sábado, 3 de junho de 2017

Aprenda a construir um 'globo' terrestre de garrafa PET

Materiais

  • Garrafa PET lisa
  • Lanterna
  • Tesoura
  • Marcador
  • Caneta ou grafite colorido para papel vegetal
  • Papel vegetal
Construir um 'globo' de garrafa PET

1. Corte o topo da garrafa PET onde ela faz a dobra. Depois retire o bico da garrafa PET para fazer o 'globo' que será utilizado para representar as projeções cartográficas.

2. Desenhe as linhas de latitude e de longitude dentro do 'globo'. Para realizar essa atividade será mais fácil utilizar algum outro objeto redondo para guiar o marcador.


3. Para representar a projeção plana, coloque um pedaço de papel vegetal sob o 'globo'. Segure a lanterna acima do 'globo' e brilhe sua luz através do objeto para que a imagem seja projetada no papel. Desenhe no papel as linhas de latitude e de longitude da forma como estão sendo projetadas no papel.


4. Para representar a projeção cilíndrica, enrolar o papel vegetal na forma de um cilíndrico com o mesmo diâmetro do 'globo'. Aponte a lanterna através do globo e observe a projeção das linhas no cilindro. Desenhe as linhas de latitude e de longitude no cilindro.

5. A projeção cônica é um meio termo entre as duas projeções representadas anteriormente. Faça um cone com o papel vegetal e coloque-o em cima do 'globo'.


6. Aponte a lanterna através do 'globo' para projetar a imagem no cone. Desenhe as linhas de latitude e de longitude como estão sendo projetadas no cone.

Pronto! Os três tipos de projeção foram representadas. Agora é a hora de pensar as distorções presentes em cada uma delas.

Nenhum comentário: