PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de março de 2018

História: Questões de Concursos sobre o movimento pelas Diretas Já - com gabarito

Questão 01 - UNICAMP 2012 - O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta. 
a) O movimento pelas Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e prefeitos. 
b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente. 
c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular. 
d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.

Questão 02 - FEPESE - 2014 - Prefeitura de Brusque - SC - Em março de 1983 foi apresentado à Câmara dos Deputados em Brasília um projeto de emenda constitucional de autoria do deputado Dante de Oliveira. A partir dessa iniciativa os partidos da oposição (os principais eram PT, PMDB e PDT) mobilizaram a população, nascendo um formidável movimento que culminou com a eleição de Tancredo Neves. Assinale a alternativa que indica o movimento em questão. 
a) ( ) Lula lá 
b) ( ) Diretas Já 
c) ( ) Fora Collor 
d) ( ) Queremismo 
e) ( ) Pão, terra e propriedade

Questão 03 - FADESP - 2009 - Prefeitura de São Félix do Xingu - PA - Em 1984, uma campanha reuniu os partidos de oposição e levou uma multidão às ruas das principais cidades brasileiras. O lema da campanha era “Eu quero votar para presidente”. Este movimento ficou conhecido como: 
(A) MDB – movimento pela democratização brasileira, o qual solicitava a anistia geral de todos os condenados por crimes políticos no período da ditadura militar. 
(B) Fora Collor – movimento que pedia o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e novas eleições presidenciais depois da ditadura militar. 
(C) Movimento das Diretas já que pleiteava eleições diretas e imediatas para presidente da república acelerando o fim da ditadura militar. 
(D) Viva Tancredo – movimento que pedia Tancredo Neves como presidente, forçando o parlamento brasileiro a votar no candidato de oposição durante as eleições indiretas de 1984.

Questão 04 - VUNESP - 2013 - FUNDUNESP - Sobre o movimento conhecido por Diretas Já, é correto afirmar que 
(A) apoiava o projeto de lei proposto pelo senador Dante de Oliveira em 1983, o qual almejava a realização de eleições diretas para presidente da República. 
(B) para a insatisfação dos brasileiros, a proposta de Dante de Oliveira foi reprovada no Congresso em abril de 1984, graças a uma manobra política dos deputados e senadores que apoiavam o regime militar vigente no país. 
(C) pressionado pela população, o General João Batista Figueiredo e seus assessores militares, iniciaram o processo de redemocratização política no Brasil e convocaram a população para o primeiro processo eleitoral direto após duas décadas de regime militar. 
(D) Ulysses Guimarães tornara-se um símbolo dos ideais democráticos e da Campanha pelas Diretas Já, uma vez que, tendo sido partidário dos governos militares, aderiu à oposição e presidiu a comissão parlamentar que discutiu a anistia aos opositores presos ou exilados do regime. 
(E) o então governador de São Paulo, Mário Covas, promoveu a primeira manifestação de massas da campanha: um comício na Praça da Sé em São Paulo, que reuniu cerca de 400 mil pessoas, em 25 de janeiro de 1984. A praça ficou repleta de bandeiras e camisetas amarelas, cor escolhida para simbolizar a reivindicação.

Questão 05 - FADESP - 2008 - SEAD-PA - No início do ano de 1983, um jovem deputado pelo PMDB de Mato Grosso, Dante de Oliveira, apresentou ao Congresso Nacional uma emenda constitucional propondo as eleições diretas para presidente da República. Essa proposta determinou a 
(A) organização de um movimento que mobilizou multidões, denominado Diretas Já!, que, mesmo derrotado em seu objetivo, influenciou fortemente os meios de comunicação de massa e foi decisivo para a sucessão presidencial. 
(B) reação do governo militar de impedir qualquer manifestação popular, sobretudo os comícios que se realizavam na Praça da Sé, em São Paulo, promovidos pelo Partido dos Trabalhadores e pelo jornal Folha de S.Paulo. 
(C) reformulação do Colégio Eleitoral de modo a impedir a aprovação da emenda Dante de Oliveira e a articulação em torno da sucessão de Ernesto Geisel. 
(D) derrota definitiva das elites políticas que apoiavam o regime parlamentarista defendido pelos militares da chamada “linha dura” do exército.

Questão 06 - COPESE - UFPI - 2015 - Prefeitura de Bom Jesus - PI - O movimento pelas Diretas Já, provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil. Entre as opções abaixo, assinale a que trata adequadamente do referido movimento. 
(A) O movimento pelas Diretas Já defendia a aprovação pelo Congresso Nacional da emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, que exigia a realização de eleições gerais para deputados federais, senadores, governadores e prefeitos de capitais e municípios considerados estratégicos para a segurança nacional. 
(B) Os protestos populares pelas Diretas eram veiculados livremente nas páginas dos jornais, demonstrando que o Presidente Figueredo, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para sua sucessão.
(C) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular. 
(D) As manifestações populares pelas Diretas Já tinham como principal objetivo a revogação do AI-5 e o retorno imediato das estruturas políticas brasileiras a marcos regulatórios democráticos. 
(E) O movimento pelas Diretas Já defendia a imediata instalação de processo de Impeachment contra o Presidente Fernando Collor de Melo.

Questão 07 - CONPASS - 2013 - Prefeitura de Carnaíba - PE - Observe a imagem a seguir:
Nesse contexto, a mobilização popular expressava: 
A) uma das manifestações ocorridas em várias partes do Brasil pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. 
B) a união entre representantes da população brasileira e a Câmara dos deputados para sancionar a eleição direta para presidente. 
C) a continuidade dos movimentos estudantis de 1968 e das novas organizações revolucionárias armadas em algumas cidades. 
D) a luta ideológica de setores da população e de grupos políticos de esquerda contra o governo com a finalidade de pôr fim ao bipartidarismo. 
E) uma ampla manifestação em defesa da aprovação de uma emenda na qual as eleições presidenciais deveriam ser realizadas por via direta.

Questão 08 - NCE-UFRJ - 2008 - ACAPLAM-PB - Assinale a alternativa que contém a seqüência correta acerca do período que compreende a chamada “redemocratização brasileira”, após o fim da ditadura militar: 
(A) Emenda Dante de Oliveira, Passeata dos Cem Mil, Movimento das Diretas Já; 
(B) Movimento das Diretas Já, Lei da Anistia, Milagre Brasileiro; 
(C) Emenda Dante de Oliveira, Lei da Anistia, Plano Cruzado; 
(D) Lei da Anistia, Movimento das Diretas Já, Emenda Dante de Oliveira; 
(E) Milagre Brasileiro, Marcha da Família com Deus pela Liberdade, Emenda Dante de Oliveira.

Questão 09 - MOVENS - 2007 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Os movimentos políticos populares que ficaram conhecidos como “Diretas Já” e “Caras Pintadas” ocorreram no Brasil, respectivamente, 
(A) no último quinquênio do Regime Militar brasileiro e no Governo Collor. 
(B) nos “anos de chumbo”, entre 1968 e 1974, e no final do Governo Figueiredo. 
(C) durante o Governo Collor e na “distensão” política do Governo Geisel. 
(D) na campanha Legalista de Brizola, em 1961, e durante a campanha das Reformas de Base do Presidente João Goulart. 
(E) após o fim do AI-5, em 1979, e na luta pela Anistia ampla durante o Governo Figueiredo.

Questão 10 - UNIFOR  - 2001.1 - Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das "Diretas Já", relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República, foi
(A) aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita.
(B) rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da camada camponesa que se decide pela fundação do Partido dos Trabalhadores.
(C) aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de Medidas de Emergência nos Estados.
(D) rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.
(E) aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - B
05 - A
06 - C
07 - E
08 - D
09 - A
10 - D

Nenhum comentário: