PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fauna e Flora da África

A vegetação depende da quantidade de chuva que cada região recebe. Perto do equador, onde chove o ano inteiro, há densas florestas equatoriais. Elas têm milhares de tipos de árvores e de outras plantas. Entre as florestas úmidas e os grandes desertos do norte e do sul se estendem as savanas, que são biomas de áreas abertas de vegetação baixa, com árvores como acácias e baobás aqui e ali. Poucas plantas crescem nos desertos.

Um problema sério nas áreas de savana é que a vegetação está sendo derrubada. Com o aumento da população, cada vez mais árvores da savana são usadas como lenha ou na construção civil. Alguns cientistas temem que a retirada da vegetação possa transformar a savana em deserto.

A África possui animais de muitos tipos, mas a quantidade deles caiu muito no século XX. Essa perda aconteceu devido à caça excessiva e porque grandes áreas dos habitats naturais dos animais passaram a ser usadas na agricultura. Hoje muitas espécies estão ameaçadas de extinção. Vários países já criaram reservas para ajudar a proteger os animais silvestres. Nessas reservas vivem elefantes, girafas, zebras, hipopótamos, antílopes, leões, chacais e hienas. 

Zebras no Parque Nacional Amboseli, no Quênia, na África.
As florestas equatoriais abrigam macacos, morcegos, esquilos-voadores, gorilas, leopardos e mangustos. Entre os animais nativos do norte da África estão alguns tipos de carneiros e de cabras silvestres, o veado-vermelho-africano e o gerbo (um bicho pequeno, semelhante a um rato, que anda aos pulos). Peixes, aves e répteis também são abundantes.

Fonte: Britannica Escola.

Nenhum comentário: