PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fauna e Flora do estado do Amazonas

A floresta Amazônica cobre todo o estado, distinguindo-se por dois tipos de mata: a mata de terra firme, onde a árvore dominante é a castanheira (que dá a castanha-do-pará); e a mata de várzea, em que a seringueira é a árvore principal.

A flora é composta por importantes árvores de madeira de lei, isto é, de qualidade, utilizadas em móveis e construções, como mogno, ipê, cedro e jatobá, e por plantas aquáticas, como a vitória-régia. Também há uma grande variedade de plantas medicinais, como andiroba, copaíba e aroeira. 
A flora do Amazonas inclui plantas aquáticas, como a vitória-régia.
São inúmeras as frutas regionais, todas elas com alto valor nutritivo, como guaraná, açaí, bacaba, buriti, camu-camu, cupuaçu, graviola, ingá, taperebá (ou cajá) e tucumã. A pupunha é uma palmeira cujo tronco dá origem ao palmito pupunha, macio e saboroso.

O Amazonas abriga uma imensa diversidade de aves, mamíferos, peixes, répteis e invertebrados. A onça-pintada é o mamífero mais temido. Outros mamíferos típicos do estado são a anta, o bicho-preguiça, a capivara (o maior roedor do mundo), o cachorro-vinagre, a cutia (pequeno roedor), a jaguatirica (semelhante à onça-pintada porém menor), a suçuarana, também chamada de puma ou onça-parda (menor que a onça-pintada, de cor bege ou castanha) e o tamanduá-bandeira. Além disso, há inúmeras espécies de macacos, cobras e jacarés. Existe também uma grande variedade de belas aves, como a arara, o tucano e muitas outras.

Fonte: Britannica Escola.

Nenhum comentário: