia “estourar” a qualquer momento, devastando a humanidade. 
(C) a Guerra Fria contribuiu significativamente para o desenvolvimento do comunismo no Brasil, pois através dos agentes do Comitê de Segurança do Estado da URSS (KGB) infiltrados no país, vários partidos comunistas foram criados. Nesse sentido, a URSS foi decisiva para o enfraquecimento do capitalismo (representado pelos EUA) no mundo.
(D) a Guerra Fria, vivenciada ao nível internacional entre os anos de 1945 e 1970, foi um dos processos mais traumáticos envolvendo disputas ideológicas entre socialistas e capitalistas. Os Estados Unidos da América (EUA), com todo seu poderio militar, não respeitaram o “Tratado de Paz” entre os países e subsidiou inúmeras guerras contra países socialistas do leste europeu.
(E) a denominada Guerra Fria iniciou após a Primeira Guerra Mundial e se estendeu até o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano de 1979. Esse período foi marcado por uma clara polarização mundial a partir de dois países – os Estados Unidos da América (EUA) e a URSS - , que disputavam o poderio militar mundial e tinham como grande triunfo as armas nucleares.

Questão 04 - PSV-2018/UFGD - O sociólogo francês Raymond Aron assim se referiu a um determinado período histórico do século passado: "Guerra improvável, paz impossível". Tal frase evidencia o contexto marcado pela
(A) Guerra do Vietnã.
(B) Guerra Fria. 
(C) Guerra do Ópio.
(D) Guerra da Coreia.
(E) Guerra do Golfo.

Questão 05 - UEM 2010 -  Verão/2014 - Sobre o período da chamada Guerra Fria, que se inicia após o final da Segunda Guerra Mundial e persiste até o início da década de noventa do século passado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas exerciam uma influência direta sobre dois blocos de países distintos e politicamente antagônicos. 
02) Os golpes de Estado ocorridos na Argentina (1955) e no Brasil (1964) inserem-se no contexto da Guerra Fria, e do crescimento do anticomunismo nos EUA e nos países citados. 
04) Durante a Guerra Fria, a América Latina alinhou-se aos Estados Unidos da América, e neste contexto foi criada a Organização dos Estados Americanos, para coordenar a ação dos governos no continente. 
08) Ao contrário dos demais países da América Latina, o Brasil, nos primeiros anos da Guerra Fria, permaneceu sob a influência da União Soviética. Em razão disso, o Partido Comunista Brasileiro dominou os trabalhos da Assembléia Constituinte de 1945. 
16) Em razão do avanço dos comunistas, liderados por Luis Carlos Prestes, Getúlio Vargas, em 1950, deu um golpe de estado e assumiu o governo do Brasil, instituindo o chamado Estado Novo.
Resposta: 07 / 01-02-04

Questão 06 - UNISC / Inverno 2014 - “Foi nesse clima de Guerra Fria, marcado fortemente pela ideia de combate ao comunismo, que a imprensa brasileira encaminhou o seu discurso e sua ação. Seu papel neste processo que desencadeou o golpe de Estado que derrubou Goulart é de uma força que não deve ser colocada em segundo plano. Além de atuar como um dos vetores de divulgação do fantasma do comunismo, disseminou a existência de um caos administrativo que afundava o país, assim como a necessidade urgente de restabelecer a ordem por meio de uma intervenção militar. O discurso anticomunista foi a arma utilizada para difundir o medo na sociedade, e as Reformas de Base defendidas por Jango foram identificadas como a passagem do regime capitalista para o comunista. Os jornais, com maior ou menor ênfase, participavam da pregação anticomunista e da defesa de uma intervenção militar.”
Texto do historiador João Teófilo.
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/legitimandoasaidaautoritaria.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) O autor defende que a ditadura militar no Brasil (1964-1985) iniciou com uma reforma constitucional que legalizou e permitiu a retirada do presidente João Goulart do poder, graças às campanhas de jornalistas que criticaram seu projeto de “Reformas de Base”.
b) O texto salienta que a imprensa teve um papel importante na consolidação da crise do governo Goulart e na constituição de um contexto que foi utilizado para implantação de uma ditadura no Brasil. 
c) O autor critica os comunistas e os jornais de esquerda que, ao defenderem a passagem do regime capitalista para o socialista no Brasil, foram os responsáveis pelo golpe militar e pela ditadura.
d) O texto observa que não é possível afirmar que houve, por parte da imprensa, qualquer utilização do combate ao comunismo para atacar o presidente Goulart ou as “Reformas de Base”.
e) O autor explica que a deposição de João Goulart no Brasil, ocorrida em 1964, não estava associada ao contexto político da Guerra Fria, mas, sim, exclusivamente à pregação anticomunista realizada por alguns jornais da época.

Questão 07 - Enem 2009 - Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro. 
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.

Questão 08 - UNISC Verão 2008 - A Guerra Fria entre EUA e URSS fez com que os americanos desenvolvessem políticas de “boa vizinhança” com seus pares latino-americanos, inclusive com o Brasil. Faz parte dessa política
a) o programa Bolsa-Escola implementado pelo Regime Militar.
b) o empenho do cinema americano produzindo filmes desqualificando a América Latina.
c) a ajuda do governo Kennedy a Cuba depois da Revolução Cubana.
d) o auxílio conhecido como Aliança para o Progresso, que distribuía, entre outros, alimentos para a população pobre da América Latina. 
e) o projeto de erradicação do analfabetismo, da fome e da miséria com a transferência direta de renda do FMI aos pobres.

Questão 09 - UEM 2012 -  Inverno/2011 - Sobre a atuação internacional dos Estados Unidos no período da Guerra Fria, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) O Plano Marshall foi um programa de ajuda militar dos Estados Unidos aos países latino-americanos para evitar a ascensão dos partidos comunistas. 
02) Na China, após a Segunda Guerra Mundial, o apoio dos Estados Unidos ao Kuomintang não foi suficiente para evitar a vitória do Exército Vermelho e o nascimento da República Popular da China. 
04) Com a derrota do Japão, em 1945, a região entre a Índia e a China foi ocupada a oeste pelos soviéticos e a leste pelos norte-americanos, surgindo posteriormente o Nepal e o Butão. 
08) Na década de 1950, os Estados Unidos substituíram a França como potência econômica na Indochina, tornando o sudeste asiático um dos grandes cenários da guerra fria. 
16) A independência de Cuba, última possessão espanhola na América, marcou o início da guerra fria, que opôs os Estados Unidos da América à União Soviética.
Respostas: 10 /  02-08

Questão 10 - UEM EaD 2015 - Sobre a Guerra Fria é correto afirmar que: 
01) Os Estados Unidos e a União Soviética passaram a disputar as supremacias econômica, militar, política e cultural do mundo. 
02) A Guerra Fria teve início em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial e a derrota da Alemanha. 
04) A América Latina foi dividida em dois blocos: a América Central ficou sob a influência da União Soviética e de Cuba; e a América do Sul ficou sob a influência dos Estados Unidos. 
08) A fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, foi uma decisão da maioria dos países vencedores da II Guerra Mundial, para criar um organismo internacional que evitasse uma nova guerra e que garantisse a defesa dos direitos humanos e a igualdade entre os diferentes povos. 
16) O plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos Estados Unidos para reconstruir os países europeus devastados pela II Guerra Mundial e cujos objetivos eram evitar a influência comunista na Europa Ocidental e garantir a hegemonia americana na região. Posteriormente, os EUA estenderam esse plano também para o Japão.
Resposta = 25  (01-08-16)

Questão 11 - UEM 2011 -  Inverno/2011 - Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as nações do mundo agruparam-se em dois polos ideologicamente antagônicos: um liderado pelos Estados Unidos, capitalista; e o outro, socialista, liderado pela União Soviética. Ambas as potências criaram e usaram estratégias para somar aliados e evitar o avanço do oponente num conflito cujo campo de batalha era a espionagem, o armamentismo e o crescimento das respectivas áreas de influência. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Os Estados Unidos lançaram o Plano Marshall para ajudar a recuperação das economias europeias, japonesa e latino-americanas, devastadas pela guerra e, assim, evitar o avanço soviético. 
02) A Central Intelligence Agency (CIA) foi criada com o objetivo de combater o comunismo, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Unidos. 
04) O Kominform, criado pela União Soviética, era o órgão encarregado de coordenar os partidos comunistas europeus. 08) A Guerra Fria chegou ao fim com o auge da crise dos mísseis em Cuba. 
16) Com a assinatura do Pacto de Varsóvia, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e os países pró-soviéticos iniciaram a busca de uma solução pacífica para a Guerra Fria.
Respostas: 06 /  02-04

Questão 12 - UEM 2010 -  Verão/2011 - Após a Segunda Guerra Mundial, desencadeou-se um processo de descolonização e o mundo foi envolvido pela guerra fria. Sobre tais questões, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) No subcontinente indiano, o Paquistão surge como Estado independente alinhado com os Estados Unidos da América e a Inglaterra, enquanto sua porção oriental, a República de Bangladesh, nascia vinculada à União Soviética. 
02) Após a Segunda Guerra Mundial, a Tchecoslováquia dividiu-se: a República Checa, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); e a Eslováquia, vinculada ao Pacto de Varsóvia. 04) A Alemanha se dividiu na Alemanha Oriental, sob influência da União Soviética e na Alemanha Ocidental, aliada dos Estados Unidos da América, da França e da Inglaterra. 
08) As áreas de influência soviética e norte-americana no território coreano, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, resultaram em dois Estados independentes e ideologicamente opostos: a República Popular Democrática da Coreia do Norte e a República da Coreia do Sul. 
16) Após o fim do domínio colonial francês no Vietnã, surgiram dois países, o Vietnã do Norte, sob regime socialista, e o Vietnã do Sul, sob regime capitalista.
Respostas: 28 / 04-08-16

Questão 13 - UEM 2014 -  Inverno/2011 - “A derrota do III Reich, em 1945, afastava o perigo representado pelo nazismo. Contudo, norte-americanos e soviéticos emergiram da guerra tentando impor seus modelos políticos e econômicos, o que resultou na Guerra Fria e em uma nova ameaça mundial: a guerra atômica” (BARBEIRO, H.; CANTELE, B. R.; CHENEEBERGER, C. A. O mundo pós guerra. In: História: de olho no mundo do trabalho. Volume único para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2004, p. 432). 
Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar que 
01) findou em 2003, com a invasão do Iraque pelo exército norte-americano com apoio de alguns países aliados. 
02) a utilização do cinema e da televisão foram os principais veículos de propaganda das ideologias da Guerra Fria dos países envolvidos naquele conflito. 
04) influenciou o conflito judeu-palestino, aliando Israel aos Estados Unidos. 
08) a divisão da Coreia em Coreia do Sul e Coreia do Norte, bem como a divisão da Alemanha em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, aconteceu no ambiente da Guerra Fria. 
16) impulsionou a corrida espacial e o desenvolvimento da tecnologia de guerra.
Respostas: 30 / 02-04-08-16

Questão 14 - UEM 2015 - Inverno/2011 - Com a derrubada do muro de Berlim e o fim da União Soviética, entre o final dos anos oitenta e início dos anos noventa do século passado, encerrava-se o período da “Guerra Fria” e iniciava-se uma nova época nas relações internacionais e na geopolítica mundial. A respeito da geopolítica e das relações internacionais naquela época, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A Guerra Fria promoveu um alinhamento dos países da África e das Américas contra os interesses das antigas potências coloniais que pretendiam a manutenção de seu domínio político naqueles continentes.
02) O fim da Guerra Fria estimulou o crescimento do socialismo na América Latina, com a criação e o desenvolvimento de grupos armados, como o Sendero Luminoso, no Peru, e as FARC – Forças Armadas Revolucionárias – na Bolívia, que lutavam pela implantação do Socialismo.
04) Com o fim da Guerra Fria, desenvolveram-se novas relações econômicas e geopolíticas que não mais se caracterizavam pela antiga divisão leste-oeste e nem pelo antigo confronto capitalismo-socialismo.
08) Com o fim da União Soviética, surgiram em seu antigo território novos estados nacionais, como a Croácia, a Bósnia e a Sérvia.
16) O fim da Guerra Fria contribuiu decisivamente para um grande crescimento econômico mundial e uma integração da produção e dos mercados, chamada de globalização.
Resposta : 20 / 04-16

Questão 15 - UEM 2010 -  Verão/2010 - No dia 09 de novembro de 1989, a derrubada do muro de Berlim marcou o fim da Guerra Fria. O muro separava não apenas a cidade de Berlim, mas, simbolicamente, demarcava os limites entre os países socialistas e capitalistas. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Com a desintegração do comunismo no Leste europeu, acabou a divisão do mundo em dois grandes blocos antagônicos. 
02) Com o fim da Guerra Fria, o mundo, e especialmente o Leste europeu, entrou em uma era de paz e prosperidade. 
04) Com o fim do socialismo na antiga União Soviética, várias das antigas repúblicas que a compunham se desligaram e proclamaram a sua independência. 
08) A queda do muro de Berlim não conduziu a alterações na sociedade da Alemanha Oriental, apenas promoveu a união de um povo separado pelos interesses da Guerra Fria. 
16) Com o fim da Guerra Fria, ocorreu, no Leste europeu, um revigoramento dos nacionalismos que conduziu a choques armados e ao surgimento de novas nações independentes no cenário mundial.
Respostas: 21  / 01-04-16

Questão 16 - Enem 2009 - O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apre senta
a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado. 
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência. mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

Questão 17 - UEM 2011 -  Inverno/2011 - A respeito das transformações geopolíticas que ocorreram nos países do Leste europeu e da antiga União Soviética, após o fim da Guerra Fria, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o Paquistão surgiu como país independente e garantiu à maioria muçulmana plena liberdade de culto. 
02) A desintegração da antiga Iugoslávia deveu-se à luta pelo controle das riquezas do país, concentradas na Eslovênia e, em menor medida, na Croácia. Por essa razão, rebeldes bósnios e sérvios invadiram o Norte, provocando a mais sangrenta guerra da história europeia contemporânea. 
04) A Tchecoslováquia se desmembrou em dois países: a República Tcheca e a República da Eslováquia. 
08) Na Federação Russa de Estados Independentes, a Chechênia, situada na região do Cáucaso, é palco de um intenso conflito pela sua independência. 
16) Entre os novos países que surgiram no Leste europeu, estão Luxemburgo, Albânia e Creta.
Respostas: 12 / 04-08

Nenhum comentário: