PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Estado: origem e conceito

Desde o aparecimento das primeiras comunidades humanas, no período pré-histórico denominado Paleolítico (que vai de mais ou menos 1 milhão a.C a 10.000 a.C.), até a estruturação dos primeiros Estados (por volta de 4000 a.C.), passou-se um período muito longo.

A formação de Estados e seus objetivos variaram muito durante a história da humanidade. A constituição dos Estados-nações é um processo que transcorre até os dias atuais.

Mas, o que é o Estado? Estado é um conjunto de instituições, normas e funcionários que exercem uma autoridade e um controle sobre determinado território. Podemos associar esse conceito a elementos como território, governo e poder político, ou seja, ao controle das atividades desenvolvidas dentro de um território.

A formação dos Estados-nações


O Estado moderno é uma instituição político-administrativa relativamente recente, que surgiu na Europa Ocidental no século XVIII. Chamamos de Estado moderno para diferenciá-lo das instituições ou organizações anteriores, como, por exemplo, as cidades antigas, também denominadas cidades-Estados (Atenas, Veneza, Roma, Machu Picchu e outras), e os grandes impérios do passado (chinês, romano etc.), que possuíam características sociais e estrutura de poder diferentes. Vejamos como se formaram os Estado modernos. 

Nas sociedades feudais, o poder, descentralizado estavam nas mãos de diversos senhores feudais que dominavam seus territórios. O rei quase não tinha poder, a não ser em alguns casos, como Portugal e Inglaterra.

Com a desagregação do sistema feudal, essa situação começou a mudar. O poder dos senhores feudais enfraqueceu, e passou a se centralizar nas mãos dos reis, que, apoiados pelas burguesias, formaram as monarquias nacionais, ou Estados nacionais. O sentimento de pertencer a uma nação cresceu na população. 

Os Estados que se formavam estavam vinculados a um poder, a um povo, a um território e às suas fronteiras, que no período moderno emolduravam os Estados-nações. Na realidade, esses estados não eram homogêneos, pois formavam-se com a unificação de diversas nações, que possuíam diferenças linguísticas e étnicas.

Atualmente, utilizamos também a palavra país para designar os Estados-nações.

Referência Bibliográfica:
Geografia Geral e do Brasil.

Nenhum comentário: