PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 24 de março de 2018

História: 38 Questões de Concursos sobre a Guerra Fria - com respostas

Questão 01 - ACAFE - 2012 - SED-SC - O Mundo Pós-Guerra Fria que surgiu após a queda da URSS, foi construído com muitas imagens diferentes, muitas delas opostas e contraditórias. Acerca desse passado recente da História Mundial, é correto afirmar, exceto: 
A) Os EUA mantiveram-se como única superpotência militar. Nessa percepção o mundo pós-Guerra Fria seria unipolar e liderado pelos estadunidenses. 
B) Para os analistas liberais, a democracia ocidental liderada pelos EUA havia vencido a URSS. O mundo, nessa visão, chegou a uma Nova Ordem, caracterizada pela democracia, capitalismo e liberdade. 
C) Para os marxistas não ortodoxos a queda da URSS já era esperada pela sua distância das ideias marxistas originais. O socialismo não desapareceria já que a China substituiria a URSS na liderança do mundo comunista. 
D) Passadas mais de duas décadas do final da Guerra Fria, a promessa de um mundo próspero, livre e democrático que os liberais propuseram tem recebido duras críticas daqueles que percebem a manutenção de assimetrias e injustiças, além de conflitos e graves problemas econômicos como a recente crise capitalista iniciada em 2008.

Texto para as questões 02 e 03 Cercada por mitos e impregnada de intensa propaganda oficial, a expressão Guerra Fria se baseia em uma premissa básica: a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, e particularmente a partir de 1949, tamanho era o poderio militar e nuclear dos EUA e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que esses países evitaram se destruir, passando a se chocar diplomaticamente e em locais onde não haveria risco de conflito nuclear. Edgard Luiz de Barros. A guerra fria. São Paulo: UNICAMP, 1984, p. 5 (com adaptações).
Questão 02 - CESPE - 2006 - SEDUC-PA - Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta acerca da Guerra Fria. 
A) A Guerra Fria traduziu a emergência da hegemonia européia nas relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial. 
B) A URSS antecipou-se aos EUA no uso da bomba atômica e do terror nuclear na Ásia. 
C) A bipolaridade do mundo é a marca registrada da Guerra Fria e sua imagem mais recorrente. 
D) A Guerra Fria, do final dos anos 40 até o final do século XX, impediu a flexibilização ou a emergência de novos pólos de poder no mundo.

Questão 03 - CESPE - 2006 - SEDUC-PA - Entre as inúmeras implicações da Guerra Fria para o continente americano, inclui-se 
A) a adoção, em grande parte da América do Sul, de governos pró-soviéticos. 
B) o fortalecimento de alguns países, como Cuba, que não foram afetados por essa guerra. 
C) a subordinação automática e sem contestação à hegemonia norte-americana no continente. 
D) a perseguição a simpatizantes das idéias comunistas, como ocorreu no macarthismo, nos EUA.

Questão 04 - ADVISE - 2010 - Prefeitura de Cuitegi - PB - Qual dos fatos históricos, listados abaixo, fazem parte do momento histórico conhecido como Guerra Fria? 
A) Os socialistas dominam todo o hemisfério norte. 
B) Confronto indireto entre o mundo tido como socialista e o mundo capitalista. 
C) Conflito direto entre as duas superpotências que surgiram no final da Primeira Guerra. 
D) As rusgas e os desentendimentos que levaram à Segunda Grande Guerra. 
E) A divisão do mundo entre socialistas e nazistas.

Questão 05 - ADVISE - 2013 - Prefeitura de Brejo da Madre de Deus - PE - Que período histórico podemos associar a charge abaixo:

A) II Guerra Mundial 
B) Guerra Fria 
C) Guerra do Vietnã 
D) Crise dos Mísseis em Cuba 
E) Guerra da Coréia

Questão 06 - AOCP - 2009 - INES - Até 11 de setembro de 2001, a questão do Timor Leste foi um dos eventos principais nas relações internacionais do pós Guerra Fria, particularmente no que concerne a discussão sobre os Direitos Humanos. Foi quatro anos de atuação das missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), uma intervenção internacional em crise humanitária de êxito reconhecido. Assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Os desdobramentos da questão timorense dos anos 1990 culminaram com o fim do domínio da Indonésia e abriram caminho para a independência do Timor Leste. 
b) O Brasil assumiu um comportamento de mediador entre as partes litigantes abandonando o distanciamento característico do período da Guerra Fria. 
c) Desde a sua independência a Indonésia buscava aumentar sua influência no Timor, influência alcançada em 1975. 
d) O mundo apenas se sensibilizou com o Timor Leste quando vieram à tona as notícias de abusos, desmandos e massacres que o povo timorense sofria. 
e) O Brasil não apoiou explicitamente a causa timorense porque esta atitude poderia minar seus objetivos de estreitar laços com a região asiática.

Questão 07 - CEPERJ - 2007 - Prefeitura de São Gonçalo - RJ - Após a vitória dos Estados Unidos e da antiga União Soviética na 2ª Guerra Mundial, essas duas nações se transformam em duas grandes potências, polarizando seus interesses na formação de áreas de influência capitalistas, lideradas pelos E.U.A. e socialistas, sob a conduta soviética. O lançamento da Bomba de Hiroshima pelos E.U.A., ainda em 1945, leva à uma progressiva corrida armamentista no sentido do aprimoramento das armas nucleares. Esse contexto político mundial de bipolarização é conhecido como “Guerra Fria”. Uma de suas particularidades é: 
A) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” não era apenas retórico, pois gerações inteiras viveram sob a ameaça de guerra iminente, enquanto as superpotências treinavam seus exércitos em guerras locais 
B) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” era retórico, pois não haveria uma guerra nuclear iminente, já que as superpotências não incentivavam as disputas internas em suas áreas de influência 
C) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” era retórico, pois foi um período de paz, com as antigas colônias adotando os modelos socialista e capitalista de forma livre e pacífica 
D) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” era retórico, pois não havia o perigo de uma guerra nuclear mundial – as superpotências aceitaram a distribuição global das forças e das áreas de influência, ao fim da 2ª Guerra Mundial 
E) o discurso apocalíptico da “destruição mútua inevitável” não era retórico, pois havia um perigo de guerra nuclear iminente, devido a não aceitação, pelas superpotências, da distribuição global das forças e das áreas de influência ao fim da 2ª Guerra Mundial

Questão 08 - CESGRANRIO - 2010 - Prefeitura de Salvador - BA - No dia 1o de outubro de 2008, a jornalista Janet Schayan, da Revista Deutschland, escreveu: “Na noite de 3 de outubro de 1990, diante do prédio do Reichstag em Berlim, milhares de pessoas festejaram a adesão da República Democrática da Alemanha ao território da República Federal da Alemanha, reconquistando a unidade estatal da Alemanha depois de mais de quarenta anos.” A Conferência de Potsdam, em julho de 1945, dividiu a Alemanha em Oriental (de influência socialista) e Ocidental (de influência capitalista). Essa divisão acenava para o fim da “Grande Aliança” (Inglaterra, EUA e URSS) que permitira a derrota das forças nazistas e sinalizava para o início da Guerra Fria que, de uma forma ou de outra, influenciou as relações internacionais até o final da década de 80 do século XX. Em geral, a maioria dos estudiosos do período considera o ano de 1947 como marco inicial da Guerra Fria em função da(o) 
(A) Doutrina do Destino Manifesto, justificativa ideológica para que os EUA avançassem sobre o Pacífico e se estendessem sobre a Ásia, fazendo desse continente uma área de influência capitalista. 
(B) Doutrina Truman, oriunda do discurso do presidente americano Henry Truman, afirmando que os EUA deveriam ser o apoio dos povos livres que estavam resistindo à subjugação a regimes totalitários e esperando a ajuda estadunidense para manter suas liberdades. 
(C) Diplomacia do Dólar, política de empréstimos dos EUA aos países europeus para ajudar na recuperação pós-guerra e evitar o crescimento dos movimentos da esquerda socialista. 
(D) Projeto Manhattan, codinome do plano secreto dos Estados Unidos para desenvolver bombas atômicas com o objetivo de deter o expansionismo soviético no Leste europeu pós 2ª Guerra. 
(E) Episódio conhecido como a crise dos mísseis de Cuba, iniciada quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia e à fracassada tentativa de invasão de Cuba pelos EUA, instalaram mísseis nucleares naquela ilha.

Questão 09 - CESPE - 2008 - SESI-SP - Analista Pedagógico - No que concerne ao que se denominou destruição mútua inevitável — Mutually Assured Destruction (MAD) —, assinale a opção correta. 
A) Somente o medo permanente do confronto nuclear impedia que um dos contendores da Guerra Fria disparasse o sinal de início da batalha nuclear, visto que esta destruiria ambos. 
B) O medo de um conflito nuclear nunca existiu de fato. 
C) A ameaça de uma destruição mútua inevitável era peça de propaganda soviética. 
D) O medo de destruição mútua transformou a Europa em uma região extremamente instável durante a Guerra Fria.

Questão 10 - CESPE - 2009 - SEDUC-CE - Os 45 anos que vão do lançamento da bomba atômica até o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) não formam um período homogêneo na história do mundo. Apesar disso, a história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação peculiar que dominou até a queda da URSS. Erick Hobsbawm. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 223 (com adaptações). A situação histórica acima descrita corresponde à 
A) Segunda Guerra Mundial. 
B) Era das Revoluções. 
C) Guerra Fria. 
D) Crise dos Mísseis.

Questão 11 - CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Com relação às ditaduras estabelecidas na América Latina no contexto da Guerra Fria, assinale a opção correta. 
A) Após um primeiro momento de perseguições aos adversários políticos, os governos autoritários conseguiram anular as oposições. 
B) Os golpes de Estado que instituíram as ditaduras latino-americanas interromperam a longa tradição de experiência democrática dos países onde foram estabelecidas. 
C) As ditaduras foram usadas como medidas pontuais para resolver crises de cunho econômico; por terem tido curta duração, elas não marcaram as sociedades latino-americanas. 
D) A abertura política na maioria dos países latino-americanos aconteceu nos anos 80 do século XX, momento de crescimento econômico internacional. 
E) Em resposta à Revolução Cubana e à Crise dos Mísseis, os Estados Unidos da América adotaram uma política externa de combate ao comunismo, apoiando grupos latino-americanos interessados em conter o avanço do socialismo na América.

Questão 12 - CETRO - 2013 - SESI-DF - Professor - Em relação ao islamismo e aos grupos fundamentalistas surgidos ao longo da Guerra Fria, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) As lideranças do Hamas jamais cogitaram a coexistência com judeus, cristãos e membros de outras religiões em seu almejado estado palestino. 
( ) Diferentemente do Alcorão, que estabelece as leis religiosas para os povos islâmicos, a Sharia diz respeito exclusivamente às questões seculares. 
( ) O controle do Hamas sobre a Faixa de Gaza é limitado. Uma de suas lutas consiste na busca por maior influência política na região. 
(A) V/ V/ V 
(B) F/ F/ V 
(C) F/ V/ F 
(D) F/ F/ F 
(E) V/ V/ F

Questão 13 - CETRO - 2013 - SESI-DF - Professor - Sobre a Nova Ordem Mundial e o período que se seguiu ao contexto da Guerra Fria, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) O Tratado de Maastricht foi responsável pela formalização da União Europeia, em 1993, e desde seus primórdios envolveu a unificação monetária. 
( ) Ao término da década de 1990, países que outrora faziam parte do Pacto de Varsóvia, como Polônia e Hungria, juntaram-se à OTAN. 
( ) Em 1992, a Bósnia-Herzegovina declarou independência e deu-se início a uma política de “limpeza étnica” por parte dos servo-bósnios, voltada sobretudo contra os muçulmanos em regiões sérvias. 
(A) V/ V/ V 
(B) F/ V/ F 
(C) V/ F/ V 
(D) V/ V/ F 
(E) F/ V/ V

Questão 14 - CETRO - 2013 - SESI-DF - Professor -  Sobre o período da Guerra Fria e as práticas de espionagem que a caracterizaram, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Apesar da grande preocupação com a espionagem nuclear e com o roubo de projetos de bombas, uma das grandes dificuldades iniciais entre os soviéticos, a exemplo do que ocorrera com o Projeto Manhattan, dizia respeito à disponibilidade de material físsil. 
( ) A espionagem durante a Guerra Fria não se restringia ao âmbito militar, englobou também setores civis. Houve casos de professores acadêmicos a serviço da KGB e da CIA. 
( ) O Projeto Manhattan foi o principal projeto de armas nucleares norte-americano durante a Guerra Fria. 
(A) V/ V/ V 
(B) F/ V/ V 
(C) V/ V/ F 
(D) V/ F/ V 
(E) F/ V/ F

Questão 15 - CONPASS - 2013 - Prefeitura de Quixabá - PE - Enquanto soviéticos e norte-americanos dividiam o mundo em áreas de influência, conflitos internacionais foram deflagrados no contexto da Guerra Fria. Analise os seguintes conflitos: 
I – No final da década de 1940, a ONU estabeleceu a criação do Estado de Israel na região da Palestina, decisão que teve o apoio dos Estados Unidos e da União Soviética. Centenas de milhares de judeus de todo o mundo passaram a migrar em massa para o novo país, mesmo sob as críticas dos países ligados à Liga Árabe que temiam o destino que seria dado aos palestinos. Os impasses entre esses grupos levaram à primeira guerra entre eles, e mesmo com o armistício imposto pela ONU, a tensão entre os dois lados continuou, resultando em outra guerra, em 1956. 
II – O Partido Nacionalista do Kuomitang que liderava o governo chinês, sob o comando de Chiang Kai-shek, perdeu força por causa do aumento da inflação, da corrupção e do ataque japonês no período da Segunda Guerra Mundial. Com isso, o Partido Comunista Chinês aproveitou a situação e uniu-se aos camponeses na resistência contra o Japão, conseguindo subir ao poder no final da guerra, a partir da vitória contra os japoneses, suplantando o governo conservador de Chiang Kaishek. 
III – Em 1945, a União soviética ocupou militarmente o norte da península coreana, enquanto as tropas dos Estados Unidos fizeram o mesmo no sul. As duas repúblicas da Coreia – uma aliada dos soviéticos e dos chineses, outra dos norte-americanos – entraram em guerra, em 1950. Os Estados Unidos enviaram suas tropas para lutar ao lado dos sul-coreanos. O resultado foram três anos de combates sangrentos, que só se encerraram com a trégua assinada, em 1953. Assinale: 
A) Se somente a afirmativa III estiver correta. 
B) Se somente a afirmativa II estiver correta. 
C) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. 
D) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
E) Se somente a afirmativa I estiver correta.

Questão 16 - Cursiva - 2017 - Prefeitura de Calmon - SC - Período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. O texto acima faz referência a: 
A) Guerra Fria; 
B) Guerra dos 100 anos; 
C) Guerra do Vietnã; 
D) Plano Marshall

Questão 17 - FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - Considere o texto e os itens abaixo. 
O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de falha acidental, que ocorrerá mais cedo ou mais tarde. A Guerra Fria fornece um arcabouço onde cada uma das superpotências pode usar a força e a violência para controlar seus próprios domínios contra os que buscavam um grau de independência no interior dos blocos – apelando à ameaça da superpotência inimiga, para mobilizar sua própria população e a de seus aliados. (CHOMSKY, Noan. Armas estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo. In: THOMPSON, Edward (org.). Exterminismo e Guerra fria. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 190) 
I. Apregoando que, por trás dos sandinistas estavam os soviéticos, os EUA garantiam moralmente perante a humanidade o seu direito de agredir a Nicarágua. 
II. A URSS invadiu o Afeganistão alegando que a suposta presença norte-americana naquele país representava uma ameaça para os soviéticos. O texto e os itens permitem afirmar que Chomsky defende a ideia de que, para os norte-americanos e os soviéticos, a 
(A) ideologia da Guerra Fria foi muito conveniente, pois justificava as agressões a países do Terceiro Mundo e nada mais fazia do que contribuir para manter a dominação sobre esses países. 
(B) Guerra Fria foi muito importante, pois manifestava o conteúdo das novas relações internacionais no plano de integração entre Ocidente e o Bloco Soviético e da dominação do Terceiro Mundo. 
(C) dominação dos países do Terceiro Mundo esteve relacionada à reconstrução da Europa durante a Guerra Fria pois contribuía para restabelecer as relações de controle econômico sobre eles. 
(D) adoção de uma política de distensão, entendimento e cooperação no contexto da Guerra Fria foi muito conveniente pois possibilitou a dominação dos países do Terceiro Mundo pelos dois blocos. 
(E) substituição da política de confronto dos EUA com a URSS por uma política de coexistência pacífica durante a Guerra Fria foi muito importante pois favoreceu a divisão do Terceiro Mundo entre as superpotências.

Questão 18 - FEPESE - 2013 - Prefeitura de Lages - SC - A corrida espacial entre as duas superpotências foi um dos episódios da chamada Guerra Fria. Assinale a alternativa que indica o fato que marca o início da conquista do espaço. 
a) ( ) A criação da NASA.
b) ( ) A chegada da Apolo 11 à Lua. 
c)  ( ) O lançamento no espaço do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. 
d) ( ) O lançamento no espaço do primeiro homem, Yuri Gagarin. 
e) ( ) O lançamento da primeira astronauta, Valentina Tereshkova.

Questão 19 - FUMARC - 2011 - Prefeitura de Ouro Preto - MG - A Guerra Fria foi a manifestação mais nítida da bipolarização de poder observada após o término da Segunda Grande Guerra. Todavia, é possível observar momentos específicos ao longo dos aproximadamente quarenta anos de manifestação de tal fenômeno histórico. Comumente o período que vai de 1956 até 1968 é conhecido como Coexistência Pacífica ou Bipolaridade Imperfeita. Sobre esta fase específica da Guerra Fria, é INCORRETO afirmar que 
a) foi marcada pelo início de uma flexibilização no cenário internacional, pois, apesar das crises observadas nesta fase, as duas superpotências procuraram abandonar a postura radical e intransigente que havia orientado suas ações desde o término da Segundo Grande Guerra. 
b) a descolonização afro-asiática mostrou-se um elemento novo e crucial na ordem internacional, visto que, com o estabelecimento desses novos Estados o perfil das organizações multilaterais foi profundamente alterado, com a transferência do centro de decisão internacional para o continente asiático. 
c) observa-se o início da fragmentação do bloco socialista com a ruptura sino-soviética no início da década de sessenta e com as divergências apresentadas por alguns partidos comunistas do leste europeu, como o da Albânia e o da Iugoslávia, deixando clara a fragilidade da unidade socialista na Europa Oriental. 
d) teve início a articulação mais independente de alguns países latino americanos, recentemente industrializados, no que se referia a sua inserção internacional, levando a um “alinhamento negociado” como base para a formulação de políticas externas de países como o Brasil e a Argentina.

Questão 20 - FUNCAB - 2009 - Prefeitura de Porto Velho - RO - A expressão “guerra fria” foi cunhada para designar conflitos e relações entre duas superpotências mundiais após a Segunda Guerra: Estados Unidos e União Soviética. Podemos então afirmar sobre o conflito entre estes dois países que: 
A) o conflito era ideológico e diplomático, sem intenção de destruição mútua; 
B) era ideológico, mas também de aniquilação mútua; 
C) visava envolver o mundo ideologicamente para uma guerra nuclear; 
D) o mundo teria que se posicionar, aderindo a um deles no momento da guerra; 
E) usavam a propaganda ideológica, preparando o povo para um 3º conflito mundial.

Questão 21 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Do ponto de vista político, a Segunda Guerra Mundial produziu a rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética pela hegemonia sobre as outras regiões do globo. Logo após a guerra, começam os desentendimentos entre as duas potências – Guerra Fria. Identifique o elemento que melhor expressa a origem desse processo. 
A) Doutrina Truman. 
B) Pacto de Varsóvia. 
C) Guerra do Vietnã. 
D) Conferência de Bandung. 
E) Invasão da Baia dos Porcos.

Questão 22 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - .“O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada 
Anda dizendo que o molho da baiana melhorou 
seu prato Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará 
Na Casa Branca já dançou a batucada com Ioiô e 
Iaiá.” O trecho da música evidência a postura do Governo Dutra (1946-1951) de alinhamento com os Estados Unidos, no início da Guerra Fria. (Assis Valente)
No plano interno, isso pode ser confirmado pelo seguinte fato: 
A) introdução de indústrias de base. 
B) adoção do nacionalismo econômico. 
C) cassação do Partido Comunista Brasileiro. 
D) implementação de medidas protecionistas. 
E) início da campanha pela nacionalização do petróleo.

Questão 23 - FUNCAB - 2012 - SESC-BA - As relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial foram marcadas fundamentalmente pela rivalidade entre as suas superpotências – Estados Unidos e União Soviética. No contexto da “Guerra Fria”, o americano com a finalidade de promover a reconstrução e a recuperação econômica dos países europeus destruídos pela guerra, no claro intuito de evitar o avanço dos comunistas, implementou o seguinte plano: 
A) Cohen. 
B) Dawes. 
C) Colombo. 
D) Marshall. 
E) Monroe.

Questão 24 - IDECAN - 2016 - SEARH - RN - A década de 60 e 70 do século XX foram marcadas inicialmente pela coexistência pacífica e posteriormente pelo trabalho de detente (distensão levados a efeito pelos entendimentos parciais feitos pelos governantes dos EUA e URSS). Essa aproximação teve, entre outras, a seguinte motivação: 
A) O resultado da Guerra do Vietnã, que tornou evidente a superioridade bélica e econômica dos EUA em relação aos soviéticos. 
B) A adoção, pelo bloco socialista, nos anos de 1960, da orientação chinesa ou Maoísta, que ameaçava a hegemonia norte‐americana. 
C) A crise dos mísseis em Cuba, momento agudo da Guerra Fria, que poderia ter desencadeado um conflito de proporções incalculáveis. 
D) A criação do Pacto de Varsóvia e do Plano Marshall, pela URSS e EUA respectivamente, e que potencializaram as possibilidades de eclosão de um conflito armado.

Questão 25 - IF-SP - 2015 - A descolonização afro-asiática associou-se historicamente à Guerra Fria. Sobre as relações políticas entre os processos das independências na Ásia e África e o sistema mundial bipolar de poder no pós-guerra, podemos afirmar que: 
a) A maioria das independências das colônias europeias na Ásia e África foi conseguida como parte de acordos internacionais de paz logo após a Segunda Guerra Mundial, pois neles a liderança aliada reconhecia o direito de autodeterminação dos povos. 
b) Os líderes dos movimentos africanos de independência eram majoritariamente intelectuais com formação universitária europeia, preparados para se tornarem administradores coloniais. Porém, adquiriram concomitantemente um aprendizado político-ideológico que levaram consigo ao retornarem aos seus países. 
c) As etnias e credos religiosos não tiveram um papel importante nos processos de independência africanos e asiáticos, embora importantes na definição das suas culturas nacionais sob influência soviética ou americana. 
d) O interesse das superpotências EUA e URSS em ampliar suas respectivas áreas de influência, fez aumentar significativamente suas intervenções diretas e indiretas nos processos de descolonização da Ásia, como na África. 
e) Os processos de descolonização nas possessões francesas e portuguesas foram mais violentos devido a insistência dessas metrópoles em adotar princípios do liberalismo econômico nestes territórios de forma autoritária sobre a população nativa.

Questão 26 - IFB - 2017 - O termo Guerra Fria já encerra em si uma contradição. Durante a segunda metade do século XX, o fenômeno opôs as duas superpotências mundiais (URSS e EUA), em um cenário de medo pelo perigo iminente de destruição da humanidade diante de um possível – mas pouco provável – conflito nuclear. A respeito da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que: 
a) a Guerra Fria teve como peculiaridade a situação de conflito aberto entre as duas superpotências, aprofundada pelo movimento de descolonização afro-asiática. 
b) a Guerra Fria, objetivamente, foi sustentada por um calculado equilíbrio de poder entre as superpotências que, embora desigual em termos geopolíticos, permaneceu tacitamente aceito por ambos os lados. 
c) o fenômeno da Guerra Fria gerou um contexto global de tranquilidade, que durou praticamente toda a segunda metade do século XX, uma vez que os países considerados neutros colaboravam para manter o equilíbrio de forças. 
d) durante a Guerra Fria, enquanto os EUA exerceram controle sobre praticamente toda a Europa e a América capitalistas, além dos oceanos, a URSS dominava uma porção bem menor do globo, o que gerava contestações que colocavam o mundo em constante estado de tensão e perigo. 
e) durante a Guerra Fria, a ideia de realização de um conflito nuclear era apenas um produto da ficção e do medo, já que as duas superpotências não dispunham de viabilidade política e tecnológica à época.

Questão 27 - IMA - 2017 - Prefeitura de Formoso do Araguaia - TO - A perseguição ao comunismo tornou-se extremada durante a Guerra Fria nos Estados Unidos. Todos os eventos abaixo ilustram corretamente episódios de clara perseguição aos comunistas, EXCETO: 
A) A criação da CIA. 
B) O caso Watergate. 
C) O macartismo. 
D) A execução de Julius e Ethel Rosenberg.

Questão 28 - ITCO - 2008 - CEFET-Cuiabá-MT - A Guerra Fria pode ser definida como um conflito atípico, pois foi marcada por uma pressão constante de uma superpotência sobre a outra. Entre suas características marcantes, encontramos, exceto: 
a) Aspectos econômicos, através dos quais se procurava dificultar que o oponente conseguisse acesso a fontes de energia, como o petróleo; utilização de bloqueios econômicos. 
b) Ações políticas e diplomáticas, com cada bloco financiando governos que adotavam regimes políticos condizentes com suas diretrizes, mesmo que fossem ditaduras; estimulando e desenvolvendo os serviços de espionagem. 
c) Aspectos culturais e propagandísticos, que colocou em movimento jogo simbólico do Bem contra o Mal, mexendo com a imaginação das pessoas, criando e reforçando preconceitos, ódios e ansiedades. 
d) No mundo ocidental, os capitalistas procuravam mostrar que do seu lado a vida era brilhante, que as facilidades tecnológicas estavam ao alcance de todos. No mundo socialista, procurava-se mostrar que a vida era alegre e tranquila. Os trabalhadores não precisavam se preocupar com emprego, educação e moradia. 
e) Fortes confrontos militares diretos entre norte-americanos e soviéticos, mobilizando todos os meios bélicos disponíveis, levaram o mundo à beira de uma terceira guerra mundial por diversas vezes.

Questão 29 - ITCO - 2008 - CEFET-Cuiabá-MT - Entre meados da década de 1950 e meados dos anos 1970, os Estados Unidos e a União Soviética realizaram uma política de aproximação chamada "Détente". Sobre esse momento das relações entre as duas superpotências, é correto afirmar: 
a) Americanos e soviéticos assinaram tratados para controle dos arsenais nucleares e ampliaram os contatos diplomáticos, como caminho para resolver as situações de conflito entre os dois países. 
b) A aproximação entre os Estados Unidos e a União Soviética diminuiu o investimento em armas e tecnologia, o que resultou em diversas crises na indústria militar de ambos os países. 
c) A política de "Coexistência Pacífica" fracassou, aprofundando a instabilidade nas relações políticas internacionais. 
d) A "Coexistência Pacífica" pôs fim à Guerra Fria e significou um novo período nas relações entre os dois países, caracterizado pela competição econômica e não pelo conflito militar. 
e) O relaxamento das tensões políticas entre americanos e soviéticos possibilitou a ascensão de outras potências - tais como China, Japão e Alemanha - o que provocou, a partir dos anos 1970, a desagregação da ordem internacional bipolarizada.

Questão 30 - MOVENS - 2010 - Prefeitura de Manaus - AM - Acerca da guerra fria, conflito entre os países capitalistas e comunistas no pós-Segunda Guerra, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta. 
I – A União Soviética (URSS) instalou regimes socialistas nos países da Europa oriental que libertou do nazismo. 
II – O Pacto de Varsóvia era a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa ocidental. 
III – Conflitos militares ocorreram apenas de forma indireta, principalmente no Terceiro Mundo. 
IV – O Plano Marshall foi fundamental para a União Soviética se tornar hegemônica na Europa oriental. 
V – A URSS foi responsável pelo início da Guerra Fria ao ser pioneira no uso de armas nucleares. A sequência correta é: 
(A) V, F, F, F, V. 
(B) F, F, V, V, F. 
(C) V, F, V, F, F. 
(D) F, V, F, V, V.

Questão 31 - MS CONCURSOS - 2009 - IFF-RS - São fatores que contribuíram para o fim da Guerra Fria. 
a) A falta de democracia nos países comunistas e acordos políticos assinados entre os presidentes dos EUA e da URSS. 
b) O atraso econômico nos países comunista e a crise nas Repúblicas Soviéticas. 
c) A reunificação das duas Alemanhas e o fim dos embates políticos e ideológicos. 
d) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 32 - MS CONCURSOS - 2014 - IF-AC - A disputa travada pela hegemonia mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética (Guerra Fria), levou à criação, em 1949, de duas Alemanhas: a Alemanha Ocidental (Capitalista) e a Alemanha Oriental (Socialista). Nas duas primeiras décadas dessa divisão, a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) viveu um período de extraordinária prosperidade, conhecido como MILAGRE ALEMÃO, o qual decorreu, exceto: 
a) Da adoção de uma legislação trabalhista atualizada que reduziu enormemente os conflitos entre empregados e patrões. 
b) De uma política de estatização das empresas dos setores de energia, transporte, extração de minérios e empresas petrolíferas. 
c) De uma política de estímulo à livre concorrência entre empresas e de combate aos trustes e cartéis que dominaram a economia alemã durante os 12 anos de ditadura nazista. 
d) De ajuda financeira recebida dos Estados Unidos por meio do Plano Marshal.

Questão 33 - NUCEPE - 2009 - SEDUC-PI - A canção a seguir apresentada faz referência a um momento da história conhecido como Guerra Fria. Sobre esse período é CORRETO afirmar, EXCETO: 
Há um muro de concreto entre nossos lábios 
Há um muro de Berlim dentro de mim 
Tudo se divide, todos se separam 
Duas Alemanhas, duas Coréias 
Tudo se divide, todos se separam 
(GESSINGER,Humberto. Alívio Imediato). 
a) Com uma previsão de gastos bilionários, o Plano Marshall inseriu-se nas estratégias geopolíticas dos EUA para frear o avanço do comunismo na Europa, oferecendo ajuda aos países que adotassem modelos de governo democráticos e capitalistas. 
b) Foi um período marcado pela ampliação do controle norte-americano sobre a América Latina por meio da intervenção ideológica e do financiamento das ditaduras, visando à contenção da influência socialista. 
c) A doutrina Truman foi iniciada com a introdução de tropas ianques na Grécia e na Turquia, que substituíram as tropas inglesas que controlavam aqueles territórios anteriormente. 
d) A divisão política do mundo bipolarizado contribuiu para o surgimento da OTAN e do Pacto de Varsóvia, organismos voltados às questões de ordem político-militar e econômica. 
e) Entre as principais manifestações da Guerra Fria estão a divisão territorial e política de países como Alemanha e Coréia e o marcathismo, política de combate às idéias capitalistas.

Questão 34 - Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - A Guerra Fria não influenciou apenas os países periféricos; as populações dos países de Primeiro e Segundo Mundo, como era comum dizer durante esse período, também foram vítimas dessa guerra ideológica. Um dos exemplos disso foi o macarthismo. O macarthismo foi o(a): 
A) política norte-americana para financiar os países periféricos que se alinhassem aos seus propósitos. 
B) movimento liderado pelo senador Joseph MacCarthy para perseguir os simpatizantes do comunismo ou aqueles que simplesmente não compactuavam com o American wayoflife. 
C) pacto Militar que reunia os países latino-americanos e tinha como objetivo impedir o avanço do comunismo nas Américas. 
D) sistema de defesa criado pelos soviéticos e que previa a autodestruição de Moscou em caso de invasão norte-americana. 
E) campanha publicitária utilizada nos cinemas que veiculava propagandas subliminares em filmes de importantes diretores, como Charles Chaplin.

Questão 35 - UFG - 2011 - Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO - Leia o texto a seguir. “A ordem internacional da Guerra Fria teve origem no seio da Segunda Guerra Mundial. Embora alguns autores busquem raízes mais remotas, na Revolução Bolchevique, no cercamento internacional da Rússia nos primeiros anos da Revolução e no ‘cordão sanitário’ entre as guerras, a Guerra Fria, enquanto epifenômeno da nova ordem internacional que substituiu o jogo da hegemonia coletiva da Europa sobre as relações internacionais, foi criada nos anos finais da Segunda Guerra”. SARAIVA, José Flávio Sombra. Relações internacionais: dois séculos de história: entre a ordem bipolar e o policentrismo de 1947 a nossos dias. Brasília: UnB, 2001, p. 20. Vol. II. 
Do texto apresentado e da historiografia pertinente ao tema, apreende-se que a chamada Guerra Fria caracterizou- se
(A) pela adoção por parte dos Estados Unidos, a partir de 1947, de uma postura diplomática que atendesse às exigências do unilateralismo econômico, pautado em políticas protecionistas, única alternativa capaz de evitar uma nova crise econômica como a que ocorreu em 1929. 
(B) pelo reconhecimento internacional dos Estados Unidos como superpotência, correspondendo com sua capacidade econômica de exercer forte multilateralismo econômico e com a necessidade de construção de uma grande área sob a influência dos valores do capitalismo. 
(C) pela criação em 4 de abril de 1949 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), expressão estratégica da febre anticomunista vivenciada por grande parte das lideranças políticas europeias, mas que pretendiam também contrabalançar o forte predomínio militar dos Estados Unidos. 
(D) pela letárgica reação por parte da União Soviética no processo de militarização das fronteiras, no abrandamento da política de espaços na Europa Ocidental, devido à doutrina da autodeterminação dos povos e do desenvolvimento, ainda que indesejado, da bomba atômica.

Questão 36 - VUNESP - 2009 - SEE-SP - Pode ser apontado como reflexo da Guerra Fria no Brasil, durante o governo Dutra (1946-51), 
(A) a postura de afastamento do Brasil da influência norte-americana e soviética e a decorrente identificação com o chamado Terceiro Mundo. 
(B) a cassação do registro do Partido Comunista e a consequente perda de mandatos de todos os parlamentares comunistas eleitos. 
(C) a concretização de um tratado de transferência tecnológica com os Estados Unidos, que permitiu a criação da Petrobras. 
(D) o importante apoio diplomático do governo brasileiro à vitoriosa Revolução Comunista Chinesa, liderada por Mao Tsé Tung. 
(E) a aproximação diplomática e cultural com a União Soviética e a ampliação das práticas de nacionalismo econômico.

Questão 37 - VUNESP - 2009 - SEE-SP - Apesar de ser verdade que o mundo todo avançou de forma impressionante nas duas últimas décadas nas áreas política, econômica, social e tecnológica, o fim da separação das Alemanhas, símbolo do encerramento da Guerra Fria, também representou mudanças ruins para o planeta, dando margem ao surgimento de redes globais de terrorismo que, na época da Guerra Fria, seriam impensáveis. (O Muro de Berlim. www.g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias. Postado em: 09.11.2009) O texto reconhece que a queda do Muro de Berlim 
(A) marca o fim da Guerra Fria e, com isso, o mundo só passou por mudanças ruins, como o terrorismo organizado de Bin Laden e da Al-Qaeda. 
(B) foi resultado da ação de vários movimentos sociais internos e externos à Alemanha Federalista, marcando o fim da Guerra Fria; mas, não têm relação nenhuma com os atentados terroristas posteriores. 
(C) é o resultado de uma ação democrática do governo da Alemanha Federalista, que tomou a iniciativa de dissolver a U.R.S.S. com essa atitude e também de contribuir para os movimentos terroristas por meio do fim da Guerra Fria. 
(D) faz parte da consequência de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural, contribuindo para o fim da Guerra Fria, que acabou abrindo espaços para a manifestação do terrorismo organizado. 
(E) foi consequência de uma conspiração internacional, elaborada desde 1985, por Mikhail Gorbatchev da U.R.S.S. e por Ronald Reagan dos E.U.A., com a finalidade de abrir o bloco soviético para o mercado norte-americano, quebrando o poderio econômico do Japão.

Questão 38 - VUNESP - 2009 - SEE-SP - O fim da Guerra Fria fez com que o Brasil conseguisse se tornar mais auto-suficiente, se desenvolver de forma independente tanto na política quanto na economia. Enquanto existia o muro isso talvez não fosse possível, pois a preocupação com a influência soviética faria com que os Estados Unidos não permitissem que o Brasil fizesse nada sozinho. (O Muro de Berlim. www.g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias. Postado em: 09.11.2009) Analisando esta afirmativa, é possível compreender a conjuntura brasileira desses últimos 20 anos, por meio
(A) das lutas de poder entre as nações hegemônicas, que interferem nas ações políticas, sociais e econômicas da nações periféricas. 
(B) da autonomia política conquistada a partir de 1989, com a Constituição de 1988, e das lutas sociais que levaram o Brasil ao Plano Real e a uma melhor distribuição de riqueza.
(C) das conquistas políticas obtidas pelo povo brasileiro desde 1989, com eleições democráticas, que forçaram os governos a investir em obras sociais, diminuindo a desigualdade social no país.
(D) da saída do país da ditadura militar e de sua entrada em um processo democrático, aumentando a sua credibilidade no exterior.
(E) das conquistas políticas e sociais feitas pelos partidos de esquerda, que desde 1989 fazem reformas garantindo a melhoria da população brasileira, como os benefícios fiscais e financeiros para a educação e do sistema de moradia.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...