PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Rio Indo

Um dos rios mais longos do mundo, o Indo sempre foi uma característica geográfica essencial na área atualmente ocupada pela Índia e pelo Paquistão. Seu vale abrigou uma das culturas mais antigas do mundo, a civilização do Vale do Indo. Os hinos da antiga Índia mencionam o rio, que deu origem ao nome do país.
O Indo é um dos rios mais longos do mundo. Ele corre por diversas regiões da Ásia.
Com cerca de 2.900 quilômetros de extensão, o rio Indo começa no alto do Himalaia, na região tibetana da China. Ele percorre cerca de 800 quilômetros entre algumas das montanhas mais altas do mundo. Corta o noroeste da Índia, o território da Caxemira e o norte do Paquistão. Grande parte da água do rio vem do derretimento de geleiras e neve nas montanhas.

Após deixar as montanhas, o Indo corre nas planícies do Paquistão. Na região de Punjab, vários rios se juntam ao Indo, tornando-o bem mais amplo. Ele deságua no mar de Omã.

O Indo é muito importante para a economia das regiões por onde passa. Suas águas são represadas em barragens que fornecem eletricidade e são usadas na irrigação de plantações em terras geralmente muito secas. Os principais cultivos regionais são cana-de-açúcar, trigo, arroz e algodão. Peixes como savelhas e trutas são pescados em suas águas, e a área rasa de seu estuário é rica em camarões.

Nenhum comentário: