PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de março de 2018

Enem 2000 - Questões relacionadas à Geografia - com gabarito

Geografia: Questões do Enem 2000 - com gabarito - Ordenação de questões do caderno amarelo.

Enem 2000 - Questão 05 - Em certa cidade, algumas de suas principais vias têm a designação “radial” ou “perimetral”, acrescentando-se ao nome da via uma referência ao ponto cardeal correspondente. As ruas 1 e 2 estão indicadas no esquema abaixo, em que não estão explicitados os pontos cardeais.


A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no texto abaixo. 
Os nomes corretos das vias 1 e 2 podem, respectivamente, ser: 
(A) perimetral sul, radial leste. 
(B) perimetral sul, radial oeste. 
(C) perimetral norte, radial oeste. 
(D) radial sul, perimetral norte. 
(E) radial sul, perimetral oeste.

Enem 2000 - Questão 10 - "A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em altitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório."
(Adaptado da revista Placar, edição fev.1995) 

A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta: 
(A) menor pressão e menor concentração de oxigênio. 
(B) maior pressão e maior quantidade de oxigênio. 
(C) maior pressão e maior concentração de gás carbônico. 
(D) menor pressão e maior temperatura. 
(E) maior pressão e menor temperatura.

Enem 2000 - Questão 11 - A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear.
Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações: 
I - o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica. 
II - o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes. 
III  - o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação. Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s): 
(A) I. 
(B) II. 
(C) III. 
(D) I e II. 
(E) II e III.

Enem 2000 - Questão 15 - As sociedades modernas necessitam cada vez mais de energia. Para entender melhor a relação entre desenvolvimento e consumo de energia, procurou-se relacionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de vários países com o consumo de energia nesses países. O IDH é um indicador social que considera a longevidade, o grau de escolaridade, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita e o poder de compra da população. Sua variação é de 0 a 1. Valores do IDH próximos de 1 indicam melhores condições de vida. Tentando-se estabelecer uma relação entre o IDH e o consumo de energia per capita nos diversos países, no biênio 1991-1992, obteve-se o gráfico abaixo, onde cada ponto isolado representa um país, e a linha cheia, uma curva de aproximação.
Com base no gráfico, é correto afirmar que: 
(A) quanto maior o consumo de energia per capita, menor é o IDH. 
(B) os países onde o consumo de energia per capita é menor que 1 TEP não apresentam bons índices de desenvolvimento humano. 
(C) existem países com IDH entre 0,1 e 0,3 com consumo de energia per capita superior a 8 TEP. 
(D) existem países com consumo de energia per capita de 1 TEP e de 5 TEP que apresentam aproximadamente o mesmo IDH, cerca de 0,7. 
(E) os países com altos valores de IDH apresentam um grande consumo de energia per capita (acima de 7 TEP).

Enem 2000 - Questão 16 - No mapa, é apresentada a distribuição geográfica de aves de grande porte e que não voam.
Há evidências mostrando que essas aves, que podem ser originárias de um mesmo ancestral, sejam, portanto, parentes. Considerando que, de fato, tal parentesco ocorra, uma explicação possível para a separação geográfica dessas aves, como mostrada no mapa, poderia ser: 
(A) a grande atividade vulcânica, ocorrida há milhões de anos, eliminou essas aves do Hemisfério Norte. 
(B) na origem da vida, essas aves eram capazes de voar, o que permitiu que atravessassem as águas oceânicas, ocupando vários continentes. 
(C) o ser humano, em seus deslocamentos, transportou essas aves, assim que elas surgiram na Terra, distribuindo-as pelos diferentes continentes. 
(D) o afastamento das massas continentais, formadas pela ruptura de um continente único, dispersou essas aves que habitavam ambientes adjacentes. 
(E) a existência de períodos glaciais muito rigorosos, no Hemisfério Norte, provocou um gradativo deslocamento dessas aves para o Sul, mais quente.

Enem 2000 - Questão 22 - O gráfico abaixo representa o fluxo (quantidade de água em movimento) de um rio, em três regiões distintas, após certo tempo de chuva.
Comparando-se, nas três regiões, a interceptação da água da chuva pela cobertura vegetal, é correto afirmar que tal interceptação: 
(A) é maior no ambiente natural preservado. 
(B) independe da densidade e do tipo de vegetação. 
(C) é menor nas regiões de florestas. 
(D) aumenta quando aumenta o grau de intervenção humana. 
(E) diminui à medida que aumenta a densidade da vegetação.

Enem 2000 - Questão 23 - No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados: 
(A) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida. 
(B) chuva ácida e efeito estufa. 
(C) alagamentos e intensificação do efeito estufa. 
(D) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora. 
(E) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

Enem 2000 - Questão 24 - "Casa que não entra sol, entra médico."  Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais: 
(A) norte/sul. 
(B) sul/norte. 
(C) leste/oeste. 
(D) oeste/leste. 
(E) oeste/oeste.

Enem 2000 - Questão 26 - A tabela abaixo apresenta algumas das principais causas de mortes no Brasil, distribuídas por região.
São conhecidas ainda as seguintes informações sobre as causas de óbitos: 
 - A dificuldade na obtenção de informações, a falta de notificação e o acesso precário aos serviços de saúde são fatores relevantes na contabilização dos óbitos por causas mal definidas. 
 - O aumento da esperança de vida faz com que haja cada vez mais pessoas com maiores chances de desenvolver algum tipo de câncer. 
 - As mortes por doenças do aparelho respiratório estão estreitamente associadas à poluição nos grandes centros urbanos. 
- Os acidentes de trânsito e os assassinatos representam a quase totalidade das mortes por causas externas. 
 - A região Norte é a única que apresenta todas as taxas por 10.000 habitantes abaixo da taxa média brasileira. Levando em consideração essas informações e o panorama social, econômico e ambiental do Brasil, pode-se concluir que as regiões K, X, W, Y e Z da tabela indicam, respectivamente, as regiões: 
(A) Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. 
(B) Centro-Oeste, Sudeste, Norte, Nordeste e Sul. 
(C) Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. 
(D) Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. 
(E) Norte, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul.

Enem 2000 - Questão 28 - Os fluxos migratórios humanos, representados nos mapas abaixo, mais do que um deslocamento espacial podem significar uma mudança de condição social.
Analisando-se os mapas, pode-se afirmar que essa mudança ocorreu com: 
(A) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para São Paulo nas décadas de 50 e de 60, transformando-se em operários do setor industrial. 
(B) agricultores sulistas, que migraram para o centro-oeste na década de 60, transformando-se em empresários da mineração. 
(C) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para a Amazônia na década de 60, transformando-se em grandes proprietários de terras. 
(D) moradores das periferias das grandes cidades, que migraram para o interior do país na década de 70 atraídos pelas oportunidades de emprego nas reservas extrativistas. 
(E) pequenos proprietários rurais nordestinos que, na década de 70, migraram para São Paulo para trabalhar como boias-frias na colheita de café.

Enem 2000 - Questão 31 - Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o “Relatório do Desenvolvimento Humano”, do qual foi extraído o trecho abaixo.
De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela: 
(A) diminuição da disparidade entre as nações. 
(B) diminuição da marginalização de países pobres. 
(C) inclusão progressiva de países no sistema produtivo. 
(D) crescente concentração de renda, recursos e riqueza. 
(E) distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

Enem 2000 - Questão 35 - Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa história. 
"A integração regional é um instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condições para um maior crescimento econômico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos. A integração regional e a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos."
(Declaração de Porto, VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto, Portugal, 17 e 18 de outubro de 1998)

"Um considerável número de mercadorias passou a ser produzido no Brasil, substituindo o que não era possível ou era muito caro importar. Foi assim que a crise econômica mundial e o encarecimento das importações levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro."(POMAR, Wladimir. Era Vargas – a modernização conservadora) 

É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são: 
(A) opostas, pois, no primeiro texto, o centro das preocupações são as exportações e, no segundo, as importações. 
(B) semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendência protecionista. 
(C) diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações. 
(D) semelhantes, porque consideram a integração regional necessária ao desenvolvimento econômico. 
(E) opostas, pois, para o primeiro texto, a globalização impede o aprofundamento democrático e, para o segundo, a globalização é geradora da crise econômica.

Enem 2000 - Questão 45 - "O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1.000 metros sobre o nível do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima." 
(Adaptado de Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, novembro de 1998, p. 12) 
Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é: 
(A) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos. 
(B) pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo. 
(C) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra. 
(D) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África. 
(E) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.

Enem 2000 - Questão 46 - Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustrações, inspirados nos fatos noticiados. Veja um exemplo:

O texto que se refere a uma situação semelhante à que inspirou a charge é:

(A) Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela
– Foi poeta – sonhou – e amou na vida. 
(AZEVEDO, Álvares de. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/Brasília: José Aguilar/INL,1971)
(B) Essa cova em que estás
Com palmos medida,
é a conta menor
que tiraste em vida.
É de bom tamanho,
Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe deste latifúndio. 
(MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabiá, 1967)
(C) Medir é a medida 
mede 
A terra, medo do homem, a lavra; 
lavra
duro campo, muito cerco, vária várzea. 
(CHAMIE, Mário. Sábado na hora da escutas. São Paulo: Summums, 1978)
(D) Vou contar para vocês
um caso que sucedeu
na Paraíba do Norte
com um homem que se chamava
Pedro João Boa-Morte,
lavrador de Chapadinha:
talvez tenha morte boa
porque vida ele não tinha. 
(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983)

(E) Trago-te flores, – restos arrancados 
Da terra que nos viu passar 
E ora mortos nos deixa e separados. 
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1986

Enem 2000 - Questão 47 - Um dos grandes problemas das regiões urbanas é o acúmulo de lixo sólido e sua disposição. Há vários processos para a disposição do lixo, dentre eles o aterro sanitário, o depósito a céu aberto e a incineração. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Considere as seguintes vantagens de métodos de disposição do lixo: 
I  - diminuição do contato humano direto com o lixo; 
II  - produção de adubo para agricultura; 
III  - baixo custo operacional do processo; 
IV -  redução do volume de lixo. A relação correta entre cada um dos processos para a disposição do lixo e as vantagens apontadas é:

Enem 2000 - Questão 51 - Para compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhecer a gênese e o processo de formação do petróleo descritos no texto abaixo. 
"O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática acumulados no fundo dos oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de coloração negra denominadas jazidas de petróleo."
(Adaptado de TUNDISI. Usos de energia. São Paulo: Atual Editora, 1991) 
As informações do texto permitem afirmar que: 
(A) o petróleo é um recurso energético renovável a curto prazo, em razão de sua constante formação geológica. 
(B) a exploração de petróleo é realizada apenas em áreas marinhas. 
(C) a extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não poluentes dada sua origem natural. (D) o petróleo é um recurso energético distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independentemente da sua origem. 
(E) o petróleo é um recurso não renovável a curto prazo, explorado em áreas continentais de origem marinha ou em áreas submarinas.

Enem 2000 - Questão 56 - O quadrinho publicado na revista Newsweek (23/9/1991) ilustra o desespero dos cartógrafos para desenhar o novo mapa-múndi diante das constantes mudanças de fronteiras.
Levando em consideração o contexto da época em que a charge foi publicada, dentre as frases abaixo, a que melhor completa o texto da fala, propondo outra correção no mapa, é: 
(A) “A Albânia já não faz parte da Europa”. 
(B) “O número de países só está diminuindo”. 
(C) “Cuba já não faz parte do Terceiro Mundo”. 
(D) “O Kasaquistão acabou de declarar independência”. 
(E) “Vamos ter de dividir a Alemanha novamente”.

Enem 2000 - Questão 60 - Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras: 
1. instalação de um parque industrial. 
2. instalação de uma torre de transmissão e recepção.
Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torre, são, respectivamente: 
(A) E e G. 
(B) H e A. 
(C) I e E. 
(D) B e I. 
(E) E e F.

Encontram-se descritas a seguir algumas das características das águas que servem três diferentes regiões. 
Região I - Qualidade da água pouco comprometida por cargas poluidoras, casos isolados de mananciais comprometidos por lançamento de esgotos; assoreamento de alguns mananciais. 
Região II - Qualidade comprometida por cargas poluidoras urbanas e industriais; área sujeita a inundações; exportação de carga poluidora para outras unidades hidrográficas. 
Região III - Qualidade comprometida por cargas poluidoras domésticas e industriais e por lançamento de esgotos; problemas isolados de inundação; uso da água para irrigação. De acordo com essas características, pode-se concluir que: 
(A) a região I é de alta densidade populacional, com pouca ou nenhuma estação de tratamento de esgoto. 
(B) na região I ocorrem tanto atividades agrícolas como industriais, com práticas agrícolas que estão evitando a erosão do solo. 
(C) a região II tem predominância de atividade agrícola, muitas pastagens e parque industrial inexpressivo. 
(D) na região III ocorrem tanto atividades agrícolas como industriais, com pouca ou nenhuma estação de tratamento de esgotos. 
(E) a região III é de intensa concentração industrial e urbana, com solo impermeabilizado e com amplo tratamento de esgotos.

GABARITO
05 - B
10  - A
11 - D
15 - D
16 - D
22  - A
23 - D
24 - A
26 - C
28 - A
31 - D
35 - C
45 - C
46 - B
47 - B
51 - E
56 - D
60 - C
61 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...