PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de julho de 2017

A questão climática do Nordeste brasileiro e os processos de desertificação

A questão climática do nordeste brasileiro e os processos de desertificação | Bueno Conti | Revista Brasileira de Climatologia.

Resumo : O presente trabalho discute os processos de desertificação na região Nordeste do Brasil, nas áreas de clima Semi-árido, a partir da utilização do método das séries temporais. O quadro geral da análise indicou 49,7% das séries apresentando tendência crescente nas médias pluviométricas, configurando uma distribuição geográfica indiferenciada, apresentando, contudo,incidência maior no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, sobre tudo no espaço compreendido entre o reverso continental da Borborema e chapada do Apodi e seus prolongamentos meridionais. Tal constatação indica que a precipitação em nível regional acompanha a tendência de elevação da média pluviométrica que vem sendo registrada nas últimas décadas, presumivelmente associada ao agravamento do efeito de estufa. Por outro lado,50,3% revelaram tendência estável ou decrescente, as primeiras, com distribuição geográfica mal caracterizada, ao passo que as segundas agruparam-se em quatro manchas, sinalizadoras de indícios de desertificação localizada.

Texto completo: Download / PDF

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...