PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de março de 2018

Exercícios de Geografia sobre Globalização - com gabarito

Lista de questões de vestibulares sobre a  globalização.

Questão 01 - FAMERP 2020 - Examine a imagem.

(Vinicius Araújo. https://medium.com, 03.11.2017.) 
A imagem é uma crítica à 
a) automação. 
b) emancipação. 
c) transumância. 
d) bioindústria. 
e) globalização.

Questão 02 - ACAFE 2020/1 - "A Globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política”. 
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. p. 23. 

Sobre o processo e o período histórico referente ao fragmento do texto, marque V para as afirmações Verdadeiras e F para as Falsas e assinale a alternativa com a sequência correta: 
( ) No fim do Século XX, as tecnologias da informação e comunicação tiveram um grande avanço. O geógrafo Milton Santos afirmou que a sociedade atual vive em um meio técnico-científico-informacional. 
( ) O período posterior à Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pela expansão das empresas multinacionais e dos investimentos de países desenvolvidos em outras regiões do planeta. Os países escolhidos para os investimentos são aqueles que oferecem, entre outros fatores, mão-de-obra barata, mercado consumidor e matéria-prima abundante. 
( ) Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) estão igualmente distribuídos pelo espaço geográfico mundial. A globalização faz com que haja uma competição em pé de igualdade entre os países no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias de ponta. 
( ) O fluxo de capitais entre os países ocorre, principalmente, em função de investimentos estrangeiros, remessas de lucros de empresas multinacionais, pagamentos de licenças por uso de tecnologia, empréstimos e pagamentos de juros de dívidas externas e envio de rendimentos de trabalhadores que vivem fora de seu país de origem. 
( ) A intensificação do fluxo de capitais, informações, pessoas e mercadorias estruturaram um espaço geográfico em rede, estabelecendo ligações entre pontos do território em níveis locais, regionais, nacionais e global. 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
a) V - F - F - V - F 
b) V - V - F - V - V 
c) F - V - V - F - V 
d) V - F - V - V - V

Questão 03 - UFRGS 2017 - Leia o trecho da música Disneylândia, da banda Titãs.
Armênios naturalizados no Chile
Procuram familiares na Etiópia.
Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana.
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano.

Literatura grega adaptada
Para crianças chinesas da comunidade europeia.
Relógios suíços falsificados no Paraguai
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe
Na Baixada Fluminense.

O trecho acima retrata a dinâmica resultante do processo de 
a) globalização.
b) empobrecimento. 
c) migração. 
d) enriquecimento. 
e) independência.

Questão 04 - PSV-2014/UFGD -A globalização é um processo vinculado ao território, não apenas porque envolve nações e países, mas, sobretudo, porque a dinâmica econômica e o ajuste produtivo dependem das decisões sobre investimento e localização tomadas pelos atores econômicos, sendo também uma função de atração de cada território. Trata-se, portanto, de uma questão que condiciona a dinâmica econômica das cidades e regiões e que, por sua vez, é afetada pelo comportamento dos atores locais. Teríamos, portanto, uma estreita relação entre globalização e a complexificação das redes porque: 
(A) intensificam-se somente os fluxos de mercadorias e diminuem o de informações e pessoas; 
(B) intensificam-se os fluxos de mercadorias, pessoas e informações; 
(C) intensificam-se somente os fluxos de mercadorias e informações; 
(D) intensificam-se os fluxos de mercadorias e informações e diminui o de pessoas; 
(E) intensificam-se os fluxos de pessoas e informações e diminui o de mercadorias.

Questão 05 - UEL 2023 - O espaço geográfico se caracteriza pela interação entre a natureza e a sociedade em um território, composto de várias escalas e dimensões espaciais – o local, o regional e o mundial. Sobre o espaço geográfico e o processo de globalização, assinale a alternativa correta. 
a) A globalização tem acelerado os fluxos, informacionais e econômicos, e estreitado cada vez mais a relação entre o local e o global. 
b) A globalização assegura a difusão internacional da informação, possibilitando um mundo único de comunicação e de acesso à internet. 
c) No campo da internet, muitos termos são difundidos em inglês, o que possibilita uma interação entre as várias partes do globo, refutando a ideia de hegemonia e imposição cultural. 
d) A centralização do processo produtivo e o rompimento com a mundialização da economia são características centrais para entender a globalização. 
e) Com a globalização, as decisões políticas, sociais, ambientais e econômicas do governo de cada país permanecem sem interferência de organismos internacionais.

Questão 06 - PSV-2015/UFGD - Leia o fragmento de texto a seguir.
“[...] Num alegado mundo 'sem fronteiras' [....] a liberdade de fluidez para o capital e as informações não são acompanhadas pela liberdade de deslocamento para as pessoas, especialmente a massa crescente de despossuídos, sem dúvida o 'perigo' mais sério na nova des-ordem mundial”.
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006, p.49.
A) O reforço e o fechamento das fronteiras entre os Estados-Nação são uma das principais consequências do processo de globalização. 
B) A mobilidade de capital, de mercadorias e de informações promovida pela globalização trouxe consequências positivas quanto à distribuição de renda e a igualdade social entre os países do mundo. 
C) Mesmo com a crescente mobilidade de produção, de informação e de cultura, o processo de globalização não promoveu a igualdade entre os países, daí as restrições ao deslocamento das populações dos países mais pobres em direção aos países ricos. 
D) Com o fim das fronteiras entre os Estados-Nação, ocorre atualmente, em escala mundial, um movimento migratório sem restrições, transformando o mundo numa grande aldeia global.
E) A maior circulação de pessoas, mercadorias e informações, ocorridas com o processo de globalização, possibilitou a diminuição das diferenças entre os países, não havendo hoje países ou áreas marginais excluídas desse processo.

Questão 07 - CFTMG 2005 - Sobre a globalização, NÃO é correto afirmar que 
a) o atual momento da expansão capitalista é marcado pelo avanço dos meios de comunicação e de transportes. 
b) a cooperação internacional entre governos se reduz, gradativamente, em função do crescente isolamento das nações. 
c) as mudanças tecnológicas provocam o desaparecimento de determinadas profissões ligadas às áreas industriais e financeiras. 
d) o novo processo de reestruturação das empresas aumentou a competitividade entre os países, distanciando os ricos dos pobres.

Questão 08 - ENEM 2015 - No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. 
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado). 
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em: 
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. 
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais. 
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. 
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal. 
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Questão 09 - ENEM 2012 - Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. 
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado). 
No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido 
a) o crescimento da carga tributária. 
b) o aumento da mobilidade ocupacional. 
c) a redução da competitividade entre as empresas. 
d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. 
e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.

Questão 10 - ENEM 2009 - Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõe da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação. BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado) Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que 
a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação. 
b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos. 
c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tomam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural. 
d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura. 
e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

Questão 11 - COLTEC 2014 - UFMG - O início do século XXI revela grandes mudanças na economia e na política mundiais com a consolidação da globalização econômica. Uma característica desse processo nas décadas iniciais desse século é 
A) a diminuição do endividamento público dos países que compõem a União Europeia com aumento da oferta de empregos e elevação do crescimento econômico. 
B) a entrada da Índia no bloco de países emergentes com forte crescimento econômico associado à distribuição de renda e realização da reforma agrária naquele país. 
C) o aumento do poderio econômico da Rússia que formou pacificamente com as demais ex-repúblicas soviéticas uma coalizão econômica. 
D) o declínio do ritmo de crescimento da China no início da segunda década do século XXI, afetando as economias de outros países que exportam matéria-prima para o país.

Questão 12 - COLTEC 2009 - UFMG - Leia este texto: Faces da globalização 
Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal. 
GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado) 
Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que 
A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista. 
B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia. 
C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas. 
D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.

Questão 13 - Albert Einstein - 2016 -“A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”. 
(Luiz Gonzaga Belluzzo. A Guerra do Brasil, São Paulo: Texto novo, 2006. p. 25) 

O autor se refere a uma interpretação da chamada nova ordem mundial. Sobre essa ordem é correto afirmar que 
a) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários. 
b) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos. 
c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes. 
d) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

Questão 14 -  PUC-RS 2013 - A tendência a uma padronização no processo produtivo global, ou seja, o conceito de consumo único está atrelado 
a) às necessidades biológicas. 
b) à globalização da economia mundial. 
c) à mundialização das bolsas de valores. 
d) às condições econômicas regionais. 
e) às migrações internacionais.

Questão 15 -  UNISC 2015/1 - Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente estas transformações se tornaram mais significativas. Este fenômeno é chamado de 
a) estratificação. 
b) globalização. 
c) nacionalização. 
d) lugarização. 
e) territorialização.

Questão 16 -  UFRR 2019 - O geógrafo Milton Santos afirma que “para a maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades.” (2000, p. 19). Para ele a globalização transforma as diferentes parcelas do território a partir de uma lógica que impõe a economia global como fundadora de um pensamento universal. 
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004. 
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a globalização: 
a) promove transformações no território, ampliando a capacidade de fluxos de capitais e mercadorias, promovendo também a ampliação das desigualdades dentro dos países e competitividade global. 
b) produz maior fluidez espacial graças às redes de informação e comunicação que alcança de forma igualitária distintas camadas da sociedade.; 
c) promove a união dos povos, governos, órgãos supranacionais e empresas multinacionais em defesa dos diretos das minorias étnicas, como os indígenas, que passam a estar integrados ao sistema global. 
d) produz uma nova divisão do trabalho, onde os territórios passam a lutar pela atração de empresas globais com capacidade de impulsionar o desenvolvimento e o consumo, respeitando os grupos étnicos e as tradições locais. 
e) impulsiona uma nova divisão internacional do trabalho, com centros de comando, a exemplo do Vale do Silício, nos EUA, e centros de produção situados em países com mão de obra barata, elevada qualidade de vida e leis desfavoráveis às empresas.

Questão 17 - UFRN 2010 - A globalização faz parte do processo de expansão do capitalismo, que atinge as diversas esferas da sociedade, em escala planetária. Sobre a globalização, é correto afirmar que se trata de um processo 
a)o qual, embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente. 
b)o qual, embora apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as desigualdades socioeconômicas. 
c)o qual eleva a produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países do mundo. 
d)o qual reduz a competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.

Questão 18 - UNIMONTES 2018 - O aspecto mais evidente da globalização na atualidade é 
a) o crescente predomínio dos processos financeiros e econômicos globais sobre os nacionais e os locais. 
b) a redução da mobilidade de capitais e mercadorias entre os países, em decorrência das barreiras protecionistas. 
c) o aumento da livre circulação de trabalhadores entre os países, independentemente do nível de desenvolvimento econômico. 
d) o fortalecimento de regiões economicamente menos favorecidas, que passam a exercer uma maior influência sobre a economia global.

Questão 19 - UEM/CVU - Inverno/2009 - Assinale a alternativa que se relaciona corretamente com a seguinte definição: “Marca-se pela mundialização da produção, da circulação e do consumo, vale dizer, de todo o ciclo de reprodução do capital”. 
A) Globalização 
B) Regionalização 
C) Integração social 
D) Geopolítica 
E) Modernização

Questão 20 - UEM/CVU - Inverno/2009 - “Com a globalização, tem havido uma redução proporcional dos produtos de fabricação nacional. Por causa das facilidades das importações e da queda das tarifas, passou-se a importar maquinários, sistemas e peças de maior sofisticação e desempenho, com a finalidade de reduzir custos e tornar o produto competitivo” 
(COELHO, M. de A.; TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003, p. 229). 
Considerando o enunciado, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma conseqüência social gerada pela globalização no Brasil. 
A) Geração de emprego 
B) Aumento dos níveis da inflação 
C) Queda das taxas de câmbio 
D) Aumento do desemprego 
E) Endividamento externo

Questão 21 - EAD / UFPR 2016 - “Aceleração dos tempos e compressão dos espaços” é uma expressão associada ao processo de
a) conurbação.
b) urbanização.
c) regionalização.
d) globalização.
e) metropolização.

Questão 22 - UECE-CEV 2018 - No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que 
A) o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, que permite tornar o mundo socialmente mais justo e igualitário, é uma grande conquista da globalização. 
B) a globalização é o estágio supremo da internacionalização da economia e seu maior destaque é a garantia de que a maior parte dos países do mundo participe dessa dinâmica de maneira proporcional. 
C) a produção globalizada e a informação globalizada permitem às firmas globais obterem um lucro em escala mundial e isso constitui o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea. 
D) com a consolidação do processo de globalização, pode-se viver em um espaço sem fronteiras, isto é, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.

Questão 23 - Cefet-CE 2005 - Dentre os vários usos que a expressão globalização apresenta, está FALSA a alternativa: 
a) refere-se à maior dispersão da atividade econômica nos espaços geográficos mundiais, comandada pelas transnacionais e não mais pelo planejamento governamental ou estatal em vários países, reduzindo-se, assim, o papel do Estado na economia 
b) corresponde ao fechamento e à menor abertura das economias nacionais, ou seja, dos países ou nações principalmente nos países do Sul 
c) é utilizada, também, para referir-se à propagação mundial do capitalismo, em decorrência do fim do socialismo real 
d) corresponde à transnacionalização das economias, não só do Norte, mas principalmente do Sul 
e) corresponde ao aumento considerável de fluxos de capitais (dinheiro), mercadorias, ideias, valores, imagens, conhecimentos, informações, doenças, criminalidade, migração e outros

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - A
04 - B
05 - A
06 - C
07 - B
08 - E
09 - B
10 - A
11 - D
12 - A
13 - C
14 - B
15 - B
16 - A
17 - A
18 - A
19 - A
20 - D
21 - D
22 - C
23 - B

Nenhum comentário: